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Atividade física regula e ameniza os sintomas da TPM

A TPM é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que atinge cerca de 75% das mulheres entre 20 e 45 anos de idade, seus efeitos se manifestam no período de 3 a 5 dias anteriores a menstruação, cessando durante o período menstrual. Todos aqueles sintomas pelas mulheres tão conhecidos, tais como: irritabilidade, nervosismo, hipersensibilidade emocional, raiva, insônia, depressão, cansaço, ansiedade, baixa auto-estima e tantos outros, ocorrem em razão das taxas de estrogênio e progesterona sofrerem oscilações e com isso diminuindo a taxa de serotonina.

Tratamento para TPM:

Inúmeros são os tratamentos para o combate da TPM podendo o médico indicar a suplementação com vitaminas, anticoncepcional e, até mesmo, a indicação de antidepressivos dependendo do caso. Porém, muitas mulheres conseguem um ótimo resultado com mudanças em seus estilos de vida, ou seja, uma boa alimentação e a prática de atividades física.

TPM e Atividade Física
Em todo o mundo são realizados diversos estudos direcionados à TPM, e as conclusões são significativas ao demonstrar que existe uma correlação entre a atividade física e a diminuição dos sintomas da tão temida TPM como, por exemplo, estudo realizado pela University of British Columbia, onde após 6 seis meses constataram que as mulheres que praticaram exercícios apresentaram menos episódios de sintomas da TPM, isso porque o nosso corpo em resposta à prática de exercícios libera um hormônio denominado ENDORFINA, que nos dá a sensação de bem-estar, prazer e até mesmo analgésica. Ademais, a prática de exercícios oxigena o sangue e o cérebro, tonifica os músculos, fortalece os ossos e regula o metabolismo do organismo.

Os exercícios aeróbicos como corrida, natação, bicicleta e etc, tendem a liberar mais endorfina, porém as demais modalidades poderão ser realizadas e com o mesmo efeito, tudo irá depender de qual exercício mais agrada a mulher, o que mais lhe dará prazer em realizar fazendo com que se pratique mesmo durante a TPM, seja na academia, seja ao ar livre, podendo exercitar-se com danças, artes marciais, jogos de vôlei, tênis, spinning, pilates ou uma caminhada.

E, até mesmo durante o período menstrual no qual diversas mulheres são afetadas por cólicas; existem exercícios que podem ser realizados com o intuito de aliviar as dores, tais como exercícios que estimulem a região pélvica, consulte um profissional.

Mesmo diante de muitos tratamentos contra a TPM, não há dúvida que é essencial a prática de uma atividade física para melhora dos sintomas, pois combate os efeitos da oscilação hormonal com a produção da endorfina, ajudam na redução da ansiedade, melhoram a auto estima e tiram o peso da consciência depois de devorar aquele chocolatinho que sempre comemos durante a TPM.

Fonte: corpoemfoco.com.br

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