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Alimentação e Nutrição

Alimentação para Hipertensos

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A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.

Sintomas
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: Podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza,visão embaçada,sangramento nasal,falta de ar,sensação de mal-estar,ansiedade e agitação.

  • Substitua o sal por temperos naturais(limão, alho, cebola, cheiro-verde, orégano, cominho, coentro, manjericão etc).
  • Substituir gorduras animais por óleos vegetais( óleo de soja, milho ou girassol).
  • Evitar açúcar e doces.
  • Retirar o saleiro da mesa.
  • Evitar frituras.
  • Consumir alimentos que sejam fonte de fibras, como frutas, cereais integrais, hortaliças e legumes, de preferência crus.
  • Evitar alimentos industrializados(molhos prontos, ketchup, caldos concentrados, mostarda,etc).
  • Evitar os embutidos(salsicha, linguiça, presunto, salame,etc).
  • Evitar as conservas e os enlatados.
  • Evitar os salgadinhos para aperitivo(batata frita, amendoim salgado, etc).

A hipertensão é uma das principais causas de ataque cardíaco e derrame cerebral, atingindo milhões de pessoas no mundo todo. Apesar da gravidade das conseqüências da pressão alta, cerca de 90% dos hipertensos não seguem o tratamento prescrito pelos médicos e um grande número de pessoas nem sabe que sofre do mal. Porisso a importância de se fazer uma consulta médica periodicamente

Preferir
– Alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados.
– Temperos naturais: limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha.
– Verduras, legumes, frutas, grãos e fibras.
– Peixes e aves preparadas sem pele.
– Produtos lácteos desnatados.


Limitar
– Sal.
– Álcool.
– Gema de ovo: no máximo 3 por semana.
– Crustáceos (caranguejo).
– Margarinas, dando preferência às cremosas, alvarinas e ricas em fitosterol.

Evitar
– Açúcares e doces.
– Frituras.
– Derivados de leite na forma integral, com gordura.
– Carnes vermelhas com gordura aparente e vísceras.
– Alimentos processados e industrializados: embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote.


Tabela com a quantidade de sal e potássio contida em certos alimentos (Composição química dos alimentos por 100 gramas)

Não-recomendados
Alimentos / Sal (g) / Potássio (mg)
Carne-de-sol / 10,8 / 200
Bacalhau Salgado / 14,3 / 603
Bacon defumado / 2,6 / 236
Caviar / 3,8 / 531
Manteiga com sal / 2,5 / 303
Presunto cozido / 4,8 / 237
Lingüiça-porco / 2,9 / 268
Batata Chips / 1,6 / –
Picles / 3,0 / –
Pizza / 1,8 / 130
Azeitona / 3,0 / –
Queijo Camembert / 3,1 / 66
Queijo Roquefort / 3,0 / 82
Salame / 5,3 / 376
Salsicha / 2,5 / 235


Com moderação
Alimentos / Sal (g) / Potássio (mg)
Maionese / 1,5 / 17
Macarronada / 1,0 / 121
Requeijão / 1,0 / 53
Pão francês / 1,5 / 141
Ovo / 0,3 / 128
Doce de leite / 0,3 / 393


Os recomendados
Alimentos / Sal (g) / Potássio (mg)
Carne magra / 0,3 / 112
Peixe / 0,3 / 182
Cream Cracker / 0,3 / 35
Fígado / 0,3 / 248
Galinha / 0,3 / 211
Gelatina / 0,4 / 42
Ricota / 0,5 / 64
Queijo-Minas / 0,7 / 153
Peru / 0,3 / 288
Maçã / – / 64
Mamão / 0,1 / 212
Manga / – / 76
Maracujá / 0,1 / 360
Mel de abelha / – / 34
Melancia / 0,0 / 42
Melão / 0,2 / 429
Morango / 0,1 / 155
Óleo de soja / – / 4
Pepino / 0,1 / 76
Pêra / 0,1 / 132
Pêssego / 0,1 / 121
Pimentão verde / 0,1 / 154
Quiabo / 0,1 / 31
Rabanete / 0,2 / 383
Repolho / 0,1 / 161
Tomate / 0,1 / 209
Uva branca / 0,1 / 188

Fonte: http://news.slnutrition.com

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Proteína de ervilha, glutationa… conheça novos produtos fitness

