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Dietas

Exercícios para perder o culote: 6 que você deve começar a praticar hoje mesmo

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Além da gordurinha extra na região abdominal difícil de ser eliminada, o culote é outra região de acúmulo adiposo que mais incomoda as mulheres. De fato, trabalhar a área para conquistar resultados visíveis exige esforço e dedicação, mas pode ficar mais fácil se você apostar em exercícios certeiros para driblar o problema. Saiba quais são as melhores atividades para perder culote para começar a praticar hoje mesmo:

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Agachamentos: O tipo tradicional pode ser feito com as pernas afastadas, realizando movimento do agachamento sem ultrapassar os 90 graus de flexão do joelho e voltando à posição inicial. Para fazer o agachamento frontal, fique de pé e com as costas retas, dê um passo largo para a frente com a perna esquerda, flexionando o joelho até formar um ângulo de 90 graus. Repita o movimento 15 vezes e em seguida troque a perna.

Levantamentos de perna: Deitada sobre o lado direito do corpo, apoie o cotovelo no chão e levante a perna esquerda sem dobrar o joelho. Repita o movimento 20 vezes e mude o lado. O exercício pode ser realizado com ou sem caneleira.

Quatro apoios: Fique de quatro e apoie o antebraço esquerdo no chão. Mantenha a coluna reta e suba a perna direita para o seu lado direito até a altura do quadril. Repita o movimento 20 vezes e mude o lado.

Pêndulo lateral: Em pé com as costas retas, os pés afastados e joelhos levemente dobrados, segure um peso na mão direita, dobre o tronco lateralmente para a esquerda e volte a posição inicial. Faça 3 séries de 15 repetições.

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Pedalada: Na tradicional bicicleta ou no treino de spinning você consegue eliminar as gordurinhas da região do quadril e coxas mais facilmente, pois, como ocorre a exigência respiratória no movimento, ele usa a gordura do corpo como fonte de energia, turbinando a perda de calorias.

Step: Além de trabalhar os músculos do bumbum, a aula ainda é bastante indicada para queimar calorias e turbinar a perda de gordura do culote. A prática ainda ajuda a tonificar panturrilha e coxas.

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Alimentação e Nutrição

Restrição de açúcar ou gordura têm mesmo efeito na perda de peso

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As descobertas do estudo podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares

Os conselhos para perder peso costumam ser consumir menos carboidratos (e, portanto, açúcares), ou menos lipídios (gorduras). Mas qual a melhor opção? Um estudo publicado nesta terça-feira demonstra que nenhum é melhor que o outro.

Além disso, fatores como genética e o metabolismo de insulina tampouco são fundamentais para os resultados de uma dieta, segundo conclusões publicadas no Journal of the American Medical Association (Jama).

Essas descobertas podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares -, sobretudo na última tendência do setor: a dieta do DNA, que pretende determinar o melhor regime em função da genética individual.

“Todos escutamos histórias de um amigo que fez uma dieta que deu muito certo, e de outro que tentou o mesmo regime, mas não funcionou”, disse Christopher Gardner, professor de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia.

“É porque todos somos diferentes e acabamos de começar a compreender as razões desta diversidade”, acrescentou.

Participaram do estudo 609 pessoas de entre 18 e 50 anos, 57% delas mulheres. Elas foram separadas em dois grupos ao acaso. Durante um ano, uma delas fez o regime de restrição de gordura, e o outro, o de açúcar.

Em média, cada pessoa perdeu cerca de 5,9 quilos nos dois grupos. Alguns perderam muito mais – até 27 quilos -, enquanto outros engordaram até 9 quilos.

Os cientistas não encontraram uma relação entre o regime realizado e uma perda de peso mais significativa.

“Não há uma diferença destacável na evolução de peso entre uma dieta equilibrada e leve em gorduras e uma dieta equilibrada leve em açúcares”, concluíram os pesquisadores.

“Uma parte dos genomas dos participantes foram sequenciados, o que permitiu aos cientistas buscar a presença de genes associados à produção de proteínas que modificam o metabolismo de carboidratos e lipídios”, segundo o relatório.

Os participantes ainda consumiram açúcar em jejum para medir a produção de insulina.

“Nenhum perfil genético e nenhuma secreção de insulina foram associador aos efeitos das dietas sobre a perda de peso”, concluíram.

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Alimentação e Nutrição

Dieta simples com o que você tem em casa para emagrecer rápido e saudável

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Esta dieta para emagrecer em 15 dias permite uma rápida perda de peso, podendo-se reduzir cerca de 5 Kg em apenas duas semanas e sem muito sacrifício.

Porém, quanto maior for peso que se tem para perder maior deverá ser a velocidade de emagrecimento, por isso normalmente as primeiras semanas de dieta o emagrecimento é maior.

Cardápio completo para um emagrecimento rápido

A tabela a seguir traz um exemplo de 3 dias de cardápio da dieta para emagrecer.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 240 ml de leite desnatado + omelete feita com 1 ovo e tomate Vitamina de frutas sem açúcar + 1 col de sopa de chia Iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça + 2 fatias de queijo assado com alface e tomate
Lanche da manhã 1 maçã + 3 castanhas 2 fatias de queijo e presunto + 1 taça de gelatina 1 pêra + 3 amendoins
Almoço/Jantar 150 g de filé de peixe + 2 col de sopa de grão de bico + salada cozida + 2 fatias de abacaxi 150 g de peito de frango + 2 col de sopa de feijão + salada crua refogada + 1 laranja Sopa de legumes com quinoa + 1 ovo cozido + 1 fatia de melão
Lanche da tarde 1 iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça 2 fatias de melancia + 3 castanhas 1 xícara de chá sem açúcar + omelete de legumes

As dietas que prometem resultados rápidos devem ser feitas por um tempo limitado e qualquer dieta deve ser feita com supervisão do nutricionista, especialmente se a pessoa tiver alguma doença como diabetes e hipertensão.

2 Regras simples para esta dieta funcionar

  1. Alimentos permitidos: carnes magras, peixes, ovos, frutos do mar, leite e derivados desnatados, sementes, castanhas, legumes, verduras e frutas.
  2. Alimentos proibidos: açúcar, batatas, macarrão, pão, arroz, farinhas, maionese, manteiga, óleo, azeite, banana, uva, abacate e carnes processadas como linguiça, salsicha, bacon e presunto.
  3. Começar a dieta desintoxicando melhora os resultados, por isso veja uma receita excelente de sopa detox para completar esta dieta.
Esta dieta pode ser complementada com chás para emagrecer, como de limão e gengibre ou chá verde, que ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, diminuindo o apetite e acelerando o metabolismo.

Os remédios como sibutramina ou orlistat ajudar a emagrecer mais rápida são uma opção, especialmente quando a obesidade coloca em risco a saúde, mas só devem ser tomados com indicação do gastroenterologista ou do endocrinologista, caso contrário, quando o remédio acabar é muito possível que se engorde novamente.

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Destaque

Dieta que emagreceu Glória Pires antes da novela tem 5 fases: veja regras e como seguir

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Antes de entrar para o elenco da novela “O Outro Lado do Paraíso”, da TV Globo, Glória Pires apostou em um programa alimentar conhecido como dieta Graciepara enxugar as gordurinhas extras.

“Não se trata de uma alimentação restritiva. Pelo contrário, é possível comer de tudo, desde que respeitando a lógica de combinações dentro da dieta”, explica Rorion Gracie, autor do livro “A Dieta Gracie”, que foi o guia usado pela atriz para aderir ao novo estilo de vida.

Rorion é filho de Helio Gracie, um dos precursores do conhecido Jiu-Jitsu brasileiro, e foi quem orientou a atriz para o processo de emagrecimento.

“Nossa família criou essa dieta não para emagrecer ou engordar ninguém, mas para melhorar a saúde das pessoas”, garante ele, que não tem formação em medicina ou nenhuma área correlata, mas baseia seus conhecimentos na experiência familiar.

Dieta de Gloria Pires

O autor do livro, Rorion Gracie, vive nos Estados Unidos e também foi um dos criadores do Ultimate Fighting Championship (UFC), e atendeu a atriz à distância.

Mudanças de hábitos

A dieta Gracie, que ganhou recentemente uma nova versão, procura implementar aos poucos uma nova rotina alimentar na vida da pessoa. Então a ideia é mudar de graduação de faixa em até, no máximo, 2 semanas. Confira:

Faixa branca

  • Beber água ao acordar
  • Lavar as mãos antes das refeições
  • Anotar o que come e bebe, e o horário, durante uma semana
  • Manter hábitos da faixa branca
  • Eliminar sobremesas – doces e frutas – após refeições principais feitas com alimentos cozidos, assados, refogados, etc.
  • Bebidas permitidas: água com ou sem gás, água de coco, suco de vegetais, chá sem limão ou açúcar

Faixa roxa

  • Manter hábitos da faixa azul
  • Seguir combinações da tabela da dieta Gracie (que está no livro)
  • Eliminar carne de porco e derivados do cardápio

Faixa marrom

  • Manter hábitos da faixa roxa
  • Respeitar intervalo de pelo menos 4 horas e meia entre as refeiçoes
  • Comer certo seis dias por semana – um dia liberado

Faixa preta

  • Manter hábitos da marrom
  • Comer certo todos os dias
  • Compartilhar conhecimento e ajudar os outros

Refeições espaçadas

Esqueça as regras de se alimentar de 3 em 3 horas: neste método, isso não é relevante.

 “As pessoas estão condicionadas a isso. Mas no nosso planejamento não existem snacks e lanchinhos, existem refeições. Geralmente são três refeições por dia e, entre elas, só água ou água de coco fresca para se manter muito hidratado”, conta Gracie.

O motivo para não se alimentar frequentemente, segundo o autor, é deixar o corpo livre para fazer a digestão sem que alimentos se misturem e causem acidez em excesso no organismo, sintoma que, segundo Rorion, compromete a saúde.

“Manter um intervalo de, pelo menos, 4 horas e meia a 5 horas e meia entre as refeições diminui muito a acidez, azia, refluxo, má digestão, dor de cabeça etc”, aponta.

“A própria Glória Pires é um exemplo clássico de quem se assustou com a ideia de parar de comer de 3 em 3 horas, mas depois relatou se sentir muito melhor.”

“Pode, sim, comer doce se essa for a sua necessidade. Porém, evite comê-los durante refeições que são preparadas com gordura, como as salgadas, por exemplo. Não se come gordura com açúcar . Não é uma combinação saudável de acordo com a dieta Gracie”, alerta o autor.

“Os princípios da nossa dieta não foram comprovados cientificamente em laboratórios. No entanto, vejo a minha saúde, a dos membros de minha família e de milhares de amigos e alunos como um testemunho de seus benefícios”, afirma.

Atividades físicas de Gloria Pires

Além de adotar um novo estilo de alimentação, Gloria Pires também compartilha com seus seguidores como tem movimentado o corpo eliminar as gordurinhas extras.

Ela aposta em exercícios funcionais para o fortalecimento dos músculos e fazer a manutenção da massa magra do organismo. Mas, segundo contou em seu Instagram, adotou recentemente uma nova modalidade, a corrida, seja na esteira ou na areia.

A atividade aeróbica tem diversos benefícios para o organismo, pois potencializa a saúde cardiovascular, alivia o estresse e fortalece os músculos.

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