Connect with us

Destaque

13 razões para realizar exercícios de alongamento

Published

on

Por desempenhar um papel preponderante na capacidade motora do Homem, a flexibilidade influência diversos factores da motricidade humana destacando-se o aumento da consciência corporal.

  • Reduzem as tensões articulares causadas por músculos muito encurtados – Muitas das dores na região dos ombros, na coluna cervical, na coluna lombar, nas pernas e em várias outras partes do corpo humano, podem estar relacionadas com a falta de flexibilidade do corpo, decorrente, por vezes, dos encurtamentos musculares.
  • Aumento da eficiência mecânica – Os últimos 10 a 20% do arco articular são caracterizados por terem uma resistência muito forte ao movimento provocado pela proximidade do limite da distensão dos músculos, ligamentos e tecido conjuntivo envolvidos. Assim, sempre que estiver nestes últimos graus do arco articular do movimento, têm de se realizar um esforço superior para conseguir a execução completa.
  • Diminuição dos riscos de lesões e distensões – É importante que as pessoas, sedentárias ou não, realizem pausas no decorrer do dia, principalmente durante algumas actividades laborais, para realizar alongamentos musculares. Essa prática é fundamental para evitar diversas doenças osteomioarticulares (patologias ósseas, musculares e articulares) e para a melhora da qualidade de vida.
  • Aumento da mobilidade articular – O alongamento, por explorar apenas os limites já alcançados de amplitude do movimento, não força as articulações além dos seus limites, não causando adaptações nessas estruturas. Por sua vez, a flexibilidade estimula as articulações a procurarem adaptações que permitam alcançar arcos articulares
  • Aperfeiçoamento motor – Uma boa flexibilidade permite realizar arcos articulares mais amplos, possibilitando a execução de movimentos e gestos desportivos que de outra forma não seriam possíveis.
  • Prevenção de lesões – Este aspecto é, ainda, muito controverso e refere-se à diminuição do risco de lesões. Apesar de se afirmar que o aumento da flexibilidade reduz o risco de lesões músculo-esqueléticas, este dado ainda não foi comprovado experimentalmente.
  • Expressividade e consciência corporal – Uma boa flexibilidade permite realizar os movimentos com maior elegância, harmonia, menor consumo energético e com amplitudes superiores. Além disso, permite ao praticante ter consciência dos seus segmentos corporais. Outra forma de expressão motora também o permite, no entanto, a flexibilidade desenvolve essa consciência de forma mais apurada.
  • Redução dos níveis de stress – A flexibilidade é importante no tratamento contra o stress, porque alivia e contraria a rigidez das fibras, proporcionada por uma contracção muscular intensa e dolorosa. A massagem e o estiramento, proporcionam um aquecimento e relaxamento geral nos pontos dolorosos, irrigando melhor os vasos sanguíneos e aliviando a dor. Amplia o relaxamento físico e mental.
  • O alongamento pode ajudar a reverter o endurecimento das artérias –Pesquisadores mostraram que alongamentos regulares (na forma de ioga) conjugado a exercícios aeróbicos e uma dieta controlada, reduzem o colesterol e revertem significativamente o endurecimento das artérias (20% de reversão) em adultos com arteriosclerose. Depois de um ano praticando ioga de forma regular, os participantes perderam peso, reduziram os níveis de colesterol a melhoraram sua capacidade de se exercitar (Retardation of coronary atherosclerosis with yoga lifestyle intervention, 2000, Manchanda).
  • Possível aumento do volume e do número de fibras musculares (Hipertrofia e Hiperplasia). Certo número de estudos realizados em animais, chegaram à conclusão de que os alongamentos musculares podem aumentar a dimensão das fibras musculares, bem como o seu número. Além disso, alguns tipos de treino, (Doggcrapp) e treinadores de culturismo (Dante Trudel, John Parrillo), defendem que se deve realizar alongamentos, de forma a “criar espaço” para que o musculo possa aumentar de tamanho.
  • Propicia condições para a melhoria de agilidade, força e velocidade.
  • Reduz a degeneração física associada com a idade.
  • Auxilia a recuperação muscular.

Os exercícios de alongamento devem ser feitos de forma lenta e cautelosa, tenha em conta que um alongamento inadequado pode resultar em sérias lesões. Os alongamentos devem ser realizados de preferência quando o corpo está “quente”, Aqueça com 5 minutos na bicicleta estática ou máquina elíptica, durante o exercício, devem ser realizadas respirações lentas e profundas para auxiliar no relaxamento corporal e na melhor oxigenação dos tecidos.

Também é necessário respeitar o limite do estiramento muscular para evitar danos ao músculo. Além disso, é fundamental respeitar a duração de cada procedimento, em média, cada alongamento deve ser mantido por cerca de 25 a 40 segundos.

