Connect with us

Destaque

Hidratação e exercício físico

Published

on

A hidratação está intimamente relacionada com o desempenho no esporte.
As recomendações relativas à hidratação durante a prática de esportes depende do tipo de exercício, intensidade e duração do mesmo.
A desidratação aumenta a temperatura corporal e reduz o desempenho, levando à riscos para saúde.

De acordo com a Diretriz de modificações dietéticas para o esporte “Com 1 a 2% de desidratação inicia-se o aumento da temperatura corporal em até 0,4oC para cada percentual subsequente de desidratação. Em torno de 3%, há redução importante do desempenho; com 4 a 6% pode ocorrer fadiga térmica; a partir de 6% existe risco de choque térmico, coma e morte.”

A reposição hídrica deve ser equivalente à perda de líquidos pelo suor, o que regula a temperatura corporal e melhora o desempenho.

Com relação aos sinais da desidratação, é fundamental identifica-los. A Diretriz descreve “Quando leve a moderada, ela se manifesta com fadiga, perda de apetite e sede, pele vermelha, intolerância ao calor, tontura, oligúria e aumento da concentração urinária. Quando grave, ocorre dificuldade para engolir, perda de equilíbrio, a pele se apresenta seca e murcha, olhos afundados e visão fosca, disúria, pele dormente, delírio e espasmos musculares.”

Como repor?

Para atividades leves e de curta duração (abaixo de 1h), apenas água é suficiente para hidratar.
Para atividades com mais de 1h de duração, ou de menor duração mas que sejam intensas como futebol basquete, tênis, handebol, há a necessidade de incluir sódio e carboidratos junto à agua, o que melhora os processos hidroeletrolíticos.

No suor há perda de sódio. Se a atividade for intensa e a sudorese também, pode ocorrer hiponatremia, uma concentração de sódio muito baixa, que pode causar apatia, náusea, vômito, consciência alterada e convulsões.
Portanto, em exercícios prolongados, que ultrapassam uma hora de duração, recomenda-se beber líquidos contendo de 0,5 a 0,7g.l-1 (20 a 30mEq•l-1) de sódio, que corresponde a concentração similar ou mesmo inferior àquela do suor de um indivíduo adulto.

A inclusão de carboidratos nessa bebida melhora o desempenho. Deve-se preferir mistura de glicose, frutose e sacarose.

A recomendação é que se consuma de 30 a 60g de carboidrato por hora de exercício, visando evitar a fadiga.
Porém, sua ingestão não deve ultrapassar 80g/hora. O uso de gel energético é indicado, mas deve ser acompanhado da ingestão de água.

Quando ingerir?

A ingestão de líquidos deve ser antes, durante e depois do exercício.
Para começar o exercício bem hidratado, ingerir 250 a 500ml de líquidos 2h antes do mesmo.
Iniciar a hidratação nos primeiros 15 minutos e continuar a cada 15 ou 20 minutos.
Após o exercício, continuar bebendo líquidos para se hidratar. Deve-se repor 125 a 150% dos fluidos perdidos (para saber basta se pesar antes e depois do exercício). Essa reposição pode ser feita nas 4 a 6 horas seguintes ao término do exercício.
Fique de olho na coloração de sua urina. Urina clara, quase incolor, é sinal de boa hidratação.

Receita

Bebida esportiva caseira
Água – 500ml
Maltodextrina – 33g
Sal – 0,56 g

Gatorade de uva
Para 1000 ml
•Suco de uva integral (100 ml) = 18,5 g de CHO
•Açúcar refina. (5 colh.sobre.ch.= 41,5 g) = 41,5 g CHO
•Sal (colh.cafezinho rasa: 1,14g) = 441,807 mg de Na+
•Água quantidade necessária para completar 1 litro

– Ingerir 500ml/hora
Fonte: Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Suplemento – Rev Bras Med Esporte – Vol. 15, No 3 – Mai/Jun, 2009

Fluids in Sport

Heloiza Muniz
Nutricionista – CRN3 30096
www.heloizamuniznutri.com
www.heloizamuniznutri.blogspot.com
IG: heloizanutri
FB: Heloiza Muniz Nutricionista

Comments

comments

Destaque

Preta Gil posa de lingerie, é criticada e dá resposta lacradora

Published

on

By

Empoderada de si e sem levar desaforo para casa, Preta Gil rebateu um comentário preconceituoso de uma internauta que criticou uma foto da cantora, em que ela aparece usando trajes íntimos.

O momento foi compartilhado por Preta nesta segunda-feira, 21, em seu perfil nas redes sociais. Na imagem, a artista aparece vestindo apenas uma calcinha e sutiã.

“Bom dia Bahia, boa tarde Itália. Muito chato ter que passar por esse paraíso sempre correndo, meta de vida vir pra cá de folga! Aquela foto clássica nessa varanda com essa vista e a mesma calcinha de 5 anos atrás”, escreveu a cantora na legenda da postagem.

Nos comentários, alguns haters criticaram a forma física de Preta Gil, que rebateu algumas críticas.

“Desnecessárias essas fotos. Para mostrar o que mesmo? Não é bonita, as pessoas ficam elogiando, mas é pura demagogia. Cai na real, colega. Você não tem nada de bonito. Pronto, falei”, disse uma mulher.

“Eu tenho sim alo muito precioso e bonito. Meu caráter, meu coração e meu corpo também, mas você? Juro, senti muita pena agora. Uma senhora que se diz uma mulher de Deus, mas na verdade não tem nada, não aprendeu nada com os anos de vida! Triste. Uma mulher digna de pena”, disparou a cantora.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Com biquíni ‘no limite’ Viviane Araújo posta foto sensual e mostra paraíso que ela é

Published

on

By

De férias na Bahia, a famosa atriz e modelo quarentona Viviane Araújo renovou o bronzeado e fez alegria de seus fãs.

A famosa atriz e modelo Viviane Araújo gosta de mostrar suas curvas em seu perfil no Instagram, que já virou ‘’ponto turístico’’ para os fãs que gostam de elogiar o corpo da mulher. Já com mais de 40 anos, a mulher mostra uma boa forma impressionante e um bumbum de dar inveja a qualquer uma.

 Ela, que estava recentemente no Ceará, mais precisamente em Cumbuco, para atualizar o bronzeado, agora está na Península de Maraú, na Bahia, de férias. Alternando os modelitos na praia entre maiô e biquíni, a jovem senhora não dispensa mesmo é fio-dental para mostrar a parte de seu corpo que é sempre mais elogiada pelos fãs, o derriére.

Ela é uma das queridinhas do autor de novelas Aguinaldo Silva e já está escalada para fazer o maior papel de sua vida em ‘’O Sétimo Guardião’’, novela que sucederá a trama de João Emanuel Carneiro, ‘’Segundo Sol’’.

Viviane Araújo tem aproveitado bem os momentos antes de começarem as gravações. As fotos postadas no Instagram da famosa, que já tem mais de 6 milhões de seguidores, podem ser vistas ao final deste artigo.

Viviane Araújo põe em dia o bronzeado usando fio-dental

Feliz da vida após terminar uma relação rápida com o último namorado, a mulher não se furta de compartilhar seus cliques ousados e felizes com seus fãs. “Ser feliz é o que importa”, escreveu Viviane na legenda de uma das fotos. “Ser bem-sucedido é estar feliz com suas conquistas, conformado com suas derrotas e pronto para enfrentar qualquer desafio da vida”, escreveu em outra.

Veja as fotos de Viviane Araújo de férias no Nordeste

Fãs reagem a beleza da atriz e elogiam o corpo da famosa

Diante de tanta exuberância em com um pano de fundo tão magnífico, que são as praias do Nordeste brasileiro, os fãs não se furtaram dos comentários à famosa.

‘’Como dizia Paulinho Gogó, se tudo isso é saúde, as outras mulheres estão todas doentes’’, escreveu um fã.

‘’Tenho um amor quadrado pra você. Linda. Te adoro desde quando você surgiu na TV!!!! Bjo e mas e mais sucesso’’, disse outro fã. “Viviane, tenho enorme prazer e admiração de ver e curtir acompanhar vc nas redes sociais”, publicou um internauta.

Vc é pessoa tão mais tão abençoado, iluminada que só passa coisas boas. Tenho enorme orgulho de torcer para seu melhor sempre. Deus lhe abençoe ricamente vc merece tudo de bom que a vida lhe proporcionar. Não esqueça, firme na rocha e Deus no controle sempre!!!”, completou a fã.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Kelly Key brinca em foto de maiô no Instagram e arranca elogios

Published

on

By

Musa mostrou boa forma em clique publicado nas redes sociais

A cantora Kelly Key fez graça em sua conta no Instagram nessa segunda-feira (21). Em foto publicada, a cantora apareceu de maiô, deitada no chão, sorrindo bastante, enquanto levantava as pernas lá no alto.

A boa forma da musa ficou evidente. “Uma deusa na terra”, disse um seguidor. “É linda que fala?”, brincou um segundo. “Você não cansa de ser linda?”, perguntou um terceiro. “Princesa”, comentou um quarto.

BOM DIAAAAAAA

Uma publicação compartilhada por Kelly Freitas . Kelly Key ??? (@oficialkellykey) em

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados