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Alimentação e Nutrição

Coach dá detalhes da nova dieta de Larissa Manoela: adolescentes podem fazer regime?

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Com o intuito de aparecer mais magra em seu próximo trabalho na TV e também deixar sua alimentação mais saudável, a atriz mirim Larissa Manoela aderiu ao programa de emagrecimento “Seca Você”, da life coach Mayra Cardi.

O projeto é o mesmo que secou Anitta em apenas um mês. No entanto, o fato de Larissa Manoela ter apenas 16 anos levanta preocupações: adolescentes podem fazer dieta? Quais são os impactos físicos e psicológicos de fazer restrições alimentares tão cedo?

Larissa Manoela entra em programa de emagrecimento

Pelo Instagram, a atriz contou que tem comido apenas as refeições enviadas pela equipe da Mayra, que são preparadas pela empresa de refeições saudáveis Medida Natural.

Em um dos vídeos, a estrela do SBT mostra uma das “marmitas”: couve-flor com camarão e folhas verdes. Ela ainda contou que as seis refeições que faz ao dia chegam todas em recipientes separados. Ela só precisa esquentar e comer.

“Eu estou neste projeto superbacana para me alimentar bem, porque o importante é se alimentar de uma maneira saudável e ter disposição, energia”, defendeu.

Como é a dieta?

Ao ser questionada sobre os cuidados específicos com uma paciente adolescente, Mayra respondeu que os planos alimentares de seus clientes são sempre individualizados e elaborados pela nutricionista de sua equipe de acordo com as necessidades nutricionais de cada cliente e que, por isso, a idade da atriz não a impede de aderir ao “Seca Você”.

“A Larissa até quer emagrecer um pouquinho para a novela, mas o foco dela é a saúde. Como ela veio agora de uma viagem para Disney em que acabou comendo um pouquinho a mais, ela me falou: ‘o emagrecer é legal, mas não é a minha prioridade’”, esclarece.

A life coach também comenta que a jovem vai “comer de tudo que as pessoas precisam”, mas vai banir os industrializados de seu cardápio. “Terá até doces saudáveis, que não levam nada de açúcar, nada de gordura , nada de fritura, nem nada industrializado”.

Sobre sua nova cliente, Mayra disse que está muito feliz em acompanhá-la justamente porque os fãs da atriz são, predominantemente, adolescentes. “Ela fala diretamente com adolescente e o intuito do programa é mudar o modo de vida das pessoas, o conceito das mães em relação às crianças que comem muitas porcarias, e a Larissa está na escola ainda, ela é uma pessoa muito influente. Ter uma pessoa que fala diretamente com as crianças para mim é muito grandioso”, comemora.

Dieta na adolescência é perigoso?

Para a endocrinologista da Unifesp Angela Maria Spinola-Castro, aderir a um projeto de emagrecimento ainda na adolescência pode ser muito perigoso, já que os jovens precisam de um aporte nutricional grande para se desenvolverem.

“A restrição alimentar impacta muito o crescimento, tanto que, se uma criança obesa emagrecer muito, ela para de crescer e nem sempre consegue recuperar este crescimento, já que as meninas crescem até os 14, 15 anos, e os meninos, até uns 16”, explica.

Nos casos de adolescentes que já são magros, como a atriz, Angela comenta que pode acontecer perda de massa muscular, massa óssea e até desnutrição. No caso das meninas, é possível até que parem de menstruar caso sigam uma dieta restritiva como, por exemplo, a low carb – que é pobre em carboidratos.

“O desejo de emagrecer de pessoas que já são magras pode indicar problema de autoestima e até uma possível anorexia nervosa. Se o grau de comprometimento nutricional for muito alto, o organismo até passa a funcionar mais devagar para poupar calorias, semelhante ao que acontece com pessoas que têm hipotireoidismo”, observa a doutora em pediatria.

Se o adolescente já estiver com sobrepeso ou até obesidade, aí sim é o caso de procurar uma equipe multidisciplinar para que ele emagreça de forma segura e saudável. A orientação de especialistas é que a criança ou adolescente seja levado a um nutricionista e também a um pediatra ou endocrinologista para fazer um acompanhamento. Em alguns casos, pode ser que os médicos indiquem também um apoio psicológico para tratar a relação do jovem com a comida.

Sinais de alerta

Alguns adolescentes iniciam dietas depois de conversarem com os pais, mas também pode acontecer de o jovem decidir por conta própria que quer emagrecer, o que pode ser bastante perigoso. Por isso, é importante ficar atento aos sinais de alerta que podem surgir em dietas restritivas.

“O adolescente pode sentir mal-estar, ter fraqueza, hipoglicemia, dificuldade para se concentrar, mudanças bruscas de comportamento, se irritar facilmente, ficar abatido, apresentar diminuição dos batimentos cardíacos e ficar com mãos e pés gelados”, lista a endocrinologista.

Para Angela, é importante que os pais e familiares fiquem atentos a todos os comportamentos dos jovens, inclusive, se estão comendo alimentos adequados, se estão pulando refeições ou até praticando mais atividade física e comendo menos com o intuito de emagrecer.

“Os jovens têm que comer muitas frutas, verduras, legumes, saladas, grãos. Não precisam comer pães e massas em excesso, mas também são alimentos que devem estar presentes. A qualidade da alimentação é superimportante, ela tem que ser variada. Ser saudável não é sofrimento, é um modo de viver”, enfatiza a especialista.

Riscos psicológicos

Na opinião da doutora em pediatria, o ideal é que os jovens sejam estimulados a praticar atividade física e a manter uma dieta balanceada, saudável, mas sem restrições.

Para a psicóloga do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital alemão Oswaldo Cruz Graça Maria de Carvalho Camara, um jovem magro que demonstra desejo de iniciar um regime ainda na adolescência pode indicar uma grande insatisfação com o corpo e/ou uma relação ruim com a comida, o que é muito perigoso – já que estes fatores psicológicos são gatilhos para o aparecimento de distúrbios.

Por isso, Graça comenta que é importante que os pais criem os filhos sem relacionar a comida ao emocional. Segundo ela, prometer que o filho vai ganhar uma bolacha ou um lanche apenas se ele se comportar ou fizer a lição de casa, por exemplo, não é correto.

“A comida não pode ser recompensa. A criança e adolescente tem que ter uma relação boa com ela desde sempre, porque é justamente a partir de múltiplos fatores emocionais relacionados à alimentação que surgem os transtornos alimentares”, explica a psicóloga.

Para Graça, os pais devem estimular uma alimentação saudável, não a perda de peso. Desta forma, o adolescente conhece os alimentos, aprende a ter uma alimentação balanceada e fica menos propenso a aderir a dietas da moda.

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Alimentação e Nutrição

Proteína de ervilha, glutationa… conheça novos produtos fitness

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Estudos recentes indicam uma nova geração de ingredientes funcionais que podem ajudar a reduzir gordura e aumentar a massa muscular

Mesmo para quem já faz musculação e tem uma dieta regrada, os suplementos e alimentação funcional podem ajudar. Mas é hora de abrir a cabeça e ir além do whey protein. Segundo o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, novos estudos têm identificado proteínas e antioxidantes que podem ajudar a reduzir gordura e promover aumento da massa muscular. “A proteína vegetal da ervilha, por exemplo, é uma alternativa eficaz ao whey protein, não conta com lactose e ainda tem outras vitaminas e minerais naturalmente”, explica o especialista. Ele destaca as novas substâncias que ajudam a emagrecer e turbinar os músculos:

Proteína da ervilha — Eficaz no aumento da espessura muscular, a proteína da ervilha foi avaliada em estudo comparativo com whey protein e placebo. “Após 12 semanas com programa de treinamento de resistência, os efeitos da proteína da ervilha, no que se refere ao aumento da espessura e força muscular, foram iguais aos do whey protein e muito maiores com relação ao grupo placebo”, conta Lucas. Os testes foram realizados nos músculos bíceps. A espessura muscular foi avaliada por ultrassonografia e a força foi medida em um dinamômetro isocinético. “Os pesquisadores concluíram que em adição a um treinamento apropriado, a suplementação com proteína de ervilha é eficaz no aumento da massa muscular, especialmente para pessoas que iniciam ou regressam a um fortalecimento. Uma vez que não se obteve qualquer diferença entre os dois grupos de proteínas, a proteína de ervilha vegetal pode ser utilizada como uma alternativa aos produtos dietéticos à base de soro de leite”, afirma.

Suplementta — Novo método que combina três poderosos ingredientes para ação anti-idade facial e antiqueda capilar também tem efeitos no aumento do tônus muscular. “A associação dos peptídeos bioativos Bodybalance e Verisol é benéfica para quem pratica exercícios físicos, pois enquanto o primeiro aumenta a massa magra e diminui a gordura fornecendo aminoácidos adequados, o segundo restaura o metabolismo celular e aumenta a elasticidade da pele, com resultado também contra a celulite”, explica. Ambos os colágenos que melhoram a pele e músculo podem ser ingeridos juntos diluídos em bebidas, uma vez ao dia.

Glutationa — De acordo com Lucas, essa molécula antioxidante é um importante coadjuvante para os treinos, pois aumenta o desempenho e reduz a fadiga muscular. De acordo com estudos recentes, a suplementação de glutationa por 2 semanas reduz a fadiga física induzida por exercícios físicos e diminui os níveis plasmáticos de lactato. “O lactato e a acidose metabólica contribuem para a fadiga muscular. Então, o nutracêutico com glutationa também estimula o metabolismo aeróbico e evita a acidificação do ambiente muscular”, explica.

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Vai encarar? A nova tendência fit é ovo cru no café

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Especialistas não recomendam a prática

Para os amantes do mundo fitness, pode ser um hábito comer ovos crus batidos e beber café antes do treino, mas será que já pensaram em combinar os dois? Esta parece ser a nova técnica do fitness, adotada por maratonistas e por quem quer juntar a potência dos dois ingredientes numa só bebida para ter mais energia para treinar.

Na verdade a técnica é bastante antiga, pois há séculos húngaros, escandinavos e vietnamitas juntam ovo cru ao café para obter uma bebida potente e cremosa, segundo a revista Runner’s World.

Os estudos já comprovaram que beber café antes do treino pode contribuir para melhorar o desempenho, devido ao efeito estimulante da cafeína. Quanto aos ovos, a proteína e a gordura ajudam os músculos a se recuperar.

Portanto, apesar de várias pessoas do mundo fitness estarem aderindo à tendência de aliar ovo cru e café, esta pode não ser a forma mais benéfica de consumir estes ingredientes. Isto porque o café deve ser consumido antes do treino, para melhorar a performance, e os ovos devem ser consumidos depois, para ajudar os músculos a se recuperar do treino.

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Afinal, beber água morna com limão em jejum faz bem para a saúde?

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Especialista destaca quais são os benefícios de incluir o limão na alimentação diariamente

Épossível adotar uma alimentação nutritiva e balanceada sem gastar fortunas no supermercado toda semana. Entre os alimentos mais ricos em nutrientes e disponível em abundância está o limão, que possui um poderoso conjunto de benefícios para a saúde.

Rico em vitamina C e antioxidantes, o limão ajuda na perda de peso, aumento da imunidade, ajuda na absorção de ferro, atua na prevenção de cálculos renais, melhora a saúde do coração e até mesmo pode ser um importante aliado no combate ao desenvolvimento de câncer.

“O limão é uma das frutas mais ricas em vitaminas e minerais, além disso, tem potentes antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do organismo. Outro ponto muito importante é que é uma fruta acessível e fácil de encontrar, portanto, é bastante fácil inclui-la na alimentação”, explica Dr Rocha, médico pesquisador na área de nutrição e Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), autor do livro “Diabetes Controlada: o programa para controlar a diabetes e voltar a viver bem”.

Para o médico, entre as melhores maneiras de consumo está a ingestão de água com limão em jejum, diariamente. Segundo ele, essa maneira de consumo potencializa a absorção de vitamina C e demais compostos da fruta pelo organismo. Outra maneira de colher os benefícios da fruta, segundo Rocha, é utilizá-la como tempero em saladas, ou até mesmo em acompanhamentos de carnes, uma vez que sua presença potencializa a absorção de ferro pelo organismo.

Confira aqui os benefícios mais incríveis que o consumo diário de limão pode trazer para a sua saúde:

  1. Colabora com a perda de peso: O limão realmente pode ajudar no emagrecimento. Rica em minerais e antioxidantes, a fruta possui em sua composição os chamados polifenóis, um tipo de substância que é capaz de diminuir a resistência à insulina de pessoas eutroficas, ou que estejam em sobrepeso, obesidade ou que sejam portadores de diabetes. Essa diminuição de resistência à insulina, faz com que o hormônio seja menos liberado na corrente sanguínea, o que faz com que o organismo use mais gordura como fonte energética, o que consequentemente pode colaborar com o emagrecimento. Além disso, a fruta é rica em fibra e pectina, o que proporciona saciedade e reduz a vontade ingerir qualquer outro tipo de alimento. Porém aqui vai um alerta do Dr Rocha, uma dieta a base unicamente de limão pode ser perigosa. O consumo excessivo pode causar uma série de complicações e até mesmo ser tóxico para o organismo.

2. Aumento da Imunidade: Os limões são uma excelente fonte de vitamina C. Consumir um limão por dia pode eliminar quase um terço das necessidades diárias de vitamina C. Obter quantidade suficiente de vitamina C através da alimentação é importante para muitos aspectos da saúde, entre eles a imunidade. Além de rico da vitamina C, o limão contém altas doses de potássio que estimula células cerebrais e nervosas. O ácido ascórbico presente no interior do fruto ainda possui efeitos anti-inflamatórios benéfico para todo o organismo, alie isso a potencialização da absorção de ferro e temos como resultado um fortalecimento total do sistema imunológico, por isso é comum, quem ingere limão ter poucos episódios de gripes, resfriados e demais doenças.

3. Melhora absorção de ferro: Casos de anemia por deficiência de ferro é bastante comum e ocorre geralmente pela ingestão insuficiente de ferro através da alimentação. A vitamina C e o ácido cítrico presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

4. É bom para a saúde do coração: As complicações cardíacas são um problema de saúde de ordem mundial. Estudos recentes mostram que comer frutas como o limão e hortaliças pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doença cardíaca. Os compostos presentes na fruta, agem diretamente nos neurotransmissores funcionando como antidepressivo natural, o que reduz a ansiedade e melhora o humor.

5. Reduz Risco de Desenvolvimento de Câncer: Assim como as demais frutas cítricas, o limão contém altos níveis de flavonas, que são compostos antioxidantes. Esses compostos, agem exatamente como protetores que dificultam a errônea multiplicação de células o que diminui drasticamente as chances de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

6. Ajuda na Digestão: O sumo presente no limão auxilia o organismo a eliminar toxinas e sua composição é semelhante à da saliva e outros fluídos digestivos, tais como enzimas. O fruto estimula o fígado a produzir bile, um ácido essencial para a digestão. Além disso, a vitamina C presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

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