Connect with us

Destaque

Estresse – O efeito do cortisol em seu rendimento

Published

on

PARA OS ESTRESSADINHOS DE PLANTÃO!

Temos a preocupação constante com o que comer quando o objetivo é a forma física, não é mesmo? E não está errado não…como diz o ditado,você é o que você come…
Porém,do que muitos se esquecem é que o estresse existente na nossa rotina de hoje em dia é algo que pode colaborar tanto quanto os maus hábitos alimentares para que fiquemos cada vez mais gordos…

O estresse crônico do dia-a-dia inibe a queima de gordura ao elevar a produção do hormônio cortisol. O excesso de cortisol diminui a quantidade de tecido metabolicamente ativo do corpo, ou seja, os músculos. Cortisol é oposto à testosterona. Enquanto o primeiro é um hormônio catabólico (de “destruição”, o segundo é anabólico (de “construção”). Quando cortisol aumenta, testosterona diminui. o cortisol pode ter efeito bastante negativo quando nosso estresse está fora de controle, como em grande parte da população moderna… Levantar cedo, não perder a hora para não chegar atrasado no trabalho ou na aula, enfrentar engarrafamentos de tirar do serio até mesmo o melhor monge tibetano são fatores estressantes que estão presentes durante o dia inteiro nas nossas vidas.

Como o cortisol funciona?

Quando o ser humano se defronta com uma situação real de estresse, por exemplo,de frente a frente com um Leão, o corpo (Hipotálamo) manda sinais de PERIGO para suas glândulas adrenais que, por sua vez, secretam cortisol no sangue! O cortisol joga açúcar no sangue, ou seja, energia, para que você possa escolher entre duas opções possíveis: Correr ou enfrentar uma luta mão-a-pata com o bicho! você precisa de ENERGIA e essa energia vem da glicose,ok? Para gerar esta energia, o cortisol faz com que você converta glicogênio em glicose ou que queime tecido muscular e transforme-o em glicose através do processo conhecido como gliconeogênese (quem já estudou biologia,sabe! o cortisol faz com que energia esteja disponível no sangue para você lidar com o estresse eminente.Na verdade raramente você vai enfrentar enfrentar animais selvagens no dia-a-dia, porém, a rotina moderna que vivemos, com seus estresses vai gerar no seu corpo esta mesma resposta!

Ao vivermos estressados estamos fazendo com que nosso corpo secrete cortisol frequentemente, colaborando para que nossos níveis de açúcar no sangue fiquem mais altos e também queimando massa muscular e isso é tudo que não queremos! Nossos músculos são preciosas usinas de queima de gordura(por isso sou fa do bodybuilding) e o açúcar no sangue desperta a ação da insulina. A insulina armazena gordura e quando ela está presente no sangue, a queima de gordura é inexistente,ou seja,você fica gordo e sem músculos(eca!)
Shawn Talbott, Ph.D, autor do livro The Cortisol Connection relata que uma vida estressante ,com o corpo sempre exposto à secreção de cortisol, está associada às seguintes condições :

• Aumento de apetite e gula
• Aumento de gordura corporal
• Diminuição de massa muscular
• Diminuição de densidade óssea
• Variações de humor (raiva e irritabilidade)
• Redução no libido
• Redução na sua capacidade de memorizar e aprender
• Diminuição na resposta do sistema imunológico
• Sem falar que Quando você está estressado(a) e ansioso(a) seu apetite aumenta e as comidas que você tem vontade de comer são, justamente, aquelas que você deveria evitar, como comidas ricas em carboidratos, como massas e doces e comidas gordurosas.

A FUNÇÃO DESTE POST HOJE É FAZER VOCE PARAR PARA REFLETIR UM POUCO E PENSAR SE SUA VIDA ESTA VALENDO A PENA! RECEBO VÁRIAS PESSOAS DIARIAMENTE NO CONSULTÓRIO ALMEJANDO UM FÍSICO PERFEITO,INVESTINDO EM SUPLEMENTOS CAROS, TREINADORES, ETC E QUE NÃO CONSEGUEM RESULTADOS PORQUE VIVEM ESTRESSADOS, DORMINDO POUCO, TRABALHANDO DEMAIS…

TENHA MAIS PRAZERES EM SUA VIDA,LEVE A VIDA MENOS A SERIO,AFASTE-SE DE PESSOAS NEGATIVAS E PESSIMISTAS,SEJA MENOS COMPETITIVO E VERA QUE OS RESULTADOS EM SEU FÍSICO (E SUA SAÚDE) VIRÃO COM MENOS ESFORÇOS!

Comments

comments

Destaque

Com maiô cavado, Gracyanne Barbosa causa alvoroço e dá o que falar com boa forma

Published

on

By

A esposa do cantor Belo é dona de um corpo escultural. Gracyanne Barbosa, de vez em quando, surge em ensaios, mas dessa vez a musa fitness se superou.

Gracyanne posou mais uma vez para a loja Máfia Brasileira e como sempre, causou alvoroço na internet ao exibir sua boa forma.

Com um maiô branco e cavado, a musa fitness fez muita gente suspirar e ficar impressionada com seu corpo completamente definido.

Confira:

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Bomba: Após separação, Juju Salimeni participa de ensaio sensual

Published

on

By

Pela segunda vez, Juju Salimeni e Felipe Franco se separaram, e a celebridade ainda não se pronunciou sobre o caso, apenas confirmou a informação por parte de sua assessoria. Mesmo com todos os problemas e mudanças em sua vida pessoal, Juju está participando de um novo ensaio sensual.

Em seu Instagram Stories, a celebridade divulgou uma foto em que aparece no set de fotos. Veja:

Durante entrevista cedida à revista Quem, Juju comentou sobre o seu segredo para manter o corpo em forma para realizar os ensaios sensuais: “Geralmente eu uso algum suplemento diurético para desinchar e ficar mais seca nas fotos. Não faço nada especial além disso, porque já mantenho uma dieta bem restrita todos os dias”.

A separação

Pela segunda vez, Juju Salimeni e Felipe Franco colocaram um ponto final no relacionamento, segundo informações do jornalista Léo Dias, do jornal “O Dia”. O casal havia reatado o relacionamento após cerca de dois meses separados.

Segundo Léo Dias, o fim do relacionamento não aconteceu por conta de traições e sim que ambos teriam objetivos diferentes na vida, o que “travava” o casamento”.

Comments

comments

Clique para Ler

Alimentação e Nutrição

Dieta de verão: emagreça 3 quilos por semana

Published

on

By

É hora de abusar dos alimentos naturais e frescos, além das refeições leves e pouco gordurosas. Veja um cardápio para começar a dieta de verão

Com essa dieta de verão você começa o ano limpando o organismo e emagrece 3 quilos por semana. É hora de abusar dos alimentos naturais e frescos, além das refeições leves e pouco gordurosas. “Devido às altas temperaturas durante o verão, o organismo não precisa de tantas calorias, o metabolismo fica lento e o consumo de líquidos deve ser maior, para compensar as perdas de água e sais minerais na transpiração”, explica a nutricionista Michele Cassiano. Ela dá dicas, receitas de sucos e um cardápio desintoxicante para você começar o novo ano 3kg mais magra.

O cardápio de verão deve conter muita fruta, saladas, sucos naturais, alimentos grelhados, cereais, água de coco. Confira aqui os sucos que emagrecem e abaixo veja como balancear as refeições:

Dieta de verão

Café da manhã: 1 copo (200ml) de suco de laranja com acerola e 1 colher (sopa) de linhaça dourada; 2 fatias de pão de forma light com 1 fatia média de queijo branco 0% de gordura; 1 fatia de presunto de peru

Lanche da manhã: 1 copo de salada de frutas (banana, mamão, abacaxi, maçã, etc)

Almoço: 1 prato (sobremesa) de salada com 1 colher (sopa) de cubos de tomate-cereja, 1 colher (sopa) de cenoura crua ralada e 1 colher (sobremesa) de azeite; 1 concha pequena de feijão; 1 colher (servir) rasa de arroz branco; 1 filé pequeno de peixe; 1 picolé de limão ou 2 fatias pequenas de abacaxi

Lanche da tarde: 1 copo de água de coco + 1 pera

Jantar: 1 prato (sobremesa) de salada de alface com 1 colher (sopa) de cenoura cozida, 1 colher (sopa) de chuchu cozido e 1 colher (sopa) de batata cozida; 1 filé de frango cozido; 1 copo de suco de caju ou maracujá

Ceia: 1 pote de iogurte natural desnatado ou 1 copo de leite desnatado com ameixa, mamão ou morango ou apenas 1 fruta

Calor: momento de secar a barriga

– Corra de frituras e alimentos gordurosos: além de favorecer o ganho de peso, tornam a digestão mais lenta. Carnes brancas e grelhados são boas opções.

– Coloque no cardápio todos os dias alimentos ricos em fibras como legumes, verduras, frutas e cereais, de preferência integrais: eles ajudam no bom funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade.

– Coma muita salada, variando nas folhas, verduras e legumes crus.

– Queijo? Só se for branco como ricota, minas frescal e cottage. O leite e o iogurte devem ser desnatados.

– Para matar a sede de verdade, nada melhor do que água. Complete com sucos de frutas, água de coco e chá gelado.

– Lembre-se de que refrigerantes só estufam, enquanto a bebida alcoólica aumenta a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação.

– Boas sobremesas são os picolés de fruta, as frutas e as gelatinas.

– Evite o excesso de sal. Assim, você previne a retenção de líquido, o inchaço…

– Não consuma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente, como os que são vendidos na praia. Esses produtos são sensíveis a contaminações, que podem levar a quadros de diarreia e desidratação.

 

Texto: Aline Mendes
Consultoria: Michele Oliveira de Lima Cassiano, nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento. Site: 
www.nutricionistamichelepb.blogspot.com
Foto: AGB Photo Library

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados