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Alimentação e Nutrição

Faz dieta e não emagrece? 8 erros pouco citados por médicos que atrasam evolução

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Passar muitas horas sem comer, pular o café da manhã e descuidar da hidratação do corpo são erros comuns e conhecidos por quem não consegue emagrecer, mas existem equívocos que nem sempre são citados, mas que comprometem – e muito – a dieta. Saiba quais são eles para evitar e não atrasar o processo de perda de peso:

Erros que estão atrapalhando seu emagrecimento

1. Apostar em regimes repetitivos, como dietas de sopas e sucos, por exemplo, ou aquelas com apenas um tipo de alimento. Além de comprometer a saúde, o hábito ainda é considerado ineficiente para perder peso a longo prazo, pois raramente a pessoa consegue manter por muito tempo um cardápio monótono. A falta de diversidade nutricional também estimula o corpo a reter mais gordura.

2. Se você consome bastante salada, capricha nos legumes e vegetais, mas “engorda” as preparações com queijos, creme de leite e molhos industrializados, saiba que dificilmente conseguirá ver resultados na balança.

3. O mesmo erro pode ser cometido com as frutas. Exagerar em opções calóricas, mesmo que sejam naturais, adicionar açúcar, mel ou outros ingredientes atrasam o emagrecimento. É preciso ainda tomar cuidado com sucos de frutas que, apesar de saudáveis, em excesso também engordam.

4. A tapioca é considerada verdadeira queridinha entre pessoas que estão de dieta e fazem exercícios físicos, mas sabia que ela também pode engordar se consumida de forma errada? Especialistas apontam que a pessoa só deveria comer tapioca se adicionar determinados grãos à massa.

5. Não é apenas o que você come, mas também a maneira como você ingere os alimentos influencia na dieta. Para garantir saciedade e evitar exageros é fundamental se alimentar em ambientes calmos, longe da TV ou computador, sempre mastigando lentamente cada garfada.

6. Beliscar alimentos enquanto prepara refeições é um hábito comum, mas também pode fazer com que você engorde sem perceber. Uma maneira simples de fugir da cilada é evitar cozinhar quando estiver com muita fome.

7. Além de tentar evitar o uso de gordura de adição, ou seja, óleo ruim no preparo de pratos, minimize a quantidade de sal e dê mais sabor aos pratos com ervas e temperos naturais.

8. Ignorar o sol da manhã também pode atrapalhar a dieta. Estudos apontam que pessoas que receberam uma dose de sol por dia apresentam o Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo do que aquelas que permanecem no escuro. Os raios da manhã ajudam a sincronizar seu relógio biológico e regula seu metabolismo.

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Abacaxi, pepino e mais 1 ingrediente: Esta bebida vai fazer você emagrecer muito mais rápido

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Está querendo perder peso e não consegue?

Então esta receita com certeza vai ajudar você.

O suco de abacaxi e pepino possui forte ação estimuladora do emagrecimento.

O abacaxi é bastante diurético e rico em fibras, o que o torna um forte desintoxicante natural.

Ele ainda auxilia a digestão, especialmente a de proteínas, e melhora a circulação.

O pepino é hidratante, diurético e rico em fibras.

Além de emagrecer, ele é excelente para a pele e ajuda a normalizar a pressão arterial.

Existe outro ingrediente muito importante na receita: a linhaça.

No caso da linhaça, o que explica a ação emagrecedora são as fibras, responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade e ainda auxiliam na redução da absorção intestinal da gordura.

A linhaça ainda é rica em ômega-3, em ômega-6 e ômega-9.

Alem de ajudar no emagrecimento saudável, esta bebida é rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas do organismo.

E como é que se faz o suco de abacaxi e pepino com linhaça?

É simples demais.

Anote:

INGREDIENTES

2 fatias grossas de abacaxi

Meio pepino cru descascado

2 colheres (sopa) de linhaça

Meio copo de água

MODO DE PREPARO

Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador.

Beba logo em seguida.

Tome este suco duas vezes ao dia, de preferência em jejum e um pouco antes do almoço.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Arroz ou massa? o que é que engorda menos?

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Têm características nutricionais muito semelhantes e o ideal é alternar entre o consumo de cada uma destas opções. Mas, se pretende perder peso, uma delas é mais vantajosa para si.

Tendo em conta o valor energético, a melhor opção é o arroz, sendo que apresenta um teor calórico inferior ao da massa. No entanto, a massa tem a vantagem de ter um maior teor de proteína (é mais saciante) e menor teor de hidratos de carbono. O arroz tem um menor teor de gordura sendo de evitar a elaboração de refogados prévios à sua cozedura, desaconselhados não só para a gestão do peso, como para a manutenção da saúde cardiovascular.

É recomendado que os alimentos pertencentes ao grupo dos cereais e derivados, como é o caso da massa e do arroz, constituam a base da alimentação, devendo ser sempre acompanhados de alimentos dos restantes grupos alimentares (nomeadamente, carne ou peixe e legumes), de forma a fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários.

Como comer sem engordar

100 g de massa fornecem 175 kcal, 1 g de gordura, 36 g de hidratos de carbono e 1 g de proteína. Já 100 g de arroz têm 171 kcal, 0 g de gordura, 39 g de hidratos de carbono e 3 g de proteína. Estes são os cuidados a ter na hora de os ingerir:

– Opte pelas versões integrais de arroz e massa para aumentar o teor de fibra da refeição, o que tem impacto no controlo da saciedade e da absorção dos nutrientes.

– Reduzir a porção de arroz ou massa consumida, compensando com o consumo de leguminosas e/ou legumes, pode ser uma estratégia a utilizar para conseguir controlar o peso mais facilmente.

– Substitua-os por konjac, uma planta rica em glucomanano, que, sendo uma fibra, tem efeito regulador da saciedade, além de ter um teor reduzido de hidratos de carbono e de energia.

Texto: Liliana Oliveira (nutricionista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas)

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Esta é a forma correta de se preparar chá de gengibre para emagrecer e reduzir a gordura abdominal!

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A raiz de gengibre, além de ser deliciosa, é bastante eficaz, composta de propriedades anti-inflamatórias, antiparasitárias, antivirais e antibacterianas.

Ela age de forma intensa no sistema imunológico, digestivo e no cardiovascular.

O gengibre contém vitaminas (como a C) e minerais (como magnésio).

É muito comum encontrá-lo na culinária, dando um gostinho especial nas comidas e bebidas.

Neste post, vamos ensinar a fazer o melhor chá de gengibre.

Por que é o melhor?

Porque ele vem reforçado com outros ingredientes “mágicos”, que são o açafrão-da-terra (cúrcuma), o limão e o óleo de coco.

Este chá é uma ótima opção para o tratamento de gripe e outras viroses.

Além disso, ele também proporciona outros benefícios, como:

– Melhora a circulação

– Alivia as dores no corpo (inclusive enxaquecas e dores de cabeça)

– Reduz o risco de pedras nos rins

– Oferece nutrientes necessários para manter o funcionamento adequado do fígado

– Estimula o metabolismo

Aprenda a fazer este maravilhoso chá:

Um pedaço de 5cm de gengibre cortado em fatias

1 limão cortado em rodelas (não precisa descascar)

750mL de água

MODO DE PREPARO

Ferva a água com o gengibre.

Quando levantar fervura, adicione o limão e tampe a panela.

Tome de duas a três xícaras por dia.

Consuma por no máximo duas semanas.

Se quiser continuar tomando, dê uma pausa de uma semana e retome por mais duas.

Importante: hipertensos só devem consumir gengibre com a autorização do médico.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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