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Alimentação e Nutrição

Famosa que secou muito volta a ganhar peso e tem dificuldade em recomeçar: o que fazer

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A ex-BBB Paulinha Leite, que emagreceu mais de 44 kg em apenas 11 meses sem cirurgia, compartilhou com seus seguidores a dificuldade que vem enfrentando para manter a forma.

Isso porque, segundo contou no Instagram, ela precisou ficar quase um ano afastada da academia devido a um problema no joelho, o que a fez recuperar 9 kg.

“Nunca pensei que ficar sem poder treinar me deixaria tão triste. E o medo de engordar 46 kg tudo de novo? Ainda bem que isso não aconteceu, mas o corpo sentiu, é claro, e a balança também: mais 9 kg. Agora, comecei tudo do zero”, contou Paulinha em um post na rede social.

A ex-BBB relata que está sendo muito difícil se motivar novamente para retomar a rotina de exercícios físicos. “Tem só duas semanas que retornei à academia, e sabe aqueles dias em que você não quer sair da cama? Pois é, este está sendo o meu dia.”

Paulinha ainda comparou o momento com o início de seu processo de emagrecimento, quando, segundo ela, “ia arrastada para a academia” e até chorava. “Já passei por vários dias assim, principalmente no início, 4 anos atrás. Mas eu consegui antes e vou conseguir de novo.”

Emagrecimento de Paulinha Leite

A famosa, que começou a ter problemas com o peso quando tomou remédio para emagrecer 5 kg e acabou desenvolvendo o efeito sanfona, conseguiu secar em menos de 1 ano fazendo atividades físicas e seguindo à risca a dieta Dukan, que restringe drasticamente a quantidade de carboidratos e gorduras do cardápio e privilegia o consumo de proteínas magras.

O método é conhecido por promover a perda de peso rápida, mas pode ser um tiro no pé. Isso porque a privação de um importante nutriente como o carboidrato, principal fonte de energia do corpo, pode estressar o organismo a ponto de fazê-lo reduzir o metabolismo na tentativa de economizar energia, já que sua fonte se torna escassa.

Além disso, a longo prazo, as dietas drásticas tendem a provocar o reganho de peso em quase 100% dos casos. Por isso, o efeito não é exclusividade de Paula, pelo contrário.

De acordo com a nutricionista clínica funcional Mariana Gonzalez Neri, quanto mais rápido o indivíduo emagrece, mais rápido retorna ao peso anterior. Isso, segundo a especialista, está relacionado à memória e à adaptação do próprio corpo, que já está “acostumado” a ter um determinado peso.

Efeito sanfona: por que é tão comum voltar a engordar após a dieta?

De acordo com um estudo publicado pela revista Obesity, após dois anos de acompanhamento, pessoas que perderam peso lentamente tiveram mais sucessoem manter as medidas do que aquelas que seguiram regimes muito rígidos e secaram rapidamente.

“É uma forma de defesa do corpo, porque ele está acostumado com aquilo, com aquele tipo de estocagem, quantidade e peso. Então, é confortável para o corpo. Por isso, quanto mais rápido você perde peso, mais rápido você o recupera”, explica Neri.

Dietas restritivas não funcionam

O emagrecimento saudável e duradouro está relacionado com a prática regular de atividades físicas e com o tempo natural de cada um para a perda de peso. Por isso, dietas que provocam um emagrecimento muito rápido, a longo prazo, podem não ser uma boa ideia.

Isso acontece porque o cérebro percebe a perda de peso como um grande perigo e desenvolve mecanismos de adaptação para proteger o corpo, ligando todos os genes para mantê-lo vivo e funcionando, o que acaba aumentando o apetite e deixando o metabolismo lento. “O ideal seria perder um pouquinho por mês”, sugere Neri.

Dificuldade em voltar a treinar é normal?

Na legenda de seu post, Paulinha revela que as primeiras semanas de volta à academia não estão sendo fáceis. Isso que ela está sentindo é comum, ainda mais depois de um longo período afastada, como foi seu caso.

Depois de um tempo longe dos treinos, é comum que as pessoas se sintam frustradas por não conseguirem executar os mesmos exercícios de antes ou que se sintam muito mais cansadas.

Para o educador físico e master trainer da rede de academia Bodytech Andre Trombini, é preciso reconquistar o aluno que está voltando à academia. Segundo ele, não adianta buscar incentivá-lo colocando treinos muitos complexos ou cansativos, porque isso só irá afastá-lo ainda mais. O melhor, nesses casos, é ir aos poucos, retomando as atividades pelas quais a pessoa mais se interessa.

“É preciso entender que, nesse tempo parado, o aluno colocou outras prioridades no tempo da academia. E, por isso, não adianta fazer treinos de longa duração que ele não vai fazer. O mais comum, nesses casos, é termos feedback de que o aluno está muito cansado e acabou procrastinando a atividade. Você precisa envolver mente e corpo para ter essa pessoa do seu lado.”

Como evitar ganho de peso após a dieta?

Para Mariana Neri, o melhor modo de manter o peso é através da reeducação alimentar, com uma mudança gradual de hábitos e o emagrecimento pouco a pouco. Isso daria tempo para o corpo e a mente assimilarem as mudanças.

“É claro que esse peso um dia estaciona, mas aí a gente entra com estratégias mais restritas pontualmente para garantir essa perda de peso”, afirma, ressaltando a importância de um acompanhamento médico consciente.

O grande desafio após a conquista do peso “ideal” é superar o medo de comer. Não raro, as pessoas que perderam grandes volumes ficam apreensivas de comer pelo medo iminente de voltar ao peso inicial.

Neste processo, além do respeito à própria fome, é importante seguir três dicas básicas:

  • Dizer não à dieta;
  • Preferir alimentos naturais (frutas, verduras, legumes, cereais, carnes) aos industrializados (fast-food, refrigerante) no dia a dia;
  • Adquirir o hábito de cozinhar.

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Proteína de ervilha, glutationa… conheça novos produtos fitness

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Estudos recentes indicam uma nova geração de ingredientes funcionais que podem ajudar a reduzir gordura e aumentar a massa muscular

Mesmo para quem já faz musculação e tem uma dieta regrada, os suplementos e alimentação funcional podem ajudar. Mas é hora de abrir a cabeça e ir além do whey protein. Segundo o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, novos estudos têm identificado proteínas e antioxidantes que podem ajudar a reduzir gordura e promover aumento da massa muscular. “A proteína vegetal da ervilha, por exemplo, é uma alternativa eficaz ao whey protein, não conta com lactose e ainda tem outras vitaminas e minerais naturalmente”, explica o especialista. Ele destaca as novas substâncias que ajudam a emagrecer e turbinar os músculos:

Proteína da ervilha — Eficaz no aumento da espessura muscular, a proteína da ervilha foi avaliada em estudo comparativo com whey protein e placebo. “Após 12 semanas com programa de treinamento de resistência, os efeitos da proteína da ervilha, no que se refere ao aumento da espessura e força muscular, foram iguais aos do whey protein e muito maiores com relação ao grupo placebo”, conta Lucas. Os testes foram realizados nos músculos bíceps. A espessura muscular foi avaliada por ultrassonografia e a força foi medida em um dinamômetro isocinético. “Os pesquisadores concluíram que em adição a um treinamento apropriado, a suplementação com proteína de ervilha é eficaz no aumento da massa muscular, especialmente para pessoas que iniciam ou regressam a um fortalecimento. Uma vez que não se obteve qualquer diferença entre os dois grupos de proteínas, a proteína de ervilha vegetal pode ser utilizada como uma alternativa aos produtos dietéticos à base de soro de leite”, afirma.

Suplementta — Novo método que combina três poderosos ingredientes para ação anti-idade facial e antiqueda capilar também tem efeitos no aumento do tônus muscular. “A associação dos peptídeos bioativos Bodybalance e Verisol é benéfica para quem pratica exercícios físicos, pois enquanto o primeiro aumenta a massa magra e diminui a gordura fornecendo aminoácidos adequados, o segundo restaura o metabolismo celular e aumenta a elasticidade da pele, com resultado também contra a celulite”, explica. Ambos os colágenos que melhoram a pele e músculo podem ser ingeridos juntos diluídos em bebidas, uma vez ao dia.

Glutationa — De acordo com Lucas, essa molécula antioxidante é um importante coadjuvante para os treinos, pois aumenta o desempenho e reduz a fadiga muscular. De acordo com estudos recentes, a suplementação de glutationa por 2 semanas reduz a fadiga física induzida por exercícios físicos e diminui os níveis plasmáticos de lactato. “O lactato e a acidose metabólica contribuem para a fadiga muscular. Então, o nutracêutico com glutationa também estimula o metabolismo aeróbico e evita a acidificação do ambiente muscular”, explica.

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Vai encarar? A nova tendência fit é ovo cru no café

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Especialistas não recomendam a prática

Para os amantes do mundo fitness, pode ser um hábito comer ovos crus batidos e beber café antes do treino, mas será que já pensaram em combinar os dois? Esta parece ser a nova técnica do fitness, adotada por maratonistas e por quem quer juntar a potência dos dois ingredientes numa só bebida para ter mais energia para treinar.

Na verdade a técnica é bastante antiga, pois há séculos húngaros, escandinavos e vietnamitas juntam ovo cru ao café para obter uma bebida potente e cremosa, segundo a revista Runner’s World.

Os estudos já comprovaram que beber café antes do treino pode contribuir para melhorar o desempenho, devido ao efeito estimulante da cafeína. Quanto aos ovos, a proteína e a gordura ajudam os músculos a se recuperar.

Portanto, apesar de várias pessoas do mundo fitness estarem aderindo à tendência de aliar ovo cru e café, esta pode não ser a forma mais benéfica de consumir estes ingredientes. Isto porque o café deve ser consumido antes do treino, para melhorar a performance, e os ovos devem ser consumidos depois, para ajudar os músculos a se recuperar do treino.

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Afinal, beber água morna com limão em jejum faz bem para a saúde?

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Especialista destaca quais são os benefícios de incluir o limão na alimentação diariamente

Épossível adotar uma alimentação nutritiva e balanceada sem gastar fortunas no supermercado toda semana. Entre os alimentos mais ricos em nutrientes e disponível em abundância está o limão, que possui um poderoso conjunto de benefícios para a saúde.

Rico em vitamina C e antioxidantes, o limão ajuda na perda de peso, aumento da imunidade, ajuda na absorção de ferro, atua na prevenção de cálculos renais, melhora a saúde do coração e até mesmo pode ser um importante aliado no combate ao desenvolvimento de câncer.

“O limão é uma das frutas mais ricas em vitaminas e minerais, além disso, tem potentes antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do organismo. Outro ponto muito importante é que é uma fruta acessível e fácil de encontrar, portanto, é bastante fácil inclui-la na alimentação”, explica Dr Rocha, médico pesquisador na área de nutrição e Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), autor do livro “Diabetes Controlada: o programa para controlar a diabetes e voltar a viver bem”.

Para o médico, entre as melhores maneiras de consumo está a ingestão de água com limão em jejum, diariamente. Segundo ele, essa maneira de consumo potencializa a absorção de vitamina C e demais compostos da fruta pelo organismo. Outra maneira de colher os benefícios da fruta, segundo Rocha, é utilizá-la como tempero em saladas, ou até mesmo em acompanhamentos de carnes, uma vez que sua presença potencializa a absorção de ferro pelo organismo.

Confira aqui os benefícios mais incríveis que o consumo diário de limão pode trazer para a sua saúde:

  1. Colabora com a perda de peso: O limão realmente pode ajudar no emagrecimento. Rica em minerais e antioxidantes, a fruta possui em sua composição os chamados polifenóis, um tipo de substância que é capaz de diminuir a resistência à insulina de pessoas eutroficas, ou que estejam em sobrepeso, obesidade ou que sejam portadores de diabetes. Essa diminuição de resistência à insulina, faz com que o hormônio seja menos liberado na corrente sanguínea, o que faz com que o organismo use mais gordura como fonte energética, o que consequentemente pode colaborar com o emagrecimento. Além disso, a fruta é rica em fibra e pectina, o que proporciona saciedade e reduz a vontade ingerir qualquer outro tipo de alimento. Porém aqui vai um alerta do Dr Rocha, uma dieta a base unicamente de limão pode ser perigosa. O consumo excessivo pode causar uma série de complicações e até mesmo ser tóxico para o organismo.

2. Aumento da Imunidade: Os limões são uma excelente fonte de vitamina C. Consumir um limão por dia pode eliminar quase um terço das necessidades diárias de vitamina C. Obter quantidade suficiente de vitamina C através da alimentação é importante para muitos aspectos da saúde, entre eles a imunidade. Além de rico da vitamina C, o limão contém altas doses de potássio que estimula células cerebrais e nervosas. O ácido ascórbico presente no interior do fruto ainda possui efeitos anti-inflamatórios benéfico para todo o organismo, alie isso a potencialização da absorção de ferro e temos como resultado um fortalecimento total do sistema imunológico, por isso é comum, quem ingere limão ter poucos episódios de gripes, resfriados e demais doenças.

3. Melhora absorção de ferro: Casos de anemia por deficiência de ferro é bastante comum e ocorre geralmente pela ingestão insuficiente de ferro através da alimentação. A vitamina C e o ácido cítrico presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

4. É bom para a saúde do coração: As complicações cardíacas são um problema de saúde de ordem mundial. Estudos recentes mostram que comer frutas como o limão e hortaliças pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doença cardíaca. Os compostos presentes na fruta, agem diretamente nos neurotransmissores funcionando como antidepressivo natural, o que reduz a ansiedade e melhora o humor.

5. Reduz Risco de Desenvolvimento de Câncer: Assim como as demais frutas cítricas, o limão contém altos níveis de flavonas, que são compostos antioxidantes. Esses compostos, agem exatamente como protetores que dificultam a errônea multiplicação de células o que diminui drasticamente as chances de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

6. Ajuda na Digestão: O sumo presente no limão auxilia o organismo a eliminar toxinas e sua composição é semelhante à da saliva e outros fluídos digestivos, tais como enzimas. O fruto estimula o fígado a produzir bile, um ácido essencial para a digestão. Além disso, a vitamina C presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

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