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5 mitos do emagrecimento

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1- Você precisa treinar todos os dias
Um pouco de treino ao dia irá ajudá-lo a emagrecer um pouco, então, bastante treino irá ajudá-lo a emagrecer muito… certo? Pode ser sim! Isso é verdade caso seu tipo de treino seja leve, então, daí sim será uma boa estratégia treinar todos os dias para manter a queima calórica naquele momento. Porém, sabe-se que o melhor tipo de treino para queimar gordura é o treino intervalado (HIIT), onde há uma mistura de minutos intensos x minutos mais leves dentro do mesmo treino… ou até mesmo uma mistura entre pesos e cardio – o que faz com que você dê o seu máximo e realmente saia acabado da academia. Então, se você faz treinos intensos com pesos ou na forma de treinos intervalados ao menos 5x/semana, você realmente precisa de uns 2 dias de descanso – para que você possa prevenir lesões, dar tempo para a musculatura se recuperar e ter momentos de lazer e relaxamento (o que é muito importante para sua saúde e evolução física) – se seu corpo não se recuperar de forma adequada, você não terá bons resultados e ainda poderá se sentir cansado e estressado.

2- Não tome café!
Se você ama um cafezinho, saiba que não precisa eliminar o café durante o período de emagrecimento – você só precisa tirar o açúcar, creme, leite, etc. Você precisa se acostumar com o gosto de café preto e à partir daí poderá tomá-lo ao longo do dia, pois o café puro não possui calorias e pode ser usado em dietas restritas. Use no máximo um pouco de adoçante natural (Stevia) e canela se gostar. Porém, tome café de 1-2x/dia no máximo, sem exageros.

3- Pare de comer alimentos ricos em gordura
Aqui tudo depende do tipo de gordura que irá consumir e que combinações você fará. Em relação às gorduras vegetais, o consumo fica liberado em pequenas quantidades ao longo do dia. Alimentos como abacate, amêndoas, amendoim, castanhas, azeite, etc. são calóricos, porém muito saudáveis e benéficos para o emagrecimento! Já as gorduras animais também podem ser consumidas em pequenas quantidades desde que sua dieta seja baixa em carboidratos e produtos industrializados! Estudos recentes mostram que não há problema algum em consumir bacon, carnes mais gordas e até banha de porco, desde que você reduza o consumo de alimentos refinados e industrializados (é essa a mensagem do estilo de vida PALEO). O tipo de gordura que você tem que excluir, é a industrializada (TRANS), pois ela é artificial! Então, procure orientação profissional de um nutricionista, mas não exclua gorduras de sua dieta! Ao reduzir carboidratos, você irá emagrecer mais rápido do que reduzir gorduras.

4- Para emagrecer, você precisa contar calorias/fazer dietas baixas em calorias
Essa coisa de contar calorias já está ficando cada vez mais antiga… as calorias funcionam como parâmetros para os profissionais, mas existe a possibilidade de uma pessoa que come mais calorias emagrecer mais do que aquela que come menos e fica preocupado em comprar e comer tudo com menos calorias. Deixe sua alimentação o mais natural possível, exclua grande parte dos industrializados que você come, reduza grandes porções de alimentos fontes de carboidratos e vá se exercitar, dessa forma, o número de calorias é a coisa menos importante, pois os alimentos causam reações diferentes em seu metabolismo e respostas hormonais… já ouviu dizer que 100kcal de chocolate são totalmente diferentes do que 100kcal de uma maçã, por exemplo? Outro número que não quer dizer muito: peso! Baseie-se no espelho e em suas roupas e só se pese de vez em quando.

5- Comprar tudo diet & light
Cuidado com alimentos que parecem inofensivos (pois tem diet ou light no rótulo), porém, podem atrapalhar sua dieta, como por exemplo: barras de cereais, excesso de frutas, chocolate amargo, biscoitos (até mesmo os integrais), cafés ou chás com açúcar, pão integral, etc. – são alimentos que devem ser consumidos com cautela

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Três hábitos que estão fazendo você perder massa magra e não gordura

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Quando o assunto é emagrecer, o que não falta são táticas e truques, o problema é que, na ânsia para enxugar uns quilinhos, muita gente acaba metendo os pés pelas mãos! É aí que, ao invés de derreter a gordura extra, acabam mesmo é queimando massa magra, e resultado que é bom, nada! Desse modo, conheça três hábitos muito comuns que não te ajudam em nada e livre-se deles!

Treinar demais e comer errado

Segundo a nutricionista e chef funcional Vanessa Prieto, “de nada adianta se matar na academia se a sua dieta não estiver bem planejada e balanceada para otimizar seus resultados. 70% deles vêm da alimentação e 30% da atividade física, ou seja, ambos precisam caminhar de mãos dadas e alinhados”.

Ficar um longo período de dieta, principalmente restritiva, faz com que o organismo se defenda, reduzindo o gasto de calorias. vadimguzhva/iStock

Fazer dieta por muito tempo

Cuidado para não entrar em homeostase, “um fenômeno que acontece quando você mantém por um longo tempo uma dieta hipocalórica ou o mesmo perfil de planejamento. Seu organismo aciona um sistema de defesa e reduz o gasto energético”, afirma a expert.

Comer o mínimo de carboidratos

A profissional esclarece de uma vez por todas que carboidrato não é vilão! “Basta utilizar os de boa qualidade, na quantidade e nos horários adequados! Aveia, batata doce cozida na água e inhame são excelentes opções, por exemplo, e servem de combustível para que o organismo funcione bem e você tenha energia para se exercitar”.

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Àlcool x Emagrecimento, você sabe qual é?

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Com a palavra Dr. Igor Curvina nutricionista da Clinica Corpo Perfeito.
Não é uma novidade que o consumo de álcool atrapalha o processo de emagrecimento, muitas pessoas preferem ignorar esse fato compensando com extremos na dieta ou na atividade física, deixando de ingerir calorias de nutrientes importantes que promovem o anabolismo e utilizando de excessos esportivos, mas seria mais fácil reduzir o consumo de alcoólico, não é?!
Na nutrição nada engorda e nada emagrece, tudo depende!!! O álcool em questão é prejudicial em quase todos os sentidos, tem 7 kcal/g e nenhum valor nutricional (isso já o define), mas aprofundando é metabolizado primariamente pela enzima hepática álcool desidrogenasse(ADH) percorrendo um caminho bioquímico que por final pode ser utilizada para a síntese de gordura, e esse é o problema!

Para cada grama de etanol metabolizado, são formadas 7,1 kcal/g, uma fonte energética considerável, comparando-se aos carboidratos (4 kcal/g), proteínas (4 kcal/g) e lipídios (9 kcal/g). Porém, acredita-se que pessoas habituadas a ingerir doses altas de álcool não seriam capazes de aproveitar toda sua caloria, uma vez que a via de metabolização utilizada nesses casos seria a SMOE (sistema microssomal de oxidação do etanol), apontando que nem todas as pessoas aproveitam as calorias do álcool da mesma maneira: as mais magras, tendem a não aproveitar suas calorias de forma eficiente, ao contrário de indivíduos com IMC (Índice de Massa Corpórea) mais elevado, entrando mais uma vez na questão da individualidade biológica de cada um, bem como a quantidade de álcool consumida, como a de alimentos ingeridos. Tudo é importante e pode repercutir no ganho de gordura, aumentando a sua toxicidade no organismo.

Nesse sentido, conhecer o valor calórico do álcool e questionar a quantidade diária consumida devem fazer parte da avaliação nutricional, a fim de que esse importante dado seja considerado tanto no cálculo dietético para controle de peso, quanto para caracterizar a desnutrição.
Esclarecendo, não adianta ingerir destilados aterrorizando os fermentados, o álcool está presente da mesma maneira o que faz diferença é a quantidade ingerida e com que frequência.

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Exercícios para fazer em casa com o superband

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O acessório SuperBand ajuda a aumentar a variedade de exercícios para quem treina em casa. No vídeo a seguir temos alguns exemplos que vão ajudar a tonificar os músculos das pernas e dos glúteos.

A Super Band Forte da O’Neal é indicada para potencializar os treinos de força, velocidade e estabilização. São elásticos circulares de borracha de alta resistência. Podem trabalhar tanto a parte superior como a inferior do corpo. Existem 4 níveis de resistência e intensidade.

Ideal para ganho de força e estabilidade nos membros superiores e inferiores. Além de ser ótimo para exercício solo, é o melhor elástico extensor para exercícios em dupla, pois estica mais, facilitando os movimentos.

BENEFÍCIOS

  • Realização de alongamentos e fortalecimento muscular
  • Melhora a coordenação motora
  • Aprimora habilidades funcionais
  • Aumenta a mobilidade e flexibilidade
  • Reabilitação de lesões
  • Prevenção de recidivas de lesões
  • Uso pós cirúrgico
  • Treinamento esportivo
  • Fitness e condicionamento corporal
  • Tonificar e modelar seus braços e pernas

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