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Celulite nas coxas: guia do sucesso para exterminá-la + caso real de quem conseguiu

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A esmagadora maioria das mulheres tem celulite, e as coxas costumam ser uma das regiões que mais são afetadas pelos furinhos. Para quem busca formas de amenizar o aspecto do problema, a nutricionista Tamara Rocha, da clínica Espaço CM Nutrição, e o preparador físico Felipe Kutianski, da Ziva Equipamentos, garantem que não tem como fugir da fórmula alimentação balanceada + prática de exercícios físicos regulares. Mas, afinal, o que comer? E como malhar? Conversamos com os dois profissionais para saber as melhores dicas para eliminar as celulites e resgatamos a história real da jornalista Giselli Souza, que mudou completamente seu corpo, para mostrar que é, sim, possível melhorar a aparência das pernas sem gastar com cirurgia ou tratamento estético.

Celulite na coxa: o que fazer?

Fatores genéticos podem tornar mais árduo o combate à celulite, mas ter predisposição não significa que não há solução. O ponto é que, segundo Tamara e Felipe, não dá para eliminar a celulite e a gordura de uma parte específica, como a perna; o processo ocorre como um todo no corpo. Basicamente, o segredo está dividido entre a dieta correta e os exercícios mais eficientes.

A celulite deve ser combatida com o "combo" exercício físico e dieta adequada

A celulite deve ser combatida com o “combo” exercício físico e dieta adequada

Alimentação

O que NÃO comer

Antes de saber quais alimentos são os mais indicados, é importante ficar ciente de quais evitar para não piorar os desníveis da pele, causados, entre outros problemas, pelo acúmulo de toxinas, água e gordura nas células. “Alimentos ricos em sódio, como sal, enlatados, industrializados em geral, queijos amarelos, embutidos, como salame, mortadela e presunto, álcool, entre outros, são muito prejudiciais para quem tem celulite. Eles aumentam a pressão osmótica das células e agravam o edema”, explica Tamara. De acordo com a nutricionista, alimentos com alto índice glicêmico – como, por exemplo, aqueles preparados com farinha refinada e açúcar branco – aumentam a gordura corporal e também podem piorar o quadro.

O que comer

Uma alimentação balanceada com carboidratos de boa qualidade (como batata-doce, inhame e mandioca, por exemplo), proteínas magras (peito de frango, patinho e peixes em geral) e gorduras do bem (abacates, oleaginosas) é o grande truque, mas existem alguns atalhos.

Tamara aconselha investir em alimentos com efeito diurético, que ajudam a eliminar o excesso de líquido e de impurezas e purificam as células. Alguns exemplos são melancia, melão, abacaxi, morango, cenoura, salsão, pepino e tomate. “Quando associados ao consumo adequado de água e de chás, o efeito deles é ainda melhor”, garante a nutricionista.

Quanto beber de água para tirar a celulite da perna

Beber a quantidade correta de água é uma arma poderosa para amenizar os furinhos

Beber a quantidade correta de água é uma arma poderosa para amenizar os furinhos

“Esse cálculo é individualizado de acordo com o peso de cada pessoa, mas o ideal é beber, no mínimo, dois litros de água por dia em média”, recomenda Tamara.

Chás anticelulite

Chá de hibisco: aumenta o ritmo de queima de gordura, além de auxiliar na digestão e na desintoxicação do corpo.

Chá de cavalinha: além de combater a flacidez, este chá aumenta a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar por guloseimas.

Chá-verde: a presença de cafeína garante a aceleração do metabolismo, que detona as calorias de maneira mais rápida.

Dica bônus

Para quem quer potencializar o efeito dos chás, basta colocar lascas de gengibre, canela em pau, limão e laranja em rodelas e beber ao longo do dia. Dá para adicionar esses ingredientes em uma garrafinha com água bem gelada também, segundo Tamara. O gengibre e a canela são termogênicos e ajudam a desinflamar os tecidos, e as frutas cítricas turbinam a ação desintoxicante. É importante consultar um profissional de saúde antes de consumir os chás sem restrições, já que o excesso de ingredientes termogênicos pode ser perigoso para pessoas com problemas cardíacos ou estomacais, por exemplo.

Ingredientes termogênicos, como o gengibre, podem turbinar chás e até mesmo a água

Ingredientes termogênicos, como o gengibre, podem turbinar chás e até mesmo a água

Exercício físico

Felipe explica que a chave para se livrar dos furinhos é fortalecer a região que sofre com maior quantidade de celulite – nesse caso, as coxas. Esse fortalecimento se daria, principalmente, pela musculação, que, segundo o educador físico, é o exercício mais eficiente para amenizar a evolução do problema. “A musculação aumenta a massa magra. Estando a celulite ligada à vida sedentária, à diminuição de massa muscular e ao aumento do tecido adiposo, a musculação entra para quebrar esse ciclo, otimizando o processo de diminuição do percentual de gordura”, esclarece ele.

Portanto, segundo Felipe, não adianta passar horas em cima da esteira ou da bicicleta. “Estudos recentes já defendem que a musculação utiliza muito mais a gordura como fonte de energia do que fazem os exercícios aeróbicos. O carro-chefe da saúde é a criação de massa magra no corpo – por isso, quanto maior a quantidade de músculo, mais rápido será o processo de queima de gordura e de eliminação da celulite. E isso não tem nada a ver com ficar enorme, supermusculosa e perder a feminilidade”, diz o profissional.

Exercício para eliminar celulite

Felipe recomenda os chamados exercícios-base: são aqueles que trabalham grandes grupos musculares ao mesmo tempo, recrutando o número máximo de fibras e otimizando o tempo do aluno. “Não precisa ficar muito tempo malhando, basta encaixar esses exercícios-chave no treino”, ensina Felipe.

Exercícios multiarticulares, como o agachamento, são os melhores contra a gordura

Exercícios multiarticulares, como o agachamento, são os melhores contra a gordura

Os exercícios-base são, segundo o preparador físico, agachamentos, afundos, leg-press, stiff e levantamento terra. A carga deve ser regulada para que o aluno trabalhe a mais ou menos 80% de sua capacidade máxima nas repetições.

Para iniciantes, os membros inferiores podem ser malhados duas vezes por semana, de forma bastante intensa. “Nos outros dias, dá para intercalar membros superiores e colocar um exercício cardiorrespiratório, como o HIIT, por exemplo”, recomenda Felipe, referindo-se ao treinamento intervalado de alta intensidade.

Exemplo de treino de pernas: stiff, afundo, agachamento sumô e agachamento simples. Entre três e quatro séries, de 12 a 15 repetições, com intervalos de 15 a 30 segundos de descanso – para quem vai fazer em casa, sem peso, o truque é realizar o menor tempo de descanso possível. “Este treino não pode ser feito em dias seguidos. Um repouso de 24 a 48 horas deve ser respeitado”, explica Felipe.

O afundo é outro exercício que também é eficaz para quem quer definir as pernas

O afundo é outro exercício que também é eficaz para quem quer definir as pernas

Exemplo de treino cardiorrespiratório: para completar a eliminação da celulite, Felipe recomenda a corrida no formato HIIT. “Ao ar livre, dá para correr 200 metros no máximo da capacidade, seguido de uma parada de trinta segundos, por oito vezes”, recomenda o personal.

Importante: qualquer atividade física deve ser previamente autorizada por um profissional de saúde. Ao realizar o treino com carga na academia, é essencial o acompanhamento de um professor qualificado. Algumas pessoas podem apresentar restrições a alguns dos exercícios indicados. Por isso, cada caso deve ser analisado individualmente antes de se estabelecer um treino eficaz e seguro.

Em quanto tempo vou ver resultado?

Tanto Felipe quanto Tamara falam que o número mais seguro para se falar em resultados visíveis são três meses. “Nas primeiras três ou quatro semanas, você começa a ver resultado. Até oito semanas, os amigos também percebem. Acima disso, todo mundo nota a mudança”, garante Felipe.

Caso real: Giselli Souza

ARQUIVO PESSOAL/GISELLI SOUZA Transformação de Giselli Souza, que perdeu ao todo 20 kg

ARQUIVO PESSOAL/GISELLI SOUZA
Transformação de Giselli Souza, que perdeu ao todo 20 kg

A jornalista de 35 anos é um exemplo de que não necessariamente precisamos nos prender a um determinado tipo de exercício físico para perder peso e mudar o corpo – ela, por exemplo, conseguiu eliminar a celulite das pernas com a corrida.

Giselli chegou a 80 kg, com 1,68 m, depois de quase uma década de sedentarismo e boemia, morando sozinha em São Paulo. Entre 2007 e 2008, ela enfrentou uma depressão profunda por conta de um câncer terminal da mãe e descontava suas frustrações na comida. Mas, em meio ao sofrimento, ela encontrou motivação. “Era a hora de mudar, de, quem sabe, deixar minha mãe mais tranquila para ‘ir embora’. Em 2007, a convite de um ex-namorado, fui a um parque conhecer um grupo de corredores, e comecei a fazer caminhadas e pequenas corridas”, conta ela.

Os pães, pizzas, doces e bebidas alcóolicas foram substituídos por uma alimentação mais natural, com um maior aporte de proteínas, legumes e verduras. “As lições que tirei da reeducação alimentar são: sempre vamos passar vontade e nem tudo que ‘todo mundo come’ serve para nós, nem mesmo nos finais de semana. Temos que entender nosso sentimento em relação aos alimentos”, crê Giselli.

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Benefícios do Aeróbico em Jejum (para quem deseja perder peso rápido)

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Benefícios do aeróbico em jejum vem de colisão juntamente com a necessidade de emagrecer apressadamente e com saúde. Conheça-os no artigo de hoje!

A perda de peso de maneira saudável quase constantemente está relacionada com a combinação de atividades físicas e alimentação saudável, isso certamente você já sabe.

Porém, quais exercícios compor e com que constância nem sempre temos autonomia para definir concorda?

Igualmente nem sempre sabemos o que comer (ou não comer como no jejum antes do aeróbico) para conservar os níveis de energia e disposição durante treinos que visam a perda de peso.

certamente sabemos, depois nossas pesquisas, que aeróbicos são os mais recomendados para queimar muitas calorias, aliás, em alguns exercícios níveis muito interessantes.

Como pode perceber são várias informações e situações, inclusive a ideia central deste artigo que é se exercitar com aeróbicos e não comer nada antes.

Será que existem benefícios do aeróbico em jejum?

Nossa sugestão é que leia o post na íntegra, porque você pode se surpreender com o que descobrimos!

Benefícios do aeróbico em jejum: O que significa jejuar?

semelhante sendo um termo relativamente comum entre aqueles que desejam queimar quilos extras, é sempre essencial obter mais informações sobre a definição, ideias e conceitos da palavra jejuar.

Durante o dia, o corpo está acostumado a entrar e sair frequentemente do estado de jejum.

Após a refeição, estima-se que o organismo consiga se aguentar por um tempo de 6 horas.

Para prestar ao máximos os nutrientes ingeridos e utilizá-los como energia ocorrem algumas transformações.

O corpo passa a liberar insulina com o intuito de baixar o nível de açúcar no sangue.

Além disso, gorduras e proteínas são aproveitadas pelo sistema digestivo.

Já, a glicose é transportada para os músculos para que seja usada como essencial fonte de energia.

Caso não seja alimentado novamente, ao fim das 6 horas o corpo entrará no estado conhecido como jejum.

Quando esse eventualidade ocorre, o glucagon é liberado para manter os níveis de açúcar dentro do esperado.

Ocorre ainda a mudança do tecido adiposo em ácidos graxos livres que podem então ser convertidos em forma de energia (relevante).

Ou de acordo, ao final de todo esse processo o indivíduo consegue forçar o seu organismo a aproveitar as gorduras que estão concentradas no corpo.

O resultado disso é a popularmente conhecida como queima de gordura para gerar energia.

Mas, é essencial esclarecer ainda que pouco tempo depois de uma nova refeição ser iniciada, todo esse processo engatilhado pelo jejum é interrompido.

Por meio da análise de toda essa mudança que o organismo faz já é provável ter uma boa ideia sobre os benefícios do aeróbico em jejum.

Exercício aeróbio em jejum: A desculpa!

O alegação para justificar aproveitar as vantagens do aeróbico em jejum está na seguinte ideia:

Maximizar a produção de glucagon e aproveitar a gordura do tecido para servir de energia.

Mas, somente com planejamento adequado, balanceamento com períodos de descanso e treino, pode-se chegar ao emagrecimento de maneira saudável.

O recomendado é sempre ter orientação nutricional e acompanhamento médico.

Dessa forma, será mais adequado elaborar a rotina de treinos e de alimentação mais adequada para o caso.

Afinal, cada organismo pode apresentar uma necessidade diferente. Por isso, leve esse ponto em consideração antes de mais nada.

No entanto, de maneira já geral pode-se dizer que existe um consenso de recomendação para se exercitar em jejum.

A princípio, não precisa ser atividade física muito específica.

Ou seja, pode escolher aquela que é mais interessante, desde que seja de baixa intensidade.

Já para realizá-la o ideal é que seja feita durante as primeiras horas do período matutino, isso ajudará a aproveitar melhor os benefícios do aeróbico em jejum.

Além disso, o usuário precisa evitar o consumo de suplementos como, por exemplo, BCAA também neste período.

Porém, é fundamental beber água para manter o corpo bem hidratado. Esse aviso deve ter ainda mais importância em épocas muito quentes ou secas.

Recomendações para aproveitar benefícios do Aeróbico em Jejum

1 – Começar com Aeróbicos Leves
2 – Supere os inconvenientes iniciais do Jejum
3 – Siga uma Dieta com foco em Redução de Peso

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Diva Fitness dispara: “não é porque sou mãe que deixei de ser mulher”

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Gabi Lubies, Diva Fitness WBFF, fala sobre auto-estima, boa forma e beleza  após a maternidade, e afirma que não deixou de ser mulher porque tornou-se mãe

A mulher é sempre um símbolo da beleza, e tem de fato a sua auto-estima interior, que a faz cuidar de si, maquiar-se, e estar de bem com o corpo. Em sua maioria, as mulheres gostam de ser notadas e elogiadas, e isso as faz sentirem-se mais vivas, e mais de bem consigo mesmas. 

A Diva Fitness WBFF (World Beauty Fitness Fashion) Gabi Lubies acredita que mesmo após ter filhos, a mulher não precisa se anular, e pode sim cuidar de si: “Quando nasce uma criança, nasce uma mãe, mas não precisa morrer uma mulher. É comum que fiquemos nesse quadro de dedicação quase que exclusiva aos filhos durante muito tempo, e muitas vezes, acabamos esquecendo de nós mesmas e entrando no automático. Antes de sermos mãe, somos mulheres, e acho complicado e arriscado esquecer o que somos e até mesmo o que nos levou até ali”, comenta.

Gabi Lubies aponta que o instinto materno fala muito alto, acima dos interesses pessoais: “Estou pra ver a mulher que, consciente ou não, não tenha esquecido de si, ainda que só um pouquinho, depois da maternidade. Quando um bebê nasce, ficamos tão ligadas a ele que esquecemos de olhar para nós mesmas. No começo, acho até natural, afinal não sabemos como ser mãe e vamos aprendendo e vendo que somos capazes de criar e cuidar de uma criança dia após dia”. 

Para a Diva Fitness, cuidar de si não é sinônimo de ser uma mãe ruim: “respeito quem decide fazer isso, mas particularmente acho que existem outros caminhos e que não é isso que fará uma pessoa ser boa ou má mãe. Não posso jogar a culpa neles por eu ter que trabalhar pra sustentá-los, nem a responsabilidade por ter engordado pra gerá-los, nem a responsabilidade por não cuidar de mim, por não ir atrás dos meus sonhos, por não ter tempo, etc. Eu escolhi ser mãe, a responsabilidade é toda minha e não deles. Penso que quando cuido de mim, em especial da minha saúde, estou também, de algum modo, dando a eles a oportunidade de ter a mãe dos meus filhos na Terra por mais tempo”.

Gabi acredita que ser mãe só acrescenta à vida de uma mulher, e que forma física e estética são recuperáveis depois da gravidez, e que a mulher não precisa abdicar da auto-estima para ser mãe: “Sou exemplo vivo disso. Optei que seria mãe e que continuaria sendo uma mulher que buscaria a felicidade e realização pessoal, pois acredito que a maternidade não subtrai nada da mulher, ao contrário, ela soma. A maternidade não nos diminui, ela nos torna mais fortes, mais capazes. É só uma questão de canalizarmos todo esse potencial para sermos as mulheres que queremos ser”, conclui

Fotos de: Dan Galic / MF Press Global Por: Hebert Neri

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Bella Falconi esclarece o que pode te impedir de emagrecer em 2019

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A nutricionista e influenciadora digital Bella Falconi aponta os principais inimigos de uma vida mais saudável e meios de seguir rumo a melhor saúde e forma física

Bella sempre compartilha dicas com seus seguidores e leitores do blog para ter uma vida melhor, com mais saúde e qualidade de vida. A influenciadora esta semana trouxe dicas de como alcançar os objetivos no fitness e evitar a auto-sabotagem

Em seu blog no UOL (bellafalconi.blogosfera.uol.com.br) ela falou sobre como, de fato a pressa pode ser “inimiga da perfeição”, como diria o dito popular: “O problema em nossa era é que as pessoas buscam resultados “a jato”. Querem construir músculos densos e hipertrofiados em apenas 3 meses, querem alcançar um dígito de percentual de gordura corporal em 40 dias, e para isso submetem-se a loucuras”.

A pressa em obter resultados pode ser ainda mais prejudicial do que outros fatores na obtenção de maior qualidade de vida: “existe algo que pode ser tão ou mais prejudicial do que o sedentarismo e os maus hábitos alimentares: a pressa”. Bella afirma que isto pode, na verdade, causar frustração e impedir as pessoas de alcançarem seus objetivos no fitness e de manter um estilo de vida e dieta sustentável.

Como conselho para começar o ano já cumprindo aquela promessa de ano novo de emagrecer, Bella afirma: “independente das suas resoluções pessoais para o novo ano, uma dieta saudável e equilibrada sempre irá trazer benefícios: menos sal, açúcares e gorduras, e mais produtos frescos, vegetais e integrais são a fórmula infalível para emagrecer em 2019 e melhorar a saúde geral. E isto sempre tenho dito”.

Fotos de:  ReproduçãoPor: Hebert Neri

Leia o artigo original no UOL em: bellafalconi.blogosfera.uol.com.br

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