Destaque

Estresse – O efeito do cortisol em seu rendimento

PARA OS ESTRESSADINHOS DE PLANTÃO!

Temos a preocupação constante com o que comer quando o objetivo é a forma física, não é mesmo? E não está errado não…como diz o ditado,você é o que você come…
Porém,do que muitos se esquecem é que o estresse existente na nossa rotina de hoje em dia é algo que pode colaborar tanto quanto os maus hábitos alimentares para que fiquemos cada vez mais gordos…

O estresse crônico do dia-a-dia inibe a queima de gordura ao elevar a produção do hormônio cortisol. O excesso de cortisol diminui a quantidade de tecido metabolicamente ativo do corpo, ou seja, os músculos. Cortisol é oposto à testosterona. Enquanto o primeiro é um hormônio catabólico (de “destruição”, o segundo é anabólico (de “construção”). Quando cortisol aumenta, testosterona diminui. o cortisol pode ter efeito bastante negativo quando nosso estresse está fora de controle, como em grande parte da população moderna… Levantar cedo, não perder a hora para não chegar atrasado no trabalho ou na aula, enfrentar engarrafamentos de tirar do serio até mesmo o melhor monge tibetano são fatores estressantes que estão presentes durante o dia inteiro nas nossas vidas.

Como o cortisol funciona?

Quando o ser humano se defronta com uma situação real de estresse, por exemplo,de frente a frente com um Leão, o corpo (Hipotálamo) manda sinais de PERIGO para suas glândulas adrenais que, por sua vez, secretam cortisol no sangue! O cortisol joga açúcar no sangue, ou seja, energia, para que você possa escolher entre duas opções possíveis: Correr ou enfrentar uma luta mão-a-pata com o bicho! você precisa de ENERGIA e essa energia vem da glicose,ok? Para gerar esta energia, o cortisol faz com que você converta glicogênio em glicose ou que queime tecido muscular e transforme-o em glicose através do processo conhecido como gliconeogênese (quem já estudou biologia,sabe! o cortisol faz com que energia esteja disponível no sangue para você lidar com o estresse eminente.Na verdade raramente você vai enfrentar enfrentar animais selvagens no dia-a-dia, porém, a rotina moderna que vivemos, com seus estresses vai gerar no seu corpo esta mesma resposta!

Ao vivermos estressados estamos fazendo com que nosso corpo secrete cortisol frequentemente, colaborando para que nossos níveis de açúcar no sangue fiquem mais altos e também queimando massa muscular e isso é tudo que não queremos! Nossos músculos são preciosas usinas de queima de gordura(por isso sou fa do bodybuilding) e o açúcar no sangue desperta a ação da insulina. A insulina armazena gordura e quando ela está presente no sangue, a queima de gordura é inexistente,ou seja,você fica gordo e sem músculos(eca!)
Shawn Talbott, Ph.D, autor do livro The Cortisol Connection relata que uma vida estressante ,com o corpo sempre exposto à secreção de cortisol, está associada às seguintes condições :

• Aumento de apetite e gula
• Aumento de gordura corporal
• Diminuição de massa muscular
• Diminuição de densidade óssea
• Variações de humor (raiva e irritabilidade)
• Redução no libido
• Redução na sua capacidade de memorizar e aprender
• Diminuição na resposta do sistema imunológico
• Sem falar que Quando você está estressado(a) e ansioso(a) seu apetite aumenta e as comidas que você tem vontade de comer são, justamente, aquelas que você deveria evitar, como comidas ricas em carboidratos, como massas e doces e comidas gordurosas.

A FUNÇÃO DESTE POST HOJE É FAZER VOCE PARAR PARA REFLETIR UM POUCO E PENSAR SE SUA VIDA ESTA VALENDO A PENA! RECEBO VÁRIAS PESSOAS DIARIAMENTE NO CONSULTÓRIO ALMEJANDO UM FÍSICO PERFEITO,INVESTINDO EM SUPLEMENTOS CAROS, TREINADORES, ETC E QUE NÃO CONSEGUEM RESULTADOS PORQUE VIVEM ESTRESSADOS, DORMINDO POUCO, TRABALHANDO DEMAIS…

TENHA MAIS PRAZERES EM SUA VIDA,LEVE A VIDA MENOS A SERIO,AFASTE-SE DE PESSOAS NEGATIVAS E PESSIMISTAS,SEJA MENOS COMPETITIVO E VERA QUE OS RESULTADOS EM SEU FÍSICO (E SUA SAÚDE) VIRÃO COM MENOS ESFORÇOS!

Comments

comments

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso: Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um nutricionista. Não nos responsabilizamos por lesões ou problemas que, por ventura, possam ocorrer devido à utilização de informações contidas no site. Observação: Todo o post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Copyright © 2011 - 2017, All Rights Reserved.

To Top