Connect with us

Destaque

Emagrecer x Perder Peso: Qual a diferença?

Published

on

Ultimamente venho ouvindo muitas “receitas” para perder peso. Algumas são bem radicais e outras parecem serem ditas por pessoas que nem ao menos se dão trabalho de pesquisar, buscar informação na internet – o que é muito valido hoje em dia, já que muitos profissionais e até mesmo livros estão na grande rede – Vamos tirar essas dúvidas.

Há muito tempo já é do conhecimento de atletas amadores e profissionais que o desempenho esportivo em modalidades como corrida de longa duração e ciclismo (Estrada e Mountain Bike) pode melhorar significativamente quando há diminuição na massa corporal. No entanto, é de extrema importância saber alguns conceitos e definições antes de buscarmos soluções milagrosas.

Emagrecer é diferente de perder peso. Emagrecer significa perder tecido adiposo (gordura). Perder peso não significa perder gordura. Muitas vezes o que se reduz em dietas desequilibradas é a massa magra, que se constitui de músculos e água. Ao perdermos músculos, nosso corpo irá adquirir aspecto de flacidez, e o resultado estético do emagrecimento será negativo.
Dietas extremamente restritivas e realizadas sem nenhum acompanhamento profissional, na maioria das vezes, fazem com que as pessoas percam, em maior proporção, massa magra (músculo e água), quando o real objetivo deveria ser a redução da massa gorda através do aumento do metabolismo da gordura corporal. Portanto, é importante frisar que emagrecer significa reduzir a gordura corporal e perder peso não esta associado diretamente a este conceito.

É importante que saibamos que, ao iniciarmos um processo de emagrecimento, nosso organismo passará por fases distintas:

Ocorre uma redução maior de peso logo no inicio, pois o organismo perde água, juntamente com a gordura que está sendo eliminada;
Atinge-se o platô e o peso tende a manter-se instável, justamente por quê há uma pequena retenção de água para compensar a perda da fase anterior. Como a água pesa mais que a gordura, a balança pode até mesmo acusar um aumento de peso. Mas isso não significa que a pessoa esteja engordando, pois continuará havendo perda de tecido adiposo. Nessa fase ocorre uma crescente perda de peso com o emagrecimento de fato, que permite a conquista do seu peso idealizado.

Basicamente existem três maneiras de realizarmos este procedimento com eficiência:

Termos um aporte calórico menor;
Mantermos o mesmo aporte calórico e aumentarmos o gasto de energia;
Aumentarmos o gasto de energia conjuntamente com a redução do aporte calórico.

Qual é o melhor procedimento?

Quem definirá serão os profissionais responsáveis pelo seu tratamento, o nutricionista ou nutrólogo e também o professor de Educação física. Além disso, é de extrema importância sabermos sobre alguns mitos:

MUSCULAÇÃO EMAGRECE: Sim, este tipo de trabalho pode auxilia-lo na redução da gordura corporal.

CORRA E FIQUE MAGRO: Sim, a corrida assim como o ciclismo são uma das melhores atividades físicas para gerar a perda e a manutenção da perda de peso corporal, pois pode proporcionar um gasto calórico elevado, principalmente quando combinado com exercícios resistidos.

COMA COMO UM PASSARINHO: Sim, fazer esta associação é extremamente saudável, pois estes animais fracionam a sua alimentação ao longo do dia e também incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

REEDUQUE-SE: Busque a solução definitiva e não dietas da moda ou passageiras, a reeducação alimentar é a melhor solução para quem quer emagrecer e manter-se magro. Reduzir a massa corporal e manter-se em forma devem ser encarados como uma tarefa para ser cumprida a longo prazo.

VOCÊ PODE COMER FAST-FOODS: Sim, mas com moderação e sabendo comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em lanchonetes de comida rápida. Só fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos.

REMÉDIOS FUNCIONAM, MAS MUITO CUIDADO: Há uma grande variedade de medicamentos que proporcionam resultados muito bons, no entanto, eles devem ser prescritos por um médico competente que analisará a necessidade caso a caso e jamais devem ser tomados por iniciativa própria, pois podem apresentar sérios efeitos colaterais, como agitação, insônia, agressividade e até desencadeamento de quadros depressivos ou psicóticos.

SAUNA PARA EMAGRECER: Neste caso a redução do peso esta associada a perda hídrica.

COMPRIMIR A BARRIGA: A utilização de cintas não proporcionam emagrecimento, apenas modificam as medidas. Além disso, não ajudam a queimar calorias e eliminar gorduras localizadas.

PROBLEMAS DE TIRÓIDE: Apenas entre 3% e 5% dos casos de excesso de peso são causados por hipotireoidismo. Mas a doença normalmente pode ser controlada sem dificuldades, com o uso adequado de medicação específica.

ANTICONCEPCIONAL ENGORDA: O termo engordar significa ganhar gordura e não é isso o que acontece. Alguns desses medicamentos proporcionam maior retenção de líquidos no corpo e, isso, consequentemente é um ganho de peso, mas não devido ao aumento de gordura corporal.

Fonte: magazinebodybuilding

Comments

comments

Destaque

Gabriela Pugliesi revela que odeia malhar: Só venho por que o bumbum cai”

Published

on

By

Por esta, os internautas não esperavam. Gabriela Pugliesi, que é conhecida por ter um corpão invejável e ser considerada musa fitness do Instagram, fez uma revelação bombástica em sua rede social na manhã desta segunda-feira (10): Ela odeia malhar.

Em seu perfil, ela divulgou um vídeo em que aparece já chegando para o treino, e começou o desabafo: “Eu odeio, eu odeio, é que estou com ódio, agora estou falando essa palavra horrível, eu odeio falar ‘odeio’, mas odeio fazer musculação. Eu só venho, gente, porque o bumbum tem que ficar duro, porque ele cai, e porque eu a amo”, disse, apontando para sua personal trainer, Bruna Crachi.

De fato, o esforço da influenciadora digital não está sendo em vão. Recentemente ela estava no Ceará e postou uma foto em que aparecia de bumbum pra cima enquanto tomava sol e e puxou as aslças da peça para não deixar marquinha e se bronzear o mais completo possível. Na ocasião, recebeu uma chuva de elogios dos seguidores, que ficaram impressionados com a boa forma da loira.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Luana Piovani posa nua e algemada em clique feito por marido

Published

on

By

Luana Piovani ousou no clique compartilhado no Instagram. A atriz postou um registro de nada mais nada menos que seu bumbum nas redes sociais. “Senhoras e senhoras, a minha bunda”, declarou a atriz ao posar totalmente nua e algemada na foto tirada pelo marido, Pedro Scooby.

Em entrevista à QUEM na capa desta semana, Luana contou, ao lado do marido, o surfista Pedro Scooby, que adora apimentar a vida sexual dos dois com lugares inusitados para transar e também brinquedinhos, como as algemas da foto. “Já teve algemas de couro, de fetichinho. Não eram uma coisa de preso”, relembrou.

O casal, que tem como hábito compartilhar registros de suas ‘festinhas no céu’ no Instagram contou um pouco sobre ritual, criado para sair da rotina. “Toda Ferrari na garagem de casa vira um Fusca. Não tem nada pior do que marido que te vê passando de calcinha, pega você, e vai te comer achando que é isso, que você é uma gaveta que ele abre e fecha”, dispara Luana.

Tanto empenho deu certo. “Às vezes ela aparece de um jeito que eu falo ‘meu irmão, achei que não fosse conseguir acompanhar’”, assume o atleta. Aliás nessa conversa com o casal o que não faltou foram confissões, como a frequência (“por ele a gente transaria todos os dias”), os brinquedinhos (“já teve algemas”, diz Scooby) e as fantasias (“tenho com mulheres e homens”, conta Luana). Além disso, eles revelaram que em uma viagem recente a Roma, na Itália, o casal teve uma tarde de sexo que entrou pela noite, maratona que, dependendo de quem lembra, contou com cinco (ela) ou sete (ele) vezes.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Ex-paquita Pituxita elimina 17 quilos

Published

on

By

Ana Paula Almeida aliou reeducação alimentar e exercícios e ainda quer perder mais 10 quilos

Ana Paula Almeida passou por uma grande transformação corporal. A ex-paquita Pituxita eliminou 17kgs após uma intensa maratona de treinos, exercícios físicos e reeducação alimentar. A atriz chegou até a ser modelo plus-size há 5 anos, quando pesava mais de 100 quilos

“Tem momentos da vida que castigamos nosso corpo, nosso coração, alma e saímos do eixo”, explica Ana Paula. “Com a ajuda dos melhores profissionais, voltei a me encontrar e saber que meu corpo é um templo e eu não sou lixo para comer qualquer porcaria. Hoje, seleciono tudo que como para ser saudável”, conta em seu Instagram.

Ana Paula espera que sua história inspire outras pessoas. “Escrevo isso pra você não cair no mesmo erro, ficar no efeito sanfona, se auto-mutilando. Jogue a preguiça pra lá e se ame!”, revela. Entre as dicas de Pituxita, estão: exercício aeróbico de 1 hora por dia, comer de 4 em 4 horas e evitar açúcar, gordura e refrigerantes. “Ainda faltam mais 10 quilos pra mim!”, torce.

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook


Mais Acessados