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Alimentação e Nutrição

Alimentos industrializados, você sabe o que você consome?

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A vida saudável cada dia bate mais em nossa porta e em alguns casos muitos decide mudar de vida após algum caso de doença ou necessidade de simplesmente mudar para o Bem estar.

A facilidade de encontrar guloseimas em qualquer esquina é grande, doces, frituras, refrigerantes você encontra em qualquer lugar.  Os Alimentos industrializados são populares porque economizam tempo e são fáceis de consumir – na maioria dos casos, é só abrir e comer, no máximo, esquentar no microondas ou no forno. São coisas ideais pra quem tem uma rotina corrida ou pra quem não gosta de cozinhar. Mais será que é uma boa opção consumir excesso de:  carboidratos, sódio, gorduras de todos os tipos para dar sabor?  esses alimentos embalados e praticamente prontos para o consumo atingem o metabolismo de maneira mais agressiva do que se possa imaginar, não é somente o fato de terem grande quantidade de conservantes e quase nenhum nutriente.

Veja algumas imagens de como é produzido alguns alimentos, é algo até que bonito de se ver, hipnotiza, mais é isso que você deseja ter dentro do seu organismo?

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Confira essa lista abaixo com os piores produtos industrializados que podem causar problemas no futuro:

Nuggets

Os nuggets são compostos de boa parte de gordura e carboidratos, além do glutamato monossódico, substância que dá aquela vontade de comer sem parar. Os fritos são piores porque agregam mais gordura trans.

 

Refrigerantes

Todos já sabemos que refrigerantes fazem mal à saúde – não há nada nutricional nas bebidas, são simplesmente calorias vazias. O uso de adoçantes e corantes podem fazer mal ao fígado e seu teor ácido pode até alterar o pH.

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Hotdog e outras carnes processadas

Estas carnes não possuem nenhum valor nutricional, pois são altamente processadas sob condições extremas de calor e pressão que simplesmente destrói qualquer nutriente que poderia ali existir. O uso de conservantes, corantes e aromas artificiais também prejudicam a saúde. Aborte aquela ida à barraca do dogão pós-balada para seu próprio bem-estar.

 

Biscoitos

Alem dos níveis altos de açúcar, a gordura trans é a vilã mais uma vez – utilizada para aumentar a vida útil do produto, para que passe muito tempo nas prateleiras até ser comprado, e também para que o biscoito tenha aquela textura perfeita.

 

Cereal matinal

Os cereais matinais “fortificados” com vitaminas e minerais são fortalecidos por um motivo. Sem esses adicionais, eles não são nada – dá pra os chamar de vitaminas crocantes, e nem são tão vitamínicos assim, pois as vitaminas são adicionadas artificialmente.

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Barras de cereal

Talvez a maior surpresa da lista – o marketing sobre as barras de cereal é enorme: são opções super saudáveis e nutritivas, só que não exatamente. A maioria das barras de cereal usa xarope de milho rico em frutose, um adoçante artificial barato que faz mal à saúde, pois fica acumulado como gordura.

 

Condimentos e molhos de salada

Estes também são feitos com xarope de milho rico em frutose. O adoçante é muito utilizado pela indústria, pois adiciona volume e sabor ao produto de forma barata. Gordura trans, glutamato monossódico e conservantes também figuram como vilões neste caso.

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Já deu pra dar uma conferida no que alguns dos alimentos citados pode fazer com seu organismo não é mesmo?  Fique atendo ao que irá consumir, evite  “fast foods” alimentos congelados, sei que é difícil falar para preparar tudo ao natural, isso requer tempo e planejamento, mais caso você possa ter esse tempinho para sua saúde, seria melhor!

Grelhar um frango pro exemplo não leva mais do que 5 minutos, refogar uns legumes, comer algo mais saudável, pode levar  apenas 30 minutos do seu dia para preparar um prato bem gostoso, já esses alimentos industrializados pode levar anos para sair da sua vida e do seu organismo.

