Connect with us

Destaque

A natação contra a asma e a fibromialgia

Published

on

A natação é um desporto bastante popular e praticado por pessoas de todas as idades, desde os mais novos até aos mais velhos. Os seus benefícios são imensos. Mencionando alguns: diminuição da gordura corporal, diminuição da pressão arterial, melhoria da circulação pulmonar, alívio de stress, melhoria da agilidade e coordenação motora, aumento da recuperação de lesões, etc.

Os 4 estilos da natação – crawl, costas, bruços e mariposa – possibilitam trabalhar todos os grupos musculares. Esta modalidade também é excelente para a recuperação de lesões, sendo muito utilizada por joagdores profissionais de futebol. A água amortece os impactos dos braços e das pernas, logo, o risco de contrair uma lesão ao praticar natação é quase inexistente.

A natação e a asma

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. Esta doença provoca tosse, aperto de peito e dificuldade em respirar. Actualmente, estima-se que entre 700 a 800 mil portugueses sofram de asma [*1]. A asma ainda não tem cura, mas é possível o controlo total desta doença. Uma das terapias aconselhadas é a prática de natação.

Uma investigação publicada em Agosto de 2009 no jornal Respirology mostrou que a natação diminui os sintomas de crianças asmáticas. Os cientistas dividiram crianças entre 7 e 12 anos em dois grupos diferentes. Um grupo foi submetido a um programa de natação de 6 semanas. Todas as crianças deste grupo mostraram melhorias consideráveis em todas as variáveis clínicas, incluindo diminuição dos sintomas e frequência de hospitalizações. Para além disso, também foram registadas melhorias nas seguintes variáveis: asma, respiração pela boca, ressonar, deformidade do peito e sentimento de auto-confiança [*2].

A natação provou ser uma intervenção não-farmacológica eficiente em crianças e adolescentes asmáticos.

Exercícios na água e a fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome músculo-esquelética crónica, não inflamatória e de causa desconhecida. Está na origem de uma incapacidade física e emocional, por vezes grave, que atinge cerca de dois por cento da população [*3].

Em Fevereiro de 2008, um cientista da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Extremadura, em Espanha, e um cientista do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, em Portugal, publicaram uma investigação que mostrava que os pacientes que sofrem de fibromialgia podem tirar grandes benefícios da prática de natação numa piscina aquecida.

Eles controlaram um grupo de 33 mulheres que sofriam desta doença. 17 Das pacientes participaram em exercícios supervisionados em água morna uma hora três vezes por semana durante um período de 8 meses enquanto as restantes 16 não realizaram nenhum tipo de exercício na água. Os investigadores notaram que este programa de exercícios aquáticos a longo-prazo revelou-se eficiente na redução dos sintomas da doença e na melhoria da qualidade de vida das pacientes submetidas aos exercícios na água [*4].
_______________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1]Entre 700 e 800 mil portugueses sofrem de asma, doença em crescimento no país, RTP, Janeiro 2008 (LINK)
[*2] – Wang, J-S. & Hung, W-P., The effects of a swimming intervention for children with asthma, Respirology Vol. 14 – Issue 6, págs. 838-842, Agosto 2009 (LINK)
[*3]Fibromialgia, Portal da Saúde do Ministério da Saúde (LINK)
[*4] – Gusi, N. & Tomas-Carus, P., Cost-utility of an 8-month aquatic training for women with fibromyalgia: a randomized controlled trial, Arthritis Research & Therapy 10(1):R24, Fevereiro 2008 (LINK)

Fonte: http://logon.prozis.pt

Comments

comments

2 Comments

2 Comments

  1. CRIS

    28 de junho de 2011 at 22:46

    GOSTARIA DE SABER SI AQUI NO RIO TEM ALGUM LUGAR ONDE EU POSSA NADAR COM OS EXERCICIOS CERTO PARA MIN QUE SOU ASMATICA??

    • admin

      3 de julho de 2011 at 13:54

      Ola tininha, por eu ser de SC/SP não conheco muito bem sobre o rio, mais irei dar uma pesquisada e caso encotre, entrarei em contato com vc

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Destaque

Musa fitness aos 62 anos, Adriana Miranda dá dicas para ter corpão

Published

on

By

Ela compartilha receitas, vídeos de treino e dicas que leva para manter hábitos saudáveis

Aos 62 anos, a musa fitness Adriana Miranda usa as redes sociais para incentivar seus seguidores a sair do sedentarismo e viver uma vida mais saudável. Com dicas práticas diárias, seu Instagram soma aproximadamente 670 mil seguidores que têm a modelo como grande inspiração.

Mantendo sempre uma ligação próxima com o público, Adriana aproveita o engajamento de seus seguidores com a prática de exercícios e ressalta a importância da escolha pelo exercício de forma prazerosa para que a prática seja feita de forma regular:

“Que alegria ver tanta gente disposta a mudar seus hábitos de vida em prol de uma boa saúde. Praticar exercício nem sempre é fácil, principalmente para quem está começando. Então a dica de hoje para quem se propôs a dar o primeiro passo é: invista no que você gosta! Isso mesmo! Comece a se movimentar escolhendo atividades que lhe tragam prazer de alguma forma. Bicicleta, natação, dança, futebol? Por que não? Deixe de lado a ideia que se exercitar é sinônimo de sofrimento, abandone os pensamentos negativos e o velho sentimento de “obrigação”. Você já parou para pensar o que lhe traria prazer nesta nova fase? A boa forma é apenas uma consequência, lembre-se disso!” escreve Adriana.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Felicidade é um fim de tarde olhando o mar!!! ??????

Uma publicação compartilhada por Adriana Miranda (@adrianammiranda) em

Com 58 quilos, a musa ressalta que é preciso ter em mente que o treino regular e gradativo é a melhor opção para alcançar os objetivos. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, faça uma avaliação médica da condição da sua saúde e veja quais atividades são mais indicadas para o seu caso.

Além disso, recentemente aproveitou para ressaltar o lado bom do modismo que envolve o mundo fitness atualmente: “Realizar qualquer atividade física é uma bandeira que todos deveríamos levantar. A cada dia que passa, felizmente, mais e mais pessoas têm se conscientizado da importância dos exercícios físicos para a saúde.”

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Você se programou para ir à ? praia, mas chegou lá e começou a ? chover. Pronto! ? O passeio acabou, a vida é injusta, e a sensação é de desperdício de ? tempo e ? dinheiro. Ou você combinou de se encontrar com uma ??? velha amiga, mas ela fura contigo; resultado: você desfaz a amizade com ela nas ? redes sociais, deixa de atender o ? telefone, ignora as ?mensagens e se sente a pessoa mais ? infeliz e odiada do ? mundo. • Se você se identifica ? com essas e outras situações com desfechos parecidos, te convido a pensar sob outro ponto de vista. ? Muitas vezes acreditamos que para ser feliz é preciso que absolutamente tudo seja perfeito! ? E quando percebemos que a imperfeição também faz parte da nossa existência, entendemos que não temos controle sobre tudo o que acontece. E mesmo assim a felicidade pode existir. ? • Ser feliz ?pode estar muito mais relacionado com a sua decisão de enxergar o lado positivo ??das situações ou de não dar tanto peso ao que não sai como o esperado. Ou seja, podemos ser mais felizes a partir do momento em que aprendemos a ?cultivar a felicidade, adotando-a como regra para a sua vida, mas sem neuras e sem obsessão. ? Compete somente a você enxergar que a felicidade pode estar mais em suas ? mãos do que imagina! ? #saude #longevidade #melhoridade #fit #fitness #vidasaudavel #equilibrio #superandoossinaisdotempo #boaforma #boaformaaossessenta #emformadepoisdos50 #ageless #adrianamiranda

Uma publicação compartilhada por Adriana Miranda (@adrianammiranda) em


“Se formos pensar pelo lado positivo, o modismo pode ser uma estratégia para atingir um grande número de pessoas com alguma ideia boa. Quem é que não se anima em ver pessoas bonitas e saudáveis? Se servir de inspiração, ótimo! O que não é saudável é usar a moda como sua única motivação em começar a praticar alguma atividade física. Invista em novos hábitos pensando no seu bem-estar e na sua saúde, que são bens preciosos e nunca saem de moda.” completa Adriana.

 

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Dona do Bumbum mais seguido do instagram faz segundo perfil inusitado

Published

on

By

Tem muita coisa na web que a gente não compreende. E que faz sucesso. Sommer Ray, a modelo fitness que tem o bumbum mais seguido da rede social (cerca de 20 milhões de internautas) é um espetáculo de mulher aos 23 anos. Mas não é que ela quer tentar provar ao mundo que pode ser feia?

Sommer Ray abriu um segundo perfil na plataforma que já é seguidos por mais de 3 milhões de pessoas. Ali, ela diz que é a pessoa real e não a modelo. E a cada postagem, ela brinda seus fãs com caretas diferentes. Mas mesmo tentando, a americana não fica feia.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Gracyanne Barbosa compartilha clique nua após drenagem

Published

on

By

Gracyanne Barbosa mostrou em seus stories no Instagram o passo a passo de uma drenagem que fez pelo corpo. As profissionais massagearam o rosto, as pernas, as costas, entre outras partes do corpo da musa fitness.

“Já tinha quase um mês que não venho, porque estou viajando, trabalho muito muito, graças a Deus. Vamos hoje de drenagem, conhecer um método que eu estava louca para fazer”, disse Gracyanne.

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook


Mais Acessados