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Harmonia do seu Corpo

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Vamos encarar isto: todo mundo tem pelo menos uma fraqueza quando se trata de um físico musculoso. Mas todos podem fazer algo sobre isto. Descubra as cinco formas essenciais para você poder equilibrar o seu físico enquanto você está bombeando-o com fero!

Cinco maneiras para equilibrar a parte fraca do seu corpo com a parte forte.

Eu me conheço por exemplo, no começo da minha carreira de fisiculturista, eu tinha um pequeno atraso no bíceps, quadríceps, isquiotibiais, abdominais. Eu sei que ainda tenho pontos fracos, mas eu tenho sido capaz de minimizá-los ao longo dos anos, fazendo os ajustes certos para minha formação.

Eu estava bem consciente dos meus pontos fracos e, instintivamente pensei que a melhor maneira de equilibrar os meus pontos fracos era trabalhar com o dobro de volume que treinava os meus pontos fortes. Ao invés de realizar 3 séries de 3 exercícios diferentes, eu estava realizando 6 séries de 6 exercícios diferentes. O que eu conseguir com isto? Apenas destruir ainda mais os músculos.

Destruição, Não estimulação

Destruir os músculos e estimular o crescimento muscular são duas coisas completamente diferentes. Eu não entendia isto no momento.

Eu pensava teoricamente que, se você queria ser capaz de correr mais de 2 km então você precisava treinar correndo 5 km, aumentado assim o volume e a freqüência, ganhando então resistência para superar esta marca. Desta forma pensei que o mesmo se aplicava com o levantamento de peso.

Eu pensei que se você quiser forçar um músculo para crescer, você precisa adicionar peso levando-o ao verdadeiro inferno com os exercícios, até você não suportar mais. O que eu não sabia na época é que o corpo reage ao treinamento aeróbio para o lado oposto que ele faz para o treinamento anaeróbio. Na ciência do exercício atividade aeróbia é definida como de baixa intensidade, mas de longa duração. Oposto do que a atividade anaeróbia é definida como de alta intensidade, mas de curta duração.

Havia um grupo especial em deficiência que eu era obcecado, o bíceps. Eu literalmente me matava no ginásio por várias vezes na semana tentando fazer com que meu bíceps crescesse. Esta estratégia só me levou para um caminho: zero crescimento muscular.  Além do tempo perdido, obtive uma tendente em ambos os punhos que me colocou para fora dos treinos por cera de 5 meses.

Diminuir o Volume para Crescer

Depois de meses na fisioterapia eu voltei com os treinos, mas mudei minha abordagem. Eu tinha lido alguns artigos escritos pelo ex Mr. Universo Mike Mentzer. Os artigos explicavam que treinamento em excesso de um grupo muscular só esgota os recursos naturais necessários para produzir o crescimento do músculo do corpo. A informação fez sentido para mim do jeito que foi escrito, assim reestruturei o meu treinamento com dicas destes artigos.

1 – De uma olhada no seu volume de treinamento

Lembre-se que quando se trata de aumentar o tamanho do músculo, mais não é igual a melhor. Considere o seu grupo muscular deficiente e veja quantos exercícios você anda fazendo. Faça mais exercícios compostos. Às vezes, acrescentando exercícios para um único conjunto, mais multi-exercícios e finalizando com isoladores pode levar você ao overtraining. Por exemplo eu parei de fazer crossovers e crucifixo com halteres, mais voador na máquina. Apenas usava supino e supino inclinado. Eu não incluía séries de aquecimento.

 

 

2 – Frequência de treinamento

Assim como fazer muitos exercícios ou séries para um grupo muscular, treiná-lo muitas vezes por semana pode levar ao overtraining. Uma das minhas regras que prego quando estou falando de musculação é que, você se tornando progressivamente mais forte e aumentando progressivamente mais seu peso, há um aumento de estresse ao organismo que esvazia ainda mais os recursos bioquímicos necessários para o crescimento muscular. Portanto você precisa compensar isto por um aumento no tempo de recuperação entre todas as sessões de treinamento com peso a partir daquele momento.

Como regra geral, eu sugiro que quando você atingir um ponto de atrito em um grupo muscular em que você forçou e sua força deixou de aumentar em ciclos de 2 treinos, então vá em frente e de um “adicional” de 2 dias de recuperação de tempo entre todas as sessões de treinamento com pesos daquele ponto em diante. Isso pode parecer drástico, mas isso irá permitir que o seu progresso volte novamente.

3 – Seu volume de treinamento

Seus músculos não respondem caso você não submetê-los ao nível de estresse cada vez maior. Seu corpo vai produzir uma resposta adaptativa (adicionando massa muscular) quando ele sente que sua fisiologia tem sido ameaçada por um novo nível de estresse que ele não está acostumado. Há, porém um equilíbrio muito delicado entre maior intensidade e overtraining que você deve estar ciente.

Em outras palavras você deve aumentar a intensidade, mas não através do aumento do volume. Na verdade, quanto mais intenso o seu treino, menor ele pode ser para evitar o excesso de treinamento.

Há um diversas maneiras que você pode aumentar a intensidade dos seus treinos.

– Você pode aumentar a quantidade de peso que usa.
– Mude o tempo em que você executa os exercícios diminuindo a velocidade de seus movimentos. Tente usar uma contagem de três segundos na parte positiva e uma contagem de 4 segundos na parte negativa do exercício.
– Tente usar um rest-pause para melhor fadigar os seus músculos. Faça sua série normalmente e quando chegar a falha, peça a seu parceiro que retire uma parte dos pesos. Após retirar de continuidade a mais 8 repetições, novamente faça outra pause de 10 segundos e retire mais o peso e então faça até não agüentar executar mais nenhuma repetição. Esta técnica permite levar o seu músculo a falha total.

4 – Considere o uso do músculo secundário

Para prevenir o overtraining, é importante estar ciente do estresse que nossos músculos secundários estão exercendo quando treinamos o peitoral ou então o dorsal. Lembre-se em exercícios para peito o ombro e o tríceps são muito trabalhados também. Assim como o bíceps é exigido quando estamos treinando nossos dorsais. Há pessoas por exemplo que não executam exercícios qualquer para deltóide frontal e ainda assim obtém progressos nessa região.

5 – Treine seus grupos mais frágeis primeiro

Por uma questão de maximizar a intensidade do treino do seu grupo muscular deficiente, sempre treine seus músculos mais fracos por primeiro quando você está com os níveis de energia lá em cima. Também faça seus exercícios mais difíceis primeiro. Desta forma, você será capaz de treinar mais pesado.

 

Autor: Chad Shaw
Tradução, Edição: Jaderson Rafael
Fonte: www.bodybuilding.com / http://www.estiloculturismo.com.br/

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Priscila Soares posa de biquíni e comemora sucesso entre as musas

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Modelo fitness posou para novo ensaio e contou que vem sendo reconhecida no mercado fitness entre as musas mais populares.

Nada como o tempo para mudar as coisas… Prova disto é a modelo e musa fitness Priscila Soares que, quando começou não imaginava chegar entres a musas fitness mais popular do mercado entre elas a Juju salimeni e Gracyanne barbosa, não era conhecida no universo fitness . Já hoje a loira diz ser reconhecida no país e no mercado Brasileiro e no exterior.

“É engraçado isso né? eu me dedicava  e não era reconhecida. Mesmo assim não deixava de lutar pelos meus sonhos e hoje estou sendo recompensada”, afirma a beldade que atualmente mora balneário Camboriu em  , Santa Catarina.

Modelo e Fitness Priscila Soares /Fotografo Emerson Fotos / Divulgação/Lau moreno produções art.e assessoria

“O mercado fitness está crescendo a cada dia e fico muito feliz em servir de exemplo para as modelos que estão começando nesse mercado”, completa Priscila Soares, que recentemente foi garota propaganda de marca de suplementos”. A propaganda lançada no mês pasado é conhecida por trazer celebridades de grande repercussão e mulheres com lindos corpos.

No ensaio feito com o renomado fotógrafo Emerson Fotos, a loira mostrou a moda do “Body rose moser
” (ou “Biquíni  Body”) que virou febre entre as celebridades. Ela posou de biquíni, mostrou sua cintura fininha e seu bumbum de 105cm o ensaio foi feito na
Pousada Morada do Estaleiro. “Toda vez que vou  fazer alguma campanha ou feira fitness comentam sobre meu bumbum. Agora, principalmente por causa da Kim Kardashian, o bumbum está na moda”, conta Priscila Soares.

