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5 vacilos depois de malhar que anulam todo seu esforço no treino

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Você venceu a preguiça, o sono, o frio (ou o calor), o cansaço e a falta de tempo e deu seu máximo na academia – mas saiba que todo esse esforço pode ser em vão se você cometer alguns erros pós-treino que podem sabotar seu treino. A revista Shape dos Estados Unidos elencou cinco erros bastante comuns que as pessoas cometem depois de malhar.

 

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1. Você se reidrata somente com água

Caso você não tenha suado tanto ou não tenha feito um treino muito intenso, água pode até ser suficiente e bastante saudável, mas se a atividade foi intensa – principalmente as aeróbicas de alta intensidade e longa duração – é preciso investir em algo mais, de acordo com Joy Dubost, porta-voz da Academia de Nutrição e Dieta dos Estados Unidos. Segundo ela, depois de suar muito, o corpo precisa de eletrólitos, como potássio e sódio, que vão ajudar a evitar câimbras e a reparar o dano muscular causado pela atividade física. Bebidas isotônicas artificiais, como Gatorade, podem, se consumidas em excesso, fazer mal à saúde e engordar. A água de coco é a bebida ideal para repor esses nutrientes: ela é rica em sódio e potássio, é natural e pouco calórica.

 

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2. Você checa e-mails ou mensagens que te estressam logo depois do treino

Segundo uma pesquisa norte-americana, o stress é capaz de agravar os pontos de inflamação do corpo e prejudica a capacidade dos músculos se regenerarem depois do treinamento. Um estudo da universidade de British Columbia, no Canadá, checar e-mails ou mensagens relacionadas ao trabalho – ou a alguma coisa que te deixe estressado – mandam os níveis de stress lá para cima. Então, pegar o celular e sair vendo coisas que te irritam ou te preocupam podem estar sabotando todo o seu esforço empenhado na academia.

 

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3. Você não ingere alimentos ricos em magnésio depois de malhar

Espinafre, castanhas e feijões são exemplos de comidas que são fontes saudáveis de magnésio. Uma pesquisa da Universidade de Providence, em Taiwan, mostrou que o magnésio é fundamental para que os músculos se recuperem propriamente depois de serem estimulados durante uma atividade física. O nutriente, presente em diversos outros alimentos, ativa mais de 300 enzimas no corpo humano – só por isso já é possível ter uma noção da importância dele para o metabolismo.

 

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4. Você toma uma taça de vinho

Um estudo do Centro Nacional de Biotecnologia dos Estados Unidos sugere que os antioxidantes presentes no vinho tinto neutralizam os radicais livres presentes na corrente sanguínea depois de uma sessão de exercício físico. Esses radicais livres seriam os responsáveis por tornar seus músculos mais adaptáveis ao esforço – por isso, tomar vinho depois de treinar pode prejudicar até mesmo o coração, cujos músculos não se fortaleceriam da maneira adequada. Resultado: sua resistência cai, seu fôlego também.

 

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5. Você não dorme o suficiente

Os músculos precisam de horas de repouso para que possam se reconstituir de forma saudável e os resultados sejam visíveis. Se você está dormindo menos de sete ou oito horas por dia, isso pode estar bloqueando o caminho das proteínas até seus músculos, sugere uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício, de São Paulo. Assim, os resultados – sejam eles ficar mais durinha, mais definida, mais resistente ou com músculos maiores – ficam comprometidos.

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