Connect with us

Academia

Como ter prazer em treinar? Confira 5 dicas indispensáveis!

Published

on

Muitas pessoas não conseguem manter sua rotina de treinos e desistem logo, justamente porque não conseguem sentir prazer em treinar e perdem o foco rápido. Confira neste artigo como mudar isso!

Quem aqui nunca conheceu alguma pessoa que mal consegue terminar uma semana de treino na academia? Já percebeu que as pessoas elegem prioridades, mas que muitas vezes estão embasadas não em suas necessidades, mas em seus prazeres? O prazer é um mecanismo que possuímos para que tenhamos motivação para certas atividades essenciais. Comer é uma delas. Quando o homem vivia em cavernas, ele tinha no prazer a motivação para sair de sua caverna e procurar a sua subsistência.

Os centros cerebrais responsáveis pelo prazer estão intimamente ligados a nossas necessidades básicas. Comer e dormir, por exemplo, são atividades básicas para a sobrevivência e que podem ser altamente prazerosas. E nesse contexto, como tornar o seu treino prazeroso? É o que vou tentar te mostrar!

Prazer para treinar? Como faço isso?

As pessoas tendem a acreditar que motivação é algo externo, que está diretamente ligada a fatores como ambiente e convívio. Pois bem, sinto em te informar que isso até influencia, mas a motivação nasce de outra coisa: o hábito!

Quer ter prazer em treinar? Vá treinar com frequência!

Somente desta forma, será possível lançar mão de estratégias para que você aumente seu prazer em treinar. Agora, se tudo for mais importante do que o seu treino e você não completa nem uma semana na academia, ficará difícil encontrar uma solução.

Dicas-para-não-Desistir-da-Academia

Um caso que ilustra isso muito bem é o do enfartado. Eu conheço uma centena de pessoas que jamais se dedicava a treinar, manter uma dieta minimamente saudável e cuidar da saúde. Os afazeres domésticos, o trabalho e a diversão sempre foram mais importante. Até que um dia esta pessoa infartou!

Com auxilio de técnicas avançadas de medicina, estas pessoas conseguiram sair sem maiores sequelas ou dificuldades do quadro de infarto!  Poucas semanas depois, estas pessoas passaram a adotar um estilo de vida saudável e mudaram de vida! Seu trabalho não mudou e nem suas tarefas domésticas, o que mudou foram as suas prioridades.

E não é raro conhecermos pessoas que tiveram que mudar suas prioridades para manterem-se vivas e descobriram no exercício físico uma possibilidade prazerosa de passar o tempo! Seja na musculação, nas lutas, na dança ou na corrida de rua, tais pessoas passaram a sentir prazer em treinar e com isso, o que era obrigação, passou a ser parte da rotina!

Sei que nem sempre isso é fácil. Sou humano e também tenho momentos de fraqueza. Porém, ter prazer em treinar é algo que não acontece da noite para o dia, mas é o resultado da construção de um hábito!

Até podemos construir estratégias específicas para aumentar o prazer em treinar, mas sem que isso se torne um hábito, os resultados serão mínimos e superficiais!

Veja agora algumas maneiras de aumentar o seu prazer em treinar!

Maneiras de mudar seus hábitos e ter prazer em treinar!

O dicionário define hábito como sendo “disposição duradoura que é adquirida pela repetição de um ato de maneira frequente, uso ou costume”. Perceba que o principal ponto a ser levado em conta é a questão da repetição.

Alguns pesquisadores americanos dizem que após 30 dias repetindo determinada situação diariamente, temos um novo hábito “gravado” em nossos comportamentos. Neste ponto, podemos entender porque os adeptos do “projeto verão” nunca tem sucesso.

Para te ajudar, vamos delimitar algumas estratégias para tornar a prática de exercícios físicos um hábito e com isso, adquirir prazer em praticá-los:

1. O início é fundamental:
Se você está saindo do sedentarismo ou vem a um certo tempo sem treinar, foque com grande intensidade nos primeiros 30 dias. Eles serão fundamentais para que você volte a ter resultados e adquira prazer em treinar. Não falte um dia sequer, estabeleça metas e diga a si mesmo (a) que você precisa atingi-las.

2. Livre-se das crenças limitantes:
Toda vez que se pegar falando que não consegue, ou que você não nasceu para isso, repita pelo menos 10 vezes uma frase oposta (tipo eu consigo, eu sei que sou capaz). A neurociência vem mostrando que a programação neuro-linguistica é fundamental na melhora de nossos comportamentos e hábitos. Use-a a seu favor!

motivacao-baixa

3. Comece com metas pequenas:
Não adiante ter como meta não faltar a nenhum treino durante os próximos 3 anos. Você precisa começar com metas pequenas. Inicie com uma semana, depois um mês e assim sucessivamente. Isso vale tanto para dieta, como para o treino. Assim, fica mais fácil manter o foco!

4. Cerque-se de gente positiva:
Poucas coisas são tão importantes na manutenção e criação de hábitos, do que o ambiente em que você vive! Por isso, busque conviver com pessoas positivas, que traçam e principalmente, alcançam suas metas e que não se misturam ao senso comum. Isso fará com que você tenha muito mais facilidade em ter prazer de treinar!

5. Faça o que tem que ser feito:
Se nada disso der certo, convença-se quem muita coisa é frescura e que você precisa treinar para ter resultados, seja em saúde ou estética! Existem coisas que tem que ser feitas para seu próprio bem! Ninguém sente vontade de escovar os dentes, mas se você fizer isso diariamente, se torna um hábito e você sentirá falta se não fizer. Com o treino é mesma coisa!

Sentir prazer em treinar é algo fundamental para que você alcance suas metas. Por isso, trabalhe não apenas seus músculos, mas também suas crenças e preparo psicológico. Desta maneira, não apenas seus treinos irão melhorar, mas sua vida num todo. Quem quer dá um jeito, não é? Bons treinos!

Comments

comments

Academia

Diva Fitness dispara: “não é porque sou mãe que deixei de ser mulher”

Published

on

By

Gabi Lubies, Diva Fitness WBFF, fala sobre auto-estima, boa forma e beleza  após a maternidade, e afirma que não deixou de ser mulher porque tornou-se mãe

A mulher é sempre um símbolo da beleza, e tem de fato a sua auto-estima interior, que a faz cuidar de si, maquiar-se, e estar de bem com o corpo. Em sua maioria, as mulheres gostam de ser notadas e elogiadas, e isso as faz sentirem-se mais vivas, e mais de bem consigo mesmas. 

A Diva Fitness WBFF (World Beauty Fitness Fashion) Gabi Lubies acredita que mesmo após ter filhos, a mulher não precisa se anular, e pode sim cuidar de si: “Quando nasce uma criança, nasce uma mãe, mas não precisa morrer uma mulher. É comum que fiquemos nesse quadro de dedicação quase que exclusiva aos filhos durante muito tempo, e muitas vezes, acabamos esquecendo de nós mesmas e entrando no automático. Antes de sermos mãe, somos mulheres, e acho complicado e arriscado esquecer o que somos e até mesmo o que nos levou até ali”, comenta.

Gabi Lubies aponta que o instinto materno fala muito alto, acima dos interesses pessoais: “Estou pra ver a mulher que, consciente ou não, não tenha esquecido de si, ainda que só um pouquinho, depois da maternidade. Quando um bebê nasce, ficamos tão ligadas a ele que esquecemos de olhar para nós mesmas. No começo, acho até natural, afinal não sabemos como ser mãe e vamos aprendendo e vendo que somos capazes de criar e cuidar de uma criança dia após dia”. 

Para a Diva Fitness, cuidar de si não é sinônimo de ser uma mãe ruim: “respeito quem decide fazer isso, mas particularmente acho que existem outros caminhos e que não é isso que fará uma pessoa ser boa ou má mãe. Não posso jogar a culpa neles por eu ter que trabalhar pra sustentá-los, nem a responsabilidade por ter engordado pra gerá-los, nem a responsabilidade por não cuidar de mim, por não ir atrás dos meus sonhos, por não ter tempo, etc. Eu escolhi ser mãe, a responsabilidade é toda minha e não deles. Penso que quando cuido de mim, em especial da minha saúde, estou também, de algum modo, dando a eles a oportunidade de ter a mãe dos meus filhos na Terra por mais tempo”.

Gabi acredita que ser mãe só acrescenta à vida de uma mulher, e que forma física e estética são recuperáveis depois da gravidez, e que a mulher não precisa abdicar da auto-estima para ser mãe: “Sou exemplo vivo disso. Optei que seria mãe e que continuaria sendo uma mulher que buscaria a felicidade e realização pessoal, pois acredito que a maternidade não subtrai nada da mulher, ao contrário, ela soma. A maternidade não nos diminui, ela nos torna mais fortes, mais capazes. É só uma questão de canalizarmos todo esse potencial para sermos as mulheres que queremos ser”, conclui

Fotos de: Dan Galic / MF Press Global Por: Hebert Neri

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

Bella Falconi esclarece o que pode te impedir de emagrecer em 2019

Published

on

By

A nutricionista e influenciadora digital Bella Falconi aponta os principais inimigos de uma vida mais saudável e meios de seguir rumo a melhor saúde e forma física

Bella sempre compartilha dicas com seus seguidores e leitores do blog para ter uma vida melhor, com mais saúde e qualidade de vida. A influenciadora esta semana trouxe dicas de como alcançar os objetivos no fitness e evitar a auto-sabotagem

Em seu blog no UOL (bellafalconi.blogosfera.uol.com.br) ela falou sobre como, de fato a pressa pode ser “inimiga da perfeição”, como diria o dito popular: “O problema em nossa era é que as pessoas buscam resultados “a jato”. Querem construir músculos densos e hipertrofiados em apenas 3 meses, querem alcançar um dígito de percentual de gordura corporal em 40 dias, e para isso submetem-se a loucuras”.

A pressa em obter resultados pode ser ainda mais prejudicial do que outros fatores na obtenção de maior qualidade de vida: “existe algo que pode ser tão ou mais prejudicial do que o sedentarismo e os maus hábitos alimentares: a pressa”. Bella afirma que isto pode, na verdade, causar frustração e impedir as pessoas de alcançarem seus objetivos no fitness e de manter um estilo de vida e dieta sustentável.

Como conselho para começar o ano já cumprindo aquela promessa de ano novo de emagrecer, Bella afirma: “independente das suas resoluções pessoais para o novo ano, uma dieta saudável e equilibrada sempre irá trazer benefícios: menos sal, açúcares e gorduras, e mais produtos frescos, vegetais e integrais são a fórmula infalível para emagrecer em 2019 e melhorar a saúde geral. E isto sempre tenho dito”.

Fotos de:  ReproduçãoPor: Hebert Neri

Leia o artigo original no UOL em: bellafalconi.blogosfera.uol.com.br

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

Nilton Bala ensina treino de apenas 15 minutos para ter pernas e glúteos hipertrofiados

Published

on

By

Muitos praticantes de musculação e atividades físicas não gostam de treinar pernas, o chamado “leg day”. No entanto, estudos apontam que que os membros inferiores são de fundamental importância no processo de condicionamento físico global para a manutenção da performance de atletas ou de indivíduo comum.  

Nilton Bala, personal trainer das celebridades em Portugal, afirma que treinar membros inferiores é fundamental para o condicionamento físico: “um dos erros mais frequentes dos praticantes de treinamento resistido é focarem-se muito nos músculos mais apelativos, que saltam mais aos olhos, como é o caso do bíceps e dos peitorais, e deixarem os membros inferiores de lado, ocorrendo quase sempre uma assimetria muscular”, afirma. 

Com base nesta necessidade, Nilton Bala preparou um plano de treino simples e eficaz com duração máxima de apenas 15 minutos, para rentabilizar o vosso precioso tempo e deixar-vos com pernas fortes e musculadas.

Construa pernas fortes em 15 minutos apenas

A) Cadeira Extensora (Grupo Muscular Alvo: Quadríceps)

Este é o exercício que mais favorecerá o isolamento do quadríceps. O quadríceps é o músculo que forma a parte anterior da coxa, e é chamado assim porque é composto por 4 músculos que funcionam como um só. Você conseguirá maior acção do quadríceps se utilizar todo o arco do movimento. Realize o movimento explosivo na parte positiva do exercício e quando a articulação do joelho estiver totalmente estendida trave o movimento por um ou dois segundos e libere o peso na fase negativa controladamente.

B) Cadeira Flexora (Grupo Muscular Alvo: Bíceps Femural)

Este exercício trabalha um grupo de músculos localizados na parte posterior da coxa denominados flexores da perna. Deitado em decúbito ventral certifique-se de que a articulação do joelho esta trabalhando na mesma direção do prolongamento imaginário do eixo do aparelho o que permitirá que o seu joelho trabalhe livremente num movimento anatómico. Procure realizar o  movimento com máximo de amplitude

C) Agachamento com Barra no Suporte (Grupo Muscular Alvo: Quadríceps) 

Agache devagar aproximadamente um angulo de 90 graus. Retome a posição inicial, não deixe com que os joelhos ultrapassem a ponta dos pés e apoie a barra no trapézio e não no pescoço. Só agache pesado e a fundo se tiver confiança e treinamento suficiente.Preferencialmente realize o exercício dentro de um suporte que ampare a barra caso você falhe na hora do movimento.

D) Extensão de Pé em posição hortostática (Grupo Muscular Alvo: Gémeos)

Neste exercício os gémeos são activados preferencialmente. 

Cuidados Especiais.

1) Mantenha o quadril encaixado durante todo o curso do movimento

2) Mantenha os joelhos estendidos

Como executar

Estenda os pés até a posição mais superior possível e flexione controladamente até a posição mais inferior possível.

Faça a amplitude máxima do movimento em cada repetição

Realizar 4 passagens em forma de circuito de cada exercício, após a realização de cada volta descansar 60 segundos.

Exemplo:

1)Cadeira Extensora 

2)Cadeira Flexora

3)Agachamento com Barra

4)Gémeos em Posição Hortostática

Fotos de:  MF Press Global Por: Hebert Neri

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook




Mais Acessados