Connect with us

Destaque

Como combater a retenção hídrica

Published

on

A queixa de estar inchada ou retendo líquido afeta principalmente o sexo feminino e é comum no consultório. Muitas dietas e resoluções de emagrecimento esbarram neste inchaço incomodo e persistente, que tem como conseqüência o aumento de peso e a ocorrência da temida e odiada celulite. Mas calma, isto tem jeito. As dicas estão aí embaixo, é só segui-las para se livrar deste probleminha desagradável.

Porque inchamos?
A retenção hídrica depende de vários fatores, dentre eles as alterações hormonais do ciclo menstrual, o uso de alguns medicamentos (pílula, cortisona, antiinflamatórios, e outros), o consumo de alimentos ricos em sódio (tais como salgadinhos, conservas, azeitonas, bacon, presunto, salsichas, batatas fritas, pipoca salgada, molho de soja, enlatados, mostarda, amendoim, sopas prontas, catchup, purê de tomate), ingestão reduzida de água e de alimentos ricos em água.

Cuidado com o copinho
A cerveja tem ação diurética inicialmente. Quando se toma alguns chopes, a ida ao banheiro é inevitável – isto ocorre porque ela é basicamente feita de água. Mas a cerveja também contem muito sódio, o inimigo número um de quem tem tendência a reter líquidos, e no dia seguinte, bingo!, o inchaço aparece.

Inchei de repente – o que aconteceu?
Às vêzes fazemos as coisas erradas na hora errada. Se no período da TPM, quando os hormônios se combinam de uma forma que predispõe à retenção de líquidos, fizermos uma alimentação descuidada, rica em alimentos carregados de sódio, ou se resolvermos tomar aquele choppinho no final do dia para relaxar da tensão típica do período, ou ainda, se esquecermos de tomar pelo menos 8 copos de água por dia, o resultado pode ser desastroso, com um baita inchaço.

Socorro!!! O que comer? O que beber?
Muita salada verde, legumes cozidos no vapor, chás diversos, água de coco, sucos mesclando frutas e verduras – estas são as bebidas que não podem faltar para quem quer se livrar do inchaço. Nunca é demais lembrar que frutas e hortaliças são naturalmente ricas em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam com mais eficiência o líquido retido. Outro detalhe importante é que também são fonte de dois sais minerais, o magnésio e o potássio, que neutralizam a retenção hídrica causada pelo sódio, ajudando o corpo a desinchar.

Hortaliças com ação diurética
Vamos escolher bem os mais eficientes para nos ajudar: aipo, salsa, chuchu, agrião, pepino, repolho, tomate, berinjela, cenoura, folhas de beterraba, aspargos, alcachofra, alface, broto de feijão.

Frutas drenantes
Idem idem: melancia, melão, abacaxi, pêra, morango, maçã, maracujá.

Bebidas Top
No quesito drenagem elas são imbatíveis: água de coco, sumo de limão (altamente benéfico para o sistema renal), chás (salsa, hortelã, cidreira, cavalinha, cabelo de milho, erva-doce, abacateiro, quebra-pedra), água aromatizada (veja a receita abaixo).

Bons hábitos

  • Diminua o sal da alimentação porque ele promove maior retenção de líquido, principalmente nas refeições do fim do dia, após as 18 horas.
  • Prefira o sal marinho (contem diversos minerais) em vez do sal refinado (puro sódio), o que ajuda a reduzir a ação do sódio. Uma boa dica é comprar o sal grosso (aquele usado nos churrascos) e moer no liquidificador junto com alguma erva desidratada, tipo salsa, alecrim, tomilho ou orégano.
  • Abuse de líquidos ao longo do dia, alternando entre água, suco de limão e melancia, água de coco e chás diversos.
  • Para reduzir o sal e conservar o sabor dos pratos, tempere com ervas frescas ou secas, tais como manjericão, orégano, alecrim, salsa, louro, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, coentro, noz-moscada, açafrão, pimentas vermelhas e do reino, canela, gengibre, e o que mais a sua imaginação e paladar permitir.
  • Fuja dos alimentos industrializados, sempre ricos em sódio. Quanto mais natural a dieta, e quanto maior o consumo de frutas e hortaliças, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Além de tomar sucos e chás, procure comer sempre uma generosa porção de salada crua e legumes pouco cozidos. Sopas de legumes também são bem-vindas.

Atenção aos rótulos
Certos compostos de sódio são encontrados em produtos diversos e insuspeitos:

  • bicarbonato de sódio e fosfato de sódio no fermento em pó.
  • glutamato monossódico (realçador de sabor) onipresente em sopas industrializadas, biscoitos, molhos, massa de tomate, embutidos e outros itens.
  • alginato de sódio (espessante) em sorvetes e achocolatados.
  • benzoato de sódio (conservante) em frutas desidratadas como passa, damasco, figo.

Nada deu certo, e agora?
Você faz tudo certinho e a retenção hídrica persiste, não vai embora. Você continua se sentindo inchada, gordinha e infeliz. Em alguns casos é necessária a intervenção médica, pois pode estar ocorrendo um desequilíbrio bioquímico que demanda o uso de suplementos específicos. Não hesite, procure o doutor. A medicina ortomolecular é a especialidade mais recomendada nestes casos.

Fonte: charmefeminino.com.br

Dra. Tamara Mazaracki

CRM 52 30171-6
Formada em Medicina pela UNIRIO
Especialista em Nutrologia
Pós-graduada em Terapia Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade
Membro da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia – http://www.tamaramazaracki.med.br/

Comments

comments

2 Comments

2 Comments

  1. Julio

    5 de Fevereiro de 2012 at 08:50

    Ótimo artigo, muito bom. vlw.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Aos 44 anos, Nubia Oliiver ostenta seios fartos em ensaio sensual

Published

on

By

Ensaio faz parte do projeto “As Garotas do Calendário” que visa ajudar e conscientizar mulheres do País inteiro sobre algo comum: a menopausa.

No auge de seus 44 anos, a atriz, modelo, apresentadora e empresária Nubia Oliiver protagonizou um ensaio sensual para o projeto “As Garotas do Calendário”. Enquanto era clicada pelas câmeras do estúdio A2, ela falou um pouco sobre a experiência.

De véu transparente, durante o ensaio sensual, Nubia Oliiver ostentou seios fartos, boa forma e muita confiança:”É  um projeto maravilhoso que tive o prazer de participar”, comentou.

Divulgação A2 Fotografias

Nubia Oliiver posa para calendário

De nome homônimo a obra cinematográfica, o projeto “As Garotas do Calendário” tem o mesmo objetivo: unir mulheres para ajudar uma causa maior.

“Esse projeto é algo especial feito por lindas mulheres e para as mulheres”. contou Nubia enquanto posava nua para as câmeras da A2 fotografias.

Ao ser questionada sobre as pessoas que estão encabeçando o projeto, Nubia encheu a boca de elogios: “O calendário em si é elaborado por mulheres maduras,  cheias de vida e expectativas, mulheres fortes e singulares tão plenas em suas transformações”.

Por fim, enquanto exibia sua ótima forma e seus seios avantajados, Nubia falou um pouco mais sobre a motivação da iniciativa:“As Garotas do Calendário fala sobre a menopausa na vida das mulheres e como isso pode e muda muita coisa. Uma campanha para informar e conscientizar todas nós que estamos em constante metamorfose “, finalizou.

+ Nubia Oliiver

Divulgação A2 Fotografias

Nubia Oliiver

Para quem não se lembra, Nubia iniciou como modelo fotográfica, ganhando destaque no notório Concurso Pantera.

Na televisão ela estrou em 1994, em uma participação especial no “Programa Sérgio Mallandro”, do SBT. Naquele mesmo ano, ela passa a ser apresentadora do programa “Papo Sério”, da extinta Rede Manchete, juntamente com Lolita Rodrigues.

Dona de curvas monumentais, durante toda sua carreira Nubia nunca demonstrou aversão à nudez. Muito pelo contrário. A gata sempre fez questão de exibir seus atributos. Só para revistas, ela já possou seis vezes nua.

Atualmente, Nubia Oliiver é destaque no tradicional site de Diamond Brazil. Criado pela modelo Viviane Bordin, o portal visa trazer sensualidade de maneira única e conceitual.

Fonte: Gente – iG @ http://gente.ig.com.br/celebridades/2018-05-25/nubia-oliiver-ensaio-sensual.html

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Fernanda Abraao, a loira da laje, exibe sensualidade em ensaio do Diamond Brazil

Published

on

By

Nas fotos para o site Diamond Brazil, a loira da laje aparece espetacular usando um lingerie mega sensual e revela que adora seu bumbum; confira

A modelo Fernanda Abraao , mais conhecida como a loira da laje do antigo programa “Zorra Total”, estrelou um ensaio sensual para o site Diamond Brazil. Além de protagonizar fotos lindíssimas a musa ainda falou sobre os cuidados que têm com seu corpo e planos para o futuro.

Fernanda que agora é uma das beldades que faz parte do elenco de modelos da Diamond Brazil e possui um corpo espetacular, contou seu segredo para manter a boa forma. “Eu malho somente três vezes na semana, mas quando estou focada, faço dieta, quando não estou a fim, eu não faço”, revela.

Dona de curvas generosas, a loira ainda ressalta que adora seu bumbum e que seu corpo é totalmente natural. “Meu corpo é natural, é a genética. Acho meu bumbum natural lindo!”, disse a musa que já participou do concurso Miss Bumbum.

Fernanda que é atriz e formada em Jornalismo, também já fez participações em “O Brado Retumbante”, “Sangue Bom”, “Babilônia” e “Pé na Cova”. Afastada da televisão há alguns anos, a loira ainda revelou seu desejo em voltar para a telinha. “Sou formada em jornalismo e sou atriz. Quero muito voltar atuar ou conseguir um emprego na área de jornalismo”, disse a musa.

 

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Muso de Jojô todynho em clipe vira pupilo de Adriana Esteves

Published

on

By

Muso do último clipe de Jojo Todynho, “Vou com tudo”, o carioca Robson Lins, de 26 anos, faz sua estreia no horário nobre. Ator e modelo (além de figurinha fácil nos desfiles das escolas de samba do Rio), o bonitão é um dos pupilos de Laureta (Adriana Esteves) na novela “Segundo sol”.

Na trama de Joao Emanuel Carneiro, Robson será Serjão. Depois de algumas participações em TV e cinema, é a estreia do ator num papel de maior destaque. Robson tem ainda um trabalho de conscientização e engajamento contra o racismo, algo do qual já foi vítima muitas vezes.

 

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados