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Alimentação e Nutrição

Famosa que secou muito volta a ganhar peso e tem dificuldade em recomeçar: o que fazer

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A ex-BBB Paulinha Leite, que emagreceu mais de 44 kg em apenas 11 meses sem cirurgia, compartilhou com seus seguidores a dificuldade que vem enfrentando para manter a forma.

Isso porque, segundo contou no Instagram, ela precisou ficar quase um ano afastada da academia devido a um problema no joelho, o que a fez recuperar 9 kg.

“Nunca pensei que ficar sem poder treinar me deixaria tão triste. E o medo de engordar 46 kg tudo de novo? Ainda bem que isso não aconteceu, mas o corpo sentiu, é claro, e a balança também: mais 9 kg. Agora, comecei tudo do zero”, contou Paulinha em um post na rede social.

A ex-BBB relata que está sendo muito difícil se motivar novamente para retomar a rotina de exercícios físicos. “Tem só duas semanas que retornei à academia, e sabe aqueles dias em que você não quer sair da cama? Pois é, este está sendo o meu dia.”

Paulinha ainda comparou o momento com o início de seu processo de emagrecimento, quando, segundo ela, “ia arrastada para a academia” e até chorava. “Já passei por vários dias assim, principalmente no início, 4 anos atrás. Mas eu consegui antes e vou conseguir de novo.”

Emagrecimento de Paulinha Leite

A famosa, que começou a ter problemas com o peso quando tomou remédio para emagrecer 5 kg e acabou desenvolvendo o efeito sanfona, conseguiu secar em menos de 1 ano fazendo atividades físicas e seguindo à risca a dieta Dukan, que restringe drasticamente a quantidade de carboidratos e gorduras do cardápio e privilegia o consumo de proteínas magras.

O método é conhecido por promover a perda de peso rápida, mas pode ser um tiro no pé. Isso porque a privação de um importante nutriente como o carboidrato, principal fonte de energia do corpo, pode estressar o organismo a ponto de fazê-lo reduzir o metabolismo na tentativa de economizar energia, já que sua fonte se torna escassa.

Além disso, a longo prazo, as dietas drásticas tendem a provocar o reganho de peso em quase 100% dos casos. Por isso, o efeito não é exclusividade de Paula, pelo contrário.

De acordo com a nutricionista clínica funcional Mariana Gonzalez Neri, quanto mais rápido o indivíduo emagrece, mais rápido retorna ao peso anterior. Isso, segundo a especialista, está relacionado à memória e à adaptação do próprio corpo, que já está “acostumado” a ter um determinado peso.

Efeito sanfona: por que é tão comum voltar a engordar após a dieta?

De acordo com um estudo publicado pela revista Obesity, após dois anos de acompanhamento, pessoas que perderam peso lentamente tiveram mais sucessoem manter as medidas do que aquelas que seguiram regimes muito rígidos e secaram rapidamente.

“É uma forma de defesa do corpo, porque ele está acostumado com aquilo, com aquele tipo de estocagem, quantidade e peso. Então, é confortável para o corpo. Por isso, quanto mais rápido você perde peso, mais rápido você o recupera”, explica Neri.

Dietas restritivas não funcionam

O emagrecimento saudável e duradouro está relacionado com a prática regular de atividades físicas e com o tempo natural de cada um para a perda de peso. Por isso, dietas que provocam um emagrecimento muito rápido, a longo prazo, podem não ser uma boa ideia.

Isso acontece porque o cérebro percebe a perda de peso como um grande perigo e desenvolve mecanismos de adaptação para proteger o corpo, ligando todos os genes para mantê-lo vivo e funcionando, o que acaba aumentando o apetite e deixando o metabolismo lento. “O ideal seria perder um pouquinho por mês”, sugere Neri.

Dificuldade em voltar a treinar é normal?

Na legenda de seu post, Paulinha revela que as primeiras semanas de volta à academia não estão sendo fáceis. Isso que ela está sentindo é comum, ainda mais depois de um longo período afastada, como foi seu caso.

Depois de um tempo longe dos treinos, é comum que as pessoas se sintam frustradas por não conseguirem executar os mesmos exercícios de antes ou que se sintam muito mais cansadas.

Para o educador físico e master trainer da rede de academia Bodytech Andre Trombini, é preciso reconquistar o aluno que está voltando à academia. Segundo ele, não adianta buscar incentivá-lo colocando treinos muitos complexos ou cansativos, porque isso só irá afastá-lo ainda mais. O melhor, nesses casos, é ir aos poucos, retomando as atividades pelas quais a pessoa mais se interessa.

“É preciso entender que, nesse tempo parado, o aluno colocou outras prioridades no tempo da academia. E, por isso, não adianta fazer treinos de longa duração que ele não vai fazer. O mais comum, nesses casos, é termos feedback de que o aluno está muito cansado e acabou procrastinando a atividade. Você precisa envolver mente e corpo para ter essa pessoa do seu lado.”

Como evitar ganho de peso após a dieta?

Para Mariana Neri, o melhor modo de manter o peso é através da reeducação alimentar, com uma mudança gradual de hábitos e o emagrecimento pouco a pouco. Isso daria tempo para o corpo e a mente assimilarem as mudanças.

“É claro que esse peso um dia estaciona, mas aí a gente entra com estratégias mais restritas pontualmente para garantir essa perda de peso”, afirma, ressaltando a importância de um acompanhamento médico consciente.

O grande desafio após a conquista do peso “ideal” é superar o medo de comer. Não raro, as pessoas que perderam grandes volumes ficam apreensivas de comer pelo medo iminente de voltar ao peso inicial.

Neste processo, além do respeito à própria fome, é importante seguir três dicas básicas:

  • Dizer não à dieta;
  • Preferir alimentos naturais (frutas, verduras, legumes, cereais, carnes) aos industrializados (fast-food, refrigerante) no dia a dia;
  • Adquirir o hábito de cozinhar.

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Alimentação e Nutrição

GLÚTEN Pão nosso de cada dia …será?

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O trigo atual não é o mesmo da época de Cristo, pode ter certeza!
Nosso trigo sofreu modificações genéticas (14 cromossomos na antiguidade ? 42 cromossomos a partir dos anos 50) e tem cerca de 400% mais glúten – nem se pode dizer que é o mesmo alimento
Não espanta que tantas pessoas sofrem de doença celíaca e de diversos graus de sensibilidade ao glúten
A maioria das pessoas com sensibilidade ao glúten (não celíacas) não tem sintomas gastrointestinais e a relação ingestão/sintoma fica perdida pois pode levar 3 dias entre comer e ter o sintoma = 99% destas pessoas não tem diagnóstico
Todos abaixo estão relacionados à sensibilidade ao glúten:


1. Enxaqueca
2. Distúrbios hormonais como ovários policísticos, TPM, endometriose, infertilidade (masculina tb – reduz número e função dos espermatozoides?evitaria muitos tratamentos de fertilização)
3. Fadiga crônica, fibromialgia
4. Doenças autoimunes como tireoidite de Hashimoto (leva ao hipotireoidismo), artrite reumatoide, retocolite ulcerativa, lúpus, psoríase, esclerodermia, esclerose múltipla
5. Inflamação, inchaço e dor nas articulações (dedos, joelho, quadris) sem causa aparente
6. Problemas de humor como ansiedade e depressão
7. TDHA (déficit de atenção e hiperatividade)
8. Queratose pilar – bolinhas avermelhadas/esbranquiçadas, ligeiramente endurecidas, nos braços e bumbum, mas podem afetar todo o corpo – deficiência vit A e ácidos graxos por má absorção intestinal
9. Distúrbios neurológicos e psiquiátricos (esquizofrenia, depressão, ataxia cerebelar, autismo), formigamento/dormência nas mãos e pés, confusão mental
10. Síndrome do Intestino Irritável (SII) – gases, distensão e dor abdominal, alteração do hábito intestinal (diarreia X constipação) na ausência de exames alterados (famoso: vc não tem nada, seu intestino que é preguiçoso e ruim).

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Academia

Àlcool x Emagrecimento, você sabe qual é?

