Connect with us

Destaque

Estresse – O efeito do cortisol em seu rendimento

Published

on

PARA OS ESTRESSADINHOS DE PLANTÃO!

Temos a preocupação constante com o que comer quando o objetivo é a forma física, não é mesmo? E não está errado não…como diz o ditado,você é o que você come…
Porém,do que muitos se esquecem é que o estresse existente na nossa rotina de hoje em dia é algo que pode colaborar tanto quanto os maus hábitos alimentares para que fiquemos cada vez mais gordos…

O estresse crônico do dia-a-dia inibe a queima de gordura ao elevar a produção do hormônio cortisol. O excesso de cortisol diminui a quantidade de tecido metabolicamente ativo do corpo, ou seja, os músculos. Cortisol é oposto à testosterona. Enquanto o primeiro é um hormônio catabólico (de “destruição”, o segundo é anabólico (de “construção”). Quando cortisol aumenta, testosterona diminui. o cortisol pode ter efeito bastante negativo quando nosso estresse está fora de controle, como em grande parte da população moderna… Levantar cedo, não perder a hora para não chegar atrasado no trabalho ou na aula, enfrentar engarrafamentos de tirar do serio até mesmo o melhor monge tibetano são fatores estressantes que estão presentes durante o dia inteiro nas nossas vidas.

Como o cortisol funciona?

Quando o ser humano se defronta com uma situação real de estresse, por exemplo,de frente a frente com um Leão, o corpo (Hipotálamo) manda sinais de PERIGO para suas glândulas adrenais que, por sua vez, secretam cortisol no sangue! O cortisol joga açúcar no sangue, ou seja, energia, para que você possa escolher entre duas opções possíveis: Correr ou enfrentar uma luta mão-a-pata com o bicho! você precisa de ENERGIA e essa energia vem da glicose,ok? Para gerar esta energia, o cortisol faz com que você converta glicogênio em glicose ou que queime tecido muscular e transforme-o em glicose através do processo conhecido como gliconeogênese (quem já estudou biologia,sabe! o cortisol faz com que energia esteja disponível no sangue para você lidar com o estresse eminente.Na verdade raramente você vai enfrentar enfrentar animais selvagens no dia-a-dia, porém, a rotina moderna que vivemos, com seus estresses vai gerar no seu corpo esta mesma resposta!

Ao vivermos estressados estamos fazendo com que nosso corpo secrete cortisol frequentemente, colaborando para que nossos níveis de açúcar no sangue fiquem mais altos e também queimando massa muscular e isso é tudo que não queremos! Nossos músculos são preciosas usinas de queima de gordura(por isso sou fa do bodybuilding) e o açúcar no sangue desperta a ação da insulina. A insulina armazena gordura e quando ela está presente no sangue, a queima de gordura é inexistente,ou seja,você fica gordo e sem músculos(eca!)
Shawn Talbott, Ph.D, autor do livro The Cortisol Connection relata que uma vida estressante ,com o corpo sempre exposto à secreção de cortisol, está associada às seguintes condições :

• Aumento de apetite e gula
• Aumento de gordura corporal
• Diminuição de massa muscular
• Diminuição de densidade óssea
• Variações de humor (raiva e irritabilidade)
• Redução no libido
• Redução na sua capacidade de memorizar e aprender
• Diminuição na resposta do sistema imunológico
• Sem falar que Quando você está estressado(a) e ansioso(a) seu apetite aumenta e as comidas que você tem vontade de comer são, justamente, aquelas que você deveria evitar, como comidas ricas em carboidratos, como massas e doces e comidas gordurosas.

A FUNÇÃO DESTE POST HOJE É FAZER VOCE PARAR PARA REFLETIR UM POUCO E PENSAR SE SUA VIDA ESTA VALENDO A PENA! RECEBO VÁRIAS PESSOAS DIARIAMENTE NO CONSULTÓRIO ALMEJANDO UM FÍSICO PERFEITO,INVESTINDO EM SUPLEMENTOS CAROS, TREINADORES, ETC E QUE NÃO CONSEGUEM RESULTADOS PORQUE VIVEM ESTRESSADOS, DORMINDO POUCO, TRABALHANDO DEMAIS…

TENHA MAIS PRAZERES EM SUA VIDA,LEVE A VIDA MENOS A SERIO,AFASTE-SE DE PESSOAS NEGATIVAS E PESSIMISTAS,SEJA MENOS COMPETITIVO E VERA QUE OS RESULTADOS EM SEU FÍSICO (E SUA SAÚDE) VIRÃO COM MENOS ESFORÇOS!

Comments

comments

Academia

Diva Fitness dispara: “não é porque sou mãe que deixei de ser mulher”

Published

on

By

Gabi Lubies, Diva Fitness WBFF, fala sobre auto-estima, boa forma e beleza  após a maternidade, e afirma que não deixou de ser mulher porque tornou-se mãe

A mulher é sempre um símbolo da beleza, e tem de fato a sua auto-estima interior, que a faz cuidar de si, maquiar-se, e estar de bem com o corpo. Em sua maioria, as mulheres gostam de ser notadas e elogiadas, e isso as faz sentirem-se mais vivas, e mais de bem consigo mesmas. 

