Alimentação e Nutrição

Barriga definida depende 80% da alimentação

Frequência, intensidade e perseverança nos exercícios também ajudam. Natação, capoeira e dança são opções que malham músculos do abdômen.

Enxugar a barriga e deixá-la chapada, com aspecto de “tanquinho”, é o objetivo de muita gente no verão. Mas alcançar essa meta exige frequência, intensidade e perseverança nos exercícios físicos.

Segundo o preparador José Rubens D’Elia, a alimentação também tem um papel fundamental: “Barriga boa depende 80% da dieta de cada um”, destaca. E a dica do endocrinologista Alfredo Halpern é reduzir o consumo de frituras, gorduras, açúcar e álcool. Passar longe das tentações também ajuda.

Além de esteticamente feia, a gordura abdominal favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares. Apesar disso, há uma notícia boa: ela pode ser eliminada com a perda de peso, principalmente se a barriga for dura – daquelas de “chopp”. Nesse caso, os homens levam vantagem.

D’Elia ressaltou ainda que, ao trabalhar a musculatura do abdômen, a pessoa não elimina só a barriga: também melhora a sustentação da coluna e fortalece o assoalho pélvico, importante para prevenir e tratar a incontinência urinária.

A professora de educação física Zânia Menezes enfatiza o papel dos abdominais nesse processo de “chapar” a barriga. Outra recomendação dela é aprender exercícios com bola, que tornam a atividade ainda mais prazerosa, que e devem ter pelo menos 55 cm de diâmetro.

No pilates, a bola é muito usada e chamada de “fit ball”, que é ótima para quem está pensando em perder a barriga, porque ajuda a desempenhar funções específicas da musculatura e ativa regiões “adormecidas”.

E é possível perder a barriga se divertindo, seja na natação, na capoeira ou nas aulas de dança. De acordo com Zânia, os melhores ritmos para endurecer a região do abdômen são: samba, salsa, hip hop, frevo, jazz e zouk – gênero musical originário das Antilhas que mescla passos de lambada, samba, rock e forró, e faz muito sucesso no Norte do país.

Frequência, intensidade e perseverança

Só deve se propor a fazer uma atividade física se tiver frequência. E é importante se programar para aquele compromisso por no mínimo 3 vezes por semana. Essa regularidade é fundamental para um bom resultado.

A intensidade do exercício é outro ponto de destaque. Treinos de pelo menos 30 minutos já têm a intensidade mínima para perder barriga. Além da duração, deve-se prestar atenção no ritmo da atividade. No caso de uma caminhada rápida, não adianta apenas andar: o ideal é trotar e correr.

E esses dois itens só apresentarão resultados se a pessoa for perseverante. Os efeitos positivos do exercício não são imediatos nem caem do céu. Para se conseguir um bom desempenho e enxergar mudanças no corpo, é preciso esperar pelo menos dois meses. A barriga sarada vem com o tempo e, se quiser acelerar os resultados, aumentar a frequência e a intensidade da malhação.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/

loading...

Comments

comments

18 Comments

18 Comments

  1. garanhao italiano

    12 de janeiro de 2012 at 13:38

    é reduzir o consumo de frituras, gorduras, açúcar e álcool. Passar longe das tentações também ajuda. so faltou dizer passar longe de buce…
    ah vai se f…

    • admin

      13 de janeiro de 2012 at 09:54

      Não, isso irá lhe ajudar a queimar algumas calorias ainda 🙂
      Alimentação saudável é para quem quer conquistar o tao sonhado sonho, para isso precisa deixar de lado os lanches gordurosos, refrigerantes e mudar a vida completamente

  2. Ramon

    12 de janeiro de 2012 at 14:44

    Boas dicas

  3. Rafael

    12 de janeiro de 2012 at 16:34

    Muito bom o post. Mas afinal de contas, o que se deve comer? E com qual frequencia? Abração.

    • admin

      13 de janeiro de 2012 at 09:51

      Você deve cortar as coisas gordurosas, evitar grande quantidade de açucares e sal, comer normalmente em 3 em 3 horas, como se deve ser feito

  4. Ricardo

    10 de fevereiro de 2012 at 15:30

    Quantas abdominais por dia se deve fazer pra atingir um tanquinho definido em menor tempo ?

    • admin

      10 de fevereiro de 2012 at 18:35

      isso depende de pessoa pra pessoa, sem uma alimentação adequada vocçe nao vai ter uma barriga tanquinho, treine abdominal 1 dia sim o outro não, as series comece com 4 de 30 e aumente conforme for ficando facil.

    • SP Nutrição e Musculação

      1 de junho de 2013 at 01:54

      A questão não é a quantidade de abdominais que você faz! Não precisar fazer muito não, faça 4 repetições de 20 por exemplo, porém sempre faça abdominal com carga, facilitará seus ganhos abdominais…mas lembre-se, nada adianta você ficar se matando em abdominal se você não fizer uma dieta regrada! Para aparecer os “gominhos” do seu abdomen você precisa eliminar a camada de gordura que está por cima dos “gominhos”.

  5. Inspirational Quotes

    21 de março de 2012 at 23:14

    Hello There. I found your blog using msn. This is a really well written article. I will make sure to bookmark it and come back to read more of 301 Moved Permanently . Thanks for the post. I’ll definitely return.

    • admin

      22 de março de 2012 at 22:27

      Thank you and please come back

  6. grosir baju bayi

    30 de março de 2012 at 04:43

    Hello There. I found your blog using msn. This is a very well written article. I’ll be sure to bookmark it and return to read more of 301 Moved Permanently . Thanks for the post. I’ll definitely return.

    • admin

      30 de março de 2012 at 09:41

      thanks 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso: Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um nutricionista. Não nos responsabilizamos por lesões ou problemas que, por ventura, possam ocorrer devido à utilização de informações contidas no site. Observação: Todo o post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

[Fechar]
loading...
Mostra

Copyright © 2011 - 2016, All Rights Reserved.

To Top