Connect with us

Destaque

Dor:compressa quente ou fria?

Published

on

Compressas frias:
Esse tipo é indicado para as primeiras 48 horas após uma lesão repentina, provocada por quedas ou pancadas, assim como para cãibras, tensão ou fadiga.

De uma maneira geral, a compressa feita com gelo é mais indicada em casos de traumatismo provocado por quedas ou pancadas. “A ação anestésica do gelo ajuda a evitar que o inchaço e o hematoma na região machucada fiquem muito grandes. Já a compressa quente deve ser usada numa segunda etapa, cerca de dois dias depois do trauma. Se for uma distensão muscular, aplica-se a compressa quente de cinco a sete dias depois de ocorrer a lesão. Ela ajuda a aumentar a circulação sangüínea na região afetada, diminuindo os riscos de uma inflamação”, afirma a fisioterapeuta Emília Nozawa, da Universidade de São Paulo (USP).

Existe ainda uma terceira alternativa, muito usada nos tratamentos pós-imobilização e pós-cirurgia: o chamado contraste. “Depois que a pessoa retira o gesso, por exemplo, ou passa por uma cirurgia ortopédica, os membros – principalmente os inferiores – permanecem imóveis, o que causa uma circulação mais lenta. Por isso, é comum aplicar uma alternância de compressas quentes e frias, que acabam funcionando como uma bomba, estimulando a circulação de sangue na região”, diz o ortopedista Wagner Taffo Thomazin, também da USP.

CALORZINHO BOM

Aquecimento estimula a circulação e relaxa a musculatura

A compressa quente faz os vasos sangüíneos dilatarem, aumentando o fluxo de sangue na região tratada. Isso ajuda a conter o processo inflamatório. Se houver formação de hematoma ou edema (inchaço provocado pelo líquido extravasado), o calor amolece o líquido que vazou dos vasos e se acumulou em torno da região afetada. Isso auxilia na reabsorção do líquido pelo organismo

ArnoldLEsaoRECOMENDAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

Apesar de o frio reduzir tanto a dor quanto inchaços como edemas e hematomas, ele pode fazer mal a peles muito sensíveis. Por isso, não é aconselhável usar o gelo por mais de 12 minutos ininterruptos. Entre uma aplicação e outra deve-se fazer um intervalo de, pelo menos, dez minutos. Além disso, é oportuno evitar o gelo em feridas abertas e queimaduras (caso em que é melhor usar a água fria como anestesia). O frio também pode ser usado por atletas e ginastas na prevenção de cãibras e no tratamento de tensão e fadiga.

BENEFÍCIO GELADO

Além de anestésico, o frio contrai os vasos sangüíneos, diminuindo inchaços

1 – Traumas provocados por quedas ou pancadas costumam romper os vasos dos sistemas sangüíneo e linfático. O vazamento desses dois líquidos – o sangue e a linfa – é responsável pelos inchaços (edemas e hematomas) que aparecem após a lesão

2 – Se logo após o trauma for aplicado gelo, os vasos se contraem, fazendo com que o fluxo do vazamento seja bem menor e, em conseqüência, o inchaço e o hematoma se reduzam também. Além disso, se a pele for resfriada a 12ºC ou 13ºC, os receptores de dor param de funcionar – daí o efeito anestésico do gelo.

RECOMENDAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

O calor é indicado nos casos em que a pessoa sente dor mas não apresenta inchaço. Um exemplo é o começo de uma dor de dente, quando a inflamação ainda não se agravou, mas o sofrimento já é considerável. O mesmo vale para casos de reumatismo e tendinite. Dependendo da área em que for aplicado, o calor pode tanto melhorar a respiração quanto diminuir a secreção ácida do intestino, aliviando dores renais e estimulando a produção de urina. Compressas quentes também ajudam a combater as cólicas menstruais, devido ao relaxamento muscular na região do ventre.

TÉCNICA MISTA: O CONTRASTE

Alternância de quente e frio equivale a uma massagem

Existem casos em que a melhor pedida não é adotar extremos de temperatura isolados e sim a combinação de ambos. A terapia chamada contraste usa a aplicação alternada de compressas frias e quentes para contrair e dilatar seguidamente os vasos sangüíneos, aumentando a circulação no local afetado. A técnica é especialmente indicada para infecções, distensões, inflamações e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.

 

Fonte: http://www.marombapura.blog.br

Comments

comments

Destaque

Bianca leão mostra treino para secar

Published

on

By

Bianca Leão já está correndo atrás do corpo que pretende mostrar como rainha de bateria da escola de samba União da Ilha no carnaval de 2016. A quatro meses do carnaval, a morena começou um treino específico para enxugar medidas. Ela já perdeu cinco quilos.

“Depois de ter engordado, estou fazendo um trabalho para emagrecer. Estou a cada dia perdendo mais peso e ainda quero perder mais um pouquinho”, diz ela, que está com 65 quilos. “Quero crescer com qualidade! Meu objetivo é ter bumbum e pernas maiores, porém apenas de músculo sem gordura e celulite, né? Ter bumbum e perna grossa é fácil, quero ver com qualidade! E é isso que busco: cinturinha fina e corpo definido com bumbum grande, porém sempre feminino”.

Foto: Divulgação \ MF Models Assessoria

Bianca pega pesado no treino porque dieta não é seu forte. “Adoro comer de tudo, mas de tudo mesmo!”

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Fabiana Karla posa de maiô e tira onda na web: “Sem filtro, porque eu posso”

Published

on

By

Fabiana Karla deu um show de autoestima em seu Instagram

Na rede social, a atriz compartilhou uma sequência de fotos em que aparece de maiô, se refrescando na piscina, e publicou uma mensagem pequena, mas bastante poderosa, sobre aceitação:

“Para começar a semana com boas vibrações e alegria no coração”, escreveu, completando com as hastags #semfiltroporqueeuposso #afoita e #modapraia.

Os seguidores gostaram dos cliques, e encheram a timeline de Fabiana de elogios:

 

“Fabiana, o Sol deve agradecer a sua presença, pois você é um absurdo de linda!”, elogiou uma fã. “Como você está linda! Minha inspiração para emagrecer, te admiro muito”, disse uma internauta. “Amei esse maiô. Quero um urgente! Tá musa!”, comentou mais uma.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Preta Gil posa de lingerie, é criticada e dá resposta lacradora

Published

on

By

Empoderada de si e sem levar desaforo para casa, Preta Gil rebateu um comentário preconceituoso de uma internauta que criticou uma foto da cantora, em que ela aparece usando trajes íntimos.

O momento foi compartilhado por Preta nesta segunda-feira, 21, em seu perfil nas redes sociais. Na imagem, a artista aparece vestindo apenas uma calcinha e sutiã.

“Bom dia Bahia, boa tarde Itália. Muito chato ter que passar por esse paraíso sempre correndo, meta de vida vir pra cá de folga! Aquela foto clássica nessa varanda com essa vista e a mesma calcinha de 5 anos atrás”, escreveu a cantora na legenda da postagem.

Nos comentários, alguns haters criticaram a forma física de Preta Gil, que rebateu algumas críticas.

“Desnecessárias essas fotos. Para mostrar o que mesmo? Não é bonita, as pessoas ficam elogiando, mas é pura demagogia. Cai na real, colega. Você não tem nada de bonito. Pronto, falei”, disse uma mulher.

“Eu tenho sim alo muito precioso e bonito. Meu caráter, meu coração e meu corpo também, mas você? Juro, senti muita pena agora. Uma senhora que se diz uma mulher de Deus, mas na verdade não tem nada, não aprendeu nada com os anos de vida! Triste. Uma mulher digna de pena”, disparou a cantora.

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados