Connect with us

Academia

Como ter prazer em treinar? Confira 5 dicas indispensáveis!

Published

on

Muitas pessoas não conseguem manter sua rotina de treinos e desistem logo, justamente porque não conseguem sentir prazer em treinar e perdem o foco rápido. Confira neste artigo como mudar isso!

Quem aqui nunca conheceu alguma pessoa que mal consegue terminar uma semana de treino na academia? Já percebeu que as pessoas elegem prioridades, mas que muitas vezes estão embasadas não em suas necessidades, mas em seus prazeres? O prazer é um mecanismo que possuímos para que tenhamos motivação para certas atividades essenciais. Comer é uma delas. Quando o homem vivia em cavernas, ele tinha no prazer a motivação para sair de sua caverna e procurar a sua subsistência.

Os centros cerebrais responsáveis pelo prazer estão intimamente ligados a nossas necessidades básicas. Comer e dormir, por exemplo, são atividades básicas para a sobrevivência e que podem ser altamente prazerosas. E nesse contexto, como tornar o seu treino prazeroso? É o que vou tentar te mostrar!

Prazer para treinar? Como faço isso?

As pessoas tendem a acreditar que motivação é algo externo, que está diretamente ligada a fatores como ambiente e convívio. Pois bem, sinto em te informar que isso até influencia, mas a motivação nasce de outra coisa: o hábito!

Quer ter prazer em treinar? Vá treinar com frequência!

Somente desta forma, será possível lançar mão de estratégias para que você aumente seu prazer em treinar. Agora, se tudo for mais importante do que o seu treino e você não completa nem uma semana na academia, ficará difícil encontrar uma solução.

Dicas-para-não-Desistir-da-Academia

Um caso que ilustra isso muito bem é o do enfartado. Eu conheço uma centena de pessoas que jamais se dedicava a treinar, manter uma dieta minimamente saudável e cuidar da saúde. Os afazeres domésticos, o trabalho e a diversão sempre foram mais importante. Até que um dia esta pessoa infartou!

Com auxilio de técnicas avançadas de medicina, estas pessoas conseguiram sair sem maiores sequelas ou dificuldades do quadro de infarto!  Poucas semanas depois, estas pessoas passaram a adotar um estilo de vida saudável e mudaram de vida! Seu trabalho não mudou e nem suas tarefas domésticas, o que mudou foram as suas prioridades.

E não é raro conhecermos pessoas que tiveram que mudar suas prioridades para manterem-se vivas e descobriram no exercício físico uma possibilidade prazerosa de passar o tempo! Seja na musculação, nas lutas, na dança ou na corrida de rua, tais pessoas passaram a sentir prazer em treinar e com isso, o que era obrigação, passou a ser parte da rotina!

Sei que nem sempre isso é fácil. Sou humano e também tenho momentos de fraqueza. Porém, ter prazer em treinar é algo que não acontece da noite para o dia, mas é o resultado da construção de um hábito!

Até podemos construir estratégias específicas para aumentar o prazer em treinar, mas sem que isso se torne um hábito, os resultados serão mínimos e superficiais!

Veja agora algumas maneiras de aumentar o seu prazer em treinar!

Maneiras de mudar seus hábitos e ter prazer em treinar!

O dicionário define hábito como sendo “disposição duradoura que é adquirida pela repetição de um ato de maneira frequente, uso ou costume”. Perceba que o principal ponto a ser levado em conta é a questão da repetição.

Alguns pesquisadores americanos dizem que após 30 dias repetindo determinada situação diariamente, temos um novo hábito “gravado” em nossos comportamentos. Neste ponto, podemos entender porque os adeptos do “projeto verão” nunca tem sucesso.

Para te ajudar, vamos delimitar algumas estratégias para tornar a prática de exercícios físicos um hábito e com isso, adquirir prazer em praticá-los:

1. O início é fundamental:
Se você está saindo do sedentarismo ou vem a um certo tempo sem treinar, foque com grande intensidade nos primeiros 30 dias. Eles serão fundamentais para que você volte a ter resultados e adquira prazer em treinar. Não falte um dia sequer, estabeleça metas e diga a si mesmo (a) que você precisa atingi-las.

2. Livre-se das crenças limitantes:
Toda vez que se pegar falando que não consegue, ou que você não nasceu para isso, repita pelo menos 10 vezes uma frase oposta (tipo eu consigo, eu sei que sou capaz). A neurociência vem mostrando que a programação neuro-linguistica é fundamental na melhora de nossos comportamentos e hábitos. Use-a a seu favor!

motivacao-baixa

3. Comece com metas pequenas:
Não adiante ter como meta não faltar a nenhum treino durante os próximos 3 anos. Você precisa começar com metas pequenas. Inicie com uma semana, depois um mês e assim sucessivamente. Isso vale tanto para dieta, como para o treino. Assim, fica mais fácil manter o foco!

4. Cerque-se de gente positiva:
Poucas coisas são tão importantes na manutenção e criação de hábitos, do que o ambiente em que você vive! Por isso, busque conviver com pessoas positivas, que traçam e principalmente, alcançam suas metas e que não se misturam ao senso comum. Isso fará com que você tenha muito mais facilidade em ter prazer de treinar!

