Connect with us

Alimentação e Nutrição

Goji Berry

Published

on

Você já deve ter ouvido falar nessa frutinha vermelha não é mesmo? Mais ainda não sabe dos benefícios dela?

O goji berry, em inglês Wolfberry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária do Himalaia. Essa frutinha que parece mais uma uva-passa, só que vermelha, se destaca por ser rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos, derrames e o melhor ajuda a emagrecer.

Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro, é conhecido como o fruto da longevidade devido a composição química rica em nutrientes, sendo que alguns raramente encontrados em outra fonte de alimento.

Como comparação, 100 gramas de goji berry contém com 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja, O alimento ainda é a maior fonte conhecida de carotenoides. Esta substância é importante para a saúde da pele e da visão.

Características e Composição

Vitaminas A, C, B1, B2, B6 e E

6 carotenoides com propriedades antioxidantes:

– beta-caroteno, precursor da vitamina A;

– luteína

– zeaxantina, também encontrada no peixes (responsável pela coloração de alguns peixes, aves e flores)

– licopeno

– criptoxantina

– xantofila

goji-berry-wedress

21 minerais, incluindo ferro, cobre, selênio, fósforo, cálcio, potássio, e zinco e germânio – considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena.

8 polissacarídeos (ramnose, xilose, manose, arabinose e galactose, por exemplo) e 6 monossacarídeos. Além de 4 tipos que fortalecem o sistema imunológico (LBP-1 LBP-2 LBP-3 e LBP-4) que são exclusivos do Goji e não são encontrados em nenhum outro lugar do planeta.

Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.

Contém beta-sitosterol, um fitosterol que possui propriedades bactericida, antiviral, fungicida e anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e desequilíbrio da próstata.

Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.

Ciperone, um sesquiterpenoide (fito-nutriente) que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea

Solavetivone, um poderoso composto fungicida e bactericida.

Fisalina, um tetraterpenóide, composto natural usado no tratamento da hepatite B.

Betaína, usado pelo fígado para produzir colina. A betaína promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula a nível de DNA.

Contém 18 aminoácidos, incluindo os oito essenciais,  tais como a isoleucina e o triptofano.

5 ácidos graxos insaturados, entre eles o ácido linoleico, que ajuda a promover a perda de gordura corporal e aumento da massa magra, além de ser essencial para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, e o alfa-ácido linoleico.

Polifenóis, como a antocianina e resveratrol.

 

Benefícios:

Os benefícios do goji trazem para a saúde são muitos, como por exemplo:

1.     Ação anticancerígena: Estimula e reequilibra o sistema imunológico ajudando a prevenir a formação de células cancerígenas e o crescimento  de tumores (particularmente o câncer testicular). Ajuda a prevenir a degeneração celular, e reduz a reprodução de céluas cancerígenas. Também reduz os efeitos colaterais da quimioterapias.

2.     Ação antioxidante: Devido à grande quantidade de polifenóis, ele protege o corpo do envelhecimento precoce, atuando contra os radicais livres. Entre os tibetanos é conhecida como a fruta da longevi­dade. A ação antioxidante ainda ajuda a evitar doenças crônicas como a hipertensão arterial, diabetes, problemas de tireoide, aterosclerose, resfriado comum e gripe.

3.     Ação anti-inflamatória: na musculatura e nas articulações.

4.     Ação contra os distúrbios do sistema neurológico.

5.     Combate e trata doenças respiratórias: asma, tosse crônica e infecções respiratórias.

6.     Ajuda a combater doenças auto-imunes.

7.     Facilita a perda de peso, diminui o desejo de comer doces em grandes quantidades.

8.     Prevenção de doenças cardiovasculares: Equilibra a pressão arterial (hipo e hipertensão), regula os níveis de lipídeos no sangue e de colesterol, evita a formação de coágulos sanguíneos e melhora a circulação sanguínea.

9.     Devido presença de selênio, um mineral conhecido por sua atividade antioxidante, há a diminuição dos risco de danos celulares, além de um papel importante no sistema imunológico e no metabolismo da tireoide.

