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Alimentação e Nutrição

Descubra o que está por trás dos rótulos dos alimentos….

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O rótulo dos alimentos é uma forma de comunicação direta entre o produto e o consumidor, principalmente por ter o primeiro contato visual, o que chama atenção muitas vezes. Quanto mais informações você conseguir identificar nele, melhores serão os resultados da dieta, sendo mais fácil seguir seu plano alimentar, contribuindo para a saúde e qualidade de vida.
De acordo com levantamentos do Ministério da Saúde, aproximadamente 70% das pessoas consulta o rótulo do alimento no momento da compra, porém, mais da metade não consegue compreender com clareza o significado das informações contidas neste.
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável pelas normas que regulam a rotulagem dos alimentos, visando a garantia de qualidade ao consumidor.
Vamos destacar itens importantes de serem verificados no rótulo para o sucesso da sua dieta!!

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Lista de Ingredientes
Informa todos os ingredientes que compõem o produto (como se fosse a receita), detalhe importante principalmente para pessoas com restrições e intolerâncias (sódio, açúcar, sacarose, lactose, glúten), podendo identificar sua presença. Vale destacar que os ingredientes devem ser apresentados em ordem decrescente, ou seja, da maior para a menor quantidade no último item. A lista de ingredientes ajuda o consumidor a descobrir o que nem sempre a indústria quer que este saiba.

Prazo de Validade
Também é um item de extrema importância para ser verificado no rótulo, pois é o que determina a integridade, segurança e qualidade do alimento para ser consumido, devendo estar sempre impresso no produto em letras legíveis. O consumidor deve ter cuidado com produtos em promoção, geralmente estão próximos da data de vencimento, não os compre em excesso!

Tabela de Informação Nutricional
A ANVISA determinou os itens que devem compor obrigatoriamente a tabela de informação nutricional presente no rótulo dos alimentos, sendo eles:
1. Porção (em gramas ou ml)
Item importantíssimo, é a porção do alimento determinada pelo fabricante para destacar suas informações nutricionais. É quantidade média que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias, promovendo a alimentação saudável.
2. Medida Caseira
Indica a medida geralmente utilizada pelo consumidor para medir os alimentos (fatias, colheres, copos, xícaras). Facilitando para o entendimento do consumidor.
3. % VD
Percentual de Valores Diários, é um número que indica em %, o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação à uma dieta de 2000 Kcal.
4. Valor energético
É a quantidade de energia promovida pelo consumo deste alimento, deve ser expressa na rótulo em Kcal (quilocalorias) e KJ (quilojoules).
5. Carboidratos
6. Proteínas
7. Gorduras totais
8. Gorduras saturadas
9. Gorduras trans
10. Sódio
11. Fibras

O que os rótulos não devem apresentar
Palavras ou desenhos que possam induzir o consumidor ao erro, tornando a informação falsa, como chocolates que apresentam que seu consumo em determinada quantidade equivale ao consumo de uma porção de leite, pois estes alimentos não podem ser comparáveis.
Demonstrar propriedades especiais que o produto não possua ou não possam ser apresentadas, como por exemplo produtos que quando consumidos reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
Presença ou ausência destacada de componentes que sejam próprios de alimentos de igual natureza, como “óleo vegetal sem colesterol”, sendo que nenhum óleo vegetal possui colesterol em sua composição.
Indicações de que o alimento possui propriedades terapêuticas ou medicinais, ou estimular seu consumo como forma de melhorar a saúde, prevenir doenças ou como ação preventiva, “emagrece”, “previne a osteoporose”, fique atento!!

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A rotulagem de gorduras trans que muitas vezes engana o consumidor
Segundo alguns estudos, o consumidor pode consumir enganosamente e inadvertidamente grandes quantidades de gorduras trans (potencialmente perigosas à saúde), devido à rotulagem enganosa feita pelas indústrias de alimentos.

A maioria das pessoas compram produtos com a chamativa frase”livre de gorduras trans”, acreditando que este não contém a temida gordura, e na maioria das vezes este dado não condiz com a realidade. Fato que se deve à resolução da ANVISA, que determina que o alimento pode ser considerado “0% de gorduras trans”, se contiver menos ou igual a 0,2 gramas do ingrediente por porção.
Como a porção do alimento é determinada pelo fabricante, estes ficam livres para reduzir a porção e assim enganarem o consumidor, declarando o produto ZERO gorduras trans.
Para saber se o produto possui ou não possui a temida gordura, fique atento aos ingredientes, se em sua composição estiver presente a gordura vegetal hidrogenada, é fato, a gordura trans está presente neste alimento.

Suspeite de nomes estranhos
Se nos últimos ingredientes do seu alimento estiverem presentes nomes estranhos, suspeite! Geralmente são produtos químicos e corantes maléficos à saúde.

Referências
http://www.cligam.com.br/?p=254
http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf
http://gordurastrans-ufrj.blogspot.com.br/2008/07/quando-o-produto-diz-ser-0-ou-0g-de.html
Acompanhe as dicas nas redes sociais:
Facebook: Juliana Pansardi – Nutricionista Desportiva

Fonte: http://ligadasaude.blogspot.com.br/

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Academia

Bella Falconi esclarece o que pode te impedir de emagrecer em 2019

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A nutricionista e influenciadora digital Bella Falconi aponta os principais inimigos de uma vida mais saudável e meios de seguir rumo a melhor saúde e forma física

Bella sempre compartilha dicas com seus seguidores e leitores do blog para ter uma vida melhor, com mais saúde e qualidade de vida. A influenciadora esta semana trouxe dicas de como alcançar os objetivos no fitness e evitar a auto-sabotagem

Em seu blog no UOL (bellafalconi.blogosfera.uol.com.br) ela falou sobre como, de fato a pressa pode ser “inimiga da perfeição”, como diria o dito popular: “O problema em nossa era é que as pessoas buscam resultados “a jato”. Querem construir músculos densos e hipertrofiados em apenas 3 meses, querem alcançar um dígito de percentual de gordura corporal em 40 dias, e para isso submetem-se a loucuras”.

A pressa em obter resultados pode ser ainda mais prejudicial do que outros fatores na obtenção de maior qualidade de vida: “existe algo que pode ser tão ou mais prejudicial do que o sedentarismo e os maus hábitos alimentares: a pressa”. Bella afirma que isto pode, na verdade, causar frustração e impedir as pessoas de alcançarem seus objetivos no fitness e de manter um estilo de vida e dieta sustentável.

Como conselho para começar o ano já cumprindo aquela promessa de ano novo de emagrecer, Bella afirma: “independente das suas resoluções pessoais para o novo ano, uma dieta saudável e equilibrada sempre irá trazer benefícios: menos sal, açúcares e gorduras, e mais produtos frescos, vegetais e integrais são a fórmula infalível para emagrecer em 2019 e melhorar a saúde geral. E isto sempre tenho dito”.

Fotos de:  ReproduçãoPor: Hebert Neri

Leia o artigo original no UOL em: bellafalconi.blogosfera.uol.com.br

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Alimentação e Nutrição

Efeito Platô: Musa Fitness fala da Dieta Ajustada que acelera o metabolismo

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Musa fitness Milla Summers fala sobre a Dieta Ajustada e como esse método é eficiente para maximizar seus resultados neste período de preparação para as competições do Arnold Sports e MuscleContest

O efeito platô pode ocorrer em qualquer tipo de programa para emagrecer, quando a dieta e os treinos parecem já não surtir mais efeito. E, às vezes, ainda vem acompanhado de reganho de um a dois quilos, o que pode ser um pesadelo para qualquer praticante de atividades físicas.


A musa fitness Milla Summers está em preparação para duas importantes competições esse ano, o MuscleContest e o Arnold Sports, e conta como a Dieta Ajustada tem sido uma grande aliada para evitar o efeito platô e seguir obtendo resultados no shape: “a minha dieta é ajustada e revista com meu nutricionista a cada 12 dias. Deste modo, o percentual de erros é menor, e evitamos o efeito platô, forçando meu corpo e meu metabolismo a estar sempre ativos, e corrigindo possíveis erros”. 