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Alimentação e Nutrição

Efeito Platô: Musa Fitness fala da Dieta Ajustada que acelera o metabolismo

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Musa fitness Milla Summers fala sobre a Dieta Ajustada e como esse método é eficiente para maximizar seus resultados neste período de preparação para as competições do Arnold Sports e MuscleContest

O efeito platô pode ocorrer em qualquer tipo de programa para emagrecer, quando a dieta e os treinos parecem já não surtir mais efeito. E, às vezes, ainda vem acompanhado de reganho de um a dois quilos, o que pode ser um pesadelo para qualquer praticante de atividades físicas.


A musa fitness Milla Summers está em preparação para duas importantes competições esse ano, o MuscleContest e o Arnold Sports, e conta como a Dieta Ajustada tem sido uma grande aliada para evitar o efeito platô e seguir obtendo resultados no shape: “a minha dieta é ajustada e revista com meu nutricionista a cada 12 dias. Deste modo, o percentual de erros é menor, e evitamos o efeito platô, forçando meu corpo e meu metabolismo a estar sempre ativos, e corrigindo possíveis erros”. 


Esse momento de estagnação na perda de peso é muito individualizado, mas, geralmente, acontece de seis meses a um ano após o início de um programa de emagrecimento: “No início, é normal a gente perder gordura e ganhar massa magra, e ai começamos a nos animar com os resultados. Mas depois, o corpo começa a equilibrar o gasto energético diário e estagna-se”. 
O efeito platô não acontece somente porque o organismo começa a realizar as funções básicas gastando menos energia, e sim porque com o treinamento, o corpo se torna mais eficiente e no gasto energético para a prática de exercícios: “por isso a importância do acompanhamento médico, principalmente nesta etapa, para apresentar meu melhor”. 


Sobre a preparação, Milla Summers acrescenta alguns detalhes: “por se tratar de uma competição de alto nível, adotamos protocolos de preparação diferenciados, que não se aplicam para o restante do ano. Em relação a água, agora tomo 4 litros por dia, e com a aproximação do campeonato vamos baixando a ingestão de água. E cada dia vai ficando mais difícil também porque vamos baixando a ingestão de carboidratos até zerar”.

Fotos de: MF Press Global Por: Hebert Neri

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Alimentação e Nutrição

Saiba como emagrecer até o Carnaval

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A coach nutricional Gabi Lodewijks, criadora do método Vida Saudável, ensina dieta que promete ajudar você a chegar com quilos a menos e mais disposição para o Carnaval 

Que tal começar agora mesmo a se preparar para o carnaval? Emagrecer alguns quilos e poder curtir o Carnaval sem stress, e com a auto estima mais elevada. 


A coach nutricional Gabi Lodewijks traz dicas de alimentação para ajudar você a chegar com mais disposição e alguns quilos a menos para aproveitar os bloquinhos de carnaval e desfilar na avenida: “o tempo é curto até lá e, por isso é necessário bastante disciplina, foco e persistência. É possível sim mudar alguns hábitos e dar início a uma reeducação alimentar para estar mais enxuta até o carnaval, mas nao existe milagre,t em que ter dedicação”, afirma Gabi.
Mas por onde começar para chegar mais magra no Carnaval? Gabi responde: “Pelo menos 30min diários de exercícios, médio a intensivo, praticando algo que você realmente goste, e se nao gosta de nada, tente algo novo. Musculação é ótima para o emagrecimento, pois além de aumentar a massa magra, deixa o corpo mais durinho e definido, que é o que queremos nao é mesmo?”, comenta


A coach nutricional conta que a alimentação é a chave para chegar na avenida mais enxuta: “a ideia é ter o menor consumo possível de alimentos processados, descascar mais e desempacotar menos. Evite consumir alimentos gordurosos, açúcares e bebidas alcoólicas nessas próximas semanas. Beba bastante água. Quanto mais colorido for seu prato, melhor”.
Gabi Lodewijks elaborou um cardápio que poderá ajudar você a eliminar alguns quilos até o carnaval. 


Café da manhã:
Suco verde: 2 folhas de couve ou espinafre, algumas rodelas de pepino, gengibre, menta, kiwi ou maçã verde e um pedacinho de salsão. Adicione gelo no final.Dois ovos1 fatia de pão integral com filé de frango
Lanche da manhã: 5 amêndoas,  nozes, ou castanha do Pará sem sal.


Almoço: 
Omelete com dois ovos e legumes ou alguma proteína magra ( 125gr)2 col. de arroz integral2 col. de feijão ou lentilhaSalada verde à vontade (tomate, cebola, pepino, alface, etc.)


Lanche da tarde:
1 fatia de queijo brancoLegumes crus como pepino, cenoura, tomateJantar:Legumes cozidos variados ( vagem, brócolis, couve-flor, espinafre etc)Salada verdeFilet de frango grelhado ou carne vermelha magra ou peixe


Ceia:Chá de camomilaMeio abacate (pequeno) se sentir fome.
Você pode trocar almoço pelo jantar e vice-versa caso fique melhor para encaixar na sua rotina. Os lanches também podem ser trocados, o da manha pelo da tarde e vice versa.

Fotos de: MF Press Global Por: Hebert Neri

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Academia

Top 5: Dicas para emagrecer e definir

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Todos sabemos que o desejo de emagrecer ou definir, é algo muito frequente. Porém nem todos sabem como fazer isto corretamente. Muitos podem obter resultados satisfatórios a um espaço curto de tempo, mas com um pequeno deslise todo trabalho vai por água a baixo. Neste artigo você irá entender como fazer tudo de maneira correta, até porque selecionamos: as 5 melhores dicas para emagrecer e definir de vez!

DICA 1 – COMECE A DIETA DA MANEIRA CERTA

Vamos entender o básico. Supomos você tenha 90 quilogramas e tem um gasto calórico total diário de 3000 calorias ao dia. Como você deve começar a sua dieta para perca de peso ou definição? Vamos adotar este pequeno exemplo, levando em conta que não existe regra clara na literatura disto. O valor o qual citei é para o gasto calórico mais atividades diárias que você pode aprender acessando este artigo.

Exemplo:  A roberta segunda sua TMB precisa de 2500 calorias para manter as funções vitais dela. Logo iremos começar a sua dieta por este número e, não por uma redução mais drástica!


DICA 2 – CORTE AS CALORIAS AOS POUCOS

Continuando na historia da Roberta. Ela notou que após 14 dias o seu peso não caiu mais. Portanto como Roberta é uma moça inteligente, apenas reduziu 150 calorias da sua dieta. E só diminuiu as calorias novamente quando não obteve mais progresso.

Observação: Reduza as calorias sempre dentro de uma espaço de tempo de 2 ou 3 semanas, e também sempre se pese em jejum (ao acordar sem se alimentar).


DICA 3 – COMECE HOJE MESMO O HIIT

O método de treinamento intervalado, ou popularmente conhecido como hiit. Consiste em tiros de curta duração, que acelerarão seu coração e promovem uma maior queima de gordura, em comparação aos aeróbicos convencionais. Aprenda o hiit acessando este link.

Dica bônus: Acrescente o hiit, quando não estiver obtendo mais progresso na dieta. Ou seja, não diminua as calorias e sim faça este treinamento. Ele irá promover um balanço negativo calórico para você.


DICA 4 – UTILIZE CAFEÍNA COMO TERMOGÊNICO

Está sem dúvida será uma das melhores dicas para você. Utilize a cafeína antes do seu treino, seja ele aeróbico ou anaeróbico. Ela será utilizada como termogênico, sendo assim acelerara seu corpo para que queime mais calorias, consecutivamente queime mais gordura. Você ira encontrar o artigo completo onde detalho tudo sobre isto.


Dica 5 – Não coma carboidratos no desjejum

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