Connect with us

Destaque

Como treinar os femorais

Published

on

Os antigos culturistas chamavam-lhes, os “bíceps das pernas”. Nos chamamos-lhe simplesmente Femorais, e muitos especialistas em hipertrofia, acreditam que um atleta comum poderá ganhar facilmente 5 a 10 kgs de músculo se treinar de forma dura e inteligente, este grupo muscular universalmente subdesenvolvido.

Então porquê é que a maioria das pessoas nunca desenvolve grandes femorais? Consultamos uma série de treinadores de força, quinesiologistas e gurus de musculação, e todos disseram a mesma coisa: A maior parte das pessoas treina essencialmente apenas metade dos seus Femorais.

Veja os músculos que compõem os Femorais – O Semi-membranoso, o semi-tendinoso, e os bíceps femorais, para além de uma série de sinergistas – têm duas funções: Flectir o joelho e empurrar a perna para trás (tal como acontece num sprint). O problema está em que, a maioria dos atletas de ginásio, apenas treinam uma dessas funções, deixando uma grande quantidade de fibras musculares subdesenvolvidas e por estimular, e como tal, permanecem com os femorais subdesenvolvidos.

Como acontece isso? Devido ao facto de se focarem na máquina flexora (leg curl). Repare que, a máquina flexora – sentada, deitada, etc. – Apenas trabalha a função #1: a parte de flexão do joelho.

E em relação á função #2, de extender a anca para trás? Bem, a melhor forma de atingir essa parte dos músculos femorais é usando exercícios em que as pernas estejam rectas: Peso morto a pernas rectas, bom dia, hiperextensões reversas, etc. Por isso, se 80% do seu trabalho de femorais apenas tiver envolvido a máquina flexora, você estará realmente a sabotar o seu desenvolvimento físico.

Já entendeu o que foi dito acima? Ainda bem para si. Abaixo poderá ver uma selecção de alguns dos exercícios mais poderosos e eficientes, bem como técnicas para potenciar a hipertrofia dos femorais, incluindo algumas maneiras de tornar a “velha” máquina flexora num verdadeiro construtor de massa.

Irá reparar que deixamos de fora o peso morto, mas isso é porque, presumivelmente, já os estará a fazer. (certo)?

#1: Seleccione a carga adequada

Isto não é um exercício, mas uma técnica de sobrecarga crucial. Entenda correctamente esta parte e irá assim maximizar a hipertrofia dos femorais.

Baseado nas duas funções dos femorais e na configuração natural das fibras rápidas e lentas de cada uma, aqui estão as regras:

Regra #1: Pesado, poucas repetições, e mais séries para as extensões de femorais.

Regra #2: Leve, mais repetições para quase todos os restantes exercícios: Peso morto a pernas rectas, Bom dia, hiperextensões reversas e hiperextensões normais.

Charles Poliquin recomenda que nunca se faça mais de 8 repetições nas extensões de femorais. Ele também afirma que atletas experientes com muita experiência de treino, podem precisar de apenas 3 repetições por série nas extensões de femorais. Mas, isso significa também um maior número de séries. Experimente fazer 10 x 3 na máquina flexora e prepare-se para se sentir “especial” durante alguns dos dias seguintes!

Agora, como irá trabalhar os glúteos e erectores da espinha ao trabalhar os extensores da anca, irá utilizar mais de 8 repetições (de uma forma geral) para os exercícios de peso morto a pernas rectas, bom dia, etc.

Por isso, a regra seria: Menos de 8 repetições nas flexões de femorais; mais de 8 repetições nos exercícios restantes.

# 2: O Flexor de pernas (Leg Curl) definitivo

Não pretendemos dar má fama à máquina flexora de pernas. Mas queremos que você 1) evite usá-la de forma exclusiva e 2) que a use da forma correcta.

Baseado na carga, posição dos pés e tempo adequado, aqui está a forma definitiva de realizar as flexões de pernas:

1)      Treine pesado ou vá para casa. Escolha um peso que lhe permita realizar apenas 4-6 repetições.

2)      Os femorais respondem muito bem à fase excêntrica ou negativa realizada de forma lenta. Levante o peso o mais rapidamente possível, faça uma pausa breve no final do movimento e depois baixe o peso de forma lenta durante 4 segundos.

Coloque os pés na posição correcta. “Uma maneira infalível de aumentar o tamanho dos seus femorais, é começando a considerar a posição dos pés nas flexões de pernas”, diz o treinador Jimmy Smith. Aqui estão as regras:

Levante o peso com os pés dorsifletidos: os seus pés levantados para cima (orientados em direcção aos joelhos)

Baixe o peso com a parte plantar dos pés flectida. Aponte com os seus pés, por outras palavras (tentar aproximar a ponta dos pés o mais possível aos gémeos).

Isto irá demorar algum tempo de prática, mas é uma técnica utilizada por quase todos os especialistas da área: Jimmy Smith, Charles Poliquin, TC, e muitos mais. Eles usam este método porque funciona. Você deveria fazer o mesmo.

#3: Femorais na Prensa

011 300x209 Como treinar os femorais 

A máquina Prensa de pernas pode ser usada de forma a poder focar-se mais nos quadriceps ou femorais. Mas claro, os treinadores de força não gostam muito dela, mas os culturistas com femorais grandes gostam! Aqui está a forma de maximizar o desenvolvimento dos femorais. É realmente simples:

 

1)      Utilize o peso suficiente que lhe permita realizar umas 8 boas repetições.

2)      Realize o exercício em toda a sua extensão. Se consegue tocar nos joelhos no final de cada repetição, está no caminho certo.

3)      Coloque os pés numa posição normal/média. Se colocar os pés mais aproximados, irá centrar mais o trabalho nos quadriceps.

4)      Coloque os seus pés bem altos no suporte da prensa. Este ângulo extremo irá enfatizar o trabalho preferencialmente nos femorais e menos nos quadriceps.

5)      Empurre com os calcanhares. Lembre-se, se empurrar com a ponta dos pés (dedos), o trabalho irá incidir mais nos quadriceps, e não é isso que pretendemos aqui.

Resumindo, peso moderado, exercício realizado em toda a sua extensão, posição dos pés normal, pés posicionados no alto do suporte, empurrar com os calcanhares.

#4: O Curl de femorais na polia

Já falamos bastante acerca das duas funções dos femorais. Bem, aqui está um exercício que trabalha ambas as funções em apenas um movimento. E como bónus, trabalha também os glúteos.

È bastante simples, prenda ao seu tornozelo uma dessas caneleiras para polia baixa, ligue um cabo da polia baixa á pulseira, e coloque-se de frente aos pesos da maquina de polia. Irá querer também dobrar-se um pouco para a frente da cintura para cima, o mais possível (para estirar os femorais entre a anca e os joelhos).

Comece o exercício, entendendo a perna para trás e para cima o máximo que puder. Depois, quando já tiver extendido a perna ao máximo, continue o exercício flexionando o joelho. Leve o calcanhar o mais possível até aos glúteos. (Lembre-se de realizar este movimento com uma ligeira inclinação para a maquina de polia baixa; caso contrario o cabo irá bater na rotula do joelho quando baixar o peso na fase excêntrica!)

Reverta a sequência – Extenda a até a perna estar recta, e depois baixe a perna inteira até á posição inicial – e comece de novo.

É simples – extenda, flexione, endireite; extenda, flexione, endireite.

#5 Curl excêntrico de Femorais

Tal como já foi mencionado, os femorais respondem muito bem à fase excêntrica lenta. E também respondem muito bem ao treino unilateral – treine apenas uma perna de cada vez. Aproveite as vantagens de ambos os factos com o curl de femoral excêntrico.

Simplesmente levante o peso com ambas as pernas, transfira a carga para apenas uma perna uma vez que esteja na fase final do movimento, depois baixe o peso de forma lenta durante vários segundos, utilizando apenas uma perna.

Então, levante o peso com ambas as pernas, desça com apenas uma, repita. Pode alternar e baixar o peso com uma perna diferente de cada vez, ou pode realizar todas as repetições (8 ou menos) baixando o peso sempre com a mesma perna. O peso a seleccionar está baseado na quantidade que pode baixar com uma perna, por isso, terá de começar com um peso mais abaixo do normal neste exercício.

Gostamos de utilizar o curl de femoral excêntrico como um “toque final” – realize primeiro o seu treino normal de femorais e termine com este método…

#6: Elevação “natural” de glúteos/femorais

Não tem acesso a uma máquina de femorais/glúteos? Sente-se mal por isso? Mas aqui está uma alternativa brutal: A elevação natural de glúteos/femorais.

Ou prende as suas pernas em algo ou pede a um companheiro de treino que seja “pesado” para segurar as suas pernas a partir dos tornozelos. Agora, baixe de forma lenta o seu corpo em direcção ao chão enquanto mantém as costas rectas e focando-se nos femorais. Uma vez que atinja o chão. Puxe-se de volta para cima de forma explosiva. É nessa altura que os femorais e glúteos irão trabalhar mais. Puxe-se de volta para cima com a força dos femorais e com o tronco recto.

Os principiantes provavelmente terão de realizar este exercício em forma “negativa” ao princípio, e devem estar preparados para apanharem-se a si mesmos quando estiverem a cair em direcção ao chão!

7# A Supersérie de Hiper extensores

Se você é um desses atletas de musculação que concentrou a maior parte do seu trabalho de femorais na máquina flexora, então terá de ser punido. Esta supersérie, formada apenas por exercícios extensores, foi especialmente formulada para si.

A1: Bom dia, cerca de 8 reps

Descanse 10 segundos, depois faça o A2

A2: Peso morto Romeno com halteres, 10 reps

Descanse 60 segundos e repita a supersérie mais 3 vezes

Dica final

Charles Poliquin deixa-nos com esta ultima dica:

Alongue os quadriceps entre as séries de femorais. Aumentar a área de movimento dos seus quadriceps antes das flexões de pernas, irá aumentar a quantidade de unidades motoras usadas nos femorais durante o exercício e aumentará portanto a eficiência do exercício escolhido.

Como os quadriceps são os músculos antagonistas dos femorais, e como os alongamentos irão permitir que os femorais relaxem, a força de contracção dos femorais irá ser maior na contracção subsequente.

Dê a estes exercícios e técnicas uma oportunidade, e depois prepare-se para flectir os seus “bíceps das pernas!”

Fonte: http://www.musculacao-pt.net

Comments

comments

6 Comments

6 Comments

  1. luana

    28 de junho de 2012 at 15:13

    nao entendi porra nenhuma

  2. raquel

    29 de junho de 2012 at 10:25

    tambem ñ entedi

  3. renan

    1 de julho de 2012 at 00:31

    Não da pra entender porra nenhuma realmente,pq além do texto parecer só pra os mais entendidos, está em português de Portugal.

  4. Lorena

    1 de julho de 2012 at 18:07

    isso é português de portugal ou algo muito mal traduzido pelo google tradutor?

  5. admin

    2 de julho de 2012 at 10:21

    Olá a todos, pedimos desculpa pelo texto ser de portugual, um dos nossos editores é português, então o mesmo costuma postar artigos da cidade dele!
    Até pq temos um grande publico em portugal.

  6. geilton

    1 de setembro de 2013 at 21:39

    Muito bom o artigo,so que eu gostaria de saber qual seria o numero de series para os exercicios femorais na prensa ,femorais na polia,curl excentrico de femorais,elevacao natural de gluteos /femorais e as super series de hiper extensores e se esta e a melhor sequencia para realizar os exercicios ou eles foram postados de forma aleatoria.Desde ja agradeco muito pelas informacoes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Destaque

Top Pluz size Ashley Grahman exibe curvas em biquíni cavado e fã elogia: “seu corpo é perfeito”

Published

on

By

Modelo é a mais famosa no segmento

Top plus size mais badalado do mundo da moda, a americana Ashley Graham exibiu as famosas cuvas em um dia de praia neste domingo (17). A modelo usou um biqúini de lacinho, com os cabelos soltos no clique que ela mesma mostrou na web.

A imagem recebeu muitos elogios, já que além de linda, a top é inspiração para muita gente que, supostamente, está fora dos “padrões”. “Seu corpo é literalmente perfeito em todos os sentidos”, afirmou uma seguidora. “Bonita e natural”, afirmou outra.

Uma publicação compartilhada por A S H L E Y G R A H A M (@ashleygraham) em

O encanto por Ashley não é à toa. Ela lançou em 2017 seu livro de memórias, A New Model: What Confidence, Beauty and Power Really Look Like, no qual fala sobre o bullying sofrido pelos quilinhos extras desde o início da carreira como modelo, aos 13 anos, ao racismo que sofre por ser casada com o cineasta negro Justin Ervin.

“Alguém me disse uma vez que as minhas coxas eram a ‘cidade da celulite’, mas essas coxas contam uma história de vitória e coragem. Eu não deixarei os outros ditarem como elas acham que meu corpo deveria parecer para o próprio conforto deles”, avisou a modelo, em uma mensagem de autoestima e empoderamento que ela também divulga em suas redes sociais.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Noiva de zezé, Graciele Lacerda volta a exibir o bumbum na web

Published

on

By

Graciele Lacerda voltou a exibir o bumbum na web, desta vez, com uma lingerie amarela, aos 37 anos. Uau! Inspirada (e bota inspiração nisso!) a noiva de Zezé Di Camargo usou um texto de Caio Fernando de Abreu para legendar a imagem, que, convenhamos, nem precisa de legenda.

A foto de Graciele lembra à cena da série “Felizes para Sempre?” em que a atriz Paolla Oliveira exibe o bumbum na janela.

Então, que seja doce. Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim: que seja doce. Quando há sol, e esse sol bate na minha cara amassada do sono repito sete vezes para dar sorte: que seja doce, que seja doce, que seja doce, e assim por diante…Que seja doce o dia quando eu abrir as janelas e lembrar dos meus sonhos. Que sejam doces os finais de tardes. Que seja doce a espera pelas mensagens e ligações. Que seja doce o cheiro de amor. Que seja doce os olhares e sorrisos que iremos receber ao longo do dia. Que seja doce o modo de andar, de sentir, de demonstrar afeto. Que seja doce a leveza que sentiremos ao lado de quem amamos. Que seja doce os nossos abraços. Enfim, que sejamos doce, pois a vida é curta demais para ser amarga. Abra as suas janelas e seja doce! Caio Fernando Abreu • #quesejadoce #lifestyle

Uma publicação compartilhada por Graciele Lacerda (@gracielelacerdaoficial) em

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Aos 43 anos, mãe de Ludmilla ostenta corpão de biquíni após perder 16kg

Published

on

By

Há alguns meses, a mãe da cantora Ludmilla, Silvana Oliveira, de 43 anos, resolveu mudar os hábitos alimentares e se matricular numa academia. De lá pra cá, ela revela que conseguiu eliminar 16kg e resolveu mostrar o novo shape com uma foto de biquíni na piscina. Silvana também usou o Facebook para postar a foto de um antes e depois para falar da mudança e contar que sua meta é perder mais 5kg.

No post, ela explica que conseguiu emagrecer sem contratar personal ou nutricionista e com muita força de vontade. Silvana disse ainda que corre na esteira entre 5 a 7km por dia e que segue uma rigorosa dieta.

Veja o depoimento dela:

“Muito bom ver um antes e depois meu, pois só de pensar que os méritos são todos meu e de Deus, eu fico muito, mas muito orgulhosa de mim e espero poder servir de exemplo pra alguém, pois não é fácil, mas também não é impossível. E nada de pensar que por eu ser mãe de artista que tenho dinheiro e blá, blá, blá… Porque não é. Não fui em nenhum nutricionista, não gasto dinheiro com personal, comecei trabalhando o meu psicológico, cortando alguns alimentos que todos nós sabemos que é gostoso, mas que não faz bem a nossa saúde. Depois, me matriculei em uma academia. E vou ser bem sincera: não gosto de fazer nenhum tipo de exercício, até que me identifiquei com a minha amiga esteira. E, desde então, venho fazendo um desafio comigo mesma de andar e correr de 5 a 7km. Têm dias que é fácil, mas têm dias que bate a preguiça (risos). Mas não desisto, porque se está me fazendo tão bem, não pode ser ruim. Então, amores vocês que têm essa vontade de mudar seus hábitos alimentares, sigam em frente, não desistam, pois vale muito a pena lutar por você mesma (o)!. Menos 16kg. Agora falta pouco. Xô 5kg”.

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados