Connect with us

Destaque

Agachamento

Published

on

Oi gente!

Mais uma artigo do professor Elbert Cantão sobre um dos exercícios que nós mulheres mais detestamos executar, mas amamos os resultados! Eu pelo menos né!! No inicio do processo de emagrecimento, tive que suspender os agachamentos, pois tive problemas nos joelhos. Devido a vários fatores; estava muito acima do peso, corria, e pulava corda sem acompanhamento e comecei a agachar, mas acho q não fazia direito então, resumindo, não faça o que eu fiz no inicio, temos sempre que ter acompanhamento de um profissional de Educação física.

Agora eu agacho, mas faço direitinho e sem dor nos joelhos, mas demorei recuperar.

Sigam as dicas do professor, ele sabe das coisas. Risos!!!

Beijos

“Agachamento e joelho, o que diz a ciência e o que é lenda?

Agachamento até 90°? Agachamento total ou profundo? Qual fazer? Esse é um dos temas mais discutidos entre os praticantes de musculação das academias. O tema gera controvérsias até mesmo dentro da comunidade dos profissionais de educação física… Imagina na cabeça dos alunos???

Bom, para um tema tão controverso, fiz uma adaptação do artigo publicado no site do GEASE (Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios) sobre esse mito tão popular.

Mitos do culturismo, como Arnold, Franco e Ken Waller já sabiam, desde a década de 70, da importância do agachamento profundo.
O agachamento está entre os exercícios mais completos que se pode realizar dentro das academias! Assim como o levantamento terra, supino e puxada na barra fixa, não deve ficar de fora de nenhum plano de treino, seja ele priorizando a performance ou qualidade de vida. No caso específico do agachamento, esse exercício envolve um elevado número de articulações e músculos e consiste em um excelente meio de fortalecer e desenvolver a musculatura da coxa, quadril, lombar, perna e outros inúmeros coadjuvantes que atuam na realização do movimento. Além disso, é extremamente funcional, pois utilizamos esse tipo de movimento constantemente em nossas atividades diárias como, por exemplo, para sentar e levantar de uma cadeira ou pegar um objeto no chão. Por esse e outros fatores, o agachamento é considerado por muitos treinadores como o “rei dos exercícios”. Mesmo assim, devido a falta de informação, ignorância e até mesmo preguiça, ainda há quem o proíba ou restrinja seu uso sem qualquer explicação plausível.

Não podemos negar que existem várias formas de fazer o movimento: até 90°, completo ou profundo, com os pés afastados, sumô, com a barra na frente dos ombros, etc. independente disso, vamos focar nessa leitura se é importante ou benéfico realizar o movimento completo e profundo, levando-se o quadril próximo dos calcanhares.

agachamento90

agachamentocompleto

Um dos principais erros é a diminuição da amplitude do exercício, realizando agachamentos parciais, em vez do movimento completo. É claro que existem casos e casos e em alguns deles, a pessoa realmente não pode realizar o agachamento profundo devido a um problema estrutural ou lesão não tratada. Vamos focar nas pessoas “normais”, sem problemas articulares, ok? Uma coisa que deve ficar clara é que a utilização de maiores amplitudes aumenta a intensidade do movimento, promovendo maior recrutamento de unidades motoras e levando a maiores ganhos de força e massa muscular. Mas podemos encontrar um problema já aí: imaginem um “maromba” que agacha com 80kg de cada lado até 90°. Por mais que se explique as vantagens do agachamento profundo, o cara não aceita ter que diminuir o peso para poder descer mais… Esse é um problema encontrado em todos os exercícios de musculação: o usuário prefere o peso ao invés da técnica correta e pode perder inúmeras vantagens e benefícios devido a essa má escolha.

Além da eficiência, existe a questão da funcionalidade. Não devemos esquecer que nossas estruturas musculares e articulares se adaptam de forma específica aos movimentos. Dessa forma, indivíduos que utilizam amplitudes reduzidas poderiam se lesionar em uma atividade cotidiana pelo simples fato de não treinar um determinado ângulo de movimento. Assim, a limitação da amplitude, além de diminuir a eficiência do exercício, pode prejudicar a funcionalidade em movimentos do dia a dia.

Agachamento e Joelho

A crença de que o agachamento profundo seria lesivo aos joelhos foi baseada em análises equivocadas da década de 60. Adicionalmente, a base teórica para condenação do agachamento tem alguns problemas relacionados à atividade muscular. Segundo alguns conceitos, o agachamento profundo é perigoso porque, ao flexionar o joelho em ângulos maiores que 90° aumenta-se perigosamente a tensão na patela. A maioria dos “especialistas”, porém, analisa o agachamento pensando somente no quadríceps e se esquecem que na fase profunda do movimento, os músculos posteriores da coxa são fortemente ativados ajudando a neutralizar a temida tensão exercida na patela. Essa coativação da musculatura posterior gera uma força vetorial direcionada para trás, que contribui para estabilizar os joelhos durante o movimento e faz com que a tensão na patela seja reduzida em cerca de 50%. Deve-se reforçar que a participação dos músculos posteriores é maior quanto maior for a amplitude do movimento, e também sofre influência da carga utilizada, portanto, será maior com cargas altas e amplitudes completas. Traduzindo: para glúteos “bombásticos” o agachamento profundo é muito melhor do que as tão famosas caneleiras…

Estabilidade dos joelhos

Na década de 60, foi afirmado por um estudioso que o agachamento profundo afetaria negativamente a estabilidade dos joelhos. Porém, o material utilizado para fazer as medições não era adequado. Segundo esse pesquisador, os ligamentos colaterais ficam expostos à tensão excessiva durante o agachamento profundo, além de ocorrer uma rotação do fêmur sobre a tíbia que poderia causar compressão nos meniscos. Em certo ponto ele está certo: no agachamento profundo, o fêmur tende a rodar lateralmente, no entanto, é interessante notar que essa suposta tendência de rotação é anulada quando há pequena rotação externa dos pés.

pés

A suposta frouxidão causada pelo agachamento profundo não tem fundamentação teórica e tampouco prática. Um estudo comparou a estabilidade anteroposterior de quatro grupos: 1) sedentários, antes e após 2 horas de repouso; 2) jogadores de basquete, antes e após 90 minutos de treinos; 3) fundistas, antes e após uma corrida de 10 km e 4) levantadores olímpicos, antes e após treinos de agachamento profundo. De acordo com os resultados, a frouxidão dos joelhos nos jogares de basquete e fundistas foi de aproximadamente 19%, enquanto nos levantadores de peso e sedentários, esse valor mal chegou aos 3%. Portanto, se há que se temer instabilidade, é mais prudente condenar corridas do que o agachamento profundo, mesmo com cargas elevadas. Outros estudos reforçaram esses dados e não verificaram frouxidões, instabilidades ou lesões nos joelhos após a realização de treinos com agachamentos profundos.

Ligamento cruzado anterior:

Apesar de haver profissionais que indicam a cadeira extensora e/ou condenam a utilização de agachamento para preservação do ligamento cruzado anterior (LCA), a literatura científica nos indica claramente que o agachamento é um dos exercícios mais indicados nesse caso. Inclusive, estudos anteriores sugerem que ele não apenas é mais seguro que a mesa extensora, como é mais seguro até mesmo que a caminhada.

Em 1993, um estudo concluiu que o agachamento minimiza a tendência de deslocamento anterior da tíbia em comparação com a mesa extensora, sendo, portanto, mais indicado para reabilitação de LCA. Outro estudo do mesmo ano confirmou essa afirmação, ao concluir que os isquiostibiais atuam sinergisticamente com o ligamento cruzado anterior na estabilização anterior do joelho durante a realização do agachamento, o que levou os autores a considerarem esse exercício útil na reabilitação de lesões no LCA.

Com relação à amplitude de movimento, deve-se destacar que, quanto maior a amplitude, ou seja, quanto mais profundo é o agachamento, menor será a tensão no LCA. Portanto, não só a utilização agachamentos é segura, mas sim a utilização do agachamento profundo!

Durante o agachamento, a tensão no ligamento cruzado anterior só é significativa entre 0 e 60° de flexão, sendo que seu pico mal atinge ¼ da capacidade deste ligamento em resistir a tensão (+/- 2000 N), mesmo com cargas superiores a 200 quilos.

Patela:

É importante destacar que a ativação da musculatura posterior, conseguida com o aumento da amplitude de movimento diminuem a compressão patelofemoral.

Com relação aos efeitos crônicos, um estudo comparou a eficiência dos exercícios de cadeia cinética fechada (agachamento) com os de cadeia cinética aberta (mesa extensora) no tratamento de dores patelofemorais e verificaram que, apesar de ambos os protocolos serem eficientes, os melhores resultados foram proporcionados pelos exercícios de cadeia cinética fechada (agachamento).

Considerações finais:

– As forças tensionais e compressivas desse tipo de exercício estão totalmente dentro de nossas capacidades fisiológicas e articulares. Certamente as estruturas ósseas e articulares estarão preparadas para realizar agachamentos completos durante toda a vida, desde que sejam respeitados os fundamentos científicos que norteiam o treinamento de força, com ênfase na técnica de execução e controle de volume.

– Para realização do movimento completo, é inevitável que se utilize uma menor quantidade de peso (carga absoluta) o que, somado à menor tensão nas estruturas do joelho, torna esse exercício seguro para a imensa maioria dos praticantes de musculação, mesmo os lesionados e/ou em reabilitação. Em casos de lesões, o ideal é fazer um tratamento no qual profissionais de ortopedia, fisioterapia e educação física trabalhem juntos.

– A amplitude do agachamento é muito importante para eficiência e segurança, pois conforme se aumenta a flexão do joelho (“profundidade”), aumentam as ações musculares e diminui a tensão nas estruturas articulares.

– A ação muscular é importante para o controle do movimento, portanto, não se deve deixar que, durante a fase excêntrica (principalmente quando o ângulo começa a ficar menor que 90 graus), o movimento perca o controle (“despencar”), pois, desta forma, as tensões que deveriam estar sobre a musculatura, irão se incidir nas estruturas articulares.

– O aumento no torque, tensão e força não significa que este exercício necessariamente seja perigoso ao joelho, mas sim, que esses parâmetros aumentaram, e só. As análises feitas com agachamentos profundos, pelo que consta, não demonstram nenhum prejuízo para o joelho. As lesões geralmente são causadas pela combinação de quatro variáveis: volumes altos, excesso de peso, overtraining e técnica inapropriada. Com treinos progressivos e inteligentes, o agachamento profundo certamente é seguro e eficiente.

Bons treinos!

Elbert Cantão

Educador Físico e Personal Trainer

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAf_YAAL/agachamento-profundo-joelho

 

Comments

comments

Clique para Ler
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Aos 39 anos, Sheila Mello exibe barriga chapada “Não sou radical em nada”

Published

on

By

Ex-dançarina do É o Tchan! estreia como madrinha de bateria da Independente Tricolor após seis anos afastada do Carnaval

Sheila Mello exibiu a barriga saradíssima ao postar uma foto no Instagram. A ex-loira do É o Tchan! contou para os seus seguidores que consegue manter a boa forma sem ser radical. A cantora conta que tenta passar o seu estilo de vida para a filha, Brenda, de 4 anos.

Sheila Mello hoje com 38 anos mostra treino para boa forma

“Não sou radical em nada, nunca consegui, meu estilo de vida já inclui uma alimentação saudável e atividade física, independente da época! Nisso que acredito! Saber negociar com o cérebro, comer uma bagaceirinha aqui, segura nos outros dias! É assim que estou tentando passar para minha filha. #caminhodomeio #meucorpomeutemplo obrigada @robinhopersonal por me acompanhar nesse caminho devagar e sempre!”, explicou ela, após treinar.

Após seis anos sem desfilar no Carnaval, Sheila se prepara para retornar para o sambódromo no Carnaval de São Paulo em grande estilo como madrinha de bateria daIndependente Tricolor, que no ano passado ficou em segundo lugar nas escolas do Grupo de Acesso.

A atriz e dançarina está emocionada com o convite e a possibilidade de sua filha, fruto do casamento com Fernando Scherer, vê-la desfilar pela primeira vez. “Estou com muitas expectativas, por ser meu retorno e também por defender a escola do meu time de coração (São Paulo)! Me afastei um pouco pela maternidade e casamento, agora será a chance de me exibir para minha filha que nunca viu eu desfilar”, contou a musa para QUEM.

Apesar dos anos distante da folia, Sheila garante que o samba já está em seu sangue e que não precisou de muita preparação para retomar o ritmo. “O samba sempre esteve presente na minha vida. Minha mãe cuidava de uma ala e eu fui a rainha de bateria por alguns anos da escola de samba do bairro que cresci, a Vale Encantado. Cansei de queimar os dedos montando roupas de Carnaval. Não caí de paraquedas nesta história.”

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Você sabe quais suplementos ajuda a queimar gordura?

Published

on

By

Todos já sabem o segredo para o emagrecimento:  boa alimentação e atividade física. Só que chega um estagio do treino, e da dieta que o corpo não responde mais como desejamos, e é ai que entra a suplementação para nós ajudar nesse processo.

Na procura  por suplementos sempre surge as duvidas e quais são os melhores, vamos lhe ajudar  nessa questão.

Mas, lembrando que o principal é dieta e exercício. Não adianta tomar suplemento e comer uma pizza no final de semana. Um sem o outro não dá. Será apenas dinheiro jogado fora, por isso lembre-se, suplemento é para suprir sua necessidade.

Não adianta você ir para academia, suar, pegar pesado e chegar em casa, ou no final de semana, e não seguir uma dieta equilibrada. A atividade física ajuda a acelerar o processo de emagrecimento e ter um melhor resultado.

O que fazer para emagrecer?

Estabeleça um bom plano alimentar. Corte da sua alimentação, doces, açúcar, sal, gordura, frituras, refrigerantes, e evite ao máximo produtos industrializados, pois contém muito sódio. Leia sempre o rótulo!

Muitos alimentos ajudam na perda de peso, pois são termogênicos, como: pimenta, gengibre, café, canela, alho e chá verde.

Quais são os principais suplementos para emagrecer e queimar gordura:

O uso do suplemento é recomendado quando, só com a ingestão dos alimentos, não consegue a quantidade necessária para ter um bom resultado na perda de peso e no rendimento físico.

 1° Termogênicos

Também conhecidos como, queimadores de gordura. Os termogênicos atuam no aumento da temperatura corporal interna, e acelera o metabolismo, contribuindo assim para a queima das calorias.

O componente básico para a grande maioria dos termogênicos vendido no Brasil, tem como substância principal a cafeína de forma concentrada e em doses por cápsula que podem variar de 50mg até os mais fortes com 450mg de cafeína por dose.

Mas não é apenas a cafeína que os melhores termogênicos possuem, muitos deles contém ainda em sua composição, a garcinia cambogia, outra substância que a ciência tem constatado efetividade no emagrecimento. Além de ervas como a pholia negra e pholia magra e a faseolamina.

Ou seja, o corpo usa a gordura como fonte de energia. E quanto mais energia o corpo gasta, maior a queima da gordura corporal, consecutivamente, a perda de peso.
Os termogênicos são os suplementos que costumam apresentar melhores resultados na perda de gordura e emagrecimento.

 2° Café verde (Green Coffee)

Para quem sofre muito com os efeitos colaterais dos termogênicos citados acima por causa da grande quantidade de cafeína que eles contém em sua composição, uma excelente alternativa pode ser o extrato do grão de café verde, que não é nem um pouco agressivo como os suplementos para perder gordura a base de cafeína, e apresenta excelente resultados para quem deseja queimar gordura, perder medidas na cintura e emagrecer.

3° L-carnitina

O consumo da L-carnitina é feito antes da atividade aeróbica, afim de potencializar o uso da gordura corporal como fonte de energia, além de melhorar o desempenho físico durante o exercício.

Funciona como um condutor das gorduras, para serem queimadas nas mitocôndrias, aumentando o processo de combustão e promove o aumento do colesterol “bom” (HDL). Este suplemento é indicado em especial para os vegetarianos, que tem deficiência dessa substância no organismo.

4° CLA

O CLA ou, ácido linoleico conjugado, é um daqueles suplementos mil e uma utilidades. Contribui no controle dos níveis de insulina no sangue, auxilia na redução da gordura abdominal, promove uma alteração positiva nas proteínas ligadas ao metabolismo das gorduras e melhora as taxas de colesterol e triglicerídeos. E estudos recentes ainda apontam que esse suplemento tem propriedades anticancerígenas.

Muitos benefícios em um único suplemento e ele ainda ajuda a queimar as gordurinhas e proporciona um leve aumento de massa muscular.

5° Cafeína

A cafeína é um termogênico natural, estimula o organismo o obrigando a gastar mais energia. O que já aprendemos que significa maior gasto calórico, o que acarreta na queima de gordura e na perda de peso.

Essa substância certamente encabeça a lista de suplementos que emagrecem e como abordamos logo no inicio, é o principal componente dos termogênicos que ainda possuem outras substâncias que em conjunto com a cafeína, potencializam os resultados e ajudam a perder gordura e emagrecer mais rápido.

6° Fibras

As fibras, diferentes dos outros suplementos, não é um termogênico. Ou seja, não aumenta a temperatura do corpo, fazendo com que seu organismo queime mais gordura e nem aumenta o metabolismo. Então o que ela esta fazendo nessa listinha seleta?

As fibras, contribuem para regularizar seu organismo, em especial o intestino, e proporciona saciedade. O que é ótimo para quem tem compulsão por comida e doces. Você pode incluir as fibras na alimentação através de suplemento, ou alimentos ricos nesse nutriente. Lembrando que é muito importante ingerir bastante líquido, ao aumentar o consumo de fibras.

7° Óleo de coco

O óleo de coco é encontrado na versão cápsula e líquido. Na versão líquida, pode ser utilizada para substituir o óleo de cozinha comum. Por ser um ácido graxo de cadeia média, sua taxa metabólica é maior, sendo mais rápido processado pelo organismo. Entretanto, por conter auto teor de gordura saturada, gordura ruim, deve se ter cuidado com o excesso no consumo.

O óleo de coco atua na lipoproteína, reduzindo o mau colesterol e diminuindo a gordura, principalmente no abdômen. Tem ação termogênica, acelera o metabolismo, aumentando assim o gasto calórico.

8° Óleo de cártamo

Este óleo reduz a gordura localizada, especialmente na região abdominal, auxiliando no emagrecimento e no controle do colesterol. O óleo de cártamo é um anti-oxidante natural e suas propriedades aceleram o metabolismo. Queimando mais rápido a gordura corporal.

Promove o aumento da massa muscular magra, estimula a queima de gordura corporal e tem papel importante no crescimento muscular, redução de celulite e diminui as taxas do colesterol. Esses são alguns dos benefícios desse suplemento natural.

A dosagem certa deve ser recomendada por um profissional qualificado.

Conte para nós nos comentários, seu relato sobre os resultados das suplementos para queimar gordura citados nesse artigo, ou outro emagrecedor no qual você usou e como foi seu antes e depois. Foi bom? Funcionou? Não gostou? Ajude os próximos leitores!!

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Juju Salimeni, diz que não tem celulite para mostrar na avenida: ‘Vivo para isso’

Published

on

By

Modelo é aposta da escola para substituir Gracyanne Barbosa, que deixou a X-9 ano passado. ‘São Paulo é minha cidade, vou sentir uma emoção maior’, diz.

Juju Salimeni, 31 anos, vai encarar uma dobradinha na ponte-aérea São Paulo-Rio no carnaval 2018. Ela estreia como rainha de bateria da X-9 Paulistana no sábado (10) e na segunda (12) cruza a Marquês de Sapucaí pela Unidos da Tijuca. A preparação para encarar a maratona – e não mostrar celulite na avenida – não preocupa Juju agora, na reta final. Juju substitui Gracyanne Barbosa, que saiu da X-9 depois de viajar para o exterior e não participar do desfile que garantiu o acesso da escola ao Grupo Especial.

Juju Salimeni exibe corpão e ganha elogios: ‘Visão privilegiada’

Juju Salimeni exibe “bumbum na nuca” à beira da piscina

Musa da Tijuca, Juju Salimeni só toma água em bacalhoada: “Não posso comer”

“Eu vivo para isso. A minha vida é para dieta e treino. É meu estilo de vida. Não terei celulite no dia do desfile, assim como não tenho no dia a dia. Me orgulho disso e não vejo nenhum mal em dizer porque eu treino e faço dieta para isso. Sou feliz dessa forma”, diz ela.

Este ano, a X-9 levará para a avenida um enredo que faz um “mix” de ditados populares.

1) Está feliz de volta ao carnaval de São Paulo? Qual é a diferença em relação ao carnaval do Rio?

Sim, estou muito feliz. Fiquei praticamente três anos fora do carnaval de São Paulo. Mas foi por uma escolha minha, que tinha sonho de conhecer o carnaval do Rio. Tem uma diferença entre São Paulo e Rio, sim. Mas não é uma diferença em relação à comunidade e à dedicação dos membros da escola, isso é o mesmo. A diferença é cultural. No Rio tem muito mais a cultura do carnaval. As pessoas se preocupam em ter uma escola de samba do coração, está na cultura do carioca. Aqui, em São Paulo, não faz parte do dia a dia da população como faz no Rio de Janeiro.

2) Desde quando você participa do carnaval? Como começou sua relação com a X-9?

Desfilo há oito anos. Minha relação com a X-9 começou com um convite do Fábio, o mestre de bateria. Eles estavam sem rainha de bateria. Para mim, é muito legal, porque a X-9 é da Zona Norte, onde nasci e cresci, então me sinto em casa. Estou há três anos fora do carnaval de São Paulo, então vai ser uma novidade para mim. E aqui o público me conhece mais. Por ser São Paulo, a minha cidade, vou sentir uma emoção maior. Vai ter um gostinho a mais.

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook



Mais Acessados