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Alimentação e Nutrição

Cardápio seca-barriga

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Nutricionista cria dieta de três dias para você reduzir medidas
A expert Liane Schwarz Buchman montou um menu express que promete reduzir até quatro centímetros para você chapar o abdome e chegar em forma no verão

m sempre a barriguinha saliente é resultado de gordura acumulada nessa região.Alguns alimentos são inimigos do abdome definido porque provocam inchaço. Pão, macarrão e biscoitos feitos com farinha branca, além de frituras, doces e bebidas alcoólicas, fermentam no intestino e causam estufamento e mal-estar. E não é só isso. “Eles geram picos de açúcar no sangue, o que dispara a fome em pouco tempo. Também estimulam a produção de insulina, que, em excesso, leva ao acúmulo de gordura abdominal”, diz a nutricionista Liane Schwarz Buchman, da clínica Body Health, da academia Bodytech, em São Paulo.

Leite e seus derivados e alimentos que contêm glúten também podem inchar e provocar desconforto em algumas pessoas – descubra se é o seu caso antes de cortá-los do cardápio. “Quando a meta é perder barriga, não podem faltar fibras (alimentos integrais, quinoa, chia, linhaça, frutas e verduras), que diminuem a absorção de gordura pelo organismo, aumentam a saciedade e dão força para o intestino funcionar”, completa Liane. Aposte ainda nos temperos com ação diurética (manjericão, salsinha e alecrim) e termogênica (canela, pimenta e gengibre), capazes de acelerar o metabolismo.

CARDÁPIO SECA-BARRIGA
Exagerou e quer desinchar a jato? A nutricionista Liane Buchman montou um menu de três dias capaz de reduzir até 4 centímetros de uma vez

DIA 1
Pré- treino*: água + 1 xícara de café + 1 banana. Café da manhã: 2 fatias de pão integral + 2 col. (sopa) de creme de ricota + 2 col. (café) de geleia de frutas vermelhas. Lanche da manhã: suco 1** Almoço: 1 bowl de folhas verdes com pepino e cenoura + brócolis no vapor + 1 posta de salmão assado com gengibre + 3 col. (sopa) de arroz integral com lascas de amêndoas + 1 copo de suco de limão adoçado com estévia. Lanche da tarde: suco 2**Jantar: 1 tomate assado com alecrim + 1 filé de peito de frango grelhado com manjericão.
Legenda: * independente do horário em que você malha. **receitas abaixo (receitas funcionais).

DIA 2
Pré-treino*: água + 1 xícara de chá verde + 1 pera. Café da manhã: 1 pote de iogurte com probióticos com 2 col. (sopa) de aveia em flocos finos + 6 morangos. Lanche da manhã: suco 3** Almoço: salada de abóbora cozida com gergelim + 2 col. (sopa) de couve refogada com 1 fio de óleo de canola ou azeite de oliva + 1 panqueca integral com carne moída + 1 laranja-pera com bagaço. Lanche da tarde: shake de morango** Jantar: 1 bowl de salada de folhas verde-escuras com nozes picadas + 3 col. (sopa) de suflê de abobrinha**

DIA 3
Pré-treino*: água + 1 xícara de café + 4 damascos secos. Café da manhã: 1 pote de iogurte com probióticos com 2 col. (sopa) de aveia em flocos finos e 6 morangos.Lanche da manhã: suco 4** Almoço: salada de erva-doce e tomate + 2 col. (sopa) de escarola refogada com óleo de canola ou azeite de oliva + 1 sobrecoxa de frango cozida com gengibre + 1 batata-doce pequena assada com alecrim + 1 rodela de abacaxi com hortelã. Lanche da tarde: suco 5** Jantar: 1 abobrinha assada com orégano e cebolinha + 1 posta de atum grelhado + purê de couve-flor.

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RECEITAS FUNCIONAIS
Os sucos e o suflê da nutricionista Liane Buchman são aliados da dieta. Ao preparar as bebidas, bata os ingredientes e tome na hora, sem coar. O ideal é consumi-las sem açúcar. Se preferir, use adoçante tipo estévia a gosto.

Suco 1: Abacaxi, cenoura e gengibre (120 calorias).
Ingredientes: 1 fatia grossa de abacaxi/ ½cenoura/ 1 col. (sopa) de gengibre picado/ 1 col. (sopa) de farinha de maracujá.

Suco 2: melancia, gengibre e linhaça (165 calorias).
Ingredientes: 3 fatias de melancia/ 1 col. (chá) de linhaça triturada/ 1 col. (chá) de gengibre ralado.

Suco 3: manga, tangerina e gengibre (200 calorias).
Ingredientes: ½ manga descascada e picada/ Suco de 1 tangerina/ Suco de 1 limão/ 1 col. (sopa) de semente de linhaça hidratada (coloque de molho ao acordar, para consumir no lanche da manhã)/ 2 rodelas de gengibre.

Suco 4: limão, abacaxi e manjericão (75 calorias).
Ingredientes: 1 fatia de abacaxi / Suco de 2 limões/ 2 xíc. (chá) de água/ 7 cubos de gelo/ 4 folhas de manjericão.

Suco 5: ameixa com linhaça (182 calorias).
Ingredientes: 3 ameixas pretas secas (deixe de molho por 8 horas na geladeira)/ 3 folhas de hortelã/ 1 copo (200 ml) de água de coco / 1 col. (sopa) de semente de linhaça dourada.

sucos

Shake de morango (195 calorias).
Ingredientes: 8 a 10 morangos/ 1 pote de iogurte desnatado/ ¾de copo (150 ml) de água/ 1 col. (sopa) de chia.

Suflê de abobrinha (270 calorias).
Ingredientes: 3 abobrinhas grandes/ 3 ovos inteiros / 1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral (ou aveia)/ 1/2 xíc. (chá) de óleo / 1 cebola picada / 3 col. (sopa) de queijo ralado/ Sal e orégano a gosto/ Salsinha picada a gosto/ 1 col. (sopa) de fermento em pó.
Modo de fazer:  Em uma tigela, rale as abobrinhas no ralo grosso, acrescente os ovos, a farinha de trigo integral (ou aveia), o óleo e o sal e misture bem. Some o orégano, o queijo ralado e o fermento em pó e mexa delicadamente. Preaqueça o forno e despeje a massa em uma forma untada. Asse até dourar.

Fonte: revistamarieclaire

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Alimentação e Nutrição

Proteína de ervilha, glutationa… conheça novos produtos fitness

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Estudos recentes indicam uma nova geração de ingredientes funcionais que podem ajudar a reduzir gordura e aumentar a massa muscular

Mesmo para quem já faz musculação e tem uma dieta regrada, os suplementos e alimentação funcional podem ajudar. Mas é hora de abrir a cabeça e ir além do whey protein. Segundo o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, novos estudos têm identificado proteínas e antioxidantes que podem ajudar a reduzir gordura e promover aumento da massa muscular. “A proteína vegetal da ervilha, por exemplo, é uma alternativa eficaz ao whey protein, não conta com lactose e ainda tem outras vitaminas e minerais naturalmente”, explica o especialista. Ele destaca as novas substâncias que ajudam a emagrecer e turbinar os músculos:

Proteína da ervilha — Eficaz no aumento da espessura muscular, a proteína da ervilha foi avaliada em estudo comparativo com whey protein e placebo. “Após 12 semanas com programa de treinamento de resistência, os efeitos da proteína da ervilha, no que se refere ao aumento da espessura e força muscular, foram iguais aos do whey protein e muito maiores com relação ao grupo placebo”, conta Lucas. Os testes foram realizados nos músculos bíceps. A espessura muscular foi avaliada por ultrassonografia e a força foi medida em um dinamômetro isocinético. “Os pesquisadores concluíram que em adição a um treinamento apropriado, a suplementação com proteína de ervilha é eficaz no aumento da massa muscular, especialmente para pessoas que iniciam ou regressam a um fortalecimento. Uma vez que não se obteve qualquer diferença entre os dois grupos de proteínas, a proteína de ervilha vegetal pode ser utilizada como uma alternativa aos produtos dietéticos à base de soro de leite”, afirma.

Suplementta — Novo método que combina três poderosos ingredientes para ação anti-idade facial e antiqueda capilar também tem efeitos no aumento do tônus muscular. “A associação dos peptídeos bioativos Bodybalance e Verisol é benéfica para quem pratica exercícios físicos, pois enquanto o primeiro aumenta a massa magra e diminui a gordura fornecendo aminoácidos adequados, o segundo restaura o metabolismo celular e aumenta a elasticidade da pele, com resultado também contra a celulite”, explica. Ambos os colágenos que melhoram a pele e músculo podem ser ingeridos juntos diluídos em bebidas, uma vez ao dia.

Glutationa — De acordo com Lucas, essa molécula antioxidante é um importante coadjuvante para os treinos, pois aumenta o desempenho e reduz a fadiga muscular. De acordo com estudos recentes, a suplementação de glutationa por 2 semanas reduz a fadiga física induzida por exercícios físicos e diminui os níveis plasmáticos de lactato. “O lactato e a acidose metabólica contribuem para a fadiga muscular. Então, o nutracêutico com glutationa também estimula o metabolismo aeróbico e evita a acidificação do ambiente muscular”, explica.

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Vai encarar? A nova tendência fit é ovo cru no café

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Especialistas não recomendam a prática

Para os amantes do mundo fitness, pode ser um hábito comer ovos crus batidos e beber café antes do treino, mas será que já pensaram em combinar os dois? Esta parece ser a nova técnica do fitness, adotada por maratonistas e por quem quer juntar a potência dos dois ingredientes numa só bebida para ter mais energia para treinar.

Na verdade a técnica é bastante antiga, pois há séculos húngaros, escandinavos e vietnamitas juntam ovo cru ao café para obter uma bebida potente e cremosa, segundo a revista Runner’s World.

Os estudos já comprovaram que beber café antes do treino pode contribuir para melhorar o desempenho, devido ao efeito estimulante da cafeína. Quanto aos ovos, a proteína e a gordura ajudam os músculos a se recuperar.

Portanto, apesar de várias pessoas do mundo fitness estarem aderindo à tendência de aliar ovo cru e café, esta pode não ser a forma mais benéfica de consumir estes ingredientes. Isto porque o café deve ser consumido antes do treino, para melhorar a performance, e os ovos devem ser consumidos depois, para ajudar os músculos a se recuperar do treino.

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Afinal, beber água morna com limão em jejum faz bem para a saúde?

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Especialista destaca quais são os benefícios de incluir o limão na alimentação diariamente

Épossível adotar uma alimentação nutritiva e balanceada sem gastar fortunas no supermercado toda semana. Entre os alimentos mais ricos em nutrientes e disponível em abundância está o limão, que possui um poderoso conjunto de benefícios para a saúde.

Rico em vitamina C e antioxidantes, o limão ajuda na perda de peso, aumento da imunidade, ajuda na absorção de ferro, atua na prevenção de cálculos renais, melhora a saúde do coração e até mesmo pode ser um importante aliado no combate ao desenvolvimento de câncer.

“O limão é uma das frutas mais ricas em vitaminas e minerais, além disso, tem potentes antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do organismo. Outro ponto muito importante é que é uma fruta acessível e fácil de encontrar, portanto, é bastante fácil inclui-la na alimentação”, explica Dr Rocha, médico pesquisador na área de nutrição e Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), autor do livro “Diabetes Controlada: o programa para controlar a diabetes e voltar a viver bem”.

Para o médico, entre as melhores maneiras de consumo está a ingestão de água com limão em jejum, diariamente. Segundo ele, essa maneira de consumo potencializa a absorção de vitamina C e demais compostos da fruta pelo organismo. Outra maneira de colher os benefícios da fruta, segundo Rocha, é utilizá-la como tempero em saladas, ou até mesmo em acompanhamentos de carnes, uma vez que sua presença potencializa a absorção de ferro pelo organismo.

Confira aqui os benefícios mais incríveis que o consumo diário de limão pode trazer para a sua saúde:

  1. Colabora com a perda de peso: O limão realmente pode ajudar no emagrecimento. Rica em minerais e antioxidantes, a fruta possui em sua composição os chamados polifenóis, um tipo de substância que é capaz de diminuir a resistência à insulina de pessoas eutroficas, ou que estejam em sobrepeso, obesidade ou que sejam portadores de diabetes. Essa diminuição de resistência à insulina, faz com que o hormônio seja menos liberado na corrente sanguínea, o que faz com que o organismo use mais gordura como fonte energética, o que consequentemente pode colaborar com o emagrecimento. Além disso, a fruta é rica em fibra e pectina, o que proporciona saciedade e reduz a vontade ingerir qualquer outro tipo de alimento. Porém aqui vai um alerta do Dr Rocha, uma dieta a base unicamente de limão pode ser perigosa. O consumo excessivo pode causar uma série de complicações e até mesmo ser tóxico para o organismo.

2. Aumento da Imunidade: Os limões são uma excelente fonte de vitamina C. Consumir um limão por dia pode eliminar quase um terço das necessidades diárias de vitamina C. Obter quantidade suficiente de vitamina C através da alimentação é importante para muitos aspectos da saúde, entre eles a imunidade. Além de rico da vitamina C, o limão contém altas doses de potássio que estimula células cerebrais e nervosas. O ácido ascórbico presente no interior do fruto ainda possui efeitos anti-inflamatórios benéfico para todo o organismo, alie isso a potencialização da absorção de ferro e temos como resultado um fortalecimento total do sistema imunológico, por isso é comum, quem ingere limão ter poucos episódios de gripes, resfriados e demais doenças.

3. Melhora absorção de ferro: Casos de anemia por deficiência de ferro é bastante comum e ocorre geralmente pela ingestão insuficiente de ferro através da alimentação. A vitamina C e o ácido cítrico presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

4. É bom para a saúde do coração: As complicações cardíacas são um problema de saúde de ordem mundial. Estudos recentes mostram que comer frutas como o limão e hortaliças pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doença cardíaca. Os compostos presentes na fruta, agem diretamente nos neurotransmissores funcionando como antidepressivo natural, o que reduz a ansiedade e melhora o humor.

5. Reduz Risco de Desenvolvimento de Câncer: Assim como as demais frutas cítricas, o limão contém altos níveis de flavonas, que são compostos antioxidantes. Esses compostos, agem exatamente como protetores que dificultam a errônea multiplicação de células o que diminui drasticamente as chances de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

6. Ajuda na Digestão: O sumo presente no limão auxilia o organismo a eliminar toxinas e sua composição é semelhante à da saliva e outros fluídos digestivos, tais como enzimas. O fruto estimula o fígado a produzir bile, um ácido essencial para a digestão. Além disso, a vitamina C presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

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