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Com a palavra Dr. Igor Curvina nutricionista da Clinica Corpo Perfeito.
Não é uma novidade que o consumo de álcool atrapalha o processo de emagrecimento, muitas pessoas preferem ignorar esse fato compensando com extremos na dieta ou na atividade física, deixando de ingerir calorias de nutrientes importantes que promovem o anabolismo e utilizando de excessos esportivos, mas seria mais fácil reduzir o consumo de alcoólico, não é?!
Na nutrição nada engorda e nada emagrece, tudo depende!!! O álcool em questão é prejudicial em quase todos os sentidos, tem 7 kcal/g e nenhum valor nutricional (isso já o define), mas aprofundando é metabolizado primariamente pela enzima hepática álcool desidrogenasse(ADH) percorrendo um caminho bioquímico que por final pode ser utilizada para a síntese de gordura, e esse é o problema!

Para cada grama de etanol metabolizado, são formadas 7,1 kcal/g, uma fonte energética considerável, comparando-se aos carboidratos (4 kcal/g), proteínas (4 kcal/g) e lipídios (9 kcal/g). Porém, acredita-se que pessoas habituadas a ingerir doses altas de álcool não seriam capazes de aproveitar toda sua caloria, uma vez que a via de metabolização utilizada nesses casos seria a SMOE (sistema microssomal de oxidação do etanol), apontando que nem todas as pessoas aproveitam as calorias do álcool da mesma maneira: as mais magras, tendem a não aproveitar suas calorias de forma eficiente, ao contrário de indivíduos com IMC (Índice de Massa Corpórea) mais elevado, entrando mais uma vez na questão da individualidade biológica de cada um, bem como a quantidade de álcool consumida, como a de alimentos ingeridos. Tudo é importante e pode repercutir no ganho de gordura, aumentando a sua toxicidade no organismo.

Nesse sentido, conhecer o valor calórico do álcool e questionar a quantidade diária consumida devem fazer parte da avaliação nutricional, a fim de que esse importante dado seja considerado tanto no cálculo dietético para controle de peso, quanto para caracterizar a desnutrição.
Esclarecendo, não adianta ingerir destilados aterrorizando os fermentados, o álcool está presente da mesma maneira o que faz diferença é a quantidade ingerida e com que frequência.

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Alimentação e Nutrição

Aprenda os passos para alcançar resultados definitivos no seu corpo

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Quer conseguir resultados definitivos no seu corpo? Então, anote a dica: é preciso ter autocontrole e a certeza de que irá alcançar as metas. Diante disso, foque nos quesitos abaixo:

1. Planejamento e Organização. Essas duas ações são fundamentais para o sucesso. É necessário organizar o horário do treino e preparar as refeições para não acontecer furos. Planeje-se de verdade e cumpra. Busque ajuda de profissionais que te orientem na prescrição dos exercícios e no cardápio alimentar.

2. Treino. Leve a sério a sua atividade física. Não falte por nada! Dê o seu máximo, faça valer a pena cada instante. Treino bom é aquele feito com qualidade. Priorize as valências como: amplitude, cadência, intensidade e intervalo de recuperação. Pense nisso! Busque ajuda de um professor qualificado.

3. Plano alimentar. Se não houver mudança no cardápio, fica difícil atingir metas. Sejam elas de emagrecimento ou ganho de massa muscular. A alimentação deve ser adequada pelo nutricionista de acordo com o objetivo. Por isso, é fundamental um plano individualizado que se adeque ao estilo de vida de cada um. Se não, você vai desistir no primeiro dia.

4. Motivação. O resultado e a satisfação vão fazer todo o esforço valer a pena. E quando se sentir desmotivado, não pense nas razões, simplesmente continue na rotina. Mantenha o treino e a alimentação. Seja forte!

5. Paciência e perseverança. Os resultados são proporcionais ao empenho. Quanto mais se dedicar, mais resultados positivos terá. Mostre para você mesmo o quanto é capaz!

Não crie desculpas para justificar a sua falta de disciplina e vontade. Seja otimista consigo mesmo!

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