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A Importância da Água no Emagrecimento

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Nesta época do ano seria repetitivo dizer-lhe para ingerir quantidades adequadas de água ou hidratar-se de maneira adequada, enfim você já deve estar cansado de ouvir frases do tipo “beba bastante líquido”. Certamente a reposição hídrica é vital, mas hoje pretendo mostra o papel que a ingestão de líquido pode ter no emagrecimento.

O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (vontade de comer) e pelo sistema digestivo (“barriga cheia”). É justamente no segundo caso que a ingestão de líquidos lhe 600 ml de líquidos 30 minutos antes do almoço (feito no estilo self-service, com comida a vontade), depois do almoço todos foram orientados a não ingerir nada calórico por mais de 4 horas, quando foi servido o jantar. O número de calorias consumidas nas duas refeições foi o seguinte:

Volume de líquido / Calorias no almoço (kcal) / Consumo no jantar (kcal)

Sem líquido ————————1033 —————————1291
300ml ——————————–758———————— 1205
450ml ——————————–698—————————–1135
600ml ——————————–625—————————–1124

Estes resultados corroboram a idéia que o volume de alimento ingerido (líquido + sólido) regula o apetite independentemente das sensações geradas através do paladar. Além de todos os outros que você já ouviu, aí esta mais um motivo para você se hidratar corretamente neste verão!


É sabido que a pratica de atividades físicas é importante para uma boa saúde e melhora na qualidade de vida. Sua prática regular pode trazer muitos benefícios, como por exemplo, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora na capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse, redução do risco de doença (obesidade, hipertensão, diabetes).

A água perfaz de 40 a 60% da massa corporal de um individuo e constitui de 60 a 75% do peso dos músculos e aproximadamente 50% do peso da gordura. Conseqüentemente, as diferenças na água corporal total entre os indivíduos são devidas essencialmente a variações na composição corporal. (McArdle 2000).

Para um bom desempenho, um ótimo funcionamento cardiovascular e uma regulação térmica do corpo durante as competições é importante que o atleta mantenha uma boa hidratação. Grande quantidade de líquido é perdido durante a competição e que se o organismo não estiver bem hidratado, dentre inúmeras complicações, pode ocorrer uma dissipação insuficiente de calor, ocasionando uma queda no desempenho físico e sensação de mal-estar e a desidratação.

Dentre diversas modalidades esportivas, o judô,jiu-jitsu,karate,etc pode ser citado como a que tem grande perda hídrica, e essa perda hídrica pode ser enfatizada principalmente pelo seu tipo de vestimenta, que não permite uma boa regulação da temperatura (termorregulação).

É de grande importância que o atleta mantenha uma hidratação adequada antes da competição, pelos seguintes fatos:

  • Aumento da sudorese, evitando significativamente grandes elevações da temperatura interna durante a competição, podendo chegar a uma hipertemia quando o atleta chega a uma temperatura central acima de 41ºC.
  • Evitar um aumento da sobrecarga cardiovascular, conforme o indicado por uma elevação desproporcional da freqüência cardíaca durante a competição.
  • Evitar a queda na performance durante a competição pelo fato de ser um esporte de resistência.
  • Retarda o processo de fadiga.

Segundo o American College of Sports Medicine (2002), recomenda-se que os indivíduos devem consumir uma dieta nutricionalmente balanceada e ingerir líquidos adequados durante o período de 24 horas antes de um evento, especialmente durante o período que inclui a refeição que procede ao exercício, a fim de promover uma boa hidratação antes do exercício ou da competição.

Um atleta que mantem uma hidratação inadequada durante a pratica dos exercícios pode entrar em processo de hipohidratação, que pode ser definido como a perda de água e eletrólitos (sódio, cloro, potássio, magnésio) durante o exercício, predominantemente pelo suor, onde seus efeitos são muito mais notórios quando o exercício é praticado em ambientes quentes. O grau de sudorese varia de acordo com a quantidade de liquido ingerido, ambiente, intensidade do exercício, condições climáticas e vestuário.

Em relação a os eletrólitos também são conhecidos como sais minerais, um dos mais importantes e em maior quantidade no organismo é o sódio, que contribui na absorção dos líquidos pelo organismo e equilíbrio orgânico, que quando não reposto adequadamente pode vir a desencadear a hiponatremia que é a concentração baixa de sódio no sangue sendo mais freqüente em atividades que durem mais de 4 horas ou ingestão de grande quantidade de água sem adição de sódio.


É recomendável que atleta faça uso de bebidas isotônicas durante os treinos e eventos, com intuito de repor tudo aquilo que ele perde no suor durante a transpiração, essas bebidas apresentam concentração semelhante ao liquido fisiológico com uma pequena quantidade de carboidrato (glicose e/ou frutose) e que não sobrecarrega o aparelho digestivo e são assimiladas rapidamente pelo organismo, retardando a fadiga.

Se o atleta não manteve um bom nível de hidratação durante os exercícios, o ideal era após os exercícios, ele fazer uma hidratação com isotônicos para repor tudo aquilo que perdeu de eletrólitos, reabastecer o deposito de glicogênio muscular, evitar cãibras, minimizar a desidratação e estabilizar a volemia.

É importante que o atleta se habitue ao seu esquema de hidratação durante o período de treinamento e competição para evitar transtorno durante a competição.

Referencias bibliográfica:

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Position Stand on Exercise and Fluid Replacement. Medicine and Science in Sports and Exercise, Madison, v. 28, n. 1, p. i-vii, 1996.

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE; AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION; DIETITIANS OF CANADA. Joint statement position: Nutrition and athletic performance. Medicine and Science in Sports and Exercise, Madison, v. 32, n. 12, p. 2130-2145, 2000.

McARDLE, M.D; KATCH, F.I; KATCH, V.L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 3º ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2000.

Fonte: anabolismo.org

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Gêmea lacração, Mirella posa de fio-dental e fãs reagem: “Anitta, é você?”

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Comemorando os mais de 4,5 milhões de visualizações no clipe do single “Malévola”, a gêmea lacração Mirella, de 18 anos, divulgou uma foto sensualizando na sacada de sua casa e fez muitos seguidores pensarem que se tratava de Anitta na imagem.

A imagem está um pouco escura, mas a própria dançarina brincou com isso: “Tem que aumentar o brilho (risos)”.

Nos comentários, a galera ficou impressionada com o look de Mirella e a comparou com nada mais, nada menos do que Anitta: “Olhei essa foto e já pensei que era a Anitta!”, brincou um seguidor. “Você está muito igual a Anitta. Tem gente que tem sorte na vida. Não é possível”, escreveu outro. “Se colocar do lado da rainha Anitta, nem dá pra saber quem é quem”, comentou um terceiro.

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Apaixonada por esse lugar??

Uma publicação compartilhada por mirella santos (@eumirellasantos) em

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Mas me perdoa meu amor pq isso apenas começou… uai??

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Tem que aumentar o brilho kk

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Mulher Melão deixa fãs babando ao posar de biquíni fio-dental de oncinha

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Mulher Melão encantou seus fãs do Instagram, nesta terça-feira (12), ao surgir em fotos usando biquíni fio-dental de oncinha. Ela ostentou o bumbum em forma e ganhou uma chuva de elogios.

“Sua bunda é a visão do paraíso”, disse um. “Minha fruta preferida”, brincou outro. “Maravilhosa”, falou ainda uma terceira. Recentemente, Renata Frisson posou nua, segurando apenas uma claquete de cinema.

“Luz, câmera, ação”, escreveu na legenda, na ocasião. Os internautas não resistiram e deixaram diversos elogios para ela. A funkeira sempre publica fotos sensuais nas redes, enlouquecendo a web.

Recentemente, ela surgiu usando um biquíni branco, que marcou tudo. O clique alcançou a média de 79 mil curtidas, além de diversos comentários e mensagens picantes dos seguidores.

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De biquíni fio-dental, Geisy Arruda leva fãs à loucura

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A modelo Geisy Arruda utilizou o Instagram neste sábado para compartilhar uma imagem em que aparece de costas, exibindo o corpão, em um biquíni fio-dental.

“Acaba não carnaval”, brincou ela em sua legenda, recebendo diversos elogios de seus fãs;

“Acaba mesmo não, Geisy”, “Espetáculo de mulher” e “Preciosa” foram algumas das respostas na publicação.

Visualizar esta foto no Instagram.

Acaba não carnaval… ???

Uma publicação compartilhada por Geisy Arruda (@geisy_arruda) em

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