Fonte: http://www.musculacao-pt.net

Comments

comments

Destaque

Conheça a sósia de Gracyanne Barbosa que está deixando os homens loucos; fotos

Published

on

By

Vanessa Soares tem chamado a atenção com suas belas curvas e corpo bombado.

Gracyanne Barbosa é considerada uma musa fitness. Com um corpo de dar inveja a muitas mulheres, a morena segue uma rotina pesada de exercícios físicos e dieta para alcançar seus objetivos. Ao contrário do que muitos imaginam, ter um corpo musculoso e saudável exige muito tempo e também dedicação.

 Não é à toa que a cada três planos de academia abertos mensalmente, apenas um deles continua firme até o final. As pessoas preferem se sentar no sofá do que sofrer na academia. Uma moça está chamando bastante a atenção nas redes sociais. Além de ter o físico muito parecido com o de Gracyanne, ela também lembra fisicamente a morena.

Por causa disso, ganhou o apelido popular de sósia de Gracyanne Barbosa.

Vanessa Soares também segue uma rotina de treinos focada. A morena, inclusive, já foi criticada por causa do volume de seu corpo. De acordo com informações do site IG, a morena afirma que as críticas não a atingem. Segundo Vanessa, ao mesmo tempo em que existem pessoas criticando, também existem aquelas que elogiam sua boa forma física.

Ela conta ainda que, ao invés de criticar, muitos, na verdade, poderiam deixar a inveja de lado e procurar uma academia. Segundo Vanessa, as pessoas gostam de criticar o sucesso dos outros. Se ela está gorda, criticam; se está magra, também arrumam uma forma de chamar a atenção através de palavras de baixo calão.

Durante um ensaio feito em Caldas Novas, em Goiás, a modelo não hesitou em exibir todas as suas curvas.

Em sua conta no Instagram, ela tem mais de 400 mil seguidores, que acompanham ativos todas as suas atualizações e postagens.

A sósia de Gracyanne Barbosa iniciou a carreira com apenas 16 anos de idade. Desde então, a bela morena tem chamado a atenção por causa de seu físico malhado. No início, Vanessa estava fazendo um curso de modelo, quando foi convidada a fotografar, inclusive, para marcas internacionais.

No ano de 2013, a morena foi eleita a musa do Brasiliense Futebol Clube, time de sua cidade natal. A morena também foi apontada como um suposto caso do jogador Neymar. Isso foi o bastante para que sua relação terminasse após mais de 10 anos de casamento.

De qualquer maneira, a musa chama a atenção, principalmente por causa de seu corpão. Inveja de muitos, inspiração de outros, Vanessa conquistou seu lugar e hoje chama a atenção com sua beleza.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Viviane Araújo se irrita e xinga seguidores após ser acusada de tratar fotos

Published

on

By

Viviane Araújo perdeu a paciência com comentários de internautas em seu perfil no Instagram, depois que ela postou uma foto de biquíni. Ela xingou os autores das mensagens, que a acusaram de tratar as fotos postadas.

“Ah, povo ridículo […] Aceita cambada de recalcados!”, esbravejou.

No desabafo, a atriz e rainha de bateria admitiu que usou um “truque” para sair bem na foto. “Sabe quando você tira uma foto, faz a pose, murcha a barriga, prende a respiração até morrer (risos). É isso? Quem é modelo sabe o que eu tô falando”.

Ela também confessou que usou um filtro na imagem. “Coloquei um filtrinho, tá? Ah, e outra coisa, a minha axila é branquinha e lisinha mesmo, tá? Desculpa aí”.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Depois de aparecer mais magra e com novo visual, Marília Mendonça da dicas aos seus fãs

Published

on

By

No início do mês, Marília Mendonça surpreendeu muita gente ao aparecer com um novo visual e alguns quilos mais magra. A perda de peso da cantora acabou chamando muita atenção da mídia e na ocasião a sertaneja chegou a se pronunciar sobre o assunto dizendo que foi pensando na sua saúde.

Nesta última sexta-feira, 18 de maio, Marília Mendonça resolveu postar uma foto em seu Instagram dando conselhos para seus seguidores. A cantora pediu que seus fãs aproveitassem suas vidas e a liberdades, mas que acima de tudo cuidassem da saúde mental, além do lado emocional que ela também considerou importante.

“Se cuida, menina. Faz tudo que você tiver vontade, se for pro seu bem. Cuida do seu cabelo, mas cuida da sua cabeça também. cuida da saúde, mas cuida da saúde mental também. Se quiser cuidar do corpo, cuida… mas, cuida da sua alma também. nessa sua foto bonita com milhões de curtidas, não dá pra ver seu coração, mas é que um dia alguém vai se aproximar e vai querer conversar, vai querer uma casa limpa pra morar, vai querer confiar, vai querer amor… e depois de 5 min, sua beleza exterior não vai influenciar pra que fiquem. você vai ter que ter algo á mais”, escreveu ela.

Fonte: TV Foco

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados