Alimentação e Nutrição

Alcool X Dieta

Beber irá atrapalhar minha dieta? 

Essa é uma pergunta recorrente em minha sala. A resposta, como de costume, é DEPENDE!
Depende dos objetivos a serem alcançados e em quanto tempo queremos atingi-los.
Estamos aqui para PONDERAR o que deve ser feito e qual pode ser sua escolha.
Sabemos que o álcool é calórico (7kcal/g) e não pode ser estocado no organismo. Como uma substância tóxica, deve ser eliminado imediatamente. Por isso tem prioridade no metabolismo, alterando as vias metabólicas:

23764_312873442157766_1055115953_n
• Diminui a quantidade de carboidrato ou glicose na corrente sanguínea, pelo fato de usarmos a glicose para metabolizar o álcool. Sendo assim o organismo irá aumentar a produção de CORTISOL, hormônio responsável em aumentar a oferta de energia para o corpo e a busca por alimentos (FOME). Cortisol elevado significa uma maior procura por alimentos mais calóricos, palatáveis e rapidamente absorvidos (gorduras, embutidos, frituras, carboidratos de rápida absorção) ou seja, GULA e exagero em alimentos calóricos ou alguém bebe comendo brócolis, pão integral, aveia, frango grelhado e frutas ao invés de salgadinhos, torresmo, linguiça, picanha, amendoim salgado? Então pronto. Primeiro ponto. BEBER AUMENTA FOME E APETITE e quem está sob efeito de álcool e cortisol geralmente não CONTROLA a quantidade de comida ingerida, sempre EXAGERA. Observem que esse aumento de apetite não acontece só no dia que se bebe e sim uns 2 a 3 dias consecutivos.
• Já que falamos em CORTISOL, poderemos falar que ele aumentado irá estimular o organismo pegar seus músculos e transformarem em energia. Uma coisa muito ruim para quem almeja aumentar a massa muscular (que deveriam ser todos)
• Outro ponto, oxidação lipídica, queima de gordura. Sabe-se que o álcool, juntamente com o cortisol, exageros e guloseimas favorecerão o aumento do estoque de gorduras no organismo, preferencialmente na área abdominal, quem nunca viu uma pessoa magra e muito barriguda, a popular barriga de cerveja?

Conclusão: Ficaremos mais famintos e compulsivos, perderemos músculos e ainda estimularemos uma maior produção e acumulo de gordura na região abdominal. Claro que nem citei os outros problemas relacionados a saúde, psicológicos e sociais que o álcool acarreta. Vale a pena?
Claro que tudo tem o outro lado, se eu não exagerar…mas ai irei lhe perguntar qual é o seu objetivo ou em quanto tempo quer ter o corpo sonhado?

Comments

comments

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso: Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um nutricionista. Não nos responsabilizamos por lesões ou problemas que, por ventura, possam ocorrer devido à utilização de informações contidas no site. Observação: Todo o post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

[Fechar]
.

Copyright © 2011 - 2017, All Rights Reserved.

To Top