10. Como consequência dos aminoácidos presentes nas Bagas de Goji, pode ser atribuído efeitos anti-catalíticos, os quais ajudam na manutenção da massa magra do organismo.

11. Aparelho digestivo: protege o fígado e os rins, e facilita a boa digestão.

12.  Ação antilipêmica: Por conter ácidos graxos, como o ácido linoleico, a fruta auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).

13. Equilibra o nível de açúcar no sangue.

14. Ação foto protetora: Devido à ação do betacaroteno que protege a pele dos danos causados pelo sol.

15. Combate a ansiedade e o stress: promove sono restaurador, combate a insônia, reduz o stress e a ansiedade, retarda o envelhecimento dos neurônios, combate a depressão associada com problemas nutricionais. Melhora também a memória.

16. Aumento de energia, vitalidade e libido: combate a fadiga crônica ou temporária; restaura a força e a energia; melhora o libido e o desejo sexual; melhora a concentração.

17. Ação imunoestimulante: Devido a grande quantidade de vitaminas do complexo B.

18. Ação oftalmológica: Pela presença dos carotenoides protege contra doença oculares, fadiga visual, previne a catarata, reduz a degeneração macular impedindo o glaucoma.

19. Combate infecções: protege a pele em caso de cortes devido a ação bactericida e fungicida.

20. Desintoxica o organismo, eliminando metais pesados.

21. Aparelho urinário: combate infecções urinárias, promove a absorção de cálcio.

 

Como consumir o goji berry (fruta)

O ideal é consumir o goji berry de manhã, pois ele irá proporcionar energia para o dia que vai começar. O alimento pode ser misturado a outras frutas ou a saladas, sucos e iogurtes.

A fruta pode ser consumida de diversas formas: fresca, seca, pode ser preparado um suco com as bagas ou consumida em forma de extrato seco (cápsulas).

Diversos tipos de receitas e ideias estão sendo desenvolvidas para ampliar a possibilidade do consumo da fruta, como geléias, na granola, bolos, saladas, risotos, etc.

suco-goji-berry-wedress

Como tomar a Power Goji (suplemento/cápsulas)

O consumo mais indicado é de uma cápsula, duas vezes ao dia, de preferência antes das refeições. Muitas pessoas perguntam se o excesso de consumo faz mal: ele não faz mal, pois a maioria dos ingredientes consumida em excesso é eliminada pelo corpo na urina. Ainda assim, recomendamos respeitar a dose de 2 cápsulas por dia.

Onde comprar

No Brasil às vezes é muito difícil encontrar essa frutinha, com isso a CentralFit traz um suplemento de goji berry, ele se chama Power Goji, no qual 2 capsulas contem os seguintes nutrientes:

 

informações nutricionais

porção de 1g (2 cáps)

qt. por porção      %vd*

valor energético  1,8 kcal = 7,5kj    1

carboidratos         0,4g        0,1

vitamina a            3mcg     2

vitamina c             45mg     100

vitamina e            8mg       80

cromo    4,2mcg  12

selênio  17mcg   50

zinco      1,4mg    20

não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

(*) % valores diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. seus valores podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Você pode adquirir a Power Goji na centralFit, que inclusive esta com uma ótima promoção em um super combo com 3 unidades, confira: Clique Aqui

3_power_goji

Sobre a CentralFit, nossa parceira, é uma das melhores e maiores lojas online de suplementos alimentares do Brasil. Eles vendem vários tipos de suplementos, como whey protein, creatina, BCAA, l-carnitina, termogênicos, entre outros. A loja é certificada Ouro pelo E-Bit.

Logo CentralFit

Referências:

US FDA Letter to Dynamic Health Laboratories, Inc.

British Dietetic Association (BDA)

US FDA, Letter to Healthsuperstore.com

Federal Food, Drug, and Cosmetic Act (FD&C Act)

Comments

comments

Alimentação e Nutrição

Afinal, tapioca engorda ou emagrece?

Published

on

By

A resposta para saber se a tapioca engorda ou emagrece é relativa, já que vai depender principalmente do modo de preparo e recheio da tapioca

tapioca virou mania entre milhares de brasileiras. Afinal de contas, é dito por ai que ela ajuda no emagrecimento. Mas será que a tapioca engorda ou é uma aliada para a perda de peso?  “A forma de preparo da massa e o recheio utilizado serão as peças-chaves para que ela seja aliada ou vilã do emagrecimento”, aponta Thais Souza, nutricionista do Mundo Verde.

A tapioca é feita com a fécula da mandioca, que é aquecida na frigideira e forma uma massa que pode ser recheada. “O principal macronutriente presente nesse alimento é o carboidrato, que após ser digerido, gera glicose, ou seja, se o consumo não for dosado, ela pode favorecer o ganho de peso”, alerta a nutricionista.

Tapioca engorda?

Como a goma possui alto índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entra no organismo, este fator também pode ser responsável pelo ganho de peso. “O uso de recheios calóricos também aumentará esse risco. Principalmente quando algumas opções utilizadas são: leite condensado, doce de leite e geleias com açúcar”, afirma Thais.

Mas, mesmo assim, é possível emagrecer comendo tapioca. O ponto de partida é reduzir o índice glicêmico do alimento. “A maneira para isso é adicionar à goma, antes do preparo, algum alimento fonte de fibra, como semente de chia, de linhaça, farinha de banana verde, entre outros”, ensina Raisa Barragam, nutricionista clínica e infantil da Dieta Vitória, em Santos.

Outra boa ideia é preparar uma crepioca. “Basta incluir ovo à goma e fazer como uma panqueca”, conta Daniela Lasman, nutricionista da academia Bodytech, em São Paulo. Ao incluir boas fontes proteicas no preparo ou recheio da tapioca, é possível diminuir o índice glicêmico da preparação.

De olho no complemento

Como dito anteriormente, o que for colocado como recheio também pode contribuir para a tapioca engordar. Então, o ideal é recheá-la com ovos mexidos, banana com canela, geleias de frutas sem adição de açúcares, cottage, e outros elementos saudáveis.

Além disso, é bom saber que a tapioca deve ser consumida no café da manhã para dar mais energia e disposição para as atividades diárias. “É ainda uma opção de lanche pré-treino para dar mais gás para realizar o exercício físico, por ser boa fonte de carboidratos”, completa Thais.

Muitos benefícios

Com todas essas dicas, as chances da tapioca engordar são mínimas. E além de evitar o ganho de peso, o alimento também trará diversas benfeitorias ao corpo. Veja a lista:

  • Como é feita da goma de mandioca, a tapioca é considerada um alimento natural, pouco processada, com baixo teor de sódio e sem gordura;
  • É um carboidrato de rápida absorção e digestão, sendo uma ótima opção para um pré ou pós treino, por exemplo;
  • É de fácil preparo, sendo uma opção prática e rápida que ajuda muito na correria do dia a dia e que pode substituir pães, que costumam ter uma quantidade considerável de conservantes;
  • Não contém glúten, sendo uma opção também para pessoas com alergia (doença celíaca) ou mesmo com intolerância a este alimento.

Comments

comments

Clique para Ler

Alimentação e Nutrição

Restrição de açúcar ou gordura têm mesmo efeito na perda de peso

Published

on

By

As descobertas do estudo podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares

Os conselhos para perder peso costumam ser consumir menos carboidratos (e, portanto, açúcares), ou menos lipídios (gorduras). Mas qual a melhor opção? Um estudo publicado nesta terça-feira demonstra que nenhum é melhor que o outro.

Além disso, fatores como genética e o metabolismo de insulina tampouco são fundamentais para os resultados de uma dieta, segundo conclusões publicadas no Journal of the American Medical Association (Jama).

Essas descobertas podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares -, sobretudo na última tendência do setor: a dieta do DNA, que pretende determinar o melhor regime em função da genética individual.

“Todos escutamos histórias de um amigo que fez uma dieta que deu muito certo, e de outro que tentou o mesmo regime, mas não funcionou”, disse Christopher Gardner, professor de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia.

“É porque todos somos diferentes e acabamos de começar a compreender as razões desta diversidade”, acrescentou.

Participaram do estudo 609 pessoas de entre 18 e 50 anos, 57% delas mulheres. Elas foram separadas em dois grupos ao acaso. Durante um ano, uma delas fez o regime de restrição de gordura, e o outro, o de açúcar.

Em média, cada pessoa perdeu cerca de 5,9 quilos nos dois grupos. Alguns perderam muito mais – até 27 quilos -, enquanto outros engordaram até 9 quilos.

Os cientistas não encontraram uma relação entre o regime realizado e uma perda de peso mais significativa.

“Não há uma diferença destacável na evolução de peso entre uma dieta equilibrada e leve em gorduras e uma dieta equilibrada leve em açúcares”, concluíram os pesquisadores.

“Uma parte dos genomas dos participantes foram sequenciados, o que permitiu aos cientistas buscar a presença de genes associados à produção de proteínas que modificam o metabolismo de carboidratos e lipídios”, segundo o relatório.

Os participantes ainda consumiram açúcar em jejum para medir a produção de insulina.

“Nenhum perfil genético e nenhuma secreção de insulina foram associador aos efeitos das dietas sobre a perda de peso”, concluíram.

Comments

comments

Clique para Ler

Alimentação e Nutrição

Dieta simples com o que você tem em casa para emagrecer rápido e saudável

Published

on

By

Esta dieta para emagrecer em 15 dias permite uma rápida perda de peso, podendo-se reduzir cerca de 5 Kg em apenas duas semanas e sem muito sacrifício.

Porém, quanto maior for peso que se tem para perder maior deverá ser a velocidade de emagrecimento, por isso normalmente as primeiras semanas de dieta o emagrecimento é maior.

Cardápio completo para um emagrecimento rápido

A tabela a seguir traz um exemplo de 3 dias de cardápio da dieta para emagrecer.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 240 ml de leite desnatado + omelete feita com 1 ovo e tomate Vitamina de frutas sem açúcar + 1 col de sopa de chia Iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça + 2 fatias de queijo assado com alface e tomate
Lanche da manhã 1 maçã + 3 castanhas 2 fatias de queijo e presunto + 1 taça de gelatina 1 pêra + 3 amendoins
Almoço/Jantar 150 g de filé de peixe + 2 col de sopa de grão de bico + salada cozida + 2 fatias de abacaxi 150 g de peito de frango + 2 col de sopa de feijão + salada crua refogada + 1 laranja Sopa de legumes com quinoa + 1 ovo cozido + 1 fatia de melão
Lanche da tarde 1 iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça 2 fatias de melancia + 3 castanhas 1 xícara de chá sem açúcar + omelete de legumes

As dietas que prometem resultados rápidos devem ser feitas por um tempo limitado e qualquer dieta deve ser feita com supervisão do nutricionista, especialmente se a pessoa tiver alguma doença como diabetes e hipertensão.

2 Regras simples para esta dieta funcionar

  1. Alimentos permitidos: carnes magras, peixes, ovos, frutos do mar, leite e derivados desnatados, sementes, castanhas, legumes, verduras e frutas.
  2. Alimentos proibidos: açúcar, batatas, macarrão, pão, arroz, farinhas, maionese, manteiga, óleo, azeite, banana, uva, abacate e carnes processadas como linguiça, salsicha, bacon e presunto.
  3. Começar a dieta desintoxicando melhora os resultados, por isso veja uma receita excelente de sopa detox para completar esta dieta.
Esta dieta pode ser complementada com chás para emagrecer, como de limão e gengibre ou chá verde, que ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, diminuindo o apetite e acelerando o metabolismo.

Os remédios como sibutramina ou orlistat ajudar a emagrecer mais rápida são uma opção, especialmente quando a obesidade coloca em risco a saúde, mas só devem ser tomados com indicação do gastroenterologista ou do endocrinologista, caso contrário, quando o remédio acabar é muito possível que se engorde novamente.

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook



Mais Acessados