Connect with us

Destaque

A Importância da Água no Emagrecimento

Published

on

Nesta época do ano seria repetitivo dizer-lhe para ingerir quantidades adequadas de água ou hidratar-se de maneira adequada, enfim você já deve estar cansado de ouvir frases do tipo “beba bastante líquido”. Certamente a reposição hídrica é vital, mas hoje pretendo mostra o papel que a ingestão de líquido pode ter no emagrecimento.

O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (vontade de comer) e pelo sistema digestivo (“barriga cheia”). É justamente no segundo caso que a ingestão de líquidos lhe 600 ml de líquidos 30 minutos antes do almoço (feito no estilo self-service, com comida a vontade), depois do almoço todos foram orientados a não ingerir nada calórico por mais de 4 horas, quando foi servido o jantar. O número de calorias consumidas nas duas refeições foi o seguinte:

Volume de líquido / Calorias no almoço (kcal) / Consumo no jantar (kcal)

Sem líquido ————————1033 —————————1291
300ml ——————————–758———————— 1205
450ml ——————————–698—————————–1135
600ml ——————————–625—————————–1124

Estes resultados corroboram a idéia que o volume de alimento ingerido (líquido + sólido) regula o apetite independentemente das sensações geradas através do paladar