Esse momento de estagnação na perda de peso é muito individualizado, mas, geralmente, acontece de seis meses a um ano após o início de um programa de emagrecimento: “No início, é normal a gente perder gordura e ganhar massa magra, e ai começamos a nos animar com os resultados. Mas depois, o corpo começa a equilibrar o gasto energético diário e estagna-se”. 
O efeito platô não acontece somente porque o organismo começa a realizar as funções básicas gastando menos energia, e sim porque com o treinamento, o corpo se torna mais eficiente e no gasto energético para a prática de exercícios: “por isso a importância do acompanhamento médico, principalmente nesta etapa, para apresentar meu melhor”. 


Sobre a preparação, Milla Summers acrescenta alguns detalhes: “por se tratar de uma competição de alto nível, adotamos protocolos de preparação diferenciados, que não se aplicam para o restante do ano. Em relação a água, agora tomo 4 litros por dia, e com a aproximação do campeonato vamos baixando a ingestão de água. E cada dia vai ficando mais difícil também porque vamos baixando a ingestão de carboidratos até zerar”.

Fotos de: MF Press Global Por: Hebert Neri

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Alimentação e Nutrição

Saiba como emagrecer até o Carnaval

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A coach nutricional Gabi Lodewijks, criadora do método Vida Saudável, ensina dieta que promete ajudar você a chegar com quilos a menos e mais disposição para o Carnaval 

Que tal começar agora mesmo a se preparar para o carnaval? Emagrecer alguns quilos e poder curtir o Carnaval sem stress, e com a auto estima mais elevada. 


A coach nutricional Gabi Lodewijks traz dicas de alimentação para ajudar você a chegar com mais disposição e alguns quilos a menos para aproveitar os bloquinhos de carnaval e desfilar na avenida: “o tempo é curto até lá e, por isso é necessário bastante disciplina, foco e persistência. É possível sim mudar alguns hábitos e dar início a uma reeducação alimentar para estar mais enxuta até o carnaval, mas nao existe milagre,t em que ter dedicação”, afirma Gabi.
Mas por onde começar para chegar mais magra no Carnaval? Gabi responde: “Pelo menos 30min diários de exercícios, médio a intensivo, praticando algo que você realmente goste, e se nao gosta de nada, tente algo novo. Musculação é ótima para o emagrecimento, pois além de aumentar a massa magra, deixa o corpo mais durinho e definido, que é o que queremos nao é mesmo?”, comenta


A coach nutricional conta que a alimentação é a chave para chegar na avenida mais enxuta: “a ideia é ter o menor consumo possível de alimentos processados, descascar mais e desempacotar menos. Evite consumir alimentos gordurosos, açúcares e bebidas alcoólicas nessas próximas semanas. Beba bastante água. Quanto mais colorido for seu prato, melhor”.
Gabi Lodewijks elaborou um cardápio que poderá ajudar você a eliminar alguns quilos até o carnaval. 


Café da manhã:
Suco verde: 2 folhas de couve ou espinafre, algumas rodelas de pepino, gengibre, menta, kiwi ou maçã verde e um pedacinho de salsão. Adicione gelo no final.Dois ovos1 fatia de pão integral com filé de frango
Lanche da manhã: 5 amêndoas,  nozes, ou castanha do Pará sem sal.


Almoço: 
Omelete com dois ovos e legumes ou alguma proteína magra ( 125gr)2 col. de arroz integral2 col. de feijão ou lentilhaSalada verde à vontade (tomate, cebola, pepino, alface, etc.)


Lanche da tarde:
1 fatia de queijo brancoLegumes crus como pepino, cenoura, tomateJantar:Legumes cozidos variados ( vagem, brócolis, couve-flor, espinafre etc)Salada verdeFilet de frango grelhado ou carne vermelha magra ou peixe


Ceia:Chá de camomilaMeio abacate (pequeno) se sentir fome.
Você pode trocar almoço pelo jantar e vice-versa caso fique melhor para encaixar na sua rotina. Os lanches também podem ser trocados, o da manha pelo da tarde e vice versa.

Fotos de: MF Press Global Por: Hebert Neri

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