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Conheça alguns fatores para sua falta de ânimo em treinar!

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Conheça 3 causas que podem estar relacionadas diretamente a falta de ânimo para treinar.

processo de crescimento muscular pode ser tido como um dos mais complexos envolvendo não só inúmeros sistemas do corpo que agem de forma coordenadamente singular e sinérgica para sua ocorrência. Principalmente, uma forma de atingir determinadas finalidades pelas quais somente com ele, ou, pelo menos através dele, se tornam mais possíveis e práticas. Entretanto, apesar dos inúmeros benefícios que a prática da musculação pode apresentar, seja em quesitos relacionados à saúde, aos aspectos físicos e estéticos, a reabilitações, entre diversos outros, este é um esporte tido como “ingrato”. Não ingrato por ser algo que gere algum tipo de desprazer, mas sim, por ser um esporte que exija certa disciplina, dedicação e, principalmente constância e continuidade. E não é a toa que, logo nas primeiras semanas que, por ventura, estamos afastados de sua prática, que já começamos a sentir na pele os “efeitos colaterais” de sua falta.

Porém, para que essa consistência, dedicação e continuidade sejam mantidas, é necessário tomar alguns cuidados. Os primeiros sinais de uma possível queda de rendimento, de falta de ânimo para treinar ou até mesmo de algum outro problema, deve ser avaliado e, se possível, corrigido o mais rápido possível, afim não só de prevenir possíveis malefícios e descontentamentos, mas, principalmente de evitar que contratempos como lesões, problemas de saúde ou até mesmo uma desistência possam acontecer.


# – Cansaço, dores musculares excessivas, dores articulares, inapetência, falta de sono, bipolaridade, estagnação, lentificação: Overtraining à vista!
Conheceremos então, 3 bons alertas de falta de ânimo que seu treino pode estar sendo atingido e que podem significar a hora de realizar mudanças para que isso deixe de acontecer.

overtraining é o estado pelo qual a maioria dos atletas, principalmente no ramo profissional já vieram ou estão a passar e muitas vezes se quer se dão conta. O Overtraining, na verdade, é uma fase seguinte ao que conhecemos como overreaching que é um excesso de treinamento, que causa alguns dos sintomas citados e mais alguns outros. Entretanto, esse estado pode ser corrigido em dias ou semanas, com mudanças ou, simplesmente, com um descanso adequado. Já o Overtraining é uma fase evoluída do Overreaching, mostrando-se muito mais duradouro e também muito mais preocupante, sendo necessário semanas ou até mesmo meses para uma recuperação completa. Semanas essas que, normalmente são regadas a descanso e protocolos alimentares corretos, além do afastamento da maioria das atividades físicas, principalmente de alto rendimento e/ou intensidade.

O overtraining ou até mesmo levando em consideração primária e que normalmente acontece com mais freqüência, é uma das principais razões pelas quais a maioria acaba entrando em um estado cíclico de desistências e voltas, prejudicando largamente os ganhos e resultados. E você pode observar bem a grande freqüência que isso ocorre dentro dos ginásios.

Para evitar que isso ocorra com você, algumas boas dicas são, em primeiro lugar descansar adequadamente e tirar períodos significativos de recuperação para o corpo, envolvendo inclusive períodos TOTALMENTE LONGE DE ATIVIDADES FÍSICAS INTENSAS.

# Hidratação inadequada antes do treinamento

Um outro fator que, provavelmente 95% dos praticantes de algumas modalidades, principalmente dos musculadores em geral deixam de leva em consideração, mas, que interferem diretamente no treinamento é a hidratação. Este fator chega a ser tão importante que, o corpo pode começar a apresentar uma queda de 20% em seu rendimento caso, por exemplo, a temperatura corpórea suba 1ºC. Agora, imagine que, aliado a isso, ainda temos uma perda significativa de eletrólitos(principalmente para os indivíduos que apresentam alto grau de sudorese, perda de importantes minerais, entre outros.

Entretanto, quando falo de hidratação inadequada, não me refiro unicamente a falta de hidratação, mas também ao excesso dela. Da mesma forma que, a falta pode acarretar esses prejuízos já citados, seu excesso pode vir a interferir na digestão do pré-treino, pode fazer com que o sangue seja direcionado ao aparelho gastrointestinal, pode causa próprios desconfortos gástricos e ainda promover sensações de vômito e outros, o que não é absolutamente nada conveniente durante o treinamento.

Segundo o que se tem de mais atual na literatura, hidratar o atleta com cerca de 700ml de água 2h antes da prática de atividades físicas, mais o consumo de alimentos relativamente salgados, adicionais a 200-400ml de água até 20 minutos antes do treinamento, já é suficiente. Claro, a reposição hídrica de aproximadamente 1,5L de água para cada Kg perdido também é mais do que essencial após o treinamento.

Entretanto, apesar dos protocolos básicos presentes na literatura moderna, o conceito de individualidade fisiobiológica deve ser o principal tópico de destaque, sendo assim respeitado e, jamais negligenciado em situações de sede ou vontade de hidratação.

# Consumo excessivo de suplementos alimentares e/ou ergogênicos

Os suplementos alimentares podem e, em muitos casos são não só grandes aliados ao praticante de atividades físicas e ao atleta profissional. Através deles, é possível propiciar uma alimentação e uma nutrição adequada, respeitando as necessidades individuais de cada sujeito, além de ergogênese a estes indivíduos. Isso, necessariamente faz com que, relacionado a estes, o rendimento não tenda ao declínio.

Porém, quando mau orientado e, principalmente, quando não orientado, o suplemento alimentar e, principalmente o suplemento ergogênico pode se tornar uma faca de dois gumes, sendo portanto um fator de interferência pasme, NEGATIVA.

O suplemento alimentar ou ergogênico começa a ser algo ruim quando além de não proporcionar a nutrição adequada e individualizada, ainda entra em substituição a nutrição que deveria ser suprida com a alimentação, ou seja, quando o mesmo começa a entrar no ramo dos famosos indivíduos que “trocam comida por suplementos alimentares”. Apesar de sua enorme capacidade nutritiva, boa digestibilidade na maioria dos casos e, claro altíssimo valor biológico, a dieta, ou seja, a comida sólida de qualidade ainda é a melhor (e mais barata, diga-se de passagem) fonte de obtenção destes.

Por isso, antes de gastar horrores e mais horrores em toneladas de suplementos alimentares, nutra-se corretamente com o alimento e, principalmente busque orientação adequada de um bom profissional.

Conclusão:

Estes são apenas 3 de muitos dos fatores que podem interferir em seu treinamento, portanto, atenção e avaliações profissionais no quadros gerais fisiobiológicos, genéticos e fenótipos de cada um é mais do que fundamental para a obtenção de bons resultados sólidos.

Bons treinos!

Artigo escrito por Marcelo Sendon

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Diva Fitness dispara: “não é porque sou mãe que deixei de ser mulher”

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Gabi Lubies, Diva Fitness WBFF, fala sobre auto-estima, boa forma e beleza  após a maternidade, e afirma que não deixou de ser mulher porque tornou-se mãe

A mulher é sempre um símbolo da beleza, e tem de fato a sua auto-estima interior, que a faz cuidar de si, maquiar-se, e estar de bem com o corpo. Em sua maioria, as mulheres gostam de ser notadas e elogiadas, e isso as faz sentirem-se mais vivas, e mais de bem consigo mesmas. 

A Diva Fitness WBFF (World Beauty Fitness Fashion) Gabi Lubies acredita que mesmo após ter filhos, a mulher não precisa se anular, e pode sim cuidar de si: “Quando nasce uma criança, nasce uma mãe, mas não precisa morrer uma mulher. É comum que fiquemos nesse quadro de dedicação quase que exclusiva aos filhos durante muito tempo, e muitas vezes, acabamos esquecendo de nós mesmas e entrando no automático. Antes de sermos mãe, somos mulheres, e acho complicado e arriscado esquecer o que somos e até mesmo o que nos levou até ali”, comenta.

Gabi Lubies aponta que o instinto materno fala muito alto, acima dos interesses pessoais: “Estou pra ver a mulher que, consciente ou não, não tenha esquecido de si, ainda que só um pouquinho, depois da maternidade. Quando um bebê nasce, ficamos tão ligadas a ele que esquecemos de olhar para nós mesmas. No começo, acho até natural, afinal não sabemos como ser mãe e vamos aprendendo e vendo que somos capazes de criar e cuidar de uma criança dia após dia”. 

Para a Diva Fitness, cuidar de si não é sinônimo de ser uma mãe ruim: “respeito quem decide fazer isso, mas particularmente acho que existem outros caminhos e que não é isso que fará uma pessoa ser boa ou má mãe. Não posso jogar a culpa neles por eu ter que trabalhar pra sustentá-los, nem a responsabilidade por ter engordado pra gerá-los, nem a responsabilidade por não cuidar de mim, por não ir atrás dos meus sonhos, por não ter tempo, etc. Eu escolhi ser mãe, a responsabilidade é toda minha e não deles. Penso que quando cuido de mim, em especial da minha saúde, estou também, de algum modo, dando a eles a oportunidade de ter a mãe dos meus filhos na Terra por mais tempo”.

Gabi acredita que ser mãe só acrescenta à vida de uma mulher, e que forma física e estética são recuperáveis depois da gravidez, e que a mulher não precisa abdicar da auto-estima para ser mãe: “Sou exemplo vivo disso. Optei que seria mãe e que continuaria sendo uma mulher que buscaria a felicidade e realização pessoal, pois acredito que a maternidade não subtrai nada da mulher, ao contrário, ela soma. A maternidade não nos diminui, ela nos torna mais fortes, mais capazes. É só uma questão de canalizarmos todo esse potencial para sermos as mulheres que queremos ser”, conclui

Fotos de: Dan Galic / MF Press Global Por: Hebert Neri

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Cátia Paganote deseja bom dia apenas de lingerie e mostra boa forma aos 42 anos

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Foto de ex-paquita da Xuxa recebeu milhares de curtidas e comentários de seguidores, elogiando a sua aparência. “Você não muda! Tá linda!”, escreveu uma fã.

Em março, além de comemorar a chegada dos 43 anos, Catia Paganote também lançará a sua autobiografia chamada de “A Minha Vida é um Xou”.

Visualizar esta foto no Instagram.

Bom dia… ??? @villadimanupousada @rafael_vega @cacauoliver #catiapaganote #miuxa #paquitas #paquita #catiapaganotebymiuxa #catiabymiuxa #bomdia

Uma publicação compartilhada por Catia Paganote (@catiapaganote) em

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Bella Falconi esclarece o que pode te impedir de emagrecer em 2019

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A nutricionista e influenciadora digital Bella Falconi aponta os principais inimigos de uma vida mais saudável e meios de seguir rumo a melhor saúde e forma física

Bella sempre compartilha dicas com seus seguidores e leitores do blog para ter uma vida melhor, com mais saúde e qualidade de vida. A influenciadora esta semana trouxe dicas de como alcançar os objetivos no fitness e evitar a auto-sabotagem

Em seu blog no UOL (bellafalconi.blogosfera.uol.com.br) ela falou sobre como, de fato a pressa pode ser “inimiga da perfeição”, como diria o dito popular: “O problema em nossa era é que as pessoas buscam resultados “a jato”. Querem construir músculos densos e hipertrofiados em apenas 3 meses, querem alcançar um dígito de percentual de gordura corporal em 40 dias, e para isso submetem-se a loucuras”.

A pressa em obter resultados pode ser ainda mais prejudicial do que outros fatores na obtenção de maior qualidade de vida: “existe algo que pode ser tão ou mais prejudicial do que o sedentarismo e os maus hábitos alimentares: a pressa”. Bella afirma que isto pode, na verdade, causar frustração e impedir as pessoas de alcançarem seus objetivos no fitness e de manter um estilo de vida e dieta sustentável.

Como conselho para começar o ano já cumprindo aquela promessa de ano novo de emagrecer, Bella afirma: “independente das suas resoluções pessoais para o novo ano, uma dieta saudável e equilibrada sempre irá trazer benefícios: menos sal, açúcares e gorduras, e mais produtos frescos, vegetais e integrais são a fórmula infalível para emagrecer em 2019 e melhorar a saúde geral. E isto sempre tenho dito”.

Fotos de:  ReproduçãoPor: Hebert Neri

Leia o artigo original no UOL em: bellafalconi.blogosfera.uol.com.br

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