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Emagrecer x Perder Peso: Qual a diferença?

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Ultimamente venho ouvindo muitas “receitas” para perder peso. Algumas são bem radicais e outras parecem serem ditas por pessoas que nem ao menos se dão trabalho de pesquisar, buscar informação na internet – o que é muito valido hoje em dia, já que muitos profissionais e até mesmo livros estão na grande rede – Vamos tirar essas dúvidas.

Há muito tempo já é do conhecimento de atletas amadores e profissionais que o desempenho esportivo em modalidades como corrida de longa duração e ciclismo (Estrada e Mountain Bike) pode melhorar significativamente quando há diminuição na massa corporal. No entanto, é de extrema importância saber alguns conceitos e definições antes de buscarmos soluções milagrosas.
Emagrecer é diferente de perder peso. Emagrecer significa perder tecido adiposo (gordura). Perder peso não significa perder gordura. Muitas vezes o que se reduz em dietas desequilibradas é a massa magra, que se constitui de músculos e água. Ao perdermos músculos, nosso corpo irá adquirir aspecto de flacidez, e o resultado estético do emagrecimento será negativo.
Dietas extremamente restritivas e realizadas sem nenhum acompanhamento profissional, na maioria das vezes, fazem com que as pessoas percam, em maior proporção, massa magra (músculo e água), quando o real objetivo deveria ser a redução da massa gorda através do aumento do metabolismo da gordura corporal. Portanto, é importante frisar que emagrecer significa reduzir a gordura corporal e perder peso não esta associado diretamente a este conceito.

É importante que saibamos que, ao iniciarmos um processo de emagrecimento, nosso organismo passará por fases distintas:
Ocorre uma redução maior de peso logo no inicio, pois o organismo perde água, juntamente com a gordura que está sendo eliminada;
Atinge-se o platô e o peso tende a manter-se instável, justamente por quê há uma pequena retenção de água para compensar a perda da fase anterior. Como a água pesa mais que a gordura, a balança pode até mesmo acusar um aumento de peso. Mas isso não significa que a pessoa esteja engordando, pois continuará havendo perda de tecido adiposo. Nessa fase ocorre uma crescente perda de peso com o emagrecimento de fato, que permite a conquista do seu peso idealizado.

Basicamente existem três maneiras de realizarmos este procedimento com eficiência:

  • Termos um aporte calórico menor;
  • Mantermos o mesmo aporte calórico e aumentarmos o gasto de energia;
  • Aumentarmos o gasto de energia conjuntamente com a redução do aporte calórico.

Qual é o melhor procedimento?
Quem definirá serão os profissionais responsáveis pelo seu tratamento, o nutricionista ou nutrólogo e também o professor de Educação física. Além disso, é de extrema importância sabermos sobre alguns mitos:

MUSCULAÇÃO EMAGRECE: Sim, este tipo de trabalho pode auxilia-lo na redução da gordura corporal.

CORRA E FIQUE MAGRO: Sim, a corrida assim como o ciclismo são uma das melhores atividades físicas para gerar a perda e a manutenção da perda de peso corporal, pois pode proporcionar um gasto calórico elevado, principalmente quando combinado com exercícios resistidos.

COMA COMO UM PASSARINHO: Sim, fazer esta associação é extremamente saudável, pois estes animais fracionam a sua alimentação ao longo do dia e também incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

REEDUQUE-SE: Busque a solução definitiva e não dietas da moda ou passageiras, a reeducação alimentar é a melhor solução para quem quer emagrecer e manter-se magro. Reduzir a massa corporal e manter-se em forma devem ser encarados como uma tarefa para ser cumprida a longo prazo.

VOCÊ PODE COMER FAST-FOODS: Sim, mas com moderação e sabendo comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em lanchonetes de comida rápida. Só fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos.

REMÉDIOS FUNCIONAM, MAS MUITO CUIDADO: Há uma grande variedade de medicamentos que proporcionam resultados muito bons, no entanto, eles devem ser prescritos por um médico competente que analisará a necessidade caso a caso e jamais devem ser tomados por iniciativa própria, pois podem apresentar sérios efeitos colaterais, como agitação, insônia, agressividade e até desencadeamento de quadros depressivos ou psicóticos.

SAUNA PARA EMAGRECER: Neste caso a redução do peso esta associada a perda hídrica.

COMPRIMIR A BARRIGA: A utilização de cintas não proporcionam emagrecimento, apenas modificam as medidas. Além disso, não ajudam a queimar calorias e eliminar gorduras localizadas.

PROBLEMAS DE TIREÓIDE: Apenas entre 3% e 5% dos casos de excesso de peso são causados por hipotireoidismo. Mas a doença normalmente pode ser controlada sem dificuldades, com o uso adequado de medicação específica.

ANTICONCEPCIONAL ENGORDA: O termo engordar significa ganhar gordura e não é isso o que acontece. Alguns desses medicamentos proporcionam maior retenção de líquidos no corpo e, isso, consequentemente é um ganho de peso, mas não devido ao aumento de gordura corporal.
Fonte: anabolismo.org

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Bailarina diz que dança pode ajudar o Brasil a ganhar auto-confiança para vencer na Copa do mundo 2018

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Nanny Azevedo sugere a dança como uma solução pra que os jogadores da seleção ganhem auto-confiança para uma melhor atuação em camp nos jogos da Copa do Mundo 2018 na Russia.
O Brasil estreou na Copa do Mundo 2018 um tanto quanto nervoso, apreensivo. Não vimos a seleção jogar bonito, o tal do “futebol arte” em campo no jogo contra a Suíça, e sim uma sucessão de tropeços. Nossos jogadores estavam descompassados, desalinhados, um passo atrás.
Que a seleção está sofrendo pressão de todos os lados, isso é fato. Mas o que poderia ajudar os jogadores a ganharem auto-confiança e entrarem seguros e relaxados em campo? A resposta pode ser algo inusitado: a dança.

Foto: MF Press Global

A bailarina do quadro Ding Dong do Domingão do Faustão, Nanny Azevedo, propôs em tom de brincadeira, mas com certa propriedade, uma solução para uma atuação com mais presença, atitude e confiança da seleção brasileira em campo, comparando nossos jogadores com a seleção de Rúgbi da Nova Zelândia: dançar.
A ‘haka’, dança tribal maori que virou símbolo dos All Blacks, a equipe de rúgbi neozelandesa, é tradicional realizada há mais de 100 anos no começo de suas partidas, que virou uma marca registrada, alegadamente alivia a tensão e dá aos jogadores energia e confiança para vencer as partidas. Pode funcionar pra Neymar e cia? Tomara.
De acordo com o historiador Jock Phillips, da Universidade de Wellington, a Nova Zelândia sempre teve uma certa insegurança sobre seu lugar no mundo, e essa dança deu a eles auto-confiança para conquistar seu lugar. Para Nanny, ainda que em tom de brincadeira, essa estratégia, quem sabe, pode funcionar para o Brasil tímido e inseguro que vimos em campo no domingo passado: “O time de rúgbi da Nova Zelândia é famoso por usar a dança para atrair boas energias, relaxar e trazer gana, vontade para a partida. Quem sabe o Brasil não precisa disso. Eles estavam muito tensos. Vai uma dança para dar uma relaxada antes do jogo”.
Parece que quem dança seus males espanta. Fica a sugestão pra levantar a moral da seleção brasileira.

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Kelly Key mostra resultados de cirurgias e comemora: “Muita diferença”

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Quinze dias após passar pelos procedimentos estéticos, a cantora finalmente exibiu o corpo em um vídeo postado no YouTube

Kelly Key deixou os fãs de queixo caído ao postar um vídeo em seu canal no YouTube nesta quarta-feira (20/6). A cantora, que fez rinoplastia, lipo nas costas e implantou nova prótese nos seios, mostrou os resultados das cirurgias plásticas e comemorou.

“Agora vocês estão me vendo com 15 dias de cirurgia”, explicou a artista de 35 anos. “O segundo, terceiro e quarto dias são os piores. Parece que você não vai ficar bem nunca”, emendou.

Kelly não se conteve ao mostrar a rinoplastia, procedimento que a agradou por completo. “Muita diferença. Maravilhoso, trabalho lindo. As pessoas diziam que eu não tinha o que fazer, mas eu tinha um osso largo. Está mais ao meu gosto”, disse ela.

Logo depois, a esposa de Mico Freitas exibiu os seios novos, toda orgulhosa. “Esse colo que não tenho há muito tempo. É uma coisa linda. Estava precisando. O principal objetivo da cirurgia era colocar o meu seio no lugar. Por isso que me submeti ao procedimento. Tá incrível, do jeito que eu esperava”, afirmou Kelly Key.

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Antes e depois: Graci Lacerda posta imagem de 20 anos atrás

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Para quem ainda não sabe, eu comecei a malhar com 16 anos e apenas com três anos comecei a ver os resultados

Graciele Lacerda é adepta inveterada e confessa da malhação. A jornalista, namorada de Zezé di Camargo, sempre posta fotos nas redes sociais, indo e vindo da academia. Nesta terça-feira (28), ela postou uma foto de quando tinha 16 anos, época em qua começou a malhar. “Para quem ainda não sabe, eu comecei a malhar com 16 anos e apenas com três anos comecei a ver os resultados”´, contou a jornalista.

De tanto gosto que tomou pela academia, a jornalista chegou a ingressar na faculdade de Educação Física e chegou a dar aulas por seis anos. “Até os meus 30 anos eu malhava para comer, meu metabolismo era ótimo, acelerado, e isso me ajudava muito. Mas com 31 anos comecei a sentir o peso da idade, já não conseguia obter resultado malhando e comendo de tudo”, continuou Graci, que procurou a ajuda de uma nutricionista para conseguir reverter o problema.

“Claro que sempre dou uma fugida na dieta porque amo comer e tenho vida social. Não sou neurótica na alimentação, mas sou viciada em academia e isso já me ajuda bastante. Apesar de sempre ter malhado, hoje com 36 anos, consigo manter o meu corpo do jeito que quero, mais sequinha e mais definido”, revelou a jornalista.

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