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De sedentária a musa fitness: a trajetória de Bella Falconi

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Antes de se tornar referência de um corpo esculpido e estilo de vida saudável, Bella levava uma rotina cheia de maus hábitos

Dá para acreditar que a musa inspiradora fitness já foi absolutamente sedentária? “Uma das minhas grandes frustrações foi não ter praticado esporte. Nem torcer eu torcia. Minha mãe nunca incentivou, trabalhava muito”, conta Bella, que nasceu em Uberlândia, no interior de Minas Gerais, mas foi criada em Belo Horizonte. No fim da adolescência, escolheu a faculdade por eliminação. “Sabia que não queria nada de exatas, ainda não tinha me interessado pela área de saúde… Fiz direito.”

Mas, aos 21 anos, já tinha certeza de que não trabalharia com isso – e largou tudo no 8º semestre para estudar nos Estados Unidos. “Até me estabelecer, trabalhei em padaria, como taxista… Foi quando comecei a estagiar no Banco do Brasil, em Orlando. Chegava cedo, ia embora tarde, queria mostrar serviço. Com gana de crescer profissionalmente, mal tomava café da manhã, trocava o almoço por um lanche, comia hambúrguer com refrigerante… Em dois anos, não tinha energia para nada, vivia com dor de cabeça, meu colesterol estava alto, tive pedras nos rins. Era uma falsa magra, flácida e cheia de celulite. Além de afetar a saúde, aquilo abalou minha autoestima”, lembra.

Leia mais: Treino funcional power de Bella Falconi inspirado no muay-thai

Isso foi em 2011. “Então, conheci a Diana Monteiro, atleta da categoria fitness, de Ribeirão Preto [SP], mulher de um amigo. Eles vieram para a Disney e ficaram hospedados em casa. Fiquei deslumbrada com o corpo dela. Eu sabia que se tivesse força de vontade chegaria lá. E nem queria aquilo tudo, não. Só um abdômen legal…” Diana entregou um pouco da sua rotina e da sua alimentação e Bella continuou por conta própria, lendo livros de nutrição holística, pesquisando e seguindo tudo à risca.

“Nos primeiros dois meses, o pessoal do escritório achou que eu estava ficando maluca. Eu levava marmita, abria na cozinha e vinha aquele cheiro de ovo… Mas depois de seis meses, quando os resultados começaram a aparecer, nasci de novo! Quanto mais a gente consegue, mais se motiva e mais resultado vem. Comecei a inspirar as pessoas ao meu redor. Foi uma espécie de efeito dominó. Usava o Instagram como filtro para as fotos que fazia e publicava no Facebook. Em 2012, tinha uns 500 seguidores e já achava muito!” Bem, o Insta de Bella foi crescendo, crescendo… e hoje tem 2,7 M! “Incluí textos motivacionais, porque sempre gostei de escrever – tenho praticamente um livro pronto, que ainda não publiquei, com essa coletânea.”

Em janeiro de 2013, Bella foi a uma feira fitness. Já com 200 mil seguidores, ficou surpresa quando viu pessoas numa fila de 40 minutos para tirar foto com ela. “Esse feedback e esse carinho foram o incentivo para eu me reinventar. Sabia que para continuar a fazer sucesso nas redes precisava de três pilares: ser absolutamente verdadeira (divido tudo: vitórias e fracassos), passar informação de qualidade e agregar conteúdo, e trazer novidades.” Foi então que Bella resolveu estudar nutrição. E participar de sua primeira competição. “Preciso confessar que nem estava tão motivada. Mas ganhei!” Veio a segunda competição [World Beauty Fitness & Fashion], e outra vitória – e… a gravidez.

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Três hábitos que estão fazendo você perder massa magra e não gordura

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Quando o assunto é emagrecer, o que não falta são táticas e truques, o problema é que, na ânsia para enxugar uns quilinhos, muita gente acaba metendo os pés pelas mãos! É aí que, ao invés de derreter a gordura extra, acabam mesmo é queimando massa magra, e resultado que é bom, nada! Desse modo, conheça três hábitos muito comuns que não te ajudam em nada e livre-se deles!

Treinar demais e comer errado

Segundo a nutricionista e chef funcional Vanessa Prieto, “de nada adianta se matar na academia se a sua dieta não estiver bem planejada e balanceada para otimizar seus resultados. 70% deles vêm da alimentação e 30% da atividade física, ou seja, ambos precisam caminhar de mãos dadas e alinhados”.

Ficar um longo período de dieta, principalmente restritiva, faz com que o organismo se defenda, reduzindo o gasto de calorias. vadimguzhva/iStock

Fazer dieta por muito tempo

Cuidado para não entrar em homeostase, “um fenômeno que acontece quando você mantém por um longo tempo uma dieta hipocalórica ou o mesmo perfil de planejamento. Seu organismo aciona um sistema de defesa e reduz o gasto energético”, afirma a expert.

Comer o mínimo de carboidratos

A profissional esclarece de uma vez por todas que carboidrato não é vilão! “Basta utilizar os de boa qualidade, na quantidade e nos horários adequados! Aveia, batata doce cozida na água e inhame são excelentes opções, por exemplo, e servem de combustível para que o organismo funcione bem e você tenha energia para se exercitar”.

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Àlcool x Emagrecimento, você sabe qual é?

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Com a palavra Dr. Igor Curvina nutricionista da Clinica Corpo Perfeito.
Não é uma novidade que o consumo de álcool atrapalha o processo de emagrecimento, muitas pessoas preferem ignorar esse fato compensando com extremos na dieta ou na atividade física, deixando de ingerir calorias de nutrientes importantes que promovem o anabolismo e utilizando de excessos esportivos, mas seria mais fácil reduzir o consumo de alcoólico, não é?!
Na nutrição nada engorda e nada emagrece, tudo depende!!! O álcool em questão é prejudicial em quase todos os sentidos, tem 7 kcal/g e nenhum valor nutricional (isso já o define), mas aprofundando é metabolizado primariamente pela enzima hepática álcool desidrogenasse(ADH) percorrendo um caminho bioquímico que por final pode ser utilizada para a síntese de gordura, e esse é o problema!

Para cada grama de etanol metabolizado, são formadas 7,1 kcal/g, uma fonte energética considerável, comparando-se aos carboidratos (4 kcal/g), proteínas (4 kcal/g) e lipídios (9 kcal/g). Porém, acredita-se que pessoas habituadas a ingerir doses altas de álcool não seriam capazes de aproveitar toda sua caloria, uma vez que a via de metabolização utilizada nesses casos seria a SMOE (sistema microssomal de oxidação do etanol), apontando que nem todas as pessoas aproveitam as calorias do álcool da mesma maneira: as mais magras, tendem a não aproveitar suas calorias de forma eficiente, ao contrário de indivíduos com IMC (Índice de Massa Corpórea) mais elevado, entrando mais uma vez na questão da individualidade biológica de cada um, bem como a quantidade de álcool consumida, como a de alimentos ingeridos. Tudo é importante e pode repercutir no ganho de gordura, aumentando a sua toxicidade no organismo.

Nesse sentido, conhecer o valor calórico do álcool e questionar a quantidade diária consumida devem fazer parte da avaliação nutricional, a fim de que esse importante dado seja considerado tanto no cálculo dietético para controle de peso, quanto para caracterizar a desnutrição.
Esclarecendo, não adianta ingerir destilados aterrorizando os fermentados, o álcool está presente da mesma maneira o que faz diferença é a quantidade ingerida e com que frequência.

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Exercícios para fazer em casa com o superband

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O acessório SuperBand ajuda a aumentar a variedade de exercícios para quem treina em casa. No vídeo a seguir temos alguns exemplos que vão ajudar a tonificar os músculos das pernas e dos glúteos.

A Super Band Forte da O’Neal é indicada para potencializar os treinos de força, velocidade e estabilização. São elásticos circulares de borracha de alta resistência. Podem trabalhar tanto a parte superior como a inferior do corpo. Existem 4 níveis de resistência e intensidade.

Ideal para ganho de força e estabilidade nos membros superiores e inferiores. Além de ser ótimo para exercício solo, é o melhor elástico extensor para exercícios em dupla, pois estica mais, facilitando os movimentos.

BENEFÍCIOS

  • Realização de alongamentos e fortalecimento muscular
  • Melhora a coordenação motora
  • Aprimora habilidades funcionais
  • Aumenta a mobilidade e flexibilidade
  • Reabilitação de lesões
  • Prevenção de recidivas de lesões
  • Uso pós cirúrgico
  • Treinamento esportivo
  • Fitness e condicionamento corporal
  • Tonificar e modelar seus braços e pernas

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