Connect with us

Academia

Erros no treino de musculação

Published

on

O Youtube está repleto de vídeos dos chamados “fails no ginásio”, execuções de exercícios verdadeiramente arrepiantes. Podemo-nos rir com estes vídeos mas, mais importante que isso, podemos ver como não fazer os exercícios. As consequências, a curto e/ou a longo prazo, de executar repetidamente um exercício com a forma incorrecta vão desde dores articulares a dores de costas e lesões musculares mais graves.

Neste artigo vamos ver alguns destes vídeos que ensinam a como não executar determinado exercício e dar algumas dicas de como os executar correctamente. Vais notar que a maior parte destes “fails” deve-se ao fato de as pessoas utilizarem cargas excessivas.

Curl de bíceps

Erro(s): Carga a mais, que o leva a fazer balanço com as costas para ajudar a levantar o haltere.

Forma correcta de executar o curl de bíceps: o haltere deve ser agarrado com os braços estendidos. As palmas das mãos devem estar voltadas para cima. O movimento deve ser feito flexionando apenas os cotovelos. A partir do momento em que estiver a usar as costas para ajudar ao movimento (inclinando-se ligeiramente para trás, por exemplo), já está a fazer mal.

Deadlift

Erro(s): Mau movimento negativo (a fase de descer o peso), largando-o no chão de forma abrusca.

Erro(s): pernas não ficam esticadas, costas arqueadas. Isto deve-se ao facto de ele estar a utilizar carga excessiva.

Erro(s): costas arqueadas, carga excessiva.

Forma correta de executar o deadlift: Mantenha a coluna vertebral erecta e os cotovelos esticados. Fique de pé, com as pernas completamente esticadas, levantando a barra até ao nível dos quadris. Não se limite a largar a barra no chão. Abaixe-a de forma controlada.

Supino

Erro(s): o sujeito do vídeo arqueia as costas de forma a facilitar o levantamento dos halteres.

Erro(s): as costas não estão apoiadas no banco. A barra está a balançar.

Erro(s): É preciso dizer alguma coisa?

Forma correcta de executar o supino: As suas costas devem fazer contacto com o banco. Os pés devem estar firmes no chão, para obter estabilidade. A barra deve-se movimentar apenas na vertical, para cima e para baixo. Não balance a barra pois não estará a mobilizar correctamente os músculos envolvidos no exercício.

Agachamento

Erro(s): carga demasiado excessiva. O miúdo do vídeo teve sorte em não ter tido nenhuma lesão.

Erro(s): a barra está mal apoiada (deveria estar bem firme sobre os ombros). O posicionamento do indivíduo não é o melhor

Erro(s): É mais um típico de carga a mais.

Forma correcta de executar o agachamento: De pé, apoie o haltere nos ombros. Durante o exercício, procure manter a coluna vertebral erecta e a cabeça erguida, para evitar lesões nas costas e no pescoço.

Prensa de pernas (leg press)

Erro(s): pouca amplitude de movimento (era preferível baixar a carga e aumentar a amplitude de movimento)

Forma correctamente de executar o leg press: Sente-se no aparelho e coloque os pés na plataforma igual à largura dos ombros. Os seus pés devem formar um ângulo de 90º com os joelhos. Empure os pés contra a plataforma até estes ficarem esticados. Regresse lentamente à posição inicial.

Levantamento lateral para ombros (com aparelho)

Erro(s): Levantar-se do banco. Dá ideia de que estava a treinar para poder voar.

Forma correcta de executar o levantamento lateral para ombros (com aparelho): Sente-se na máquina e coloque os cotovelos contra as almofadas. Levante os cotovelos até ao nível do ombro, com os braços paralelos ao chão. Permaneça sentado durante todo o movimento. Só os ombros devem ser recrutados para o exercício.

Abdominais

https://www.youtube.com/watch?v=2UqHAqn34

Erro(s): pouca ou nenhuma amplitude de movimento. Não sabemos o que ele pensa que está a treinar, mas os abdominais não são, de certeza.?

Forma correcta de executar abdominais: As mãos podem ser colocadas em vários sítios: atrás da região lombar, encostadas ao peito ou atrás da cabeça. Deve dobrar os joelhos de forma a reduzir a tensão na zona da região lombar. Dobrando a cintura, eleve o corpo até à posição vertical. Regresse à posição inicial e repita este movimento.

CONCLUSÃO

Se tiveres dúvidas de como executar correctamente determinado exercício, pede ao instrutor que te ajude. Não tenhas vergonha. A não ser que prefiras que os teus vídeos venham parar ao Youtube:

Fonte: http://logon.prozis.com/pt/ (Portugal)

Comments

comments

Clique para Ler
2 Comments

2 Comments

  1. Jório

    30 de Abril de 2015 at 12:51

    Ótimo visualizar os erros para não cometê-los, mas penso que uma seleção dessas com a forma correta em forma de vídeo complementaria o post.

    • admin

      4 de Maio de 2015 at 16:46

      Boa tarde, agradecemos pelo comentário, pedimos desculpas os videos não apareciam no post devido ao um erro no sistema.. o mesmo já foi corrigido e o post possui todos os videos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Academia

Suplementos para ganho de massa muscular

Published

on

By

Não é de hoje que recebemos um bombardeio de informações sobre suplementação, seja pela internet ou até mesmo na academia, todos querem tomar suplementação, as vezes nem sabem pra que serve e qual é recomendado.

Muitas pessoas querem resultados rápidos, mais esquece que para ter um shape legal, precisa de tempo e dedicação, suplementos alimentares não fazem milagres, você precisa ter uma dieta balanceada junto para fazer efeito.

Acredito que você já ouviu falar nas palavras: whey protein, bcaa, creatina, etc,

uma vez que eles prometem resultados rápidos e satisfatórios. Entretanto, meu amigo, não é bem por aí que um iniciante na academia deve começar.

Primeiramente, é preciso entender que a suplementação serve apenas para complementar a sua dieta, ou seja, se não há dieta, os resultados serão limitados – e você só vai se frustrar e gastar dinheiro à toa.

Sempre procure orientação de um profissional na área, pois eles lhe irão ajudar a alcançar seus objetivos. E lembre-se  “Os suplementos são utilizados apenas para suprir uma necessidade. A partir do momento que um paciente, atleta, ou pessoa comum não consegue ingerir as suas necessidades energéticas calóricas e nutritivas, ela pode e deve suplementar”.

A combinação dos exercícios e dos suplementos é capaz de oferecer resultados rápidos e eficientes mesmo para as pessoas que estão começando a rotina de treino, no entanto, o ideal antes de suplementar é ser orientado por um especialista, pois o tipo de suplemento para seu caso e a dosagem correta tem que ser calculadas de acordo com cada caso.

WHEY PROTEIN

O whey ele é um suplemento composto pela proteína extraída do soro do leite no momento da fabricação do queijo. Dentre os seus principais benefícios estão: o aumento dos níveis de glutationa, que é a principal base de água antioxidante do corpo, auxílio no aumento de massa muscular, aumento da função do sistema imunitário e diminuição dos sintomas de excesso de treinamento.

O whey protein também auxilia na redução da gordura corporal por conter níveis muito baixos de gordura e estimular um aumento da massa muscular. Dessa forma, o organismo passa a usar a gordura corporal acumulada para promover a troca, isto é, eliminar a gordura ruim e substituir pela massa magra.

Existe diversos tipos de whey protein, os concentrados, os isolados e os hidrolisados.

BCAA

Esse é muito importante também, assim como o whey, ele é formado por três aminoácidos que o nosso organismo não consegue produzir: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Por essa razão, ele é muito indicado como pré-treino.

Seus efeitos ajudam a diminuir as lesões musculares resultantes da prática esportiva, acelerando a recuperação muscular, estimulando a síntese de proteínas e reduzindo a fadiga. Além disso, ele também garante mais energia aos músculos durante o treino, o que pode se traduzir em séries mais intensas e um treino mais longo e produtivo.

TERMOGÊNICOS

Para quem deseja  queimar as calorias e as gorduras, focando na definição muscular os termogenicos conhecidos como queimadores de gordura, atua no organismo e transformam em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia.

Além da suplementação de termogênicos, também é possível receber os mesmos benefícios através da alimentação. Isso porque alguns alimentos são considerados termogênicos, como a canela, chá verde, cebola, brócolis, entre outros.

