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Alimentação e Nutrição

Fuja do efeito sanfona e mantenha o peso ideal

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Encarar uma dieta e conseguir perder o excesso de peso é uma vitória e tanto. O difícil é manter-se magro. Pesquisadores das Universidades Brown e do Colorado, nos Estados Unidos, acompanharam cinco mil ex-obesos e sua rotina para se manterem magros.

Dentre os métodos está reeducação alimentar, prática de exercícios diariamente, tomar café da manhã todos os dias e nunca deixar de se alimentar. Veja o que os especialistas recomendam a quem não quer voltar a engordar:

Praticar atividade física regularmente
Um dos fatores para se manter magro é fazer exercícios. Em longo prazo, é muito mais difícil cortar calorias no prato do que queimá-las na esteira. É preciso encarar a ginástica como um hábito tão imprescindível quanto escovar os dentes. Noventa por cento das pessoas que mantém um peso adequado praticam atividade física diariamente.

Usar a balança com freqüência
Quem se pesa com freqüência evita o descontrole do peso. Assim, aprende a controlar melhor a alimentação e a atividade física. Os especialistas recomendam a ida à balança às sextas-feiras e aos domingos. Não é necessário se pesar diariamente.

Não abusar da comida nos fins de semana
A velha teoria de que a partir de sexta-feira se pode dar um adeus à dieta é relativa. A dieta no sábado e no domingo pode sim ser mais liberal. Mas isso não quer dizer que é preciso ultrapassar os limites do bom senso. Comeu demais no sábado ou no domingo? Queime parte das calorias com uma caminhada ou num passeio de bicicleta.

Tomar café da manhã todos os dias é importantíssimo
A primeira refeição do dia ativa o metabolismo, retirando-o do modo lento da noite e colocando-o no modo dia, quando a queima de calorias é maior. Quem toma café da manhã tende a comer com mais freqüência e em porções menores, o que ajuda a manter o peso. A maioria das pessoas que consegue evitar o ganho de peso após uma dieta não pula o desjejum.

Ingerir poucas calorias e evitar o excesso de gordura
O importante é selecionar bem alimentos com pouca caloria. Dessa forma, come-se mais e se evita a fome. Evitar gordura é fundamental porque ela corresponde a 24% dos nutrientes consumidos pelos ex-gordos. A gordura está presente em sorvetes cremosos, pão de queijo e no leite integral.

Evitar comer fora de casa
Ao preparar sua comida, as pessoas conseguem ter um controle maior sobre o que ingerem. Quando passamos muitas horas sem comer, o organismo interpreta um jejum prolongado como um sinal de alerta para economizar energia e, assim, manter as funções vitais. Ou seja, o ritmo metabólico diminui. O ideal é fazer intervalos de três ou quatro horas entre as refeições, para equilibrar o nível metabólico.

Eliminar o fast-food
A combinação de hambúrger, batata frita e refrigerante detona qualquer dieta e controle de peso. Eles são ricos em carboidratos e ultracalóricos. Esses alimentos saciam a fome por pouco tempo e em uma hora bate a vontade de comer novamente.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/

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Abacaxi, pepino e mais 1 ingrediente: Esta bebida vai fazer você emagrecer muito mais rápido

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Está querendo perder peso e não consegue?

Então esta receita com certeza vai ajudar você.

O suco de abacaxi e pepino possui forte ação estimuladora do emagrecimento.

O abacaxi é bastante diurético e rico em fibras, o que o torna um forte desintoxicante natural.

Ele ainda auxilia a digestão, especialmente a de proteínas, e melhora a circulação.

O pepino é hidratante, diurético e rico em fibras.

Além de emagrecer, ele é excelente para a pele e ajuda a normalizar a pressão arterial.

Existe outro ingrediente muito importante na receita: a linhaça.

No caso da linhaça, o que explica a ação emagrecedora são as fibras, responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade e ainda auxiliam na redução da absorção intestinal da gordura.

A linhaça ainda é rica em ômega-3, em ômega-6 e ômega-9.

Alem de ajudar no emagrecimento saudável, esta bebida é rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas do organismo.

E como é que se faz o suco de abacaxi e pepino com linhaça?

É simples demais.

Anote:

INGREDIENTES

2 fatias grossas de abacaxi

Meio pepino cru descascado

2 colheres (sopa) de linhaça

Meio copo de água

MODO DE PREPARO

Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador.

Beba logo em seguida.

Tome este suco duas vezes ao dia, de preferência em jejum e um pouco antes do almoço.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Arroz ou massa? o que é que engorda menos?

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Têm características nutricionais muito semelhantes e o ideal é alternar entre o consumo de cada uma destas opções. Mas, se pretende perder peso, uma delas é mais vantajosa para si.

Tendo em conta o valor energético, a melhor opção é o arroz, sendo que apresenta um teor calórico inferior ao da massa. No entanto, a massa tem a vantagem de ter um maior teor de proteína (é mais saciante) e menor teor de hidratos de carbono. O arroz tem um menor teor de gordura sendo de evitar a elaboração de refogados prévios à sua cozedura, desaconselhados não só para a gestão do peso, como para a manutenção da saúde cardiovascular.

É recomendado que os alimentos pertencentes ao grupo dos cereais e derivados, como é o caso da massa e do arroz, constituam a base da alimentação, devendo ser sempre acompanhados de alimentos dos restantes grupos alimentares (nomeadamente, carne ou peixe e legumes), de forma a fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários.

Como comer sem engordar

100 g de massa fornecem 175 kcal, 1 g de gordura, 36 g de hidratos de carbono e 1 g de proteína. Já 100 g de arroz têm 171 kcal, 0 g de gordura, 39 g de hidratos de carbono e 3 g de proteína. Estes são os cuidados a ter na hora de os ingerir:

– Opte pelas versões integrais de arroz e massa para aumentar o teor de fibra da refeição, o que tem impacto no controlo da saciedade e da absorção dos nutrientes.

– Reduzir a porção de arroz ou massa consumida, compensando com o consumo de leguminosas e/ou legumes, pode ser uma estratégia a utilizar para conseguir controlar o peso mais facilmente.

– Substitua-os por konjac, uma planta rica em glucomanano, que, sendo uma fibra, tem efeito regulador da saciedade, além de ter um teor reduzido de hidratos de carbono e de energia.

Texto: Liliana Oliveira (nutricionista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas)

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Esta é a forma correta de se preparar chá de gengibre para emagrecer e reduzir a gordura abdominal!

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A raiz de gengibre, além de ser deliciosa, é bastante eficaz, composta de propriedades anti-inflamatórias, antiparasitárias, antivirais e antibacterianas.

Ela age de forma intensa no sistema imunológico, digestivo e no cardiovascular.

O gengibre contém vitaminas (como a C) e minerais (como magnésio).

É muito comum encontrá-lo na culinária, dando um gostinho especial nas comidas e bebidas.

Neste post, vamos ensinar a fazer o melhor chá de gengibre.

Por que é o melhor?

Porque ele vem reforçado com outros ingredientes “mágicos”, que são o açafrão-da-terra (cúrcuma), o limão e o óleo de coco.

Este chá é uma ótima opção para o tratamento de gripe e outras viroses.

Além disso, ele também proporciona outros benefícios, como:

– Melhora a circulação

– Alivia as dores no corpo (inclusive enxaquecas e dores de cabeça)

– Reduz o risco de pedras nos rins

– Oferece nutrientes necessários para manter o funcionamento adequado do fígado

– Estimula o metabolismo

Aprenda a fazer este maravilhoso chá:

Um pedaço de 5cm de gengibre cortado em fatias

1 limão cortado em rodelas (não precisa descascar)

750mL de água

MODO DE PREPARO

Ferva a água com o gengibre.

Quando levantar fervura, adicione o limão e tampe a panela.

Tome de duas a três xícaras por dia.

Consuma por no máximo duas semanas.

Se quiser continuar tomando, dê uma pausa de uma semana e retome por mais duas.

Importante: hipertensos só devem consumir gengibre com a autorização do médico.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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