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Alimentação e Nutrição

Dica para deixar o chá mais saboroso!

A dica é adicionar especiarias ou suco de frutas aos chás.

Adiciona sabor diferente e agradável e ainda possui propriedades, que somadas às propriedades dos chás, podem potencializar seus efeitos.

Confira:

Canela em pau: Tem propriedades anti-fungos, antibacterianas, antioxidante, antiinflamatórias e anti-parasitas. Ainda tem o poder de controlar a glicemia. 1 unidade é o suficiente. Ferva-a junto com a água a ser utilizada para o preparo do chá.

Anis: Tem propriedade anti-séptica, é aromática, calmante, expectorante, eficaz em casos de bronquites e tosses, alivia o cansaço, melhora a digestão, atua como diurética. 1 ou 2 unidades são o suficiente. Ferva-o junto com a água a ser utilizada para o preparo do chá.

Cravo da índia: Possui propriedades anti-sépticas, aromáticas, alivia a dor de dente, auxilia a digestão, contra os gases. 2 ou 3 unidades são o suficiente. Ferva-o junto com a água a ser utilizada para o preparo do chá.

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Gengibre: Utilizado contra gases, enjôos, náuseas. É termogênico, eleva a temperatura corporal, obrigando o organismo a gastar calorias para abaixá-la. Portanto, acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Um pedacinho (2 cm) de gengibre fresco ou desidratado é suficiente. Ferva-o junto com a água a ser utilizada para o preparo do chá.

Casca de frutas: Utilize casca de limão, laranja ou abacaxi. Adicione a casca na água e deixe ferver. A seguir, retire a casca e utilize a água para a infusão do chá.

Suco de frutas: Geralmente, os sucos que combinam melhor com o sabor dos chás são os sucos de Maracujá, Limão e Abacaxi. Mas, você pode fazer as combinações que desejar e criar novos suchás (suco + chá).

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OBS: Evite adoçar seus chás com açúcar. Ele interfere na ação das propriedades funcionais dos chás e você acaba não ingerindo todos os nutrientes que poderia ingerir. Na verdade, o ideal seria não adoçar com nada mesmo, e ainda mais com a adição de cascas de frutas ou sucos, isso nem seria necessário. Mas, caso não consiga ingerir o chá puro, prefira adoçantes naturais: stévia, mel, melaço. Tente reduzir sua quantidade aos poucos até conseguir excluir os adoçantes dessa bebida. Seu corpo agradece!

 

Heloiza Muniz

Nutricionista CRN3 30096

[email protected]

Facebook: Heloiza Muniz Nutricionista

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