Connect with us

Destaque

Benefícios da berinjela

Published

on

O que tem pra hoje? Berinjela!!!!!! Sensação do momento quando falamos em dieta e saúde.

E aproveitando que hoje é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, vamos falar sobre um forte aliado a esse contra esse mal, claro se consumido juntamente com uma dieta saudável.
Eu, particularmente, comecei a fazer uso não tem muito tempo, e não foi por causa de alta do meu colesterol, mas sim por causa da perca de peso, e depois disso meu resultado em perca de gordura melhorou muito, por isso fiz questão de pedir para Dra. Gabriela Garcia dar uma palavrinha pra nós sobre essa hortaliça!
Eu e meu marido, que por sinal abaixou o colesterol que estava alto, tomamos todos os dias a berinjela batida com água ou água de coco, em jejum. Não coa e manda pra dentro!!!! Rsrsrs
O gosto não é muito bom, mas o resultado compensa… Beijinhos

A Berinjela e seus Benefícios à Saúde

Levando em consideração a composição nutricional de seu fruto, este pode ser considerado fonte de minerais e vitaminas.
As análises laboratoriais mostram que, em 100g de berinjela crua, se encontram em quantidades consideráveis os seguintes minerais: magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. As principais vitaminas encontradas são as vitaminas A, B1, B2 e C.

Alguns nutrientes especiais encontrados em sua composição, bem como algumas das suas funções.
1) Magnésio: atua nas reações enzimáticas e faz parte da constituição dos ossos e dentes;
2) Zinco: atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico e está diretamente relacionado à reprodução;
3) Potássio: atua na contração muscular, na síntese de glicogênio e no metabolismo protéico e de carboidratos;
4) Cálcio: atua na formação dos ossos e dentes, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular;
5) Vitamina B1: exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e das gorduras;
6) Vitamina B2: atua em diversos processos metabólicos no organismo, bem como na transformação de gorduras, proteínas e carboidratos;
7) Vitamina C: atua como antirradicais livres, facilita a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.

Ela destaca-se ainda por apresentar:
* uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais;
* uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal e formação do bolo fecal;
* além de ser considerada como um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.

* Fibras insolúveis – Presentes principalmente na berinjela crua, o que faz com que demorem mais para serem eliminadas do estômago, consequentemente, adia a sensação de fome . Resultado: você acaba comendo menos e, assim, ingere menos calorias.
– Fibras solúveis – São o grande segredo da água de berinjela, já que se soltam do alimento enquanto ele fica de molho, tornando a água rica dessas fibras solúveis, que no organismo viram uma espécie de gel capaz de absorver gordura e eliminá-la.

Como preparar a água de berinjela

Corte meia berinjela em cubos. Então, deixe os pedaços de molho em 250 ml de água durante a noite. As fibras insolúveis se soltarão e tornarão o líquido poderoso!
Logo na manhã seguinte, tome a bebida em jejum. E sem coar! Para variar a receita, bata meia berinjela com meia laranja e beba o suco durante o dia, à vontade.

Farinha de berinjela

Pode até parecer mais um daqueles produtos milagrosos, mas este já foi provado cientificamente que realmente pode dobrar os bons resultados de uma dieta balanceada e de baixas calorias.
Fonte de fibras, aumenta a sensação de saciedade e, portanto, é uma boa ‘aliada’ para ajudar a perder peso. Reduz o LDL (colesterol ruim), triglicérides e ácido úrico e combate a constipação intestinal.

Faça a mistura em casa

Preparo
Em uma fôrma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca.
– Rendimento: 100 g.
– Armazenamento: guarde a farinha em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira.
– Validade: cerca de um ano.

Melhor uso: duas colheres de sopa ao dia, preferencialmente durante as refeições. Pode ser usada como alternativa à farinha de trigo no preparo de pães e massas, ou ainda, uma colher de sopa acrescentada a 200 ml de sucos, água ou vitaminas.

Compra e armazenamento

Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa. As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por 2 semanas

As pessoas tem o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas.

Comments

comments

Clique para Ler
1 Comment

1 Comment

  1. Roger

    7 de Fevereiro de 2014 at 09:30

    Sei que é chato quando alguém corrige…

    Mas o Correto é “PERDA” e não PERCA.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Bolo de beterraba integral

Published

on

By

Como poucas pessoas têm liquidificador industrial (eu não tenho), não será possível bater de uma só vez essa massa, pois ficará pesada demais. Não fica muito bom bater só a beterraba e acrescentar depois a farinha e o açúcar, misturando apenas com as mãos. Se preferir coloque tudo na batedeira, após bater bem a beterraba com os ovos e o óleo no liquidificador e bata por uns 10 minutos. Se desejar, após a massa de beterraba estar bem batida (estará quase líquida), separe em duas partes e bata com metade da farinha e do açúcar de cada vez, depois misture tudo em uma tigela com o fermento. Pode ser servido com calda de chocolate, mas eu prefiro simples, pois se bem batida a massa, o bolo fica super fofo.

INGREDIENTES

  • 2 beterrabas grandes (cruas e com as cascas) picadas
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de açúcar mascavo e/ou demerara
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de óleo (preferencialmente de abacate ou de coco)
  • 1 colher (sopa) de fermente em pó químico

MODO DE PREPARO

  1. Bata a beterraba com os ovos e o óleo no liquidificador até a massa ficar bem lisa e homogênea (pelo menos 5 minutos)
  2. Acrescente o açúcar e a farinha de trigo integral e bata por pelo menos mais 5 minutos
  3. Retire do liquidificador, acrescente o fermento e mexa devagar
  4. Coloque em uma forma média, untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 40 minutos

 

Summary
recipe image
Recipe Name
Bolo de beterraba fitness
Author Name
Published On
Preparation Time
Average Rating
51star1star1star1star1star Based on 1 Review(s)

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Scheila Carvalho com seus 44 anos exibe suas curvas e mostra que treina pesado

Published

on

By

Scheila Carvalho turbinou o bronzeado no domingo (18). Em foto publicada no Instagram, ela mostra as curvas enquanto toma sol à beira da piscina.

Aos 44 anos, a boa forma da ex-Morena do Tchan impressionou seus seguidores: “Que mulher é essa?”, brincou um fã, e vários outros elogiaram com “linda”, “maravilhosa” e “diva”.

A dançarina curte merecido descanso depois da maratona de compromissos no Carnaval 2018. A beldade marcou presença em blocos comandados pelo marido, Tony Salles, e pela ex-companheira de É o Tchan!, Carla Perez.

Sunday sun shining ??

Uma publicação compartilhada por Scheila Carvalho (@scheilacarvalhooficial) em

Comments

comments

Clique para Ler

Alimentação e Nutrição

Dieta simples com o que você tem em casa para emagrecer rápido e saudável

Published

on

By

Esta dieta para emagrecer em 15 dias permite uma rápida perda de peso, podendo-se reduzir cerca de 5 Kg em apenas duas semanas e sem muito sacrifício.

Porém, quanto maior for peso que se tem para perder maior deverá ser a velocidade de emagrecimento, por isso normalmente as primeiras semanas de dieta o emagrecimento é maior.

Cardápio completo para um emagrecimento rápido

A tabela a seguir traz um exemplo de 3 dias de cardápio da dieta para emagrecer.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 240 ml de leite desnatado + omelete feita com 1 ovo e tomate Vitamina de frutas sem açúcar + 1 col de sopa de chia Iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça + 2 fatias de queijo assado com alface e tomate
Lanche da manhã 1 maçã + 3 castanhas 2 fatias de queijo e presunto + 1 taça de gelatina 1 pêra + 3 amendoins
Almoço/Jantar 150 g de filé de peixe + 2 col de sopa de grão de bico + salada cozida + 2 fatias de abacaxi 150 g de peito de frango + 2 col de sopa de feijão + salada crua refogada + 1 laranja Sopa de legumes com quinoa + 1 ovo cozido + 1 fatia de melão
Lanche da tarde 1 iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça 2 fatias de melancia + 3 castanhas 1 xícara de chá sem açúcar + omelete de legumes

As dietas que prometem resultados rápidos devem ser feitas por um tempo limitado e qualquer dieta deve ser feita com supervisão do nutricionista, especialmente se a pessoa tiver alguma doença como diabetes e hipertensão.

2 Regras simples para esta dieta funcionar

  1. Alimentos permitidos: carnes magras, peixes, ovos, frutos do mar, leite e derivados desnatados, sementes, castanhas, legumes, verduras e frutas.
  2. Alimentos proibidos: açúcar, batatas, macarrão, pão, arroz, farinhas, maionese, manteiga, óleo, azeite, banana, uva, abacate e carnes processadas como linguiça, salsicha, bacon e presunto.
  3. Começar a dieta desintoxicando melhora os resultados, por isso veja uma receita excelente de sopa detox para completar esta dieta.
Esta dieta pode ser complementada com chás para emagrecer, como de limão e gengibre ou chá verde, que ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, diminuindo o apetite e acelerando o metabolismo.

Os remédios como sibutramina ou orlistat ajudar a emagrecer mais rápida são uma opção, especialmente quando a obesidade coloca em risco a saúde, mas só devem ser tomados com indicação do gastroenterologista ou do endocrinologista, caso contrário, quando o remédio acabar é muito possível que se engorde novamente.

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook



Mais Acessados