Connect with us

Destaque

Cãibras no esporte – Aspectos Nutricionais

Published

on

Apesar de existirem muitas razões para que uma cãibra apareça, alguns pontos nutricionais são muito importantes. Uma cãibra forte é capaz de tirar um atleta da competição ou um praticante da academia, em ambos os casos, há o transtorno e o prejuízo. Por ser algo que incapacita o atleta, técnicos e jogadores temem muito sua incidência, afinal, você já deve ter visto em alguma competição esportiva, principalmente o futebol, atletas desabarem repentinamente no campo e logo depois vem a informação de que o mesmo está com cãibras.

tenista-caroline-wozniacki

Caracterizada pela contração dolorosa e involuntária dos músculos, a cãibra é um problema comum que apesar de não sinalizar doença grave, funciona como um termômetro que mede o equilíbrio de água e nutrientes do nosso organismo.

A principal causa das cãibras é a perda excessiva de líquidos e sódio. O sódio é um mineral importante para a transmissão dos sinais nervosos e ações que levam aos movimentos dos músculos e a falta desse elemento, juntamente com a falta de líquidos, pode tornar os músculos mais sensíveis.

Por muitos anos, as pessoas atribuíram cãibras à falta de potássio ou magnésio no corpo, porém, pesquisas mostram que esses minerais são menos importantes na situação. As quantidades de potássio e magnésio que se perdem no suor são baixas quando comparadas ao sódio e cloreto.

Outras causas de cãibras: diabetes, problemas vasculares, uso da creatina, doenças neurológicas, etc.

caimbra-469x319-custom

COMO PREVENIR?

– Manter-se bem hidratado durante todo o dia com água mineral, água de côco e suco de frutas;

Beber muitos líquidos antes, durante e após o exercício, principalmente;

– Repôr sódio durante os intervalos de exercícios pesados com transpiração abundante. Utilizar uma bebida esportiva;

– Assegurar uma recuperação adequada com descanso, boa hidratação e boa alimentação (incluir comidas salgadas nesse período);

– Evitar o uso de alimentos e/ou medicamentos diuréticos, para minimizar a perda de água corporal.

 caibra_treino_exercicio

REFERÊNCIAS:

HORSWILL CA. Cãibras musculares: causas e tratamentos. Gatorade Sports Science Institute.

MAUGHAN, Ron, GLEESON, Michael, GREENHAFF, Paul. Bioquímica do exercício e treinamento. Traduzido por Elisabeth de Oliveira e Marcos Ikeda. São Paulo: Manole, 2000.

Comments

comments

Destaque

Mayra cardi brinca em ensaio na pisicina: “Expectativa x Realidade”

Published

on

By

Mayra Cardi mostrou os bastidores de um clique saindo da piscina nesta terça-feira (11). “Eu amaria postar essa foto com a legenda terça-feira de sol e piscina, mas a verdade é que enquanto minha sogrinha veio visitar a Sophia, eu saí correndo para tirar umas fotos na piscina e postar toda plena tipo garota Fantástico”, disse a coach.

“Porém, vida de mãe não funciona assim e a pose era apenas para foto mesmo porque um minuto depois a minha bezerrinha gritava por mama e lá estava eu pelada de toalha toda cagada no meu divã”, brincou Mayra.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Graciele Lacerda posa sensual se molhando com mangueira

Published

on

By

Graciele Lacerda compartilhou uma foto de sua barriga e coxas. Segundos depois,  noiva de Zezé Di Camargo seguiu postando outras fotos que destacavam sua boa forma: “Verão chegando”.

Sobre plásticas, Graciele diz ainda ter muito receio. “Eu demorei 37 anos para fazer o meu primeiro botox, porque eu tinha o maior medo de ficar deformada, virar outra pessoa”, confessa.

Zezé confessou que os hábitos saudáveis da noiva o incentivaram a se cuidar mais. “Na alimentação, ela acaba influenciando muito. Ela tem a alimentação dela e eu acabo copiando. Os suplementos alimentares que ela usa eu também estou usando. E a rotina de ir à academia mesmo. As pessoas não gostam de ir, mas quando você tem uma companhia que gosta daquilo, acaba te levando para este ângulo. É muito díficil eu ficar dois dias sem malhar hoje em dia. Acaba se tornando um hábito tão latente em você que quando você deita para dormir sem ter malhado, parece que está faltando alguma coisa. Já aconteceu de eu estar deitado, 1h da manhã, e não conseguir dormir e ir malhar em casa”, conta o cantor.

Visualizar esta foto no Instagram.

?? #gracielelacerda #veraochegando #lifestyle

Uma publicação compartilhada por Graciele Lacerda (@gracielelacerdaoficial) em

Visualizar esta foto no Instagram.

??? #gracielelacerda #veraochegando #lifestyle

Uma publicação compartilhada por Graciele Lacerda (@gracielelacerdaoficial) em

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Top Plus size Ashley Alexiss usa body rendado cavadíssimo com decote explosivo

Published

on

By

Uma das tops plus size mais populares do momento, Ashley Alexiss  deixou os seguidores sem fôlego ao compartilhar uma foto usando um body bem sensual, todo rendado, cavadíssimo e com um decote explosivo na web. O clique faz parte do calendário da beldade e foi  publicado nesta terça-feira (18). Bem-humorada, ela ainda sugeriu aos seguidores comprar o mimo para as festas de final de ano. “Fica ótimo dentro de uma meia de Natal”, avisou.

Os fãs cobriram a musa de elogios. “Linda” e “maravilhosa” foram alguns dos comentários que a foto recebeu. Com 27 anos, Ashley faz parte de uma nova leva de modelos plus size que fatura alto com as curvas generosas. Ela já tem sua própria linha de lingeries e moda praia e com a carreira de modelo superou o bullying sofrido ao longos dos anos.  “Demorei anos para aceitar meu corpo”, disse ela em entrevista, garantindo que hoje não liga mais para o que pensam dela.

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook




Mais Acessados