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Conheça alguns fatores para sua falta de ânimo em treinar!

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Conheça 3 causas que podem estar relacionadas diretamente a falta de ânimo para treinar.

processo de crescimento muscular pode ser tido como um dos mais complexos envolvendo não só inúmeros sistemas do corpo que agem de forma coordenadamente singular e sinérgica para sua ocorrência. Principalmente, uma forma de atingir determinadas finalidades pelas quais somente com ele, ou, pelo menos através dele, se tornam mais possíveis e práticas. Entretanto, apesar dos inúmeros benefícios que a prática da musculação pode apresentar, seja em quesitos relacionados à saúde, aos aspectos físicos e estéticos, a reabilitações, entre diversos outros, este é um esporte tido como “ingrato”. Não ingrato por ser algo que gere algum tipo de desprazer, mas sim, por ser um esporte que exija certa disciplina, dedicação e, principalmente constância e continuidade. E não é a toa que, logo nas primeiras semanas que, por ventura, estamos afastados de sua prática, que já começamos a sentir na pele os “efeitos colaterais” de sua falta.

Porém, para que essa consistência, dedicação e continuidade sejam mantidas, é necessário tomar alguns cuidados. Os primeiros sinais de uma possível queda de rendimento, de falta de ânimo para treinar ou até mesmo de algum outro problema, deve ser avaliado e, se possível, corrigido o mais rápido possível, afim não só de prevenir possíveis malefícios e descontentamentos, mas, principalmente de evitar que contratempos como lesões, problemas de saúde ou até mesmo uma desistência possam acontecer.


# – Cansaço, dores musculares excessivas, dores articulares, inapetência, falta de sono, bipolaridade, estagnação, lentificação: Overtraining à vista!
Conheceremos então, 3 bons alertas de falta de ânimo que seu treino pode estar sendo atingido e que podem significar a hora de realizar mudanças para que isso deixe de acontecer.

overtraining é o estado pelo qual a maioria dos atletas, principalmente no ramo profissional já vieram ou estão a passar e muitas vezes se quer se dão conta. O Overtraining, na verdade, é uma fase seguinte ao que conhecemos como overreaching que é um excesso de treinamento, que causa alguns dos sintomas citados e mais alguns outros. Entretanto, esse estado pode ser corrigido em dias ou semanas, com mudanças ou, simplesmente, com um descanso adequado. Já o Overtraining é uma fase evoluída do Overreaching, mostrando-se muito mais duradouro e também muito mais preocupante, sendo necessário semanas ou até mesmo meses para uma recuperação completa. Semanas essas que, normalmente são regadas a descanso e protocolos alimentares corretos, além do afastamento da maioria das atividades físicas, principalmente de alto rendimento e/ou intensidade.

O overtraining ou até mesmo levando em consideração primária e que normalmente acontece com mais freqüência, é uma das principais razões pelas quais a maioria acaba entrando em um estado cíclico de desistências e voltas, prejudicando largamente os ganhos e resultados. E você pode observar bem a grande freqüência que isso ocorre dentro dos ginásios.

Para evitar que isso ocorra com você, algumas boas dicas são, em primeiro lugar descansar adequadamente e tirar períodos significativos de recuperação para o corpo, envolvendo inclusive períodos TOTALMENTE LONGE DE ATIVIDADES FÍSICAS INTENSAS.

# Hidratação inadequada antes do treinamento

Um outro fator que, provavelmente 95% dos praticantes de algumas modalidades, principalmente dos musculadores em geral deixam de leva em consideração, mas, que interferem diretamente no treinamento é a hidratação. Este fator chega a ser tão importante que, o corpo pode começar a apresentar uma queda de 20% em seu rendimento caso, por exemplo, a temperatura corpórea suba 1ºC. Agora, imagine que, aliado a isso, ainda temos uma perda significativa de eletrólitos(principalmente para os indivíduos que apresentam alto grau de sudorese, perda de importantes minerais, entre outros.

Entretanto, quando falo de hidratação inadequada, não me refiro unicamente a falta de hidratação, mas também ao excesso dela. Da mesma forma que, a falta pode acarretar esses prejuízos já citados, seu excesso pode vir a interferir na digestão do pré-treino, pode fazer com que o sangue seja direcionado ao aparelho gastrointestinal, pode causa próprios desconfortos gástricos e ainda promover sensações de vômito e outros, o que não é absolutamente nada conveniente durante o treinamento.

Segundo o que se tem de mais atual na literatura, hidratar o atleta com cerca de 700ml de água 2h antes da prática de atividades físicas, mais o consumo de alimentos relativamente salgados, adicionais a 200-400ml de água até 20 minutos antes do treinamento, já é suficiente. Claro, a reposição hídrica de aproximadamente 1,5L de água para cada Kg perdido também é mais do que essencial após o treinamento.

Entretanto, apesar dos protocolos básicos presentes na literatura moderna, o conceito de individualidade fisiobiológica deve ser o principal tópico de destaque, sendo assim respeitado e, jamais negligenciado em situações de sede ou vontade de hidratação.

# Consumo excessivo de suplementos alimentares e/ou ergogênicos

Os suplementos alimentares podem e, em muitos casos são não só grandes aliados ao praticante de atividades físicas e ao atleta profissional. Através deles, é possível propiciar uma alimentação e uma nutrição adequada, respeitando as necessidades individuais de cada sujeito, além de ergogênese a estes indivíduos. Isso, necessariamente faz com que, relacionado a estes, o rendimento não tenda ao declínio.

Porém, quando mau orientado e, principalmente, quando não orientado, o suplemento alimentar e, principalmente o suplemento ergogênico pode se tornar uma faca de dois gumes, sendo portanto um fator de interferência pasme, NEGATIVA.

O suplemento alimentar ou ergogênico começa a ser algo ruim quando além de não proporcionar a nutrição adequada e individualizada, ainda entra em substituição a nutrição que deveria ser suprida com a alimentação, ou seja, quando o mesmo começa a entrar no ramo dos famosos indivíduos que “trocam comida por suplementos alimentares”. Apesar de sua enorme capacidade nutritiva, boa digestibilidade na maioria dos casos e, claro altíssimo valor biológico, a dieta, ou seja, a comida sólida de qualidade ainda é a melhor (e mais barata, diga-se de passagem) fonte de obtenção destes.

Por isso, antes de gastar horrores e mais horrores em toneladas de suplementos alimentares, nutra-se corretamente com o alimento e, principalmente busque orientação adequada de um bom profissional.

Conclusão:

Estes são apenas 3 de muitos dos fatores que podem interferir em seu treinamento, portanto, atenção e avaliações profissionais no quadros gerais fisiobiológicos, genéticos e fenótipos de cada um é mais do que fundamental para a obtenção de bons resultados sólidos.

Bons treinos!

Artigo escrito por Marcelo Sendon

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8 receitas de smoothies fitness para sua dieta ficar ainda melhor

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Os benefícios vão desde a aparência da sua pele até o bom humor matinal.

Caso você ainda não conheça, smoothie é uma bebida preparada com frutas in natura (ou congeladas), vegetais, iogurte natural e gelo e o preparo de alguns deles podem ajudar a te levar uma vida mais saudável de uma forma simples, ou seja, o sonho de qualquer pessoa.

Conversamos com a nutricionista Francine Souza Cruz, especialista em Nutrição Clínica e Estética pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde, e separamos 8 receitas que vão te trazer benefícios desde a aparência da sua pele até o bum humor matinal.

1. Smoothie energia verde

Acresenta um excelente beneficio para levantar o ânimo e melhorar os casos de depressão, ideal para tomar pela manhã como desjejum.

 

Ingredientes:

-½ xícara de espinafre (15g)

– 1 banana prata pequena (congelada, picar a banana sem casca e levar ao congelador por pelo menos 2 horas);

– ½ xícara de leite de soja;

– 1 colher de sopa do suco do limão espremido;

– 5 pedras de gelo;

– Água a gosto.

 

PREPARO: Bater no liquidificador o espinafre, a banana, o leite de soja, o suco do limão e o gelo, até obter a consistência desejada. Não é necessário adoçar.

 

2- Smoothie antianêmico

É uma bebida deliciosa que proporciona energia, sendo recomendado para pessoas que apresentam anemia e fadiga crônica.

 

Ingredientes:

– 1 kiwi médio (70g) (congelado sem casca)

– ¼ do abacate (50g)

– ½ xícara de chá de espinafre (15g)

– ½ xícara de chá de suco de uva (120ml)

– Iogurte natural (1 unidade)

– 5 pedras de gelo;

– Água a gosto.

 

PREPARO: Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter a consistência desejada.

 

3- Smoothie colesterol sob controle

 

Poderoso antioxidante e cheio de fibras, esse smoothie é ideal para começar bem seu dia. Além do controle do colesterol ele também regula a função intestinal combatendo a prisão de ventre.

 

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de flocos de aveia (20g);

– ½ maçã com casca;

– ½ xícara de morango congelado;

– ½ colher de chá de canela em pó;

– ½ pote de iogurte desnatado ou natural;

– 5 pedras de gelo;

– Água a gosto

PREPARO: Bater a aveia com um pouco de água até obter um líquido esbranquiçado. Em seguida acrescentar os demais ingredientes e bater até obter a consistência desejada e por fim, coar se necessário.

4- Smoothie escudo mamário

Contribui para reduzir significamente o risco de desenvolver o câncer de mama ou de recidiva da doença.

Ingredientes:

– ½ ramo de brócolis (75g);

– ½ xícara de morangos congelados;

– ½ xícara de leite de soja (120ml);

– 5 pedras de gelo;

– Água a gosto

 

PREPARO: Cozinhar o ½ ramo de brócolis por uns 5 minutos, preferivelmente no vapor, com pouca água e a panela tampada, espere esfriar. Após resfriado colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter a consistência desejada.

5- Smoothie bom pro coração 

Alivia o trabalho do coração e reduz o risco cardiovascular além de reduzir a obesidade abdominal.

Ingredientes:

– 1 xícara de mamão sem casca e sem semente picado e congelado (145g);

– ½ xícara de suco de abacaxi natural (100ml);

– ½ xícara de chá de hibisco (100ml);

– 3 pedras de gelo;

PREPARO: Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter a consistência desejada.

6- Smoothie Infatigável

Excelente pré-treino que melhora o rendimento e reduz a sensação de fadiga durante a atividade física.

Ingredientes:

– ¼ de beterraba, de preferência cozida;

– ½ kiwi congelado, sem casca;

– 1 colher de sopa de gérmen de trigo (6g);

– 1 colher de sopa de melado (20g);

– 3 pedras de gelo;

 

PREPARO: Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter a consistência desejada.

7- Smoothie aumenta imunidade

Possui poderoso teor antioxidante que tem a capacidade de ativar as defesas contra as infecções, fortalecendo o sistema imunológico.

 

Ingredientes:

– ½ xícara de mirtilos congelados ou de açaí;

– ½ xícara de leite de coco (120ml);

– 1 colher de sopa de suco de limão (20ml);

– 1 xícara de repolho roxo (90g);

– 3 pedras de gelo;

 

PREPARO: Passar o repolho roxo pela centrifuga. Após adicionar os outros ingredientes e bater até obter a consistência desejada.

8- Smoothie pele aveludada

Ajuda a eliminar a granulação da pele deixada pela acne tornando-a mais limpa e suave.

Ingredientes:

– 2 aspargos médios (20g);

– 2 cenouras médias (150g);

– ½ pepino médio (100g);

– 1 maçã média com casca e sem semente.

– ½ copo de água de coco (100ml)

 

PREPARO: Colocar todos os ingredientes no congelador e bater até obter a consistência desejada.

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Gracyanne barbosa exibe cinturinha e chama atenção com a musculatura

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Musa fitness brilhou no Carnaval 2018 como rainha de bateria da União da ilha

Gracyanne Barbosa fez um post no Instagram para mostrar um look fitness, mas acabou chamando a atenção por sua cinturinha. “Carão só pra mostrar meu look bem menininha”, disse a musa fitness. “Que incrível essa cintura tão pequena”, comentou um fã em espanhol. “Eu fico impressionada com essa barriga. Musa”, elogiou outro seguidor.

Nem o fim do Carnaval fez com que a morena se desse uma folga das malhações. Logo na tarde do sábado (17), a rainha de bateria da União da Ilha encarou a academia e fez um treino pesado de pernas com seu personal trainer, Xande Negão.

A musa fitness contou que fez uma preparação para a folia diferente dos anos anteriores e, inclusive, fez jejum de sexo. “Eu me privei. O Belo até me falou: ‘Mas o que é isso?’. Foi só um dia”, afirmou para QUEM antes de entrar na passarela do samba na madrugada da terça-feira (13).

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Andressa Urach repreende sexo antes do casamento: “é prostituição”

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Andressa Urach fez um vídeo em seu canal do YouTube para dar a sua opinião sobre questões sexuais. Evangélica, a modelo recriminou o sexo antes do casamento, mesmo entre pessoas que moram juntas.

“Sexo antes do casamento é prostituição! Morar junto também é prostituição. Tem que ser casado bonitinho no papel e na igreja”, defende ela.

Negar sexo ao seu marido também é algo que Andressa critica. Para ela, as mulheres têm que estar sempre disponíveis, estando ou não com vontade de ter relações sexuais.

“A mulher deve sempre estar disponível para o marido. Pare com essa de dor de cabeça. Se você está sem vontade, inicie que daqui a pouco você vai estar com vontade… Não fica dando brecha para o Diabo negando o seu marido porque aí você bota em risco sua relação. A relação sexual é maravilhosa e foi Deus que inventou”, explica.

A modelo atualmente cursa Enfermagem. A ideia veio após a cirurgia para retirada de hidrogel nas coxas. Em 2015, ela ficou três meses internada em estado grave em função da infecção gerada pelo produto.

Veja a opinião da Andressa Urach sobre outros temas:

Fantasias eróticas

“É um assunto bastante complicado. Na minha opinião pode, mas antes de usar pergunte se aquilo iria agradar a Deus.”

Motel

“Já fui, mas não é legal para uma mulher de Deus. Tem muitos espíritos de prostituição. Escolha um hotel com banheira para ir com o seu marido.”

Sexo oral

“Não vejo nenhum problema desde que seja com o seu marido.”

Masturbação

“Masturbação sozinha não pode Só pode masturbação com o seu marido porque é preliminar.”

Agressão ou palavrões durante o sexo

“Quando eu era endemoniada, eu era mesmo endemoniada,  gostava de apanhar na relação. Hoje jamais aceitaria isso. Sou uma princesa e só aceito ser tratada como uma princesa.”

Confira vídeo!

Fonte: Revista Quem

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