CREATINA 

A creatina funciona através da saturação nos músculos, ou seja, quanto mais creatina você acumula nos músculos, mais efeitos positivos você vai notar. Para que isto aconteça você precisa tomar religiosamente de 3 a 5g de creatina todos os dias, caso tenha uma rotina de treino frequente. Ela fornece mais energia para os músculos e recuperar as micros lesões depois de intensos exercícios.

ATENÇÃO

“Hoje enfrentamos um bum de informação seja pelas mídias sociais ou até mesmo o marketing explicito de algumas marcas para tentar vender seus produtos. Isso gera um excesso de consumo da maioria dos suplementos para iniciantes, com aquela ideia de “quanto mais melhor”, porém isso sim é perigoso: o consumo em excesso, são nocivos à saúde.

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

Personal das famosas ensina exercício que enrijece bumbum e combate celulite da coxa

Published

on

By

O personal trainer das famosas Marcio Lui indicou o treino de 3 minutos para tonificar o bumbum que indica às suas clientes quando elas estão sem tempo de ir à academia. Dentre os exercícios ensinados, existe um diferente que, além de ser muito eficaz para os glúteos, ainda trabalha abdômen e posterior de coxa.

Trata-se da elevação de quadril unilateral, que é realizada com uma das pernas estendida. De acordo com Lui, que treina celebridades como Sabrina Sato e Adriane Galisteu, o movimento está presente nos treinos de glúteos das celebridades e é ideal para quem não tem tempo ou não gosta de ir à academia, já que pode ser feito em qualquer lugar.

Exercício diferente para glúteo

Elevação de quadril unilateral

Para fazer o exercício, basta se deitar no chão com a barriga para cima, flexionar as pernas e, em seguida, esticar uma delas. Enquanto isso, apenas o calcanhar do outro pé deve ficar apoiado no chão.

Feito isso, levante e desça o quadril repetidas vezes e sem parar por 20 segundos. “Deixe só calcanhar apoiado no chão. Mantenha a ponta do pé para cima e levante bastante o quadril. Se você deixar o pé inteiro apoiado, não vai sentir tanto a parte posterior da perna”, explica Lui.

Ao terminar, troque as pernas e repita o mesmo movimento por mais 20 segundos.

Benefícios

Além de ser um ótimo exercício para deixar o bumbum durinho, a elevação de quadril unilateral ainda enrijece as coxas, melhora a flacidez, diminui a gordura na região e, consequentemente, combate a celulite presente não só nos glúteos como também na parte posterior das pernas.

Para tonificar a barriga, não esqueça de manter o abdômen contraído durante toda a execução do movimento.

Assista à demonstração do treino:

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

Definição muscular, 4 dicas importantes

Published

on

By

A Definição muscular é algo que todos buscam após um tempo de academia, elevar a auto estima com o corpo definido é a procura de 90% de quem faz dieta e treina pesado. Muitos dizem que é uma tarefa bem difícil, e não vou negar isso. Mais a boa notícia é que, com esforço e dedicação, qualquer um pode conseguir.

Separamos 4 dicas bem importantes para ajudá-lo a entender o que é e como conseguir a sonhada definição muscular.

Treino para definição: foco em hipertrofia também é importante

As pessoas ainda se confunde muito de como definir o corpo, é uma tarefa difícil pois envolve toda a alimentação e rotina de treino.

Por exemplo, tem muitas pessoas que acabam dedicando horas na academia, na musculação, mas treinam de forma pouco eficiente e não conseguem atingir os objetivos.

É de extrema importância a avaliação física de um profissional, é o primeiro passo nesta direção para chegar fisicamente onde ele quer.

Se a intenção é realizar um treino para definição  é preciso estimular isso com exercícios para hipertrofia.

É muito importante fazer um trabalho de ganho de massa muscular quando se quer definição. Mesmo que você tenha uma porcentagem bem baixa de gordura, sem o aumento de massa muscular em seu corpo, nada adianta a definição, pois não terá musculatura exposta na hora da definição.

O treino focado em hipertrofia é constituído de 3 ou 4 séries com 8 a 12 repetições dos exercícios para definir o corpo. Você vai trabalhar, separadamente, todos os grupamentos musculares de forma intensa, próximo ao máximo de peso que consegue aguentar para determinado número de repetições.

Vamos aos 4 itens dessa lista.

1) Treino para definição muscular

Existe uma preocupação comum com quem se inicia na academia e é achar que ao fazer um trabalho de hipertrofia, o treino para definição muscular vai deixá-los “grandes demais”, você já deve ter ouvido aquela frases (quero apenas definir, não quero ficar grande) na linguagem conhecida do mundo fitness.

Vamos com calma pequeno gafanhoto, para se tornar como o mestre Arnold Schwarzenegger é preciso anos de treino muito intenso e quantidades cavalares de suplementos alimentares. E eu digo, não espere da noite para o dia ficar com definição, isso leva tempo, treino correto, alimentação, esses ganhos musculares são sempre graduais e, obviamente, auxiliarão na definição muscular.

2) Como definir o corpo

Lembrando que: A aparência dos músculos está relacionada a uma baixa camada de gordura abaixo da pele. Se a pessoa ganhar músculos sem perder gordura vai desenvolver uma aparência mais inchada, mas para ter definição muscular é preciso promover a perda de gordura.

Quando se faz uma avaliação é  importante olhar as medidas do que o peso em si. O treino para definição muscular pode fazer a pessoa ganhar peso (de músculos), mesmo perdendo gordura.

Além de focar na sua alimentação, é importante realizar exercícios aeróbicos (irei citar logo abaixo) para transformar a gordura no principal combustível para o corpo.

Quais são os treinos aeróbicos para definição?

  • corrida,
  • natação,
  • caminhada,
  • boxe,
  • futebol
  • dança.

O treinamento aeróbico pode ser realizado logo em seguida ao trabalho de hipertrofia, para potencializar a queima de gordura.

3) Dieta para definição muscular

Você é o que você com. Você com certeza já ouviu essa frase, não é mesmo? A alimentação é importante tanto para o processo de hipertrofia quanto para a perda de gordura.

Para ganhar musculatura rápida é necessário o consumo de carboidratos e proteínas. Os primeiros serão o principal combustível, tanto durante o treino de definição quanto na regeneração muscular.

Muitos comentem o grande erro de que, para  queimar gordurar e definir, é só não comer! Isso é muito errado.

As proteínas, além de serem fundamentais para a hipertrofia, ajudam a acelerar o metabolismo, o que também favorece a perda de gordura.

O ideal é fazer pequenas refeições de 3 em 3 horas, para manter o nível de energia adequado durante todo o dia. Além disso, essa regularidade também favorece o metabolismo.

A necessidade de suplementos alimentares – como a maltodextrina ou a dextrose (carboidrato) e o whey protein (proteína), por exemplo – varia de acordo com a intensidade e o objetivo de cada pessoa. Para um programa alimentar mais preciso, recomenda-se a consulta com um nutricionista especializado em esporte.

4) Exercícios para definir o corpo

Uma noite bem dormida é uma excelente aliada para quem deseja definir o corpo, enquanto a pessoa dorme acontece a reparação das células que se destruíram durante o treinamento. Por isso, quanto mais intenso o treino de definição, mais importante se torna uma boa noite de sono.

Você sabia que durante o sono que o corpo produz o hormônio do crescimento (GH, do inglês Growth Hormone) e faz a síntese proteica, que são processos essenciais para hipertrofia? O bom descanso também é o que vai permitir que o praticante tenha as condições ideais para o treinamento do dia seguinte, uma disposição maior e mais animo para puxar aquele ferro.

Mas é preciso equilíbrio e muito cuidado. Durma em torno de 8 horas por dia. É preciso ter cuidado para não estender esse momento de sono para um período maior do que o corpo já está acostumado, alterando o relógio biológico pessoal. Foque sempre na mesma quantidade de horas de sono por noite.

Essas foram 4 dicas bem importantes, e lembrando que é muito importante procurar a orientação de um bom profissional de educação física, pois assim será bem mais fácil a pessoa atingir seus objetivos.

Definir os músculos não é tarefa simples, exige dedicação quase diária e esforço.

Os resultados, porém, são extremamente recompensadores para quem está disposto a enfrentar o desafio.

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook



Mais Acessados