A Diva Fitness WBFF (World Beauty Fitness Fashion) Gabi Lubies acredita que mesmo após ter filhos, a mulher não precisa se anular, e pode sim cuidar de si: “Quando nasce uma criança, nasce uma mãe, mas não precisa morrer uma mulher. É comum que fiquemos nesse quadro de dedicação quase que exclusiva aos filhos durante muito tempo, e muitas vezes, acabamos esquecendo de nós mesmas e entrando no automático. Antes de sermos mãe, somos mulheres, e acho complicado e arriscado esquecer o que somos e até mesmo o que nos levou até ali”, comenta.

Gabi Lubies aponta que o instinto materno fala muito alto, acima dos interesses pessoais: “Estou pra ver a mulher que, consciente ou não, não tenha esquecido de si, ainda que só um pouquinho, depois da maternidade. Quando um bebê nasce, ficamos tão ligadas a ele que esquecemos de olhar para nós mesmas. No começo, acho até natural, afinal não sabemos como ser mãe e vamos aprendendo e vendo que somos capazes de criar e cuidar de uma criança dia após dia”. 

Para a Diva Fitness, cuidar de si não é sinônimo de ser uma mãe ruim: “respeito quem decide fazer isso, mas particularmente acho que existem outros caminhos e que não é isso que fará uma pessoa ser boa ou má mãe. Não posso jogar a culpa neles por eu ter que trabalhar pra sustentá-los, nem a responsabilidade por ter engordado pra gerá-los, nem a responsabilidade por não cuidar de mim, por não ir atrás dos meus sonhos, por não ter tempo, etc. Eu escolhi ser mãe, a responsabilidade é toda minha e não deles. Penso que quando cuido de mim, em especial da minha saúde, estou também, de algum modo, dando a eles a oportunidade de ter a mãe dos meus filhos na Terra por mais tempo”.

Gabi acredita que ser mãe só acrescenta à vida de uma mulher, e que forma física e estética são recuperáveis depois da gravidez, e que a mulher não precisa abdicar da auto-estima para ser mãe: “Sou exemplo vivo disso. Optei que seria mãe e que continuaria sendo uma mulher que buscaria a felicidade e realização pessoal, pois acredito que a maternidade não subtrai nada da mulher, ao contrário, ela soma. A maternidade não nos diminui, ela nos torna mais fortes, mais capazes. É só uma questão de canalizarmos todo esse potencial para sermos as mulheres que queremos ser”, conclui

Fotos de: Dan Galic / MF Press Global Por: Hebert Neri

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Cátia Paganote deseja bom dia apenas de lingerie e mostra boa forma aos 42 anos

Published

on

By

Foto de ex-paquita da Xuxa recebeu milhares de curtidas e comentários de seguidores, elogiando a sua aparência. “Você não muda! Tá linda!”, escreveu uma fã.

Em março, além de comemorar a chegada dos 43 anos, Catia Paganote também lançará a sua autobiografia chamada de “A Minha Vida é um Xou”.

Visualizar esta foto no Instagram.

Bom dia… ??? @villadimanupousada @rafael_vega @cacauoliver #catiapaganote #miuxa #paquitas #paquita #catiapaganotebymiuxa #catiabymiuxa #bomdia

Uma publicação compartilhada por Catia Paganote (@catiapaganote) em

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

Bella Falconi esclarece o que pode te impedir de emagrecer em 2019

Published

on

By

A nutricionista e influenciadora digital Bella Falconi aponta os principais inimigos de uma vida mais saudável e meios de seguir rumo a melhor saúde e forma física

Bella sempre compartilha dicas com seus seguidores e leitores do blog para ter uma vida melhor, com mais saúde e qualidade de vida. A influenciadora esta semana trouxe dicas de como alcançar os objetivos no fitness e evitar a auto-sabotagem

Em seu blog no UOL (bellafalconi.blogosfera.uol.com.br) ela falou sobre como, de fato a pressa pode ser “inimiga da perfeição”, como diria o dito popular: “O problema em nossa era é que as pessoas buscam resultados “a jato”. Querem construir músculos densos e hipertrofiados em apenas 3 meses, querem alcançar um dígito de percentual de gordura corporal em 40 dias, e para isso submetem-se a loucuras”.

A pressa em obter resultados pode ser ainda mais prejudicial do que outros fatores na obtenção de maior qualidade de vida: “existe algo que pode ser tão ou mais prejudicial do que o sedentarismo e os maus hábitos alimentares: a pressa”. Bella afirma que isto pode, na verdade, causar frustração e impedir as pessoas de alcançarem seus objetivos no fitness e de manter um estilo de vida e dieta sustentável.

Como conselho para começar o ano já cumprindo aquela promessa de ano novo de emagrecer, Bella afirma: “independente das suas resoluções pessoais para o novo ano, uma dieta saudável e equilibrada sempre irá trazer benefícios: menos sal, açúcares e gorduras, e mais produtos frescos, vegetais e integrais são a fórmula infalível para emagrecer em 2019 e melhorar a saúde geral. E isto sempre tenho dito”.

Fotos de:  ReproduçãoPor: Hebert Neri

Leia o artigo original no UOL em: bellafalconi.blogosfera.uol.com.br

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook




Mais Acessados