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Embaixadoras de fitness da internet entregam dicas para deixar corpo sarado e saudável

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Elas contam quais são as suas estratégias para definir barriga, bumbum e não abandonar o treino jamais

Bella Falconi, Gabriela Pugliesi, Mimis, Erika Alk, Adriana Ribas, Gabi Manssur e Debs. Elas ocupam hoje o posto de embaixadoras de Fitness da internet brasileira. Juntas, elas somam milhões de seguidores que são inspirados diariamente a ter um estilo de vida saudável e, principalmente, uma rotina regular de exercícios físicos.

Saiba mais sobre como elas conquistaram os corpos malhados e saudáveis e confira ótimas dicas para definir pernas, barriga, braços e bumbum, se manter motivado para praticar exercícios e não cair em roubadas que prejudicam a saúde.

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De sedentária a musa fitness: a trajetória de Bella Falconi

Bella Falconi: para ela, as metas são tão importantes quanto respirar

Quem é: Izabella Falconi, mais conhecida como Bella Falconi, faz sucesso no Brasil e nos Estados Unidos devido à sua boa forma. Aos 28 anos, ela tem mais de 800 mil seguidores no instagram que acompanham sua rotina de exercícios e dieta.

Porém, nem sempre Bella teve esta preocupação com a vida saudável. Quando era adolescente tinha um corpo magro e não se alimentava corretamente. “O pouco peso foi uma das coisas que me motivou a malhar. Além disso, tive pedras nos rins cinco vezes e meus exames sempre acusavam alguma coisa errada, ou era falta de ferro, colesterol alterado e coisas assim. Cheguei a ter anemia. Estava tudo bagunçado e percebi que precisava dar um jeito nisso antes que o problema ficasse sério”, recorda.

Bella desmaiou algumas vezes devido à má alimentação. “A mudança na alimentação ocorreu logo quando comecei a malhar. A motivação por me alimentar corretamente foi por perceber que se continuasse comendo como comia não ia conseguir conquistar o corpo que desejava. E o corpo não foi o único motivo, estava preocupada com a minha saúde”, lembra.

Ela se encantou pela alimentação saudável e os exercícios e se empenhou para inseri-los no seu cotidiano. “Quando comecei não fazia a menor ideia do que era carboidrato, proteína, gordura e assim por diante. Aprendi na marra logo no início e fui me apaixonando a ponto de começar a faculdade de nutrição e tirar meu certificado de personal trainer”, orgulha-se.

Tanta dedicação resultou nos 53 quilos distribuídos no 1,60m e apenas 11% de gordura corporal, percentual que deixaria muitas atletas com inveja. “Certamente o corpo que conquistei é fruto de muito trabalho, mas isso não quer dizer que não é atingível para todos”, constata.

Treino: Bella muda a rotina de exercícios a cada três semanas. “Faço isto para meu corpo não se habituar e acabar estagnando”, diz. Ela tem quatro fichas de treinos diferentes, todas focadas em hipertrofia. Atualmente, ela se divide em treinos de ombro e tríceps, quadríceps e panturrilha, costas e bíceps e glúteos e femural. Bella realiza exercícios aeróbicos de 5 a 6 vezes por semana e abdominal de 3 a 4 vezes na semana.

Alimentação: A dieta de Bella Falconi é composta por frutas, proteínas magras, como frango, ovo e peixe, carboidratos complexos, como arroz integral, quinoa, batata doce e gorduras boas, como o azeite de oliva, o abacate, amêndoas e a semente de linhaça. “Tudo sem alteração de processos químicos e sem adição de ingredientes artificias. Enlatados, fritura, refrigerante, nada disso existe na minha dieta. E isso não é nenhum sacrifício, eu como de forma consciente”, diz.

Bella faz duas refeições livres durante a semana, geralmente são pizza e cheesecake. Ela procura comer seis vezes ao dia para manter o metabolismo acelerado. Bella consome os suplementos BCAA, vitamina C, 7keto, picolinato de cromo, glutamina, whey protein, colágeno, enzima digestiva, gengibre em cápsula e hmb.

Hawaiian dreams ? @liveoficial @live.official #makapuu

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Dicas para te motivar: Bella acredita que é importante estabelecer metas. “Planeje e trabalhe para que essas metas se tornem realidade. Enquanto tais metas não forem tão importantes para você quanto o ato de respirar, elas não serão conquistadas. Muitas vezes acreditamos que, queremos algo, mas na verdade não queremos na intensidade como deveríamos querer. A ponto de lutarmos com todas as nossas forças por determinado objetivo. É perfeitamente possível ver resultados dentro de apenas alguns meses, porém, mediante duas condições essenciais: a não desistência e a consistência. Começar sem parar no meio do caminho, e fazê-lo de forma constante, sem ‘férias'”, diz.

Dicas para fugir de roubadas: Bella defende que existem limites para tudo. “Principalmente quando o assunto é o nosso corpo e a nossa saúde. Isso envolve, inclusive, o uso de produtos sintéticos que podem fazer mal à saúde. Tudo que diz respeito a substâncias controladas, deve ser acompanhado por um profissional e nenhuma decisão deve ser tomada de forma imediatista. Devemos sempre pensar no futuro, quando estivermos mais velhos e precisarmos, mais do que nunca, dos nossos órgãos funcionando de forma eficiente”, orienta.

“Nossa como você está magra! Nossa como vc engordou! Nossa vc está forte demais não acha? Que abdômen estranho! Que abdômen lindo!” Quem nunca escutou uma dessas frases? Você nunca vai ser bom o suficiente para quase ninguém. Mas não porque você, de fato, não seja bom o suficiente, é que algumas pessoas não conseguem entender aquilo que elas não conhecem. Muitas pessoas não conhecem o significado da palavra autoestima e, consequentemente, elas não aceitarão isso em outras pessoas. E, ao diminuir o valor de outras pessoas, elas automaticamente aumentam o delas – essa acaba sendo a regra do jogo. Não trabalhe para satisfazer as expectativas dos outros, mas sim as suas próprias. Deus nos ama independente se estamos magros demais, gordinhos demais ou musculosos demais. O mundo não tem absolutamente direito algum de te rotular pela forma do seu corpo. E por favor lembre-se: você não perde nada por NÃO ACEITAR os padrões da sociedade. Padrões não existem. Seja como vc quiser ser, mas assegure-se de duas coisas: de que você está trabalhando o suficiente para ser quem você quer ser e de que você está feliz COM SEU ESPELHO e SAUDÁVEL! O resto é balela. ? . . . You will never be good enough for anyone but NOT because you indeed are not good enough but because some people are not able to recognize something they don’t know of. Some people just don’t know the meaning of the word self esteem and consequently won’t be able to accept that in anybody else. By diminishing others’ self worth they automatically increase theirs and that’s the natural rule of life. Don’t work to satisfy others expectations – work on your own expectations. God loves us no matter if you are overweight, skinny or muscular. The world has absolutely no right to label and define by the shape of your body. And please remember – you won’t lose anything by accepting no standards from society. Make sure you’re happy and healthy. All the rest just don’t matter! Have a happy day! 🙂

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Dicas para definir o bumbum: Para Bella os melhores são o agachamento e kickbacks. “Nada trabalha glúteos com mais eficácia na minha opinião”, diz.

Dicas para definir as pernas: Bella aposta no leg press, extensor, flexor e agachamento livre para pernas malhadas. Dicas para definir a barriga: “Aqueles exercícios que são feitos com peso ou suspensos são os melhores. O abdômen é um músculo como qualquer outro e para crescer precisa ser trabalhado com peso, gosto muito de usar cabo e halteres”, indica.

Dicas para definir os braços: Bella acredita que os melhores exercícios para os braços são os básicos. “Bíceps com halteres, alternado e martelo, elevação lateral e frontal de ombros com halteres, shoulder ou Arnold press, tríceps na paralela, francês e na corda. Barra também trabalha muito costas e braços! Gosto muito de exercícios assim, à moda antiga”, afirma.

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Alimentação e Nutrição

Dieta de verão: emagreça 3 quilos por semana

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É hora de abusar dos alimentos naturais e frescos, além das refeições leves e pouco gordurosas. Veja um cardápio para começar a dieta de verão

Com essa dieta de verão você começa o ano limpando o organismo e emagrece 3 quilos por semana. É hora de abusar dos alimentos naturais e frescos, além das refeições leves e pouco gordurosas. “Devido às altas temperaturas durante o verão, o organismo não precisa de tantas calorias, o metabolismo fica lento e o consumo de líquidos deve ser maior, para compensar as perdas de água e sais minerais na transpiração”, explica a nutricionista Michele Cassiano. Ela dá dicas, receitas de sucos e um cardápio desintoxicante para você começar o novo ano 3kg mais magra.

O cardápio de verão deve conter muita fruta, saladas, sucos naturais, alimentos grelhados, cereais, água de coco. Confira aqui os sucos que emagrecem e abaixo veja como balancear as refeições:

Dieta de verão

Café da manhã: 1 copo (200ml) de suco de laranja com acerola e 1 colher (sopa) de linhaça dourada; 2 fatias de pão de forma light com 1 fatia média de queijo branco 0% de gordura; 1 fatia de presunto de peru

Lanche da manhã: 1 copo de salada de frutas (banana, mamão, abacaxi, maçã, etc)

Almoço: 1 prato (sobremesa) de salada com 1 colher (sopa) de cubos de tomate-cereja, 1 colher (sopa) de cenoura crua ralada e 1 colher (sobremesa) de azeite; 1 concha pequena de feijão; 1 colher (servir) rasa de arroz branco; 1 filé pequeno de peixe; 1 picolé de limão ou 2 fatias pequenas de abacaxi

Lanche da tarde: 1 copo de água de coco + 1 pera

Jantar: 1 prato (sobremesa) de salada de alface com 1 colher (sopa) de cenoura cozida, 1 colher (sopa) de chuchu cozido e 1 colher (sopa) de batata cozida; 1 filé de frango cozido; 1 copo de suco de caju ou maracujá

Ceia: 1 pote de iogurte natural desnatado ou 1 copo de leite desnatado com ameixa, mamão ou morango ou apenas 1 fruta

Calor: momento de secar a barriga

– Corra de frituras e alimentos gordurosos: além de favorecer o ganho de peso, tornam a digestão mais lenta. Carnes brancas e grelhados são boas opções.

– Coloque no cardápio todos os dias alimentos ricos em fibras como legumes, verduras, frutas e cereais, de preferência integrais: eles ajudam no bom funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade.

– Coma muita salada, variando nas folhas, verduras e legumes crus.

– Queijo? Só se for branco como ricota, minas frescal e cottage. O leite e o iogurte devem ser desnatados.

– Para matar a sede de verdade, nada melhor do que água. Complete com sucos de frutas, água de coco e chá gelado.

– Lembre-se de que refrigerantes só estufam, enquanto a bebida alcoólica aumenta a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação.

– Boas sobremesas são os picolés de fruta, as frutas e as gelatinas.

– Evite o excesso de sal. Assim, você previne a retenção de líquido, o inchaço…

– Não consuma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente, como os que são vendidos na praia. Esses produtos são sensíveis a contaminações, que podem levar a quadros de diarreia e desidratação.

 

Texto: Aline Mendes
Consultoria: Michele Oliveira de Lima Cassiano, nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento. Site: 
www.nutricionistamichelepb.blogspot.com
Foto: AGB Photo Library

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Academia

Moda fitness: muito além do top e da legging

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Todo ano é a mesma coisa: basta as temperaturas subirem um pouco para as academias ficarem lotadas. Faz sentido, já que o calor anuncia que é tempo de diminuir a quantidade de roupa e mostrar mais o corpinho. Mas antes de sair exibindo suas curvas em vestidos, saias e shorts, que tal apostar em um figurino que vai te preparar para o verão? A moda fitness nunca foi tão diversificada quanto agora e na shafa.com.br você encontra diversos modelos.

A roupa para ir malhar evoluiu muito ao longo dos anos, mas foi na década de 1980 que ela se firmou de vez no armário das mulheres. Na época em que a aeróbica invadia as academias de todo o mundo, o que imperava eram os collants cavados e calça (ou shorts) de cores vibrantes e extravagantes. De lá pra cá, o mercado se especializou em moda fitness e ampliou a gama de cores e estampas dos modelos, assim como aprimorou o tipo de tecido e a forma das peças. Tudo isso para garantir mais conforto e beleza para o look de academia. E não se esqueça de olhar as nossas bolsas térmicas fitness https://shafa.com.br/bolsa-termica-fitness.xhtml.

 

Peças imprescindíveis da moda fitness

Legging: além de permitir várias combinações com tops, regatas e camisetas, a calça legging é a opção mais confortável para qualquer tipo de exercício.

Short-saia: sem dúvida, a peça mais feminina e charmosa do look de academia. Mas, fique atenta, porque ela não é ideal para toda atividade física. Para aulas que exigem muita flexibilidade, como pilates e yoga, talvez esse não seja o modelo mais recomendado. Já para uma aula de dança é certeza de sucesso.

Top: não é apenas uma questão de estética, o top sustenta os seios da mulheres e é fundamental, principalmente, em atividades de alto impacto como crossfit. Combine uma regata de cor neutra com um top de cor vibrante para criar um contraste lindo. Dê uma olhadinha na nossa coleção https://shafa.com.br/top-fitness.xhtml.

Dicas finais

Agora ficou fácil arrasar na academia, não é mesmo? Antes de sair correndo para montar o seu look de malhação, anote as últimas dicas:

  • Cuidado com a transparência: lembre que quando você movimenta o corpo, a peça pode esticar e mostrar o que você não quer que as pessoas vejam. Preste atenção também na cor e modelo da lingerie para não marcar na calça ou shorts.
  • Cintura no lugar: os modelos de legging com a cintura alta modelam o corpo e são ideais para esconder aqueles “pneuzinhos” indesejados.

  • Caimento perfeito: na hora de escolher a sua roupa de academia, opte por um modelo que se ajuste perfeitamente ao seu corpo. Não compre nenhuma peça maior que o seu tamanho ou muito apertada, pois isso vai deformar a sua silhueta e não vai te deixar confortável para fazer os seus exercícios. Lembre-se que você pode ir linda para a academia, mas não é um desfile de moda. Você vai lá para malhar e a sua roupa tem que atender as necessidades da atividade que você pratica.

A Shafa tem vários macacões fitness também, siga o link https://shafa.com.br/macacao-fitness.xhtml.

Agora que você já sabe tudo de moda fitness, o corpinho agradece e a sua autoestima também!

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Destaque

Modelo Débora Santos recebe o título de musa dos marceneiros

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Em 2017, Débora Santos foi eleita a Musa do Atlético-PR e disputou o título de Musa do Brasileirão. Capa da revista Sexy, a gata estrelou um ensaio pra lá de sensual dentro de uma marcenaria e enlouqueceu os trabalhadores que lá estavam. Pronto, os marceneiros deram o título de Musa dos Marceneiros para a modelo, que fez questão de comentar mais um título recebido.

“Eu queria fazer um ensaio que saísse do convencional, que não fosse mais uma reprodução de tantos outros ensaios que já vimos. Me joguei no meio das madeiras, da poeira, no meio daqueles marceneiros que imaginam e criam coisas fantásticas. Eles estavam trabalhando e acompanhando o ensaio, de repente, entre uma peça ou outra que eu tirava, eles gritavam ‘musa!’, ‘musa da marcenaria!’, pronto, saí de lá com o título de Musa dos Marceneiros! Amei!”, contou a beldade.

Débora está feliz da vida, vestiu a honraria que recebeu e não tem pra ninguém. Ela é a Musa dos Marceneiros e foi eleita pelos próprios trabalhadores.

“Sempre fui uma pessoa grata por tudo o que eu recebo da vida e das pessoas. Não é fácil se expor assim, sempre vem um comentário maldoso, uma piadinha sem graça. Não queria mais participar de concursos, nem ser ‘coroada’ assim, sem competir, mas já que eles me elegeram… não tem pra ninguém. Estou procurando um bom marceneiro pra me ensinar a pegar no serrote, fazer a poeira subir”, revelou a Musa.

Fotos: Gabriel Castro / M2 Mídia

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