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Dieta + exercício: o combo ideal para emagrecer e ganhar saúde

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A ciência comprova algo que muitos já sabem, mas não praticam: para ter um corpo magro e saudável não basta contar calorias

Entra ano, sai ano e a principal resolução de muitas pessoas para o período que se inicia é conquistar um shape sequinho. A maior estratégia para alcançar esse objetivo não poderia ser outra: entrar na dieta. Mas, segundo um estudo recente publicado na revista científica Applied Physiology, Nutrition and Metabolism, apenas fechar a boca não é o melhor caminho para ficar mais magra e mudar de vida.

Leia mais: O cardápio para secar a barriga e definir ainda mais as curvas

Após avaliar 133 mulheres obesas e sedentárias, pesquisadores de uma universidade do Texas, nos Estados Unidos, notaram que os métodos de emagrecimento mais eficazes são aqueles em que tanto a dieta quanto os exercícios fazem parte da rotina de quem pretende eliminar os quilos extras. Segundo Conrad Earnest, coautor da investigação, a explicação por que esse combo é mais vantajoso está no fato de que ele promove uma melhora na saúde como um todo – e não só na balança.

“Ao começar um novo programa de dieta, os pacientes também deveriam ter como objetivo uma redução dos fatores de risco para várias doenças”, comenta Earnest, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail. O especialista se refere, por exemplo, aos índices de colesterol, gordura abdominal e triglicérides – que costumam estar desregulados nos obesos e estão associados a encrencas sérias, como diabetes e problemas cardiovasculares.

Entenda: Dieta cetogênica: quais comidas entram no cardápio? Tire dúvidas sobre o regime

“Mergulhar em uma alimentação balanceada e numa vida de treino aeróbico e de resistência pode ser intimidador e assustador. Então, comece com o que você consegue manter: se for as três coisas, ótimo; se não, escolha a que mais motiva você e, quando estiver confortável, coloque mais uma”, aconselha Earnest.

Ao Daily Mail, ele apontou mais uma vantagem de secar unindo dieta e exercícios: o peso atingido será mantido por mais tempo, ou seja, efeito sanfona nunca mais!

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Erros comuns quando se quer ter mais massa muscular

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Treinar é fundamental, mas é necessário ter peso e medida

Ter mais músculo não é apenas sinônimo de mais força, é também uma espécie de escudo protetor para a saúde em geral, beneficiando a saúde óssea, cardiovascular e ainda o sistema imunológico, que fica mais reforçado e capaz de combater a gordura indesejada.

O treino de força e a alimentação adequada – com uma especial atenção para a proteína – são dois dos aspectos que mais importância têm na hora de construir mais músculo de forma saudável, contudo, para que o aumento do músculo aconteça da forma mais correta é ainda importante apostar num processo gradual e também nos comportamentos mais certeiros.

Como explica o site Deporte y Vida do jornal espanhol As, existem alguns erros comuns na hora de ‘lutar’ por um aumento da massa muscular, erros esses que não só comprometem o sucesso, como podem mesmo colocar a saúde em risco. Veja quais são:

1 – Comer tudo e mais alguma coisa. Tem quem pense que o simples fato de treinar com regularidade permite comer tudo, mas não é bem assim, especialmente quando isso inclui mesmo tudo, até os alimentos menos saudáveis. Embora o corpo precise de combustível (proteína, carboidratos complexos e gordura saudável), é preciso ter atenção ao tipo de alimento,para que não se aumente a gordura e em vez da massa muscular.

2 – Não ter um objetivo definido. Treinar por treinar e comer por comer nunca dá bom resultado, especialmente quando o objetivo é ter um corpo mais tonificado e mais músculo. Para que isso seja possível, é necessário ter um plano de treino adequado (preferencialmente definido por um treinador) e também uma alimentação que vá ao encontro das necessidades e que assegure todos os nutrientes necessários;

3 – Treinar muito. Como já dissemos, o treino é fundamental, contudo, ter peso e medida é fundamental, pois o descanso é fundamental para a recuperação muscular e capacidade de ‘crescer’;

4 – Abusar nos pesos. O treino de força é aquele que mais trabalha os músculos, mas mais importante do que o peso usado é a técnica. Sabia que mais vale fazer mais repetições do que apostar tudo no peso máximo?;

5 – Não dormir o suficiente. O descanso é fundamental para os músculos recuperarem devidamente e parte desse descanso depende do sono.

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10 estratégias para perder gordura nas pernas

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Tonificar as pernas é uma das tarefas mais difíceis do mundo fitness

Sejamos honestos, os dias de treino de pernas são um dos piores. Além de ser um dos mais dolorosos, é aquele em que para ver os resultados é preciso esperar semanas ou meses. As coxas são uma das regiões do corpo onde a gordura se aloja mais facilmente, mas mais dificilmente sai. A combinação de exercício físico com uma alimentação saudável e equilibrada é o caminho a seguir, mas é preciso fazer mais.

O site Eat This, Not That! mostra que perder gordura nas pernas é uma tarefa árdua, mas não impossível. Quer provas? Confira dez estratégias que ajudam a perder gordura na região:

1 – Beber café antes do treino, um hábito que não só dá mais energia para a prática de exercício como favorece ainda a capacidade do metabolismo queimar gordura;

2 – Trabalhar as pernas fazendo alguns exercícios de tonificação, colocando o peso do corpo apenas na parte da frente do pé;

3 – Agachamentos… sempre;

4 – Correr… mas subindo. Aumentar a inclinação é uma forma de aliar o exercício cardiovascular (corrida) à tonificação dos músculos das pernas.

5 – Aderir à prensa, procurando ajuda de um instrutor para saber qual o peso mais indicado a colocar;

6 – Fazer vários tipos de lunges, sejam estáticos, em andamento, com ou sem peso;

7 – Dizer ‘adeus’ ao sofá e aproveitar as noites para caminhar depois do jantar;

8 – Aumentar o consumo de cálcio, mineral que não só favorece os ossos, como melhora a formação de músculo;

9 – Apostar nos cítricos, alimentos ricos em vitamina C que travam os marcadores inflamatórios e, por isso, melhoram a presença de gordura acumulada;

10 – Quando o tempo para treinar é pouco, comece a praticar sprints.

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Nicole Bahls revela seus segredos para ter um ‘bumbum na nuca’

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Ostentando um corpo malhado, Nicole Bahls diz que não pega leve na academia. A assistente de palco do Ferdinando Show revela que pegou pesado para emagrecer 6 kg antes da atração e manter o corpo em forma. Para ostentar seu “bumbum na nuca”, Nicole compartilha alguns de seus segredinhos:

“Faço dieta equilibrada e academia. Muito agachamento. Uso quatro apoios e faço quatro repetições de 20, com 20 kg em cada perna. Mas é um pouco da minha genética também que ajuda”, conta Nicole à revista ‘Quem’.

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