whey protein
Academia

Famosa quase sem barriga aos 8 meses tem razão: “Não adianta me comparar a você”

A ex-BBB Letícia Santiago já está na reta final da gravidez e, mesmo assim, vem exibindo uma barriga quase imperceptível nas fotos de biquíni que posta em sua conta no Instagram.

Por causa disso, ela começou a receber uma enxurrada de críticas e acusações de que estaria sendo negligente com o feto ou mesmo de que estaria mentindo sobre a gravidez.

Para rebater os comentários negativos, Letícia decidiu postar um antes e depois para mostrar como seu corpo mudou durante a gestação e aproveitou para desabafar.

Barriga de grávida muito pequena: famosa é criticada

No texto, a ex-BBB falou sobre o quão ofensivo, além de inútil, é comparar pessoas. “Comparação não é nada útil… sem rótulos, as pessoas precisam entender que opadrão de comparação deve ser de você consigo mesma e não com os demais”, desabafou.

“Compare você com você mesma e tente atingir o seu melhor sempre, seja no corpo, seja na saúde, mas principalmente, na mente”, finalizou.

O que influencia o tamanho da barriga da grávida?

A ex-BBB acertou ao falar que é inútil comparar as barrigas de duas grávidas. De acordo com o ginecologista e obstetra Maurício Sobral, fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e também a genética influenciam diretamente no tamanho da barriga de grávida.

Rigidez muscular e até modalidade, quantidade, intensidade e tempo de atividades físicas praticadas antes da gestação podem influenciar no tamanho da barriga.

É sinal de perigo?

Segundo especialistas, o tamanho da barriga não tem relação direta com ganho de peso, ou seja, uma mulher pode ganhar o peso necessário para gerar um bebê saudável sem que necessariamente tenha uma barriga grande.

Contudo, apesar de o tamanho da barriga costumar estar relacionado aos hábitos das mulheres, quando é muito pequena, pode, sim, ser o indicativo de algum problema na gestação.

Por isso, a ginecologista Erika Guertas ressalta que é indispensável fazer o pré-natal corretamente para que o médico avalie a mãe individualmente e passe as orientações necessárias. Somente os exames dirão se, independente do tamanho da barriga, o ambiente está saudável para a geração de um bebê.

E não é só o tamanho da barriga que difere de caso a caso. A quantidade de quilos ganhos durante a gestação também pode variar bastante de uma mulher para outra.

Enquanto algumas gestantes engordam mais do que deveriam, outras chegam a perder peso no início da gravidez.

Variação de peso normal na gestação

Perder peso na gravidez

 

barriga-gravida-gravidez-11.16-1400x500

A atriz Carolina Kasting perdeu peso nos primeiros três meses de gravidez, apesar de sua barriga ter crescido mais rapidamente do que da primeira vez que engravidou.

Erika comenta que este emagrecimento não é comum, mas pode estar relacionado à perda de apetite, vômitos excessivos e até mesmo a simples mudanças de hábitos alimentares, já que muitas mulheres passam a se alimentar de forma mais saudável quando descobrem a gravidez.

Esta perda de peso pode até ser prejudicial para a grávida e também para o bebê, já que a mãe pode se sentir fraca ou desenvolver uma anemia e o feto por ter dificuldade para se desenvolver devido à falta de nutrientes.

Engordar demais na gravidez

E se por um lado emagrecer é ruim, engordar excessivamente também é perigoso, já que pode acarretar um quadro de pressão alta e diabetes gestacional.

Segundo a ginecologista, a média de ganho de peso em mulheres com IMC dentro do normal é de 11,5 a 16 kg.

Comments

comments

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top