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Afinal, o que tem nos treinos funcionais do Chico Salgado, seguidos pelas top famosas?

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O personal trainer Chico Salgado é o responsável pelos treinos de muitas famosas que têm corpos esculturais, como Bruna Marquezine, Angélica, Sabrina Sato, Giovanna Ewbank e Grazi Massafera. Sua especialidade são as aulas de luta funcional, que mesclam golpes de boxe e Muay Thai com exercícios funcionais.

“Claro que essa é a especialidade da casa, mas alguns alunos podem fazer apenas funcional ou musculação. Como podem também fazer apenas um boxe, Muay Thai ou Jiu-Jitsu. A ideia é oferecer um estímulo totalmente dinâmico e variado, para o aluno evoluir ao máximo e nunca enjoar do treino”, comenta Chico sobre seus treinos.

Luta funcional

As aulas de luta funcional do Chico Salgado mesclam estímulos de luta, como socos, chutes e joelhadas, com estímulos de treino funcional, principalmente exercícios feitos apenas com o peso do corpo, como burpees, flexões e agachamentos.

Para emagrecer

Os exercícios passados pelo personal trainer variam de acordo com o condicionamento físico e o objetivo do aluno. “Quando o objetivo é gasto calórico, pego pesado nos movimentos de boxe, muitas repetições de exercícios com peso corporal e exercícios explosivos com burpees e mountain climbers”, explica o professor das famosas.

Para ganhar massa magra

Quando o objetivo é ganho de massa magra, Chico opta por passar exercícios que são feitos com elásticos, caneleiras, halteres e vai mesclando com a luta para também trabalhar a parte cardiovascular.

Tempo de aula

De acordo com o personal fighting, quanto mais condicionado o aluno, menor o tempo de treino, porque a intensidade dos exercícios é maior.

“Para alunos bem condicionados, que não param de treinar do início ao fim, 35 a 50 minutos de aula muitas vezes é o suficiente para um ótimo treino. Já para os alunos iniciantes, que têm que aprender técnicas e movimentos novos, e também não têm muito condicionamento, a aula pode demorar mais, de 50 minutos a 1h15”, detalha o educador físico.

Gasto calórico

Dependendo da intensidade dos exercícios e do metabolismo de cada um, é possível queimar de 300 a 800 calorias em uma única aula de luta funcional.

Luta funcional x lutas

As aulas de luta funcional, ou funcional fight, são dois em um porque o aluno precisa saber o básico de boxe e Muay Thai para intercalar os golpes com exercícios comuns às aulas de funcional, que podem ser voltados para membros inferiores, superiores, emagrecimento ou ganho de massa.

“Aulas de luta em geral vão priorizar movimentos e técnicas de lutas. No Muay Thai você prioriza aprender chutes e joelhadas, assim como no boxe são socos e esquivas. No funcional fight o aluno normalmente sabe o básico de tudo pra fazer esses movimentos unidos a uma série de exercícios funcionais. É muito mais específico”, explica Salgado.

E não são só exercícios funcionais que são utilizados. A escada, que é o equipamento queridinho das celebridades no momento, também faz parte das aulas de Chico.

“É uma característica do funcional fight, eu uso tudo que tenho à disposição. A Giovanna Ewbank me pediu um treino bem cardiovascular visando queima rápida de calorias. Não pensei duas vezes, mesclei o Muay Thai com séries na escada controlando os batimentos dela a cada série. Foi ótimo, essa é a dinâmica do funcional fight”, explica o educador físico.

Até quem não gosta de exercício, como Bruna Marquezine, se diverte nas aulas do Chico Salgado. “Ela não gosta de malhar, mas adora dar socos e chutes, então, fazendo isso, eu faço ela agachar entre as séries de boxe e ela nem percebe. Comigo a malhação é bem mais divertida do que o convencional”, comenta sobre seu truque para fazer Marquezine malhar sem reclamar.

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Àlcool x Emagrecimento, você sabe qual é?

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Com a palavra Dr. Igor Curvina nutricionista da Clinica Corpo Perfeito.
Não é uma novidade que o consumo de álcool atrapalha o processo de emagrecimento, muitas pessoas preferem ignorar esse fato compensando com extremos na dieta ou na atividade física, deixando de ingerir calorias de nutrientes importantes que promovem o anabolismo e utilizando de excessos esportivos, mas seria mais fácil reduzir o consumo de alcoólico, não é?!
Na nutrição nada engorda e nada emagrece, tudo depende!!! O álcool em questão é prejudicial em quase todos os sentidos, tem 7 kcal/g e nenhum valor nutricional (isso já o define), mas aprofundando é metabolizado primariamente pela enzima hepática álcool desidrogenasse(ADH) percorrendo um caminho bioquímico que por final pode ser utilizada para a síntese de gordura, e esse é o problema!

Para cada grama de etanol metabolizado, são formadas 7,1 kcal/g, uma fonte energética considerável, comparando-se aos carboidratos (4 kcal/g), proteínas (4 kcal/g) e lipídios (9 kcal/g). Porém, acredita-se que pessoas habituadas a ingerir doses altas de álcool não seriam capazes de aproveitar toda sua caloria, uma vez que a via de metabolização utilizada nesses casos seria a SMOE (sistema microssomal de oxidação do etanol), apontando que nem todas as pessoas aproveitam as calorias do álcool da mesma maneira: as mais magras, tendem a não aproveitar suas calorias de forma eficiente, ao contrário de indivíduos com IMC (Índice de Massa Corpórea) mais elevado, entrando mais uma vez na questão da individualidade biológica de cada um, bem como a quantidade de álcool consumida, como a de alimentos ingeridos. Tudo é importante e pode repercutir no ganho de gordura, aumentando a sua toxicidade no organismo.

Nesse sentido, conhecer o valor calórico do álcool e questionar a quantidade diária consumida devem fazer parte da avaliação nutricional, a fim de que esse importante dado seja considerado tanto no cálculo dietético para controle de peso, quanto para caracterizar a desnutrição.
Esclarecendo, não adianta ingerir destilados aterrorizando os fermentados, o álcool está presente da mesma maneira o que faz diferença é a quantidade ingerida e com que frequência.

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Exercícios para fazer em casa com o superband

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O acessório SuperBand ajuda a aumentar a variedade de exercícios para quem treina em casa. No vídeo a seguir temos alguns exemplos que vão ajudar a tonificar os músculos das pernas e dos glúteos.

A Super Band Forte da O’Neal é indicada para potencializar os treinos de força, velocidade e estabilização. São elásticos circulares de borracha de alta resistência. Podem trabalhar tanto a parte superior como a inferior do corpo. Existem 4 níveis de resistência e intensidade.

Ideal para ganho de força e estabilidade nos membros superiores e inferiores. Além de ser ótimo para exercício solo, é o melhor elástico extensor para exercícios em dupla, pois estica mais, facilitando os movimentos.

BENEFÍCIOS

  • Realização de alongamentos e fortalecimento muscular
  • Melhora a coordenação motora
  • Aprimora habilidades funcionais
  • Aumenta a mobilidade e flexibilidade
  • Reabilitação de lesões
  • Prevenção de recidivas de lesões
  • Uso pós cirúrgico
  • Treinamento esportivo
  • Fitness e condicionamento corporal
  • Tonificar e modelar seus braços e pernas

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Criando Abdômen Chapado, quebrando mitos e Montando um Planejamento

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Ter o Abdômen Chapado com certeza chama a atenção de muitas pessoas, mas… para conquista-lo você vai precisar se esforçar!

Para alcançar o abdômen tipo “six pack” e poder mostrar, no meu ponto de vista, existe apenas duas maneiras:

Primeira: a pessoa tem a genética de ectomorfo e ter um abdômen desses é algo supernormal, ou;

Segunda: a pessoa não é ectomorfo, mas cuida muito da alimentação e destrói todos os nossos treinos de Abdômen.

No entanto, tudo que sei é que para o segundo caso, principalmente, treinar muito e treinar de forma correta é fundamental!

E por isso, a minha primeira orientação é entender como funcionam os músculos do abdômen.

Em relação à divisão, os músculos do abdômen se dividem em:

  • Reto abdominal;
  • Oblíquo externo;
  • Oblíquo interno;
  • Transverso do Abdômen.

O reto abdominal que se localiza no centro do abdômen, tem a função de flexionar a coluna vertebral.

Os oblíquos que se localizam em cada lado do tronco, flexionam e giram a coluna vertebral.

Já, o Transverso do Abdômen protege a coluna vertebral.

Um abdômen forte é de extrema importância em todos os esportes, e na estética é o grande diferencial para aparência saudável.

         

Montando o Planejamento

 

No post de hoje, vamos abordar o treino de alta intensidade para construir o Abdômen Chapado, no entanto, para aproveitar o melhor dos exercícios que irei prescrever é importante dispensar alguns cuidados.

Por esse motivo, separei abaixo, algumas considerações que julgo serem importantes para a segurança e para o desenvolvimento muscular desta região.

 

Aquecimento

Sugiro uma 1 série de 30 repetições, sem carga, que será o aquecimento no Abdominal Máquina.

 

Isolamento

Separe dois para o Abdômen, afinal o foco aqui é dar atenção total para parte central do corpo.

 

Intervalo

O intervalo entre as séries é de no máximo 1 minuto.

Entre os aparelhos, será o tempo de desmontar o que foi utilizado e montar o que vai ser utilizado, em média 2 a 3 minutos.

 

TREINO PARA CRIAR ABDÔMEN CHAPADO

Abdominal Máquina (6X)
1 série de 30 repetições, sem carga, que será o aquecimento;

1 série de 15 com metade da carga que você utiliza;

4 séries do que conseguir realizar, não realizar menos que 6; repetições e nem mais do que 15, com o peso que você utiliza.

 

Elevação de Pernas em Suspensão (4X)
4 séries do que conseguir realizar.

 

Abdominal com Rotação (4X)
4 séries do que conseguir realizar.

 

Elevação de pernas com rotação em suspensão (4X)
4 séries do que conseguir realizar.

 

Para Finalizar

Que esse é um treino que mexe com grande parte dos músculos da região inferior, por isso é essencial que o execute no máximo duas vezes na semana.

Respeitando sempre o intervalo de dois dias entre as sessões de treinamento.

Lembre-se também de consultar um profissional da área de treinamento para analisar e ajustar o treino sugerido de acordo com suas necessidades.

Como mencionei acima, especialmente a região do abdômen pode se tornar volumosa caso consuma alimentos em excesso, principalmente carboidratos e açúcares, por isso, além de manter foco e disciplina nos treinos, cuide muito do que come.

Além disso, evite álcool e tabaco, para aumentar os níveis de saúde.

 

fonte: dicasdetreino.com

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