Connect with us

Destaque

Deve-se fazer cardio antes ou depois do treino de musculação?

Published

on

Você já se perguntou se deve fazer cardio antes ou depois do treino de musculação? Se a resposta foi positiva, saiba que essa é uma dúvida bem comum. A maioria das pessoas costuma fazer o treino de cardio antes do treino de musculação mas, segundo algumas pesquisas, essa é a maneira errada de trabalhar, independentemente do seu objetivo.

 

Cardio antes do treino de musculação?

Segundo um estudo realizado por cientistas brasileiros, publicado no Jornal of Strength and Conditioning Research, pode ser melhor não realizar atividades cardiovasculares antes de iniciar os treinos de musculação, pois o cardio parece reduzir o número de repetições conseguidas no treino com pesos [*1].

 

Nesse estudo, participaram dezenas de mulheres idosas, com idade média de 75 anos, e com uma experiência de treino regular em centros de fitness há pelo menos cinco anos. As participantes foram submetidas a um treino de cardio e, de seguida, a um treino com pesos. Segundo os resultados dessa pesquisa, quanto mais intensa a sessão de cardio, menor o número de repetições realizadas.

cardio_depois_do_treino_melhor_recuperacao

A conclusão dos pesquisadores foi, portanto, que as mulheres mais velhas, e talvez também mulheres de outras faixas etárias « se devem concentrar em apenas um componente de aptidão física por sessão de exercício. Isso permitirá uma maior qualidade de ambas as formas de treino, sem os efeitos negativos da fadiga‘.

 

Cardio depois do treino aumenta recuperação

Outra pesquisa [*2] veio reforçar a ideia de que fazer exercício cardiovascular após o treino de musculação era benéfico. Para além de evitar que o treino de cardio diminua seus níveis de energia para o treino de musculação, descobriram que 20 minutos de treino cardiovascular após o treino acelerava a recuperação muscular.

 

Nessa pesquisa, os pesquisadores colocaram 26 estudantes do sexo feminino a realizar um treino na máquina extensora de pernas (6 séries de 10 repetições excêntricas). Após dividir as estudantes em três grupos (1 grupo não fez nada após o treino, os outros dois pedalaram durante 20 minutos após a sessão, com intensidades diferentes), os pesquisadores verificaram que as sessões de cardio não tiveram efeito no nível de dor muscular nem na força dinâmica das mulheres. No entanto, as sessões de cardio tiveram um efeito positivo na força isométrica, na medida em que, nos grupos de cardio, a diminuição dessa mesma força após o treino foi mínima, indicando assim uma recuperação muscular mais rápida.

 

Cardio depois do treino queima mais gordura

A decisão de fazer o cardio após o treino de musculação também pode ser benéfica para quem procura queimar mais gordura. De acordo com uma pesquisa realizado pela Universidade de Tsukuba [*3], essa ordem irá fazer vocêqueimar mais gordura durante a parte cardiovascular do seu treino.

 

cardio_depois_do_treino_queima_mais_gordura

 

Segundo os pesquisadores, esse fato se deve à adrenalina e noradrenalina, libertadas durante o treino de musculação, forçando as células gordas (adiposas) a libertarem seu conteúdo para a corrente sanguínea.

 

Da mesma maneira, o treino cardiovascular depois do treino de musculação proporciona uma maior libertação da hormona de crescimento. Hormona, essa, que não só estimula a queima de gordura, como também a recuperação do tecido muscular.

 

Os pesquisadores concluíram, portanto, que “a disponibilidade de gordura durante o exercício cardiovascular foi potenciada pelos exercícios de musculação realizados antes do mesmo. No entanto, o aumento da oxidação de gordura durante o exercício só foi observado no ensaio com um curto período de descanso entre o treino de musculação e os exercícios cardiovasculares“.

 

Em conclusão, se deseja combinar o treino de musculação e cardio no mesmo dia ou na mesma sessão, parece ser aconselhado começar com o treino de musculação.

 

________________________________________________________________________________

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

*[1] – Lemos A, Simão R, et al., The acute influence of two intensities of aerobic exercise on strength training performance in elderly women. Journal of Strength and Conditioning Research, 23(4):1252–7, Julho 2009 [LINK]

 

*[2] – Tufano JJ, Brown LE, et al., Effect of aerobic recovery intensity on delayed-onset muscle soreness and strength. Journal of Strength and Conditioning Research, 26(10):2777–82, Outubro 2012 [LINK]

 

*[3] – Goto K, Ishii N, et at., Effects of resistance exercise on lipolysis during subsequent submaximal exercise.Medicine and Science in Sports and Exercise, 39(2):308–15, Fevereiro 2007 [LINK]

Comments

comments

1 Comment

1 Comment

  1. Rachel

    17 de maio de 2016 at 19:31

    Nao concordo nem discordo, mas acho importante ressaltar que o texto diz que o estudo 1* foi com DEZENAS de mulheres, e isso não é verdade, foi com VINTE E CINCO, só ver aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19528860

    Só para manter as informaçoes corretas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque

Geisy Arruda exibe o bumbum em clique de lingerie e fã dispara: “É para enfartar”

Published

on

By

Acostumada a mexer com a imaginação dos fãs, Geisy Arruda elegeu mais uma de suas fotos “ousadas” para presentear seus seguidores neste domingo (17). Na imagem, a modelo deixa parte do bumbum à mostra ao posar para o clique com lingerie uma sensual.

Bem humorada, a loira brincou ao legendar o momento. “Quando o crush acha que me engana!”, escreveu Geisy.

Como de costume, não demorou muito para que os fãs fossem à loucura com a publicação da foto “quente”. “Espetáculo de mulher”, exaltou um. “É para enfartar qualquer homem”, elogiou outro”. “Super sexy”, escreveu mais um.

Visualizar esta foto no Instagram.

Quando o crush acha que me engana!? foto: @cgcomunicacao ?

Uma publicação compartilhada por Geisy Arruda (@geisy_arruda) em

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Gracyanne Barbosa empina o bumbum e exibe os músculos na web

Published

on

By

Gracyanne Barbosa compartilha diariamente sua rotina de exercícios físicos nas redes sociais.

Na tarde de domingo, 17, a mulher do cantor Belo usou o Instagram para postar uma foto e exibir o corpo musculoso.

Sorridente, ela posou com um shorts jeans rasgado e empinou o bumbum.

O clique recebeu mais de 120 mil curtidas e muitos comentários evidenciando a boa forma da morena. “Muito linda”, disse um leitor; “Esse corpo é o corpo que eu queria ficar”, afirmou uma outra; “Inspiração. Dedicada e focada”, completou um terceiro.

Eleita Rainha de Bateria da escola de samba União da Ilha do Governador, do Rio de Janeiro, a musa mostrou gingado no pé em recente ensaio pré-carnaval. Com uma fantasia curtíssima, ela mostrou as pernas torneadas.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Luísa Sonza tem foto nua vazada na internet

Published

on

By

Luísa Sonza afirmou que foi vítima de um hacker que publicou indevidamente uma foto dela nua em seus stories do Instagram. A imagem era a mesma que ela havia enviado para o marido, Whindersson Nunes, na noite anterior. Na rede social, ela publicou alguns vídeos, na manhã deste domingo, 3, para comentar o caso.

“Não vou me atingir com quem fez isso comigo”, disse e agradeceu as pessoas que ligaram a fim de avisar sobre a foto, que já estava no ar há 40 minutos, segundo ela. “Meninas que passam por isso também, não se deixem abalar. Eu sei que é ruim, é difícil, porque todo mundo vai falar muita coisa de vocês, mas não deixem abalar vocês”, aconselhou.

“Estou falando isso e chorando, mas não vou ficar mal por isso, é só mais um peito, mais um corpo”, concluiu. Ela afirmou ainda que tudo já estava sendo encaminhado para os advogados dela “porque isso é crime digital”.

Whindersson Nunes, marido de Luísa, também comentou o caso em sua rede social. “Estava conversando com Luísa, tendo nossas conversas íntimas, e a gente acordou de manhã com um monte de gente ligando e era a foto que ela tinha me mandado”, explicou.

“Eu nunca tive um caso desse próximo a mim. A gente fica agoniado”, disse o humorista. “Talvez se a gente não estivesse conversando isso, não tivesse acontecido, mas ao mesmo tempo a gente pensa: ‘a gente está dentro do nosso direito'”.

O humorista ainda brincou com a situação. “Agora não vai ter mais nude no WhatsApp. Vamos ter que tirar foto de máquina Kodak, mandar revelar em casa para ninguém vazar e mandar por pombo”, finalizou. No Twitter, ele também fez um meme, que foi respondido com humor por Luísa. 

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook




Mais Acessados