Connect with us

Destaque

Emagrecer x Perder Peso: Qual a diferença?

Published

on

Ultimamente venho ouvindo muitas “receitas” para perder peso. Algumas são bem radicais e outras parecem serem ditas por pessoas que nem ao menos se dão trabalho de pesquisar, buscar informação na internet – o que é muito valido hoje em dia, já que muitos profissionais e até mesmo livros estão na grande rede – Vamos tirar essas dúvidas.

Há muito tempo já é do conhecimento de atletas amadores e profissionais que o desempenho esportivo em modalidades como corrida de longa duração e ciclismo (Estrada e Mountain Bike) pode melhorar significativamente quando há diminuição na massa corporal. No entanto, é de extrema importância saber alguns conceitos e definições antes de buscarmos soluções milagrosas.

Emagrecer é diferente de perder peso. Emagrecer significa perder tecido adiposo (gordura). Perder peso não significa perder gordura. Muitas vezes o que se reduz em dietas desequilibradas é a massa magra, que se constitui de músculos e água. Ao perdermos músculos, nosso corpo irá adquirir aspecto de flacidez, e o resultado estético do emagrecimento será negativo.
Dietas extremamente restritivas e realizadas sem nenhum acompanhamento profissional, na maioria das vezes, fazem com que as pessoas percam, em maior proporção, massa magra (músculo e água), quando o real objetivo deveria ser a redução da massa gorda através do aumento do metabolismo da gordura corporal. Portanto, é importante frisar que emagrecer significa reduzir a gordura corporal e perder peso não esta associado diretamente a este conceito.

É importante que saibamos que, ao iniciarmos um processo de emagrecimento, nosso organismo passará por fases distintas:

Ocorre uma redução maior de peso logo no inicio, pois o organismo perde água, juntamente com a gordura que está sendo eliminada;
Atinge-se o platô e o peso tende a manter-se instável, justamente por quê há uma pequena retenção de água para compensar a perda da fase anterior. Como a água pesa mais que a gordura, a balança pode até mesmo acusar um aumento de peso. Mas isso não significa que a pessoa esteja engordando, pois continuará havendo perda de tecido adiposo. Nessa fase ocorre uma crescente perda de peso com o emagrecimento de fato, que permite a conquista do seu peso idealizado.

Basicamente existem três maneiras de realizarmos este procedimento com eficiência:

Termos um aporte calórico menor;
Mantermos o mesmo aporte calórico e aumentarmos o gasto de energia;
Aumentarmos o gasto de energia conjuntamente com a redução do aporte calórico.

Qual é o melhor procedimento?

Quem definirá serão os profissionais responsáveis pelo seu tratamento, o nutricionista ou nutrólogo e também o professor de Educação física. Além disso, é de extrema importância sabermos sobre alguns mitos:

MUSCULAÇÃO EMAGRECE: Sim, este tipo de trabalho pode auxilia-lo na redução da gordura corporal.

CORRA E FIQUE MAGRO: Sim, a corrida assim como o ciclismo são uma das melhores atividades físicas para gerar a perda e a manutenção da perda de peso corporal, pois pode proporcionar um gasto calórico elevado, principalmente quando combinado com exercícios resistidos.

COMA COMO UM PASSARINHO: Sim, fazer esta associação é extremamente saudável, pois estes animais fracionam a sua alimentação ao longo do dia e também incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

REEDUQUE-SE: Busque a solução definitiva e não dietas da moda ou passageiras, a reeducação alimentar é a melhor solução para quem quer emagrecer e manter-se magro. Reduzir a massa corporal e manter-se em forma devem ser encarados como uma tarefa para ser cumprida a longo prazo.

VOCÊ PODE COMER FAST-FOODS: Sim, mas com moderação e sabendo comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em lanchonetes de comida rápida. Só fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos.

REMÉDIOS FUNCIONAM, MAS MUITO CUIDADO: Há uma grande variedade de medicamentos que proporcionam resultados muito bons, no entanto, eles devem ser prescritos por um médico competente que analisará a necessidade caso a caso e jamais devem ser tomados por iniciativa própria, pois podem apresentar sérios efeitos colaterais, como agitação, insônia, agressividade e até desencadeamento de quadros depressivos ou psicóticos.

SAUNA PARA EMAGRECER: Neste caso a redução do peso esta associada a perda hídrica.

COMPRIMIR A BARRIGA: A utilização de cintas não proporcionam emagrecimento, apenas modificam as medidas. Além disso, não ajudam a queimar calorias e eliminar gorduras localizadas.

PROBLEMAS DE TIRÓIDE: Apenas entre 3% e 5% dos casos de excesso de peso são causados por hipotireoidismo. Mas a doença normalmente pode ser controlada sem dificuldades, com o uso adequado de medicação específica.

ANTICONCEPCIONAL ENGORDA: O termo engordar significa ganhar gordura e não é isso o que acontece. Alguns desses medicamentos proporcionam maior retenção de líquidos no corpo e, isso, consequentemente é um ganho de peso, mas não devido ao aumento de gordura corporal.

Fonte: magazinebodybuilding

Comments

comments

Destaque

Dona de bumbum famoso do Instagram revela idade e impressiona o mundo

Published

on

By

A americana Laura Gordon já se tornou uma celebridade nas redes sociais, ela possui uma legião de mais de 5000 mil fãs em sua conta no Instagram, onde publica fotos de seu corpo e principalmente do seu bumbum. No entanto, sua fama de mulher fitness aumentou após Laura revelar sua idade: 48 anos.

#fitness #fitfam #fit #exercise #workout #gym #fitspo ?????????? Keeping fit is a life long process.. consistency is key! My workout routine and food list are in my blog! ?????????

Uma publicação compartilhada por Laura Gordon (@cttchickentuna) em

De acordo com as informações do Daily Mail, Laura trabalha como corretora de imóveis na cidade de Charlotte, nos Estados Unidos e afirma que não é profissional fitness e nem modelo, “Nunca fiz nada no fitness como carreira. Não amo malhar. É como um trabalho. Estar em forma é o meu contra-cheque e malhar é o difícil trabalho”, disse Laura, que começou a malhar com 23 anos, depois de perceber que “passava muito tempo no sofá”.

 

A corretora também alega estar sofrendo problemas com a utilização de sua imagem em diversos produtos e publicações nas redes sociais sem sua autorização, “É muito importante para mim que as pessoas não usem minhas fotos para enganar outras pessoas, para que elas não comprem essas mercadorias de malhação. Chá fitness não transforma uma pessoa, trabalho duro e alimentação correta, sim”, concluiu.

E você acha que ela esta bem para 48 anos ?

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

“Musa do Vitória” faz ensaio na Avenida Paulista contra o preconceito regional

Published

on

By

A musa fitness Milla Summers, baiana nascida em Caravelas e considerada a “Musa do Vitória”, fez um belíssimo ensaio fotográfico na Avenida Paulista, em São Paulo, contra o preconceito regional.
 
“Todos os nordestinos em São Paulo são chamados de baianos, mas nem todos são baianos. Em São Paulo existe pessoas de todas as regiões do Brasil. Amo a Bahia, amo o Vitória, sou Vitória e vivo em São Paulo. E daí?”, dispara a loira que está despontando nas redes sociais como influenciadora digital.
 
Milla Summers começou a treinar para superar a dor causada por um problema de saúde na família. Ela percebeu que, devido a essa situação, havia abandonado não somente sua carreira como advogada, mas também a si mesma. Mas hoje ela conseguiu dar a volta por cima, graças à motivação que encontrou no lifestyle fitness e na musculação. “Estava muito cansada, sem perspectivas, triste e não conseguia me cuidar. A segunda gravidez detonou meu corpo, me achava feia, não me reconhecia e chorava ao ver minhas fotos mais antigas”, lembra a beldade.

Créditos – Foto: Victor Alvarenga / MF Press Global
Por: Vanessa Scarcella

 
A motivação para superar tudo isso veio quando descobriu na internet informações sobre um concurso de beleza fitness. Inspirada pelo desafio, Milla Summers conta que decidiu competir e levar a preparação a sério: “Foi uma maneira que encontrei de dar a volta por cima e não fraquejar. Precisava de um objetivo mais concreto para garantir os cuidados comigo, já que tinha uma rotina tão intensa por conta do problema de saúde da minha filha. Pronto! Matriculei-me numa academia, contratei um excelente personal, busquei um médico para me ajudar com toda a suplementação e ajustes fisiológicos e uma nutricionista que me acompanha nos cuidados com a dieta”.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Karina Bacchi Posa de Biquíni branco e ostenta bumbum

Published

on

By

Karina Bacchi está aproveitando na paradisíaca Fernando de Noronha, lugar escolhido para servir de cenário para um ensaio.

Em sua página no Instagram, ela postou várias fotos lindas do lugar. Em uma delas, a loira aparece de biquíni branco, olhando para o mar, e exibindo três de suas tatuagens.

Junto com a imagem, ela escreveu: “Noronha Sea Blue Paradise indo ao encontro dos golfinhos…”.

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados