Academia

Afinal, o que tem nos treinos funcionais do Chico Salgado, seguidos pelas top famosas?

O personal trainer Chico Salgado é o responsável pelos treinos de muitas famosas que têm corpos esculturais, como Bruna Marquezine, Angélica, Sabrina Sato, Giovanna Ewbank e Grazi Massafera. Sua especialidade são as aulas de luta funcional, que mesclam golpes de boxe e Muay Thai com exercícios funcionais.

“Claro que essa é a especialidade da casa, mas alguns alunos podem fazer apenas funcional ou musculação. Como podem também fazer apenas um boxe, Muay Thai ou Jiu-Jitsu. A ideia é oferecer um estímulo totalmente dinâmico e variado, para o aluno evoluir ao máximo e nunca enjoar do treino”, comenta Chico sobre seus treinos.

Luta funcional

As aulas de luta funcional do Chico Salgado mesclam estímulos de luta, como socos, chutes e joelhadas, com estímulos de treino funcional, principalmente exercícios feitos apenas com o peso do corpo, como burpees, flexões e agachamentos.

Para emagrecer

Os exercícios passados pelo personal trainer variam de acordo com o condicionamento físico e o objetivo do aluno. “Quando o objetivo é gasto calórico, pego pesado nos movimentos de boxe, muitas repetições de exercícios com peso corporal e exercícios explosivos com burpees e mountain climbers”, explica o professor das famosas.

Para ganhar massa magra

Quando o objetivo é ganho de massa magra, Chico opta por passar exercícios que são feitos com elásticos, caneleiras, halteres e vai mesclando com a luta para também trabalhar a parte cardiovascular.

Tempo de aula

De acordo com o personal fighting, quanto mais condicionado o aluno, menor o tempo de treino, porque a intensidade dos exercícios é maior.

“Para alunos bem condicionados, que não param de treinar do início ao fim, 35 a 50 minutos de aula muitas vezes é o suficiente para um ótimo treino. Já para os alunos iniciantes, que têm que aprender técnicas e movimentos novos, e também não têm muito condicionamento, a aula pode demorar mais, de 50 minutos a 1h15”, detalha o educador físico.

Gasto calórico

Dependendo da intensidade dos exercícios e do metabolismo de cada um, é possível queimar de 300 a 800 calorias em uma única aula de luta funcional.

Luta funcional x lutas

As aulas de luta funcional, ou funcional fight, são dois em um porque o aluno precisa saber o básico de boxe e Muay Thai para intercalar os golpes com exercícios comuns às aulas de funcional, que podem ser voltados para membros inferiores, superiores, emagrecimento ou ganho de massa.

“Aulas de luta em geral vão priorizar movimentos e técnicas de lutas. No Muay Thai você prioriza aprender chutes e joelhadas, assim como no boxe são socos e esquivas. No funcional fight o aluno normalmente sabe o básico de tudo pra fazer esses movimentos unidos a uma série de exercícios funcionais. É muito mais específico”, explica Salgado.

E não são só exercícios funcionais que são utilizados. A escada, que é o equipamento queridinho das celebridades no momento, também faz parte das aulas de Chico.

“É uma característica do funcional fight, eu uso tudo que tenho à disposição. A Giovanna Ewbank me pediu um treino bem cardiovascular visando queima rápida de calorias. Não pensei duas vezes, mesclei o Muay Thai com séries na escada controlando os batimentos dela a cada série. Foi ótimo, essa é a dinâmica do funcional fight”, explica o educador físico.

Até quem não gosta de exercício, como Bruna Marquezine, se diverte nas aulas do Chico Salgado. “Ela não gosta de malhar, mas adora dar socos e chutes, então, fazendo isso, eu faço ela agachar entre as séries de boxe e ela nem percebe. Comigo a malhação é bem mais divertida do que o convencional”, comenta sobre seu truque para fazer Marquezine malhar sem reclamar.

Comments

comments

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso: Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um nutricionista. Não nos responsabilizamos por lesões ou problemas que, por ventura, possam ocorrer devido à utilização de informações contidas no site. Observação: Todo o post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Copyright © 2011 - 2017, All Rights Reserved.

To Top