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Famosa quase sem barriga aos 8 meses tem razão: “Não adianta me comparar a você”

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A ex-BBB Letícia Santiago já está na reta final da gravidez e, mesmo assim, vem exibindo uma barriga quase imperceptível nas fotos de biquíni que posta em sua conta no Instagram.

Por causa disso, ela começou a receber uma enxurrada de críticas e acusações de que estaria sendo negligente com o feto ou mesmo de que estaria mentindo sobre a gravidez.

Para rebater os comentários negativos, Letícia decidiu postar um antes e depois para mostrar como seu corpo mudou durante a gestação e aproveitou para desabafar.

Barriga de grávida muito pequena: famosa é criticada

No texto, a ex-BBB falou sobre o quão ofensivo, além de inútil, é comparar pessoas. “Comparação não é nada útil… sem rótulos, as pessoas precisam entender que opadrão de comparação deve ser de você consigo mesma e não com os demais”, desabafou.

“Compare você com você mesma e tente atingir o seu melhor sempre, seja no corpo, seja na saúde, mas principalmente, na mente”, finalizou.

O que influencia o tamanho da barriga da grávida?

A ex-BBB acertou ao falar que é inútil comparar as barrigas de duas grávidas. De acordo com o ginecologista e obstetra Maurício Sobral, fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e também a genética influenciam diretamente no tamanho da barriga de grávida.

Rigidez muscular e até modalidade, quantidade, intensidade e tempo de atividades físicas praticadas antes da gestação podem influenciar no tamanho da barriga.

É sinal de perigo?

Segundo especialistas, o tamanho da barriga não tem relação direta com ganho de peso, ou seja, uma mulher pode ganhar o peso necessário para gerar um bebê saudável sem que necessariamente tenha uma barriga grande.

Contudo, apesar de o tamanho da barriga costumar estar relacionado aos hábitos das mulheres, quando é muito pequena, pode, sim, ser o indicativo de algum problema na gestação.

Por isso, a ginecologista Erika Guertas ressalta que é indispensável fazer o pré-natal corretamente para que o médico avalie a mãe individualmente e passe as orientações necessárias. Somente os exames dirão se, independente do tamanho da barriga, o ambiente está saudável para a geração de um bebê.

E não é só o tamanho da barriga que difere de caso a caso. A quantidade de quilos ganhos durante a gestação também pode variar bastante de uma mulher para outra.

Enquanto algumas gestantes engordam mais do que deveriam, outras chegam a perder peso no início da gravidez.

Variação de peso normal na gestação

Perder peso na gravidez

 

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A atriz Carolina Kasting perdeu peso nos primeiros três meses de gravidez, apesar de sua barriga ter crescido mais rapidamente do que da primeira vez que engravidou.

Erika comenta que este emagrecimento não é comum, mas pode estar relacionado à perda de apetite, vômitos excessivos e até mesmo a simples mudanças de hábitos alimentares, já que muitas mulheres passam a se alimentar de forma mais saudável quando descobrem a gravidez.

Esta perda de peso pode até ser prejudicial para a grávida e também para o bebê, já que a mãe pode se sentir fraca ou desenvolver uma anemia e o feto por ter dificuldade para se desenvolver devido à falta de nutrientes.

Engordar demais na gravidez

E se por um lado emagrecer é ruim, engordar excessivamente também é perigoso, já que pode acarretar um quadro de pressão alta e diabetes gestacional.

Segundo a ginecologista, a média de ganho de peso em mulheres com IMC dentro do normal é de 11,5 a 16 kg.

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Três hábitos que estão fazendo você perder massa magra e não gordura

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Quando o assunto é emagrecer, o que não falta são táticas e truques, o problema é que, na ânsia para enxugar uns quilinhos, muita gente acaba metendo os pés pelas mãos! É aí que, ao invés de derreter a gordura extra, acabam mesmo é queimando massa magra, e resultado que é bom, nada! Desse modo, conheça três hábitos muito comuns que não te ajudam em nada e livre-se deles!

Treinar demais e comer errado

Segundo a nutricionista e chef funcional Vanessa Prieto, “de nada adianta se matar na academia se a sua dieta não estiver bem planejada e balanceada para otimizar seus resultados. 70% deles vêm da alimentação e 30% da atividade física, ou seja, ambos precisam caminhar de mãos dadas e alinhados”.

Ficar um longo período de dieta, principalmente restritiva, faz com que o organismo se defenda, reduzindo o gasto de calorias. vadimguzhva/iStock

Fazer dieta por muito tempo

Cuidado para não entrar em homeostase, “um fenômeno que acontece quando você mantém por um longo tempo uma dieta hipocalórica ou o mesmo perfil de planejamento. Seu organismo aciona um sistema de defesa e reduz o gasto energético”, afirma a expert.

Comer o mínimo de carboidratos

A profissional esclarece de uma vez por todas que carboidrato não é vilão! “Basta utilizar os de boa qualidade, na quantidade e nos horários adequados! Aveia, batata doce cozida na água e inhame são excelentes opções, por exemplo, e servem de combustível para que o organismo funcione bem e você tenha energia para se exercitar”.

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Àlcool x Emagrecimento, você sabe qual é?

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Com a palavra Dr. Igor Curvina nutricionista da Clinica Corpo Perfeito.
Não é uma novidade que o consumo de álcool atrapalha o processo de emagrecimento, muitas pessoas preferem ignorar esse fato compensando com extremos na dieta ou na atividade física, deixando de ingerir calorias de nutrientes importantes que promovem o anabolismo e utilizando de excessos esportivos, mas seria mais fácil reduzir o consumo de alcoólico, não é?!
Na nutrição nada engorda e nada emagrece, tudo depende!!! O álcool em questão é prejudicial em quase todos os sentidos, tem 7 kcal/g e nenhum valor nutricional (isso já o define), mas aprofundando é metabolizado primariamente pela enzima hepática álcool desidrogenasse(ADH) percorrendo um caminho bioquímico que por final pode ser utilizada para a síntese de gordura, e esse é o problema!

Para cada grama de etanol metabolizado, são formadas 7,1 kcal/g, uma fonte energética considerável, comparando-se aos carboidratos (4 kcal/g), proteínas (4 kcal/g) e lipídios (9 kcal/g). Porém, acredita-se que pessoas habituadas a ingerir doses altas de álcool não seriam capazes de aproveitar toda sua caloria, uma vez que a via de metabolização utilizada nesses casos seria a SMOE (sistema microssomal de oxidação do etanol), apontando que nem todas as pessoas aproveitam as calorias do álcool da mesma maneira: as mais magras, tendem a não aproveitar suas calorias de forma eficiente, ao contrário de indivíduos com IMC (Índice de Massa Corpórea) mais elevado, entrando mais uma vez na questão da individualidade biológica de cada um, bem como a quantidade de álcool consumida, como a de alimentos ingeridos. Tudo é importante e pode repercutir no ganho de gordura, aumentando a sua toxicidade no organismo.

Nesse sentido, conhecer o valor calórico do álcool e questionar a quantidade diária consumida devem fazer parte da avaliação nutricional, a fim de que esse importante dado seja considerado tanto no cálculo dietético para controle de peso, quanto para caracterizar a desnutrição.
Esclarecendo, não adianta ingerir destilados aterrorizando os fermentados, o álcool está presente da mesma maneira o que faz diferença é a quantidade ingerida e com que frequência.

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Exercícios para fazer em casa com o superband

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O acessório SuperBand ajuda a aumentar a variedade de exercícios para quem treina em casa. No vídeo a seguir temos alguns exemplos que vão ajudar a tonificar os músculos das pernas e dos glúteos.

A Super Band Forte da O’Neal é indicada para potencializar os treinos de força, velocidade e estabilização. São elásticos circulares de borracha de alta resistência. Podem trabalhar tanto a parte superior como a inferior do corpo. Existem 4 níveis de resistência e intensidade.

Ideal para ganho de força e estabilidade nos membros superiores e inferiores. Além de ser ótimo para exercício solo, é o melhor elástico extensor para exercícios em dupla, pois estica mais, facilitando os movimentos.

BENEFÍCIOS

  • Realização de alongamentos e fortalecimento muscular
  • Melhora a coordenação motora
  • Aprimora habilidades funcionais
  • Aumenta a mobilidade e flexibilidade
  • Reabilitação de lesões
  • Prevenção de recidivas de lesões
  • Uso pós cirúrgico
  • Treinamento esportivo
  • Fitness e condicionamento corporal
  • Tonificar e modelar seus braços e pernas

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