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Como combater a retenção hídrica

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A queixa de estar inchada ou retendo líquido afeta principalmente o sexo feminino e é comum no consultório. Muitas dietas e resoluções de emagrecimento esbarram neste inchaço incomodo e persistente, que tem como conseqüência o aumento de peso e a ocorrência da temida e odiada celulite. Mas calma, isto tem jeito. As dicas estão aí embaixo, é só segui-las para se livrar deste probleminha desagradável.

Porque inchamos?
A retenção hídrica depende de vários fatores, dentre eles as alterações hormonais do ciclo menstrual, o uso de alguns medicamentos (pílula, cortisona, antiinflamatórios, e outros), o consumo de alimentos ricos em sódio (tais como salgadinhos, conservas, azeitonas, bacon, presunto, salsichas, batatas fritas, pipoca salgada, molho de soja, enlatados, mostarda, amendoim, sopas prontas, catchup, purê de tomate), ingestão reduzida de água e de alimentos ricos em água.

Cuidado com o copinho
A cerveja tem ação diurética inicialmente. Quando se toma alguns chopes, a ida ao banheiro é inevitável – isto ocorre porque ela é basicamente feita de água. Mas a cerveja também contem muito sódio, o inimigo número um de quem tem tendência a reter líquidos, e no dia seguinte, bingo!, o inchaço aparece.

Inchei de repente – o que aconteceu?
Às vêzes fazemos as coisas erradas na hora errada. Se no período da TPM, quando os hormônios se combinam de uma forma que predispõe à retenção de líquidos, fizermos uma alimentação descuidada, rica em alimentos carregados de sódio, ou se resolvermos tomar aquele choppinho no final do dia para relaxar da tensão típica do período, ou ainda, se esquecermos de tomar pelo menos 8 copos de água por dia, o resultado pode ser desastroso, com um baita inchaço.

Socorro!!! O que comer? O que beber?
Muita salada verde, legumes cozidos no vapor, chás diversos, água de coco, sucos mesclando frutas e verduras – estas são as bebidas que não podem faltar para quem quer se livrar do inchaço. Nunca é demais lembrar que frutas e hortaliças são naturalmente ricas em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam com mais eficiência o líquido retido. Outro detalhe importante é que também são fonte de dois sais minerais, o magnésio e o potássio, que neutralizam a retenção hídrica causada pelo sódio, ajudando o corpo a desinchar.

Hortaliças com ação diurética
Vamos escolher bem os mais eficientes para nos ajudar: aipo, salsa, chuchu, agrião, pepino, repolho, tomate, berinjela, cenoura, folhas de beterraba, aspargos, alcachofra, alface, broto de feijão.

Frutas drenantes
Idem idem: melancia, melão, abacaxi, pêra, morango, maçã, maracujá.

Bebidas Top
No quesito drenagem elas são imbatíveis: água de coco, sumo de limão (altamente benéfico para o sistema renal), chás (salsa, hortelã, cidreira, cavalinha, cabelo de milho, erva-doce, abacateiro, quebra-pedra), água aromatizada (veja a receita abaixo).

Bons hábitos

  • Diminua o sal da alimentação porque ele promove maior retenção de líquido, principalmente nas refeições do fim do dia, após as 18 horas.
  • Prefira o sal marinho (contem diversos minerais) em vez do sal refinado (puro sódio), o que ajuda a reduzir a ação do sódio. Uma boa dica é comprar o sal grosso (aquele usado nos churrascos) e moer no liquidificador junto com alguma erva desidratada, tipo salsa, alecrim, tomilho ou orégano.
  • Abuse de líquidos ao longo do dia, alternando entre água, suco de limão e melancia, água de coco e chás diversos.
  • Para reduzir o sal e conservar o sabor dos pratos, tempere com ervas frescas ou secas, tais como manjericão, orégano, alecrim, salsa, louro, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, coentro, noz-moscada, açafrão, pimentas vermelhas e do reino, canela, gengibre, e o que mais a sua imaginação e paladar permitir.
  • Fuja dos alimentos industrializados, sempre ricos em sódio. Quanto mais natural a dieta, e quanto maior o consumo de frutas e hortaliças, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Além de tomar sucos e chás, procure comer sempre uma generosa porção de salada crua e legumes pouco cozidos. Sopas de legumes também são bem-vindas.

Atenção aos rótulos
Certos compostos de sódio são encontrados em produtos diversos e insuspeitos:

  • bicarbonato de sódio e fosfato de sódio no fermento em pó.
  • glutamato monossódico (realçador de sabor) onipresente em sopas industrializadas, biscoitos, molhos, massa de tomate, embutidos e outros itens.
  • alginato de sódio (espessante) em sorvetes e achocolatados.
  • benzoato de sódio (conservante) em frutas desidratadas como passa, damasco, figo.

Nada deu certo, e agora?
Você faz tudo certinho e a retenção hídrica persiste, não vai embora. Você continua se sentindo inchada, gordinha e infeliz. Em alguns casos é necessária a intervenção médica, pois pode estar ocorrendo um desequilíbrio bioquímico que demanda o uso de suplementos específicos. Não hesite, procure o doutor. A medicina ortomolecular é a especialidade mais recomendada nestes casos.

Fonte: charmefeminino.com.br

Dra. Tamara Mazaracki

CRM 52 30171-6
Formada em Medicina pela UNIRIO
Especialista em Nutrologia
Pós-graduada em Terapia Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade
Membro da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia – http://www.tamaramazaracki.med.br/

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2 Comments

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  1. Julio

    5 de fevereiro de 2012 at 08:50

    Ótimo artigo, muito bom. vlw.

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Decotada, Geisy arruda posa no instagram e arranca suspiros

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Ui! Neste domingo (26), a musa Geisy Arruda publicou no Instagram uma foto onde aparece decotada e mandou um recado para as fãs ‘revoltadas’.

“Olha quem já acordou maravilhosa para o desespero das minhas fãs revoltadas”, disparou a loira.

Os fãs, que apoiam Geisy dispararam elogios:

“Você é uma princesa”, disse uma.

“Parece uma boneca”, disparou outro.

Adivinha quem já acordou maravilhosa ? para o desespero das minhas fãs revoltadas… ???

Uma publicação compartilhada por Geisy Arruda (@geisy_arruda) em

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Beleza natural está de volta? Modelo plus size ostenta curvas no Instagram (FOTOS)

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A modelo Tabria Majors é famosa por postar no Instagram fotos que não se enquadram nos habituais padrões de beleza, demonstrando estar feliz com suas medidas, relata o The Daily Star.

Em uma foto postada, ela posa em um biquíni estampado com motivos de pele de leopardo.

Seus admiradores comentaram: “Gostaria de ter sua confiança”.

A atitude confiante da modelo sacudiu o Instagram. Mas Tabria Majors não é a única que está assumindo seu corpo tal como ele é.

Muitas mulheres começaram a postar fotos de seus corpos reais como forma de protesto contra a padronização da beleza.

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Musa da Banheira do Gugu, Solange Gomes anuncia aposentadoria

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Não quero mais ser musa, nem posar nua”, afirmou modelo e bailarina; morena disse que vai administrar carreira de outras belas mulheres

Na tarde desta segunda-feira (27), Solange Gomes, modelo e bailarina, anunciou, por meio das redes sociais, a sua aposentadoria aos 44 anos. Ela se despediu do “cargo de musa” depois de mais de 20 anos de carreira.

— Mulheres do meu Brasil, não se sintam inseguras com a minha presença e fotos, não quero mais ser musa, nem posar nua, nem desfilar no Carnaval, já fiz tudo isso com maestria, tudo nessa vida tem prazo de validade, continuo gostosa (risos), é verdade, mas não para utilizar disso mais. A partir de agora estarei cuidando da carreira de novas musas, em breve vocês irão entender.

Solange já estampou uma série de revistas masculinas. Em 1996, foi capa e recheio da Playboy. Entre os anos 1999 e 2004 fotografou para a Sexy. Nos anos 2000, integrou o elenco das musas da Banheira do Gugu. A musa também participou do Carnaval carioca e paulista, tendo desfilado pelas escolas Porto da Pedra e Imperador do Ipiranga.

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