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Alimentação e Nutrição

Dicas para enganar a fome

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O que realmente se pode fazer para manter a forma e não passar fome.

1 – Essa é como eu chamo “dica de ouro”, já mencionei isso inúmeras vezes aqui no blog tanto em comentários quanto nas próprias matérias, a dica é, alimente-se mais vezes e em menos quantidade, fazendo no mínimo 6 refeições diárias dificilmente você irá ter aquela fome desesperada.

2 – Azeite nas saladas, já temos até uma matéria especial sobre o azeite na dieta, usar um pouco de azeite para temperar as saladas ou mesmo trocar o óleo pelo azeite ajuda a lhe manter por mais tempo saciável o que significa mais tempo sem sentir fome.

3 – Beba bastante água, manter o estômago cheio ajuda a enganar o cerebro e assim evitar a fome e para complementar temos ainda uma boa hidratação e todos os benefícios da água.

4 – Café “mata” a fome, recentemente escrevi a matéria “dieta do café”, para quem não leu a matéria o café sem açúcar (com adoçante dietético) libera algumas endorfinas no organismo que imediatamente acaba com a “baita vontade de comer”.

5 – Tenha sempre a mão os vegetais, a cenoura, por exemplo, é um ótimo alimento para sempre se ter cortado e picado na geladeira, alem de todas as vitaminas contidas neste alimento você estará comendo, resultado, poucas calorias, muitas vitaminas e menos fome!

6 – Caminhada ao ar livre, antes de você começar a sentir fome de uma boa caminhada ao ar livre, respire um pouco e de preferência escolha lugares como parques bem arborizados e passe longe dos fast foods, no fim das contas mesmo que você chegue em casa com fome pelo menos já terá perdido algumas calorias com a sua caminhada e poderá comer algo um pouco mais calórico sem preocupação.

7 – Ocupe o tempo livre, muitas das vezes não temos fome é somente aquela vontade de comer, quase sempre isso é causado por ansiedade. Procure alguma atividade que preencha o seu tempo livre e faça esquecer-se da comida, pois quem comanda a fome não é o estomago e sim o cerebro.

8 – Se for comer… de preferência a alimentos que contenham fibras, ótimos exemplos são os biscoitos de fibras ou mesmo os integrais, as fibras ajudam a “sugar” a gordura do organismo e melhora o funcionamento do seu intestino.

9 – Quero comer doce, principalmente nas mulheres o doce é quase um objeto sagrado e quando ainda falamos em chocolate… (pausa para um respiro)
Para resolver o problema do doce tenha sempre pronto na geladeira uma boa gelatina e mousse de chocolate diet, confesso que não é o mesmo que devorar um barra de chocolate mas vale o esforço.

10 – Nunca deixe de comer, isso mesmo, deu fome coma, ficar segurando a vontade de comer só vai te levar a um caminho, emagrecer com maior dificuldade. Se você estive com muita vontade de comer algo bem calórico coma, mas em menos quantidade e tente depois compensar com alimentos mais leves.

11 – Vá de chá, uma boa combinação é os chás calmantes (camomila, por exemplo) com o chá verde, o primeiro vai ter um efeito anestésico diminuindo o apetite e o segundo ajuda a queimar as gorduras e acelerar seu metabolismo.

12 – Gosta de comer em quantidade? Para pessoas que a quantidade é fator determinante na alimentação tenho 2 opções, a primeira é comer em quantidade alimentos bem leves (como as verduras e legumes) ou praticar regularmente algum tipo de esporte ou academia.

13 – Coma devagar e preste atenção no que está ingerindo, isso não deve ser nenhuma surpresa para vocês, o problema é que poucas pessoas conseguem seguir esta dica, quando mais você mastigar e demorar em terminar sua refeição menos irá comer e por mais tempo seu cerebro terá a informação que você está bem alimentado. Esse é um método de enganar o cerebro, pois quando se demora a terminar uma refeição ele terá uma informação que você ingeriu uma boa quantidade de alimentos, então coma o mais devagar possível e mastigue bem.

Fonte: dietanarede.com

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Alimentação e Nutrição

Abacaxi, pepino e mais 1 ingrediente: Esta bebida vai fazer você emagrecer muito mais rápido

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Está querendo perder peso e não consegue?

Então esta receita com certeza vai ajudar você.

O suco de abacaxi e pepino possui forte ação estimuladora do emagrecimento.

O abacaxi é bastante diurético e rico em fibras, o que o torna um forte desintoxicante natural.

Ele ainda auxilia a digestão, especialmente a de proteínas, e melhora a circulação.

O pepino é hidratante, diurético e rico em fibras.

Além de emagrecer, ele é excelente para a pele e ajuda a normalizar a pressão arterial.

Existe outro ingrediente muito importante na receita: a linhaça.

No caso da linhaça, o que explica a ação emagrecedora são as fibras, responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade e ainda auxiliam na redução da absorção intestinal da gordura.

A linhaça ainda é rica em ômega-3, em ômega-6 e ômega-9.

Alem de ajudar no emagrecimento saudável, esta bebida é rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas do organismo.

E como é que se faz o suco de abacaxi e pepino com linhaça?

É simples demais.

Anote:

INGREDIENTES

2 fatias grossas de abacaxi

Meio pepino cru descascado

2 colheres (sopa) de linhaça

Meio copo de água

MODO DE PREPARO

Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador.

Beba logo em seguida.

Tome este suco duas vezes ao dia, de preferência em jejum e um pouco antes do almoço.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Arroz ou massa? o que é que engorda menos?

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Têm características nutricionais muito semelhantes e o ideal é alternar entre o consumo de cada uma destas opções. Mas, se pretende perder peso, uma delas é mais vantajosa para si.

Tendo em conta o valor energético, a melhor opção é o arroz, sendo que apresenta um teor calórico inferior ao da massa. No entanto, a massa tem a vantagem de ter um maior teor de proteína (é mais saciante) e menor teor de hidratos de carbono. O arroz tem um menor teor de gordura sendo de evitar a elaboração de refogados prévios à sua cozedura, desaconselhados não só para a gestão do peso, como para a manutenção da saúde cardiovascular.

É recomendado que os alimentos pertencentes ao grupo dos cereais e derivados, como é o caso da massa e do arroz, constituam a base da alimentação, devendo ser sempre acompanhados de alimentos dos restantes grupos alimentares (nomeadamente, carne ou peixe e legumes), de forma a fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários.

Como comer sem engordar

100 g de massa fornecem 175 kcal, 1 g de gordura, 36 g de hidratos de carbono e 1 g de proteína. Já 100 g de arroz têm 171 kcal, 0 g de gordura, 39 g de hidratos de carbono e 3 g de proteína. Estes são os cuidados a ter na hora de os ingerir:

– Opte pelas versões integrais de arroz e massa para aumentar o teor de fibra da refeição, o que tem impacto no controlo da saciedade e da absorção dos nutrientes.

– Reduzir a porção de arroz ou massa consumida, compensando com o consumo de leguminosas e/ou legumes, pode ser uma estratégia a utilizar para conseguir controlar o peso mais facilmente.

– Substitua-os por konjac, uma planta rica em glucomanano, que, sendo uma fibra, tem efeito regulador da saciedade, além de ter um teor reduzido de hidratos de carbono e de energia.

Texto: Liliana Oliveira (nutricionista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas)

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Esta é a forma correta de se preparar chá de gengibre para emagrecer e reduzir a gordura abdominal!

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A raiz de gengibre, além de ser deliciosa, é bastante eficaz, composta de propriedades anti-inflamatórias, antiparasitárias, antivirais e antibacterianas.

Ela age de forma intensa no sistema imunológico, digestivo e no cardiovascular.

O gengibre contém vitaminas (como a C) e minerais (como magnésio).

É muito comum encontrá-lo na culinária, dando um gostinho especial nas comidas e bebidas.

Neste post, vamos ensinar a fazer o melhor chá de gengibre.

Por que é o melhor?

Porque ele vem reforçado com outros ingredientes “mágicos”, que são o açafrão-da-terra (cúrcuma), o limão e o óleo de coco.

Este chá é uma ótima opção para o tratamento de gripe e outras viroses.

Além disso, ele também proporciona outros benefícios, como:

– Melhora a circulação

– Alivia as dores no corpo (inclusive enxaquecas e dores de cabeça)

– Reduz o risco de pedras nos rins

– Oferece nutrientes necessários para manter o funcionamento adequado do fígado

– Estimula o metabolismo

Aprenda a fazer este maravilhoso chá:

Um pedaço de 5cm de gengibre cortado em fatias

1 limão cortado em rodelas (não precisa descascar)

750mL de água

MODO DE PREPARO

Ferva a água com o gengibre.

Quando levantar fervura, adicione o limão e tampe a panela.

Tome de duas a três xícaras por dia.

Consuma por no máximo duas semanas.

Se quiser continuar tomando, dê uma pausa de uma semana e retome por mais duas.

Importante: hipertensos só devem consumir gengibre com a autorização do médico.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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