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Estudos recentes indicam uma nova geração de ingredientes funcionais que podem ajudar a reduzir gordura e aumentar a massa muscular

Mesmo para quem já faz musculação e tem uma dieta regrada, os suplementos e alimentação funcional podem ajudar. Mas é hora de abrir a cabeça e ir além do whey protein. Segundo o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, novos estudos têm identificado proteínas e antioxidantes que podem ajudar a reduzir gordura e promover aumento da massa muscular. “A proteína vegetal da ervilha, por exemplo, é uma alternativa eficaz ao whey protein, não conta com lactose e ainda tem outras vitaminas e minerais naturalmente”, explica o especialista. Ele destaca as novas substâncias que ajudam a emagrecer e turbinar os músculos:

Proteína da ervilha — Eficaz no aumento da espessura muscular, a proteína da ervilha foi avaliada em estudo comparativo com whey protein e placebo. “Após 12 semanas com programa de treinamento de resistência, os efeitos da proteína da ervilha, no que se refere ao aumento da espessura e força muscular, foram iguais aos do whey protein e muito maiores com relação ao grupo placebo”, conta Lucas. Os testes foram realizados nos músculos bíceps. A espessura muscular foi avaliada por ultrassonografia e a força foi medida em um dinamômetro isocinético. “Os pesquisadores concluíram que em adição a um treinamento apropriado, a suplementação com proteína de ervilha é eficaz no aumento da massa muscular, especialmente para pessoas que iniciam ou regressam a um fortalecimento. Uma vez que não se obteve qualquer diferença entre os dois grupos de proteínas, a proteína de ervilha vegetal pode ser utilizada como uma alternativa aos produtos dietéticos à base de soro de leite”, afirma.

Suplementta — Novo método que combina três poderosos ingredientes para ação anti-idade facial e antiqueda capilar também tem efeitos no aumento do tônus muscular. “A associação dos peptídeos bioativos Bodybalance e Verisol é benéfica para quem pratica exercícios físicos, pois enquanto o primeiro aumenta a massa magra e diminui a gordura fornecendo aminoácidos adequados, o segundo restaura o metabolismo celular e aumenta a elasticidade da pele, com resultado também contra a celulite”, explica. Ambos os colágenos que melhoram a pele e músculo podem ser ingeridos juntos diluídos em bebidas, uma vez ao dia.

Glutationa — De acordo com Lucas, essa molécula antioxidante é um importante coadjuvante para os treinos, pois aumenta o desempenho e reduz a fadiga muscular. De acordo com estudos recentes, a suplementação de glutationa por 2 semanas reduz a fadiga física induzida por exercícios físicos e diminui os níveis plasmáticos de lactato. “O lactato e a acidose metabólica contribuem para a fadiga muscular. Então, o nutracêutico com glutationa também estimula o metabolismo aeróbico e evita a acidificação do ambiente muscular”, explica.

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Vai encarar? A nova tendência fit é ovo cru no café

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Especialistas não recomendam a prática

Para os amantes do mundo fitness, pode ser um hábito comer ovos crus batidos e beber café antes do treino, mas será que já pensaram em combinar os dois? Esta parece ser a nova técnica do fitness, adotada por maratonistas e por quem quer juntar a potência dos dois ingredientes numa só bebida para ter mais energia para treinar.

Na verdade a técnica é bastante antiga, pois há séculos húngaros, escandinavos e vietnamitas juntam ovo cru ao café para obter uma bebida potente e cremosa, segundo a revista Runner’s World.

Os estudos já comprovaram que beber café antes do treino pode contribuir para melhorar o desempenho, devido ao efeito estimulante da cafeína. Quanto aos ovos, a proteína e a gordura ajudam os músculos a se recuperar.

Portanto, apesar de várias pessoas do mundo fitness estarem aderindo à tendência de aliar ovo cru e café, esta pode não ser a forma mais benéfica de consumir estes ingredientes. Isto porque o café deve ser consumido antes do treino, para melhorar a performance, e os ovos devem ser consumidos depois, para ajudar os músculos a se recuperar do treino.

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Afinal, beber água morna com limão em jejum faz bem para a saúde?

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Especialista destaca quais são os benefícios de incluir o limão na alimentação diariamente

Épossível adotar uma alimentação nutritiva e balanceada sem gastar fortunas no supermercado toda semana. Entre os alimentos mais ricos em nutrientes e disponível em abundância está o limão, que possui um poderoso conjunto de benefícios para a saúde.

Rico em vitamina C e antioxidantes, o limão ajuda na perda de peso, aumento da imunidade, ajuda na absorção de ferro, atua na prevenção de cálculos renais, melhora a saúde do coração e até mesmo pode ser um importante aliado no combate ao desenvolvimento de câncer.

“O limão é uma das frutas mais ricas em vitaminas e minerais, além disso, tem potentes antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do organismo. Outro ponto muito importante é que é uma fruta acessível e fácil de encontrar, portanto, é bastante fácil inclui-la na alimentação”, explica Dr Rocha, médico pesquisador na área de nutrição e Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), autor do livro “Diabetes Controlada: o programa para controlar a diabetes e voltar a viver bem”.

Para o médico, entre as melhores maneiras de consumo está a ingestão de água com limão em jejum, diariamente. Segundo ele, essa maneira de consumo potencializa a absorção de vitamina C e demais compostos da fruta pelo organismo. Outra maneira de colher os benefícios da fruta, segundo Rocha, é utilizá-la como tempero em saladas, ou até mesmo em acompanhamentos de carnes, uma vez que sua presença potencializa a absorção de ferro pelo organismo.

Confira aqui os benefícios mais incríveis que o consumo diário de limão pode trazer para a sua saúde:

  1. Colabora com a perda de peso: O limão realmente pode ajudar no emagrecimento. Rica em minerais e antioxidantes, a fruta possui em sua composição os chamados polifenóis, um tipo de substância que é capaz de diminuir a resistência à insulina de pessoas eutroficas, ou que estejam em sobrepeso, obesidade ou que sejam portadores de diabetes. Essa diminuição de resistência à insulina, faz com que o hormônio seja menos liberado na corrente sanguínea, o que faz com que o organismo use mais gordura como fonte energética, o que consequentemente pode colaborar com o emagrecimento. Além disso, a fruta é rica em fibra e pectina, o que proporciona saciedade e reduz a vontade ingerir qualquer outro tipo de alimento. Porém aqui vai um alerta do Dr Rocha, uma dieta a base unicamente de limão pode ser perigosa. O consumo excessivo pode causar uma série de complicações e até mesmo ser tóxico para o organismo.

2. Aumento da Imunidade: Os limões são uma excelente fonte de vitamina C. Consumir um limão por dia pode eliminar quase um terço das necessidades diárias de vitamina C. Obter quantidade suficiente de vitamina C através da alimentação é importante para muitos aspectos da saúde, entre eles a imunidade. Além de rico da vitamina C, o limão contém altas doses de potássio que estimula células cerebrais e nervosas. O ácido ascórbico presente no interior do fruto ainda possui efeitos anti-inflamatórios benéfico para todo o organismo, alie isso a potencialização da absorção de ferro e temos como resultado um fortalecimento total do sistema imunológico, por isso é comum, quem ingere limão ter poucos episódios de gripes, resfriados e demais doenças.

3. Melhora absorção de ferro: Casos de anemia por deficiência de ferro é bastante comum e ocorre geralmente pela ingestão insuficiente de ferro através da alimentação. A vitamina C e o ácido cítrico presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

4. É bom para a saúde do coração: As complicações cardíacas são um problema de saúde de ordem mundial. Estudos recentes mostram que comer frutas como o limão e hortaliças pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doença cardíaca. Os compostos presentes na fruta, agem diretamente nos neurotransmissores funcionando como antidepressivo natural, o que reduz a ansiedade e melhora o humor.

5. Reduz Risco de Desenvolvimento de Câncer: Assim como as demais frutas cítricas, o limão contém altos níveis de flavonas, que são compostos antioxidantes. Esses compostos, agem exatamente como protetores que dificultam a errônea multiplicação de células o que diminui drasticamente as chances de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

6. Ajuda na Digestão: O sumo presente no limão auxilia o organismo a eliminar toxinas e sua composição é semelhante à da saliva e outros fluídos digestivos, tais como enzimas. O fruto estimula o fígado a produzir bile, um ácido essencial para a digestão. Além disso, a vitamina C presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

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