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5 HTP – Nutrakey, o que é e como tomar

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O 5 HTP, conhecido também por 5-hidroxitriptofano, é uma substância natural, de origem 100% vegetal: é extraída de uma planta africana, a Griffonia simplicifolia, oufeijão-preto da África, um tipo de arbusto. É semelhante ao triptofano, um aminoácido que no organismo se transforma na serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Como o corpo não produz triptofano – este é conhecido como um dos aminoácidos essenciais, é preciso obtê-lo a partir de suplementação ou alimentação.

É conhecida como a “pílula da felicidade”, já que o aumento de serotonina tem como consequência o aumento do bem-estar e da sensação de felicidade.

Na forma de triptofano, em pequenas quantidades, pode ser encontrado em todas as fontes de proteína, como todos os tipos de carnes (bovinos, suínos, frango e peru), peixes, leite e seus derivados, em frutas como a banana e o abacate, no suco de tomate, e também em vegetais como a tâmara, o amendoim e o pistache.

Na forma de 5HTP só pode ser obtido através de suplementação. Por este motivo, o 5HTP da [nome do laboratório] fornece a quantidade que seu organismo necessita para uma vida mais equilibrada e saudável!

Principais benefícios do 5 HTP

  • Melhora o humor

  • Ajuda a controlar o apetite

  • Colabora com a perda de peso pois proporciona uma sensação de saciedade, portanto, a pessoa precisa de menos comida para sentir-se satisfeita;

  • Ajuda a dormir melhor

  • Reduz a ansiedade

  • Auxiliar no tratamento da depressão

  • Combate a fibromialgia

  • Está associado à diminuição de enxaqueca e dores de cabeça

  • Reduz o estresse

  • Aumenta a saúde cardíaca

  • Reduz a instabilidade emocional

  • Clareza mental

  • Aumento de energia

  • Induz o relaxamento

  • Ameniza a vontade de comer doces e carboidratos

  • Auxiliar no tratamento de fobias e ataques de pânico

  • Combate os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM)

  • Aumenta a disposição

  • Regula o sono e evita a sonolência matinal

Efeitos da carência de 5 HTP no organismo

O 5 HTP está intimamente ligado às funções dos neurotransmissores, pois converte-se em serotonina. É sabido que ausência ou níveis baixos deste aminoácido essencial estão ligadas a diversas enfermidades, como depressão, ansiedade, falta de apetite, enxaqueca, dentre outras.

O que esperar de5 HTP?

Depois de iniciado o tratamento com 5 HTP, pode-se esperar uma melhora considerável no humor, ansiedade reduzida, supressão da compulsão alimentar com consequente queda no consumo de calorias e perda de peso, além de regulação do sono e sensação de bem-estar.

Um emagrecimento mais equilibrado, sem ansiedade, com maior sensação de bem-estar é possível com o consumo desta substância. A melhora no humor é essencial para passar pelo processo de emagrecimento com mais foco, disposição e energia, com possibilidade de resultados melhores e em menos tempo.

Como a 5 HTP atua no organismo?

Uma vez na corrente sanguínea, o 5 HTP chega mais rápido ao cérebro e é metabolizado na forma de serotonina em menos tempo. Libera o hormônio conhecido como leptina, ligado à sensação de saciedade. Também se metaboliza em melatonina, que é o hormônio responsável pela regulação do sono. É metabolizado no cérebro e também no fígado.

Como tomar 5 HTP?

Isso depende da finalidade da suplementação. No combate à depressão, a dose recomendada é de 150 a 300mg/dia. No tratamento de fibromialgia, 100 mg três vezes ao dia durante um mês.

Em caso de insônia, 50 a 100mg de 5 HTP 30 minutos antes de dormir, sendo que a dose pode chegar a 400mg.

Como parte do tratamento para o emagrecimento, deve-se tomar 900mg ao dia. A mesma dose é recomendada em casos de enxaqueca.

Em caso de esquecimento da dose, deve-se tomar assim que possível, a menos que esteja próximo da dose seguinte. Não tome doses duplas para compensar a que foi esquecida.

Para saber qual é a dose adequada, consulte sempre seu médico. Somente ele poderá ajustar a dose de 5 HTP apropriada para seu caso.

Efeitos Colaterais 5 HTP

De maneira geral, o consumo de 5 HTP é seguro. No entanto, por ser uma substância ainda em estudo, deve-se prestar atenção ao surgimento dos seguintes efeitos colaterais:

  • Cansaço

  • Azia

  • Perda total de apetite

  • Problemas musculares

  • Náuseas e vômitos

  • Mudanças na libido

  • Sonolência

  • Ausência de menstruação

  • Euforia e agitação ou agressividade

  • Ansiedade

  • Flatulência

  • Coceira e erupção cutânea

  • Falta de ar

  • Distúrbios gastrointestinais

  • Problemas no fígado

  • Confusão mental

  • Pele sensível, principalmente aos raios solares (recomenda-se o uso de protetor solar)

  • Síndrome de Serotonina: o aumento repentino de serotonina no organismo pode levar a uma condição rara, mas grave, cujos sintomas incluem dificuldade de concentração, transpiração em excesso, arritmia cardíaca. Se tais sintomas surgirem, suspenda o tratamento e procure um médico imediatamente.

Contraindicações do 5 HTP

O 5 HTP não deve ser utilizado nas seguintes situações:

  • Insuficiência renal crônica

  • Gravidez e amamentação

  • Menores de 18 anos

  • Portadores de eosinofilia

  • Portadores de Síndrome de Down

  • Não ingerir 5 HTP antes de cirurgias – deve-se interromper o uso pelo menos duas semanas antes do procedimento.

  • Pacientes esquizofrênicos

  • Pacientes com histórico de convulsão

  • Portadores de encefalopatia mitocondrial

  • Pacientes com doenças hepáticas

  • Pacientes com problemas cardíacos

  • Pessoas com Mal de Parkinson que utilizem inibidores da descarboxilase

  • Diabéticos podem fazer uso com cautela e supervisão médica

  • O uso em longo prazo não é recomendado

Interações com outros medicamentos

Há o risco de interação do 5 HTP com alguns medicamentos:

  • Antidepressivos

  • Inibidores da MAO

  • Medicamentos que também alterem os níveis de serotonina no organismo

  • Medicamentos para o tratamento de pressão alta, já que o 5 HTP tende a reduzir a pressão sanguínea

  • Anticonvulsivos

  • Antiinflamatórios

  • Controladores de colesterol

  • Medicamentos que façam parte do tratamento de câncer

  • Antipsicóticos e psicotrópicos

  • Substâncias que interfiram no sistema nervoso central

  • Barbitúricos

  • O uso concomitante com outras drogas, estimulantes e álcool é expressamente proibido.

Informações adicionais sobre o 5 HTP

Em caso de suplementação com outros produtos ou uso de medicamentos fitoterápicos deve-se consultar o médico para verificar a possibilidade de interação com o 5 HTP.

Deve-se associar o consumo de 5 HTP a uma alimentação saudável e à pratica de exercícios físicos, para obter os benefícios ligados ao emagrecimento.

Descontinuar o uso em caso de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Armazenamento

Mantenha seu frasco de 5 HTP ao abrigo do sol e da umidade, mantendo o recipiente sempre bem fechado.

Mantenha fora do alcance de crianças.

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Erros comuns quando se quer ter mais massa muscular

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Treinar é fundamental, mas é necessário ter peso e medida

Ter mais músculo não é apenas sinônimo de mais força, é também uma espécie de escudo protetor para a saúde em geral, beneficiando a saúde óssea, cardiovascular e ainda o sistema imunológico, que fica mais reforçado e capaz de combater a gordura indesejada.

O treino de força e a alimentação adequada – com uma especial atenção para a proteína – são dois dos aspectos que mais importância têm na hora de construir mais músculo de forma saudável, contudo, para que o aumento do músculo aconteça da forma mais correta é ainda importante apostar num processo gradual e também nos comportamentos mais certeiros.

Como explica o site Deporte y Vida do jornal espanhol As, existem alguns erros comuns na hora de ‘lutar’ por um aumento da massa muscular, erros esses que não só comprometem o sucesso, como podem mesmo colocar a saúde em risco. Veja quais são:

1 – Comer tudo e mais alguma coisa. Tem quem pense que o simples fato de treinar com regularidade permite comer tudo, mas não é bem assim, especialmente quando isso inclui mesmo tudo, até os alimentos menos saudáveis. Embora o corpo precise de combustível (proteína, carboidratos complexos e gordura saudável), é preciso ter atenção ao tipo de alimento,para que não se aumente a gordura e em vez da massa muscular.

2 – Não ter um objetivo definido. Treinar por treinar e comer por comer nunca dá bom resultado, especialmente quando o objetivo é ter um corpo mais tonificado e mais músculo. Para que isso seja possível, é necessário ter um plano de treino adequado (preferencialmente definido por um treinador) e também uma alimentação que vá ao encontro das necessidades e que assegure todos os nutrientes necessários;

3 – Treinar muito. Como já dissemos, o treino é fundamental, contudo, ter peso e medida é fundamental, pois o descanso é fundamental para a recuperação muscular e capacidade de ‘crescer’;

4 – Abusar nos pesos. O treino de força é aquele que mais trabalha os músculos, mas mais importante do que o peso usado é a técnica. Sabia que mais vale fazer mais repetições do que apostar tudo no peso máximo?;

5 – Não dormir o suficiente. O descanso é fundamental para os músculos recuperarem devidamente e parte desse descanso depende do sono.

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10 estratégias para perder gordura nas pernas

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Tonificar as pernas é uma das tarefas mais difíceis do mundo fitness

Sejamos honestos, os dias de treino de pernas são um dos piores. Além de ser um dos mais dolorosos, é aquele em que para ver os resultados é preciso esperar semanas ou meses. As coxas são uma das regiões do corpo onde a gordura se aloja mais facilmente, mas mais dificilmente sai. A combinação de exercício físico com uma alimentação saudável e equilibrada é o caminho a seguir, mas é preciso fazer mais.

O site Eat This, Not That! mostra que perder gordura nas pernas é uma tarefa árdua, mas não impossível. Quer provas? Confira dez estratégias que ajudam a perder gordura na região:

1 – Beber café antes do treino, um hábito que não só dá mais energia para a prática de exercício como favorece ainda a capacidade do metabolismo queimar gordura;

2 – Trabalhar as pernas fazendo alguns exercícios de tonificação, colocando o peso do corpo apenas na parte da frente do pé;

3 – Agachamentos… sempre;

4 – Correr… mas subindo. Aumentar a inclinação é uma forma de aliar o exercício cardiovascular (corrida) à tonificação dos músculos das pernas.

5 – Aderir à prensa, procurando ajuda de um instrutor para saber qual o peso mais indicado a colocar;

6 – Fazer vários tipos de lunges, sejam estáticos, em andamento, com ou sem peso;

7 – Dizer ‘adeus’ ao sofá e aproveitar as noites para caminhar depois do jantar;

8 – Aumentar o consumo de cálcio, mineral que não só favorece os ossos, como melhora a formação de músculo;

9 – Apostar nos cítricos, alimentos ricos em vitamina C que travam os marcadores inflamatórios e, por isso, melhoram a presença de gordura acumulada;

10 – Quando o tempo para treinar é pouco, comece a praticar sprints.

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Nicole Bahls revela seus segredos para ter um ‘bumbum na nuca’

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Ostentando um corpo malhado, Nicole Bahls diz que não pega leve na academia. A assistente de palco do Ferdinando Show revela que pegou pesado para emagrecer 6 kg antes da atração e manter o corpo em forma. Para ostentar seu “bumbum na nuca”, Nicole compartilha alguns de seus segredinhos:

“Faço dieta equilibrada e academia. Muito agachamento. Uso quatro apoios e faço quatro repetições de 20, com 20 kg em cada perna. Mas é um pouco da minha genética também que ajuda”, conta Nicole à revista ‘Quem’.

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