Emagrecer x Perder Peso: Qual a diferença?

Ultimamente venho ouvindo muitas “receitas” para perder peso. Algumas são bem radicais e outras parecem serem ditas por pessoas que nem ao menos se dão trabalho de pesquisar, buscar informação na internet – o que é muito valido hoje em dia, já que muitos profissionais e até mesmo livros estão na grande rede – Vamos tirar essas dúvidas.

Há muito tempo já é do conhecimento de atletas amadores e profissionais que o desempenho esportivo em modalidades como corrida de longa duração e ciclismo (Estrada e Mountain Bike) pode melhorar significativamente quando há diminuição na massa corporal. No entanto, é de extrema importância saber alguns conceitos e definições antes de buscarmos soluções milagrosas.
Emagrecer é diferente de perder peso. Emagrecer significa perder tecido adiposo (gordura). Perder peso não significa perder gordura. Muitas vezes o que se reduz em dietas desequilibradas é a massa magra, que se constitui de músculos e água. Ao perdermos músculos, nosso corpo irá adquirir aspecto de flacidez, e o resultado estético do emagrecimento será negativo.
Dietas extremamente restritivas e realizadas sem nenhum acompanhamento profissional, na maioria das vezes, fazem com que as pessoas percam, em maior proporção, massa magra (músculo e água), quando o real objetivo deveria ser a redução da massa gorda através do aumento do metabolismo da gordura corporal. Portanto, é importante frisar que emagrecer significa reduzir a gordura corporal e perder peso não esta associado diretamente a este conceito.

É importante que saibamos que, ao iniciarmos um processo de emagrecimento, nosso organismo passará por fases distintas:
Ocorre uma redução maior de peso logo no inicio, pois o organismo perde água, juntamente com a gordura que está sendo eliminada;
Atinge-se o platô e o peso tende a manter-se instável, justamente por quê há uma pequena retenção de água para compensar a perda da fase anterior. Como a água pesa mais que a gordura, a balança pode até mesmo acusar um aumento de peso. Mas isso não significa que a pessoa esteja engordando, pois continuará havendo perda de tecido adiposo. Nessa fase ocorre uma crescente perda de peso com o emagrecimento de fato, que permite a conquista do seu peso idealizado.

Basicamente existem três maneiras de realizarmos este procedimento com eficiência:

• Termos um aporte calórico menor;
  • Mantermos o mesmo aporte calórico e aumentarmos o gasto de energia;
  • Aumentarmos o gasto de energia conjuntamente com a redução do aporte calórico.

Qual é o melhor procedimento?
Quem definirá serão os profissionais responsáveis pelo seu tratamento, o nutricionista ou nutrólogo e também o professor de Educação física. Além disso, é de extrema importância sabermos sobre alguns mitos:

MUSCULAÇÃO EMAGRECE: Sim, este tipo de trabalho pode auxilia-lo na redução da gordura corporal.

CORRA E FIQUE MAGRO: Sim, a corrida assim como o ciclismo são uma das melhores atividades físicas para gerar a perda e a manutenção da perda de peso corporal, pois pode proporcionar um gasto calórico elevado, principalmente quando combinado com exercícios resistidos.

COMA COMO UM PASSARINHO: Sim, fazer esta associação é extremamente saudável, pois estes animais fracionam a sua alimentação ao longo do dia e também incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

REEDUQUE-SE: Busque a solução definitiva e não dietas da moda ou passageiras, a reeducação alimentar é a melhor solução para quem quer emagrecer e manter-se magro. Reduzir a massa corporal e manter-se em forma devem ser encarados como uma tarefa para ser cumprida a longo prazo.

VOCÊ PODE COMER FAST-FOODS: Sim, mas com moderação e sabendo comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em lanchonetes de comida rápida. Só fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos.

REMÉDIOS FUNCIONAM, MAS MUITO CUIDADO: Há uma grande variedade de medicamentos que proporcionam resultados muito bons, no entanto, eles devem ser prescritos por um médico competente que analisará a necessidade caso a caso e jamais devem ser tomados por iniciativa própria, pois podem apresentar sérios efeitos colaterais, como agitação, insônia, agressividade e até desencadeamento de quadros depressivos ou psicóticos.

SAUNA PARA EMAGRECER: Neste caso a redução do peso esta associada a perda hídrica.

COMPRIMIR A BARRIGA: A utilização de cintas não proporcionam emagrecimento, apenas modificam as medidas. Além disso, não ajudam a queimar calorias e eliminar gorduras localizadas.

PROBLEMAS DE TIREÓIDE: Apenas entre 3% e 5% dos casos de excesso de peso são causados por hipotireoidismo. Mas a doença normalmente pode ser controlada sem dificuldades, com o uso adequado de medicação específica.

ANTICONCEPCIONAL ENGORDA: O termo engordar significa ganhar gordura e não é isso o que acontece. Alguns desses medicamentos proporcionam maior retenção de líquidos no corpo e, isso, consequentemente é um ganho de peso, mas não devido ao aumento de gordura corporal.
Fonte: anabolismo.org

Clique para comentar