A musa fitness está satisfeita com o  seu ‘corpo’, mas admite que os brasileiros gostam de mulheres com corpo definidos. “Gosto do tamanho que está e da proporção do meu bumbum com minha cintura. Recebo muitos elogios , mas sei que valorizam bumbuns ainda maiores”. Priscila também explica como mantém o seu bumbum escultural: “Faço treino na musculação específico para o bumbum. São exercícios com carga elevada no leg press, agachamento, passadas. Faço aeróbios diários para perder gordura e não ter celulite. Também faço escada, que é o mais eficiente para manter o bumbum durinho”.

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Campeã do BBB 14, Vanessa Mesquita se destaca em torneio de fisiculturismo

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Vanessa Mesquista, campeã da 14ª edição do Big Brother Brasil, está trabalhando como modelo após a participação no reality show. No entanto, dessa vez, ela chamou atenção nas redes sociais por outro motivo, o fisiculturismo.

Recentemente, Vanessa decidiu iniciar a carreira no esporte e nesse fim de semana ficou em segundo lugar em um torneio de boybuilder. Nas redes sociais, ela agradeceu a todos que auxiliaram para que ela chegasse onde chegou e também contou que encontrou a inspiração para voltar a competir em seus cachorros.

“Perdi o Jack e o Thor no ano passado. Achei que não fosse ter forças pra mais nada, me senti perdida. Sou rodeada de pessoas queridas, mas eles eram meus melhores amigos”, afirmou.

“Encontrei forças no bodybuilding. Treino desde os 16 anos e esse esporte já me salvou várias vezes e mais uma vez agora. Liberei endorfina com o treino, fiquei feliz e realizada. Durante o treinamento, tive muitas superações. Meu metabolismo mudou, passei por muitos problemas, achei que não fosse dar conta. Mas respirava fundo e me reerguia”, completou.

Confira o publicação de Vanessa no torneio abaixo:

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Após emagrecer 23 kg, Fani Pacheco faz ensaio mostrando seu corpo e glúteos

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Há seis meses, Fani Pacheco precisou encarar uma combinação de dieta e exercícios para sair de um quadro de saúde nada favorável: estava a um passo de ser tornar diabética, entre outras coisas. De lá pra cá, mudou sua alimentação, voltou a praticar exercícios e emagreceu 23 kg.

De 85 kg eu passei para 62 kg, em seis meses. Com dieta tranquila, porque eu não tinha nenhuma meta de quanto tempo eu tinha para emagrecer. Eu queria emagrecer feliz, sem sofrer”, contou em uma entrevista exclusiva para aGlamour.

Com a perda de peso, Fani disse que teve que começar a se preocupar com a flacidez. “Fiquei flácida, sim! No quinto mês de emagrecimento, eu me senti ‘mole’, principalmente, nas coxas e no bumbum Eu nunca tinha passado por isso. Mas eu achava que malhando ia recuperar o tônus muscular, e realmente isso aconteceu. Eu acho que musculação tinha que ser igual a escovar os dentes, todo mundo tem que fazer”, decretou.

No papo, a digital influencer ainda deu dicas de beleza, falou sobre a faculdade de Medicina e sobre a carreira de modelo agora que não é mais plus size. Confira a entrevista completa:

Quantos quilos você emagreceu desde que começou a fazer dieta e exercícios?
Em seis meses, eu já tinha perdido 23 kg, 3,5 kg por mês, em média, desde janeiro. Então, de 85 kg eu passei para 62 kg. Com dieta tranquila, porque eu não tinha nenhuma meta de quanto tempo eu tinha para emagracer. Eu queria emagrecer feliz, sem sofrer. Então, eu tinha minhas escapadas, fazia parte da minha conversa com a médica, poder sair da dieta quando eu quisesse. Eu não abri mão da minha Coca Zero. Feriados, eu comia churrasco, tomava bebidas alcóolicas quando eu queria. Às vezes, optava por um vinho branco em vez de uma cerveja. Por acaso, consegui perder nesse tempo, mas não tinha uma meta. Tinha emagrecer sem sofrer. Enjoava de ovo? Ela substituía. Queria chocolate? Ela colocava. Era uma dieta para eu ficar feliz, porque teve a história da síndrome metabólica e a resistência insulínica que e me motivaram, mas eu não queria passar fome. Eu achava que ia demorar, que ia sofrer, mas foi pelo acompanhamento médico, pela medicação que eu tomei, que me ajudou muito, e também pela minha dedicação.

Já chegou ao seu objetivo? Como está sua relação com seu corpo? Está feliz?
Eu continuo fazendo tratamento, deve levar um ano para estabilizar meu peso, meu metabolismo novo. Para poder comer o que eu gosto sem neurose. Eu estava fraca na época (que comecei), tinha 47% de gordura. Eu fazia musculação e pelo menos um HIIT. Pegava duas placas e tremia a perna, parecia fisioterapia. Era difícil entender que era um processo. Eu sempre fui de academia, de pegar peso.

Agora, meu corpo voltou para o lugar… Estou sarada de novo. Estou feliz com o meu corpo, sim. Esse corpo é um corpo saudável e que me permite ter mais qualidade de vida. Antigamente, eu estava feliz gordinha; eu achava que dava para ser uma gordinha saudável, mas a genética não permitiu. Então, cada um com seu cada um. Respeito quem tem genética boa e consegue ser feliz assim, mas minha heditariedade não era essa.

 

Segue fazendo dieta e exercícios, então? 
Hoje em dia eu continuo fazendo tratamento com a Dra. Petra, porque se não eu engordo de novo. Por isso que as pessoas reclamam: essa coisa de tratamento com medicação, engorda tudo de novo. Engorda se você emagrecer e parar de fazer o tratamento. Aí engorda mesmo. Qual o objetivo de emagrecer? Mudar seu metabolismo, favorecendo para que depois você não engorde de novo. Não quero passar a vida inteira de dieta.

Você sofre com a flacidez após o emagrecimento? O que tem feito para se cuidar?
Fiquei flácida, sim! No quinto mês de emagrecimento, eu me senti mole. Eu nunca tinha passado por isso. Mas eu achava que malhando ia recuperar e realmente aconteceu. Eu acho que musculação tinha que ser igual a escovar os dentes, todo mundo tem que fazer.

Em julho, a médica começou um trabalho de suplementação de ganho de massa magra, por um programa de hipertrofia muscular. Em seis meses, meu percentual de gordura que estava em 47% foi para 24%. Eu fiz uma avaliação física, com ultrassonografia. Eu iniciei devagar, com personal, para não ficar dolorida. Agora, já estou sozinha. Hoje eu já voltei ao meu preparo físico de antes de engordar. Desde os 14 anos, eu era atleta amadora, fazia surf, rapel, corrida, jiu-jitsu, natação, musculação e tudo. A memória muscular pode ter ajudado, mas a suplementação e dedicação também foram importantes. Minha meta é chegar aos 14% de gordura.

Como você lida com as estrias?
Eu tive aos 12 anos de idade, quando dei aquela esticada rápida de altura, na adolescência. E minha mãe me passou uma receita que eu nunca deixei de fazer, igual escovar os dentes, e que foi o que preveniu. Minha mãe tinha estria e usava esse tratamento. Tenho nos glúteos e na parte interna da coxa. Desde então, minha mãe diz para usar óleo de amêndoa. Tomava banho, passo óleo, com o corpo molhado ainda, e seco com a toalha, de forma que o corpo ainda fique com um pouco. Depois, eu passo um hidratante pro cima, mas o óleo é o segredo. Então, são mais de 20 anos passando óleo de amêndoas. Não tive estrias quando engordei e depois emagreci. Esse é meu segredo.

O que você faz para cuidar da pele do rosto? Quais produtos usa?
Hoje eu faço peeling, microagulhamento, faço todo tipo de tramento, porque com o tempo e uso de anticoncepcional prolongado, que é uma beleza, eu desenvolvi melasma no rosto. Porém, o que me salvava quando eu era dura, era a esfoliação com mel e açúcar e lavar o rosto com sabão de coco. Era o que mantinha a minha pele com o mínimo de acne possível. Hoje em dia, uso protetor solar diariamente, cor de base. De manhã, eu uso uma fórmula de ácido glicólico, hidroquinona e ácido hialurônico. De noite, eu lavo o rosto, passo ácido retinóico antes de dormir, antienvelhecimento e para reparar as manchas. Eu também tomo protetor solar, em cápsulas, que inibe mais ainda os raios ultravioletas. Ele é manipulado.

Alguns fãs se enfureceram com você, por ter emagrecido. Esses comentários negativos te atingem? Como você se sente ao ler tudo isso?
Algumas vezes atingem, porque as pessoas são más, não são legais umas com as outras. Não a maioria, a maioria é boa. Tem uma minoria que não, que fala que eu emagreci, então não vai mais me seguir, que diz que eu sou vazia, porque eu emagreci, cedi aos padrões de beleza da sociedade. Então, a pessoa só gostava de mim porque eu tinha engordado. Ela nem sabia como eu era. Diziam: ‘você pensava melhor gorda, agora você pensa diferente, não gosto mais de você’. Muita gente nem sabe que eu emagreci porque tive síndrome metabólica, mas não interessa. As pessoa não tem que comentar dessa forma sobre as outras. Pode deixar de seguir, mas o critério que elas usam é bem ruim. Existem pessoas más e a internet mostra, porque cara a cara é mais difícil. Então, ali a gente vê que tem muita gente ruim no mundo. Me incomoda, a maioria eu não respondo. Me incomoda ver que tem gente assim no mundo, não só em relação ao meu emagrecimento.

Como ficou a carreira de modelo, após o seu emagrecimento?
Minha carreira de modelo pós-emagrecimento está devagar. Eu acho que as pessoas precisam de um tempo para assimilar. Quando eu engordei, fiquei sete meses sem trabalhar, que não valorizavam e bombei de trabalho. Agora emagreci, no começo trabalhei, mas agora tá devagar.Tem bastante cotação, mas não tenho fechado muita coisa não. Não sei se é o mercado.

Você faz procedimentos estéticos? Quais?
Eu fiz harmonização facial com a Dra. Mariana Alpino, tem que fazer com dermatologista ou cirurgião plástico, que seja especializado. Eu amei! Nunca achei que fosse um negócio assim tão louco. Eu saí com 30 anos, na primeira. Na segunda etapa, eu já estou com 27 anos. Tô com medo da terceira etapa, acho que vou voltar para 18 (risos).Os tratamentos estéticos que eu faço são esses, cuidar da pele, não faço massagem ou drenagem, tenho preguiça. Cabelo, tenho máscara que passo toda semana para hidratar. Mas nada além disso, não. Sou a favor da drenagem e massagem, a mulher se sente desinchada. eu faço quando tô relaxada, antes de uma foto, mas eu tenho preguiça de ir até o local. Eu acho que relaxa mesmo o corpo e melhora as coisas, o corpo como um todo, retenção de líquido, relaxamento. Acho que é bom. Gostaria de fazer mais vezes.

Pensa em fazer cirurgias plásticas? Já fez alguma?
Já fiz lipo nos flancos, duas vezes. Coloquei silicone uma vez. Única plástica que fiz na vida foram essas. Não pretendo fazer outra plástica, não. Pensei em fazer quando emagreci, porque achei que meus seios iam despencar. Porque, na verdade, eu comecei a usar 50 de sutiã, passei pro 48 e agora tô no 46. Então, isso de gordura. Mas fui surpreendida por fazer musculação, fazer supino com 15 kg de cada lado e aí meu peito fez um super up, foi para o queixo (risos). Tô brincando. O meu seio é um formato pera, que é o natural, deu uma boa levantada com a musculação, ficou nos trinques.

Como está a faculdade de Medicina?
A faculdade tá ótima, eu tô adorando. Estou no terceiro período, já são matérias bem específicas de Medicina. Agora a gente já está estudando todo o trato grastrointestinal, tá bem legal, tô gostando. Mas meu caminho é a psiquiatria.

Você recentemente teve um problema com o Instagram, que foi hackeado. Você perdeu muito dinheiro com isso? O que tem feito para cuidar da segurança da sua conta? Tem dicas para dar?
Ele foi hackeada. Perdi dinheiro, sim. Porque naquela semana tinham posts pagos para entrar. Já estavam pagos e eu tive que devolver o dinheiro, enfim, consegui recuperar. Perdi mais de 3 mil fotos, que são minha história. Não tinha backup. Perdi parte da minha propriedade intelectual. Foi chato. Perdi uns dez mil seguidores. Aos poucos, vou recuperando. A dica é: ter senhas diferentes em todas as suas redes sociais, senhas que variam letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres. Tudo meu era bem básico. Negócio é colocar senhas difíceis mesmo.

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