O Aminoácido e o Aumento Muscular

Os aminoácidos (AA) são os constituintes das proteínas que constituem a nossa massa muscular ou massa magra. Desta forma, é normal pensar que, para aumentar a nossa massa magra, ou seja, o músculo, é necessário aumentar o consumo de proteínas. Esta ideia é correta, no entanto, quando ingerimos proteínas sejam elas animais ou vegetais, o nosso corpo necessita de sintetizar estas mesmas proteínas através da ação de enzimas. Estas proteínas são então “reduzidas” a aminoácidos, os únicos nutrientes que podem ser absorvidos pelo organismo.

Estes são, então, combinados de forma a criar as proteínas necessárias ao nosso organismo.

• Aminoácidos não-essenciais – São aqueles que o organismo pode sintetizar.
  • Aminoácidos essenciais – São aqueles que não podem ser produzidos pelo organismo e, por isso, devem ser ingeridos através dos alimentos.

Desta forma, muitos culturistas ou fisiculturistas, incluem nas suas dietas grandes quantidades de proteínas com o objetivo de aumentar a massa muscular, contudo, esta ideia é ligeiramente errada, visto que associada às proteínas da nossa alimentação, muitas vezes, também existe gordura.

Assim sendo, existe a necessidade de escolher qual a melhor proteína para cada situação e selecionar os aminoácidos imprescindíveis ao aumento muscular.

Mas quais os aminoácidos importantes no aumento da massa muscular:

L-ARGININA: favorece a produção de hormona do crescimento, indispensável para o crescimento muscular.

L-ORNITINA: em conjunto com a L-arginina facilita a libertação da hormona de crescimento.

L- GLUTAMINA: os músculos são os nossos maiores armazéns de L-glutamina, assim, poderá ser necessária a ingestão deste aminoácido em atletas, de modo a evitar a fadiga crónica neste caso o cansaço e o “Over-Training”.

BCAA’S(BRANCHED CHAIN AMINO ACIDS) ISOLEUCINA, LEUCINA E VALINA: aminoácidos de cadeia ramificada responsáveis pela formação de 35% do tecido muscular.

L-ISOLEUCINA: regula o açúcar no sangue e em conjunto com os BCAA’S (mais especificamente a Valina) ajuda no metabolismo dos músculos.

GLICINA: Auxilia a recuperação do músculo. Sendo um dos aminoácidos mais importantes no crescimento e desenvolvimento muscular.

TRIPTOFANO: usado pelo cérebro na produção de serotonina. Ajuda na formação muscular.

CREATINA: encontra essencialmente nos músculos sob a forma de fosfocreatina (66%), enquanto a restante é armazenada como creatina livre (33%). Muitos estudos demonstram que uma suplementação com monohidrato de creatina, pode aumentar a creatina muscular, entre 10 a 40%.
Para melhorar a absorção e a utilização do aminoácido por parte do organismo deve associar-se à sua utilização de um complexo multi-vitamínico e mineral que contenha vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E.

Onde comprar Aminoácidos?

Existe a opção de comprar o produto através de lojas online que já possuem o produto no Brasil, o preço é maior, mas a entrega é mais rápida.

Fonte: ganharpeso.info

1. Massa Muscular

26 de julho de 2011 at 12:05

Umas das melhores formas de se obter os aminoácidos essenciais é através da alimentação natural, porém, como vocês mesmo disseram, infelizmente muitas fontes de aminoácidos (proteínas) naturais acabam trazendo juntamente com elas, a gordura.

É nessas horas que uma boa suplementação alimentar pode trazer as quantidades importantes de aminoácidos sem o acompanhamento das indesejáveis gorduras em suas composições.

Abraços!