5. Faça o que tem que ser feito:
Se nada disso der certo, convença-se quem muita coisa é frescura e que você precisa treinar para ter resultados, seja em saúde ou estética! Existem coisas que tem que ser feitas para seu próprio bem! Ninguém sente vontade de escovar os dentes, mas se você fizer isso diariamente, se torna um hábito e você sentirá falta se não fizer. Com o treino é mesma coisa!

Sentir prazer em treinar é algo fundamental para que você alcance suas metas. Por isso, trabalhe não apenas seus músculos, mas também suas crenças e preparo psicológico. Desta maneira, não apenas seus treinos irão melhorar, mas sua vida num todo. Quem quer dá um jeito, não é? Bons treinos!

Comments

comments

Academia

Erros comuns quando se quer ter mais massa muscular

Published

on

By

Treinar é fundamental, mas é necessário ter peso e medida

Ter mais músculo não é apenas sinônimo de mais força, é também uma espécie de escudo protetor para a saúde em geral, beneficiando a saúde óssea, cardiovascular e ainda o sistema imunológico, que fica mais reforçado e capaz de combater a gordura indesejada.

O treino de força e a alimentação adequada – com uma especial atenção para a proteína – são dois dos aspectos que mais importância têm na hora de construir mais músculo de forma saudável, contudo, para que o aumento do músculo aconteça da forma mais correta é ainda importante apostar num processo gradual e também nos comportamentos mais certeiros.

Como explica o site Deporte y Vida do jornal espanhol As, existem alguns erros comuns na hora de ‘lutar’ por um aumento da massa muscular, erros esses que não só comprometem o sucesso, como podem mesmo colocar a saúde em risco. Veja quais são:

1 – Comer tudo e mais alguma coisa. Tem quem pense que o simples fato de treinar com regularidade permite comer tudo, mas não é bem assim, especialmente quando isso inclui mesmo tudo, até os alimentos menos saudáveis. Embora o corpo precise de combustível (proteína, carboidratos complexos e gordura saudável), é preciso ter atenção ao tipo de alimento,para que não se aumente a gordura e em vez da massa muscular.

2 – Não ter um objetivo definido. Treinar por treinar e comer por comer nunca dá bom resultado, especialmente quando o objetivo é ter um corpo mais tonificado e mais músculo. Para que isso seja possível, é necessário ter um plano de treino adequado (preferencialmente definido por um treinador) e também uma alimentação que vá ao encontro das necessidades e que assegure todos os nutrientes necessários;

3 – Treinar muito. Como já dissemos, o treino é fundamental, contudo, ter peso e medida é fundamental, pois o descanso é fundamental para a recuperação muscular e capacidade de ‘crescer’;

4 – Abusar nos pesos. O treino de força é aquele que mais trabalha os músculos, mas mais importante do que o peso usado é a técnica. Sabia que mais vale fazer mais repetições do que apostar tudo no peso máximo?;

5 – Não dormir o suficiente. O descanso é fundamental para os músculos recuperarem devidamente e parte desse descanso depende do sono.

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

10 estratégias para perder gordura nas pernas

Published

on

By

Tonificar as pernas é uma das tarefas mais difíceis do mundo fitness

Sejamos honestos, os dias de treino de pernas são um dos piores. Além de ser um dos mais dolorosos, é aquele em que para ver os resultados é preciso esperar semanas ou meses. As coxas são uma das regiões do corpo onde a gordura se aloja mais facilmente, mas mais dificilmente sai. A combinação de exercício físico com uma alimentação saudável e equilibrada é o caminho a seguir, mas é preciso fazer mais.

O site Eat This, Not That! mostra que perder gordura nas pernas é uma tarefa árdua, mas não impossível. Quer provas? Confira dez estratégias que ajudam a perder gordura na região:

1 – Beber café antes do treino, um hábito que não só dá mais energia para a prática de exercício como favorece ainda a capacidade do metabolismo queimar gordura;

2 – Trabalhar as pernas fazendo alguns exercícios de tonificação, colocando o peso do corpo apenas na parte da frente do pé;

3 – Agachamentos… sempre;

4 – Correr… mas subindo. Aumentar a inclinação é uma forma de aliar o exercício cardiovascular (corrida) à tonificação dos músculos das pernas.

5 – Aderir à prensa, procurando ajuda de um instrutor para saber qual o peso mais indicado a colocar;

6 – Fazer vários tipos de lunges, sejam estáticos, em andamento, com ou sem peso;

7 – Dizer ‘adeus’ ao sofá e aproveitar as noites para caminhar depois do jantar;

8 – Aumentar o consumo de cálcio, mineral que não só favorece os ossos, como melhora a formação de músculo;

9 – Apostar nos cítricos, alimentos ricos em vitamina C que travam os marcadores inflamatórios e, por isso, melhoram a presença de gordura acumulada;

10 – Quando o tempo para treinar é pouco, comece a praticar sprints.

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

Nicole Bahls revela seus segredos para ter um ‘bumbum na nuca’

Published

on

By

Ostentando um corpo malhado, Nicole Bahls diz que não pega leve na academia. A assistente de palco do Ferdinando Show revela que pegou pesado para emagrecer 6 kg antes da atração e manter o corpo em forma. Para ostentar seu “bumbum na nuca”, Nicole compartilha alguns de seus segredinhos:

“Faço dieta equilibrada e academia. Muito agachamento. Uso quatro apoios e faço quatro repetições de 20, com 20 kg em cada perna. Mas é um pouco da minha genética também que ajuda”, conta Nicole à revista ‘Quem’.

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados