Connect with us

Alimentação e Nutrição

10 super alimentos vitais para ter energia

Published

on

Se pensa que para ter uma saúde de ferro tem de encher-se de medicamentos, o melhor é mudar de ideias.

Os medicamentos mais eficazes são os alimentos que tem na sua despensa ou frigorífico.

Fique a conhecer, de seguida, os ingredientes que não devem (mesmo) faltar nas suas refeições. Neles vai encontrar os nutrientes de que precisa para proteger a sua saúde. Tome nota:

1. Frutos secos

A sua ação benéfica deve-se à sua composição em ácidos gordos polinsaturados, que diminuem o mau colesterol (LDL) e aumentam o bom (HDL). Dão energia instantaneamentee são ricos em minerais essenciaism como o potássio, o cálcio e o fósforo.

2. Cereais integrais

Oferecem uma alta percentagem de fibra de digestão lenta, efetiva para reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e melhorar o trânsito intestinal. Uma peça de pão integral proporciona o dobro de fibra que o pão branco.

3. Iogurte

É um dos alimentos mais vivos (graças à presença de bactérias benéficas) que equilibra a flora intestinal e previne as cólicas abdominais. As suas bactérias benignas encarregam-se de destruir a bactéria E. Coli, responsável por muitos tipos de gastroenterite.

4. Soja

É um vegetal com proteínas de alto valor biológico, rico em fibra e vitaminas.

Contém isoflavonas que fortalecem os ossos e tem uma ação estrogénica que ajuda a diminuir os sintomas que antecedem a menopausa. As últimas investigações sugerem que também reduz o mau colesterol.

5. Cenouras

São uma excelente fonte de vitamina A (betacaroteno) boa para a pele e para a visão, pois protege o cristalino e a retina de possíveis lesões. Os seus antioxidantes protegem as células face a uma ação prejudicial dos radicais livres, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento.

6. Feijões

Com um alto conteúdo de fibras, os feijões constituem um excelente aliado para as pessoas diabéticas e para os doentes do coração. Uma porção de feijões por dia proporciona entre dez a 14 g de fibras, suficiente para reduzir o mau colesterol no sangue em dez por cento.

7. Peixe azul

Os ácidos gordos ómega 3 que contém podem bloquear a produção de substâncias que provocam danos e inflamações das articulações. Salmão, truta, atum, sardinhas, cavalas… Estes peixes podem aliviar a artrite e outras dores agudas sem nenhum tipo de contraindicações. Mesmo que não padeça de nenhuma doença não deixe de os comer. Também são anticoagulantes e aumentam a capacidade de memória.

8. Brócolos

Contêm sulforano, uma substância que estimula o organismo a produzir antioxidantes capazes de combater os tumores latentes. Também transformam as formas de estrogénio potencialmente perigosas em hormonas benéficas e inibem o desenvolvimento das células cancerosas no peito. Além disso, quando come estes vegetais obtém muito ferro, que é benéfico para os ossos, e vitaminas A e C. Os brócolos contribuem para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico.

9. Citrinos

São a melhor fonte de vitamina C, uma substância com muitas propriedades que favorecem a saúde e quase que se pode falar dela como um autêntico fármaco natural. O seu poder antioxidante diminui a absorção de gordura nas artérias e retarda o aparecimento da arterosclerose e outras patologias associadas ao consumo excessivo de gorduras. Facilita ainda a digestão e atrasa o envelhecimento. As laranjas, os limões e as limas têm limonelo, um elemento que eleva a quantidade de enzimas que decompõe os carcinogéneos.

10. Alho, cebolas e alho francês

O alhos francês e as cebolas são ricos em sulfato e quercetina, dois componentes que possuem uma grande capacidade descongestiva e anti-inflamatória, pelo que esvaziarão as fossas nasais e eliminarão a irritação da garganta. O alho tem selénio e alguns minerais antioxidantes que estimulam a produção de glóbulos brancos, ajudando a reforçar as defesas. Os três aumentam a produção de enzimas que neutralizam a ação dos radicais livres.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista
Fonte: SapoSaude

Comments

comments

Clique para Ler
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação e Nutrição

Afinal, tapioca engorda ou emagrece?

Published

on

By

A resposta para saber se a tapioca engorda ou emagrece é relativa, já que vai depender principalmente do modo de preparo e recheio da tapioca

tapioca virou mania entre milhares de brasileiras. Afinal de contas, é dito por ai que ela ajuda no emagrecimento. Mas será que a tapioca engorda ou é uma aliada para a perda de peso?  “A forma de preparo da massa e o recheio utilizado serão as peças-chaves para que ela seja aliada ou vilã do emagrecimento”, aponta Thais Souza, nutricionista do Mundo Verde.

A tapioca é feita com a fécula da mandioca, que é aquecida na frigideira e forma uma massa que pode ser recheada. “O principal macronutriente presente nesse alimento é o carboidrato, que após ser digerido, gera glicose, ou seja, se o consumo não for dosado, ela pode favorecer o ganho de peso”, alerta a nutricionista.

Tapioca engorda?

Como a goma possui alto índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entra no organismo, este fator também pode ser responsável pelo ganho de peso. “O uso de recheios calóricos também aumentará esse risco. Principalmente quando algumas opções utilizadas são: leite condensado, doce de leite e geleias com açúcar”, afirma Thais.

Mas, mesmo assim, é possível emagrecer comendo tapioca. O ponto de partida é reduzir o índice glicêmico do alimento. “A maneira para isso é adicionar à goma, antes do preparo, algum alimento fonte de fibra, como semente de chia, de linhaça, farinha de banana verde, entre outros”, ensina Raisa Barragam, nutricionista clínica e infantil da Dieta Vitória, em Santos.

Outra boa ideia é preparar uma crepioca. “Basta incluir ovo à goma e fazer como uma panqueca”, conta Daniela Lasman, nutricionista da academia Bodytech, em São Paulo. Ao incluir boas fontes proteicas no preparo ou recheio da tapioca, é possível diminuir o índice glicêmico da preparação.

De olho no complemento

Como dito anteriormente, o que for colocado como recheio também pode contribuir para a tapioca engordar. Então, o ideal é recheá-la com ovos mexidos, banana com canela, geleias de frutas sem adição de açúcares, cottage, e outros elementos saudáveis.

Além disso, é bom saber que a tapioca deve ser consumida no café da manhã para dar mais energia e disposição para as atividades diárias. “É ainda uma opção de lanche pré-treino para dar mais gás para realizar o exercício físico, por ser boa fonte de carboidratos”, completa Thais.

Muitos benefícios

Com todas essas dicas, as chances da tapioca engordar são mínimas. E além de evitar o ganho de peso, o alimento também trará diversas benfeitorias ao corpo. Veja a lista:

  • Como é feita da goma de mandioca, a tapioca é considerada um alimento natural, pouco processada, com baixo teor de sódio e sem gordura;
  • É um carboidrato de rápida absorção e digestão, sendo uma ótima opção para um pré ou pós treino, por exemplo;
  • É de fácil preparo, sendo uma opção prática e rápida que ajuda muito na correria do dia a dia e que pode substituir pães, que costumam ter uma quantidade considerável de conservantes;
  • Não contém glúten, sendo uma opção também para pessoas com alergia (doença celíaca) ou mesmo com intolerância a este alimento.

Comments

comments

Clique para Ler

Alimentação e Nutrição

Restrição de açúcar ou gordura têm mesmo efeito na perda de peso

Published

on

By

As descobertas do estudo podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares

Os conselhos para perder peso costumam ser consumir menos carboidratos (e, portanto, açúcares), ou menos lipídios (gorduras). Mas qual a melhor opção? Um estudo publicado nesta terça-feira demonstra que nenhum é melhor que o outro.

Além disso, fatores como genética e o metabolismo de insulina tampouco são fundamentais para os resultados de uma dieta, segundo conclusões publicadas no Journal of the American Medical Association (Jama).

Essas descobertas podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares -, sobretudo na última tendência do setor: a dieta do DNA, que pretende determinar o melhor regime em função da genética individual.

“Todos escutamos histórias de um amigo que fez uma dieta que deu muito certo, e de outro que tentou o mesmo regime, mas não funcionou”, disse Christopher Gardner, professor de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia.

“É porque todos somos diferentes e acabamos de começar a compreender as razões desta diversidade”, acrescentou.

Participaram do estudo 609 pessoas de entre 18 e 50 anos, 57% delas mulheres. Elas foram separadas em dois grupos ao acaso. Durante um ano, uma delas fez o regime de restrição de gordura, e o outro, o de açúcar.

Em média, cada pessoa perdeu cerca de 5,9 quilos nos dois grupos. Alguns perderam muito mais – até 27 quilos -, enquanto outros engordaram até 9 quilos.

Os cientistas não encontraram uma relação entre o regime realizado e uma perda de peso mais significativa.

“Não há uma diferença destacável na evolução de peso entre uma dieta equilibrada e leve em gorduras e uma dieta equilibrada leve em açúcares”, concluíram os pesquisadores.

“Uma parte dos genomas dos participantes foram sequenciados, o que permitiu aos cientistas buscar a presença de genes associados à produção de proteínas que modificam o metabolismo de carboidratos e lipídios”, segundo o relatório.

Os participantes ainda consumiram açúcar em jejum para medir a produção de insulina.

“Nenhum perfil genético e nenhuma secreção de insulina foram associador aos efeitos das dietas sobre a perda de peso”, concluíram.

Comments

comments

Clique para Ler

Alimentação e Nutrição

Dieta simples com o que você tem em casa para emagrecer rápido e saudável

Published

on

By

Esta dieta para emagrecer em 15 dias permite uma rápida perda de peso, podendo-se reduzir cerca de 5 Kg em apenas duas semanas e sem muito sacrifício.

Porém, quanto maior for peso que se tem para perder maior deverá ser a velocidade de emagrecimento, por isso normalmente as primeiras semanas de dieta o emagrecimento é maior.

Cardápio completo para um emagrecimento rápido

A tabela a seguir traz um exemplo de 3 dias de cardápio da dieta para emagrecer.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 240 ml de leite desnatado + omelete feita com 1 ovo e tomate Vitamina de frutas sem açúcar + 1 col de sopa de chia Iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça + 2 fatias de queijo assado com alface e tomate
Lanche da manhã 1 maçã + 3 castanhas 2 fatias de queijo e presunto + 1 taça de gelatina 1 pêra + 3 amendoins
Almoço/Jantar 150 g de filé de peixe + 2 col de sopa de grão de bico + salada cozida + 2 fatias de abacaxi 150 g de peito de frango + 2 col de sopa de feijão + salada crua refogada + 1 laranja Sopa de legumes com quinoa + 1 ovo cozido + 1 fatia de melão
Lanche da tarde 1 iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça 2 fatias de melancia + 3 castanhas 1 xícara de chá sem açúcar + omelete de legumes

As dietas que prometem resultados rápidos devem ser feitas por um tempo limitado e qualquer dieta deve ser feita com supervisão do nutricionista, especialmente se a pessoa tiver alguma doença como diabetes e hipertensão.

2 Regras simples para esta dieta funcionar

  1. Alimentos permitidos: carnes magras, peixes, ovos, frutos do mar, leite e derivados desnatados, sementes, castanhas, legumes, verduras e frutas.
  2. Alimentos proibidos: açúcar, batatas, macarrão, pão, arroz, farinhas, maionese, manteiga, óleo, azeite, banana, uva, abacate e carnes processadas como linguiça, salsicha, bacon e presunto.
  3. Começar a dieta desintoxicando melhora os resultados, por isso veja uma receita excelente de sopa detox para completar esta dieta.
Esta dieta pode ser complementada com chás para emagrecer, como de limão e gengibre ou chá verde, que ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, diminuindo o apetite e acelerando o metabolismo.

Os remédios como sibutramina ou orlistat ajudar a emagrecer mais rápida são uma opção, especialmente quando a obesidade coloca em risco a saúde, mas só devem ser tomados com indicação do gastroenterologista ou do endocrinologista, caso contrário, quando o remédio acabar é muito possível que se engorde novamente.

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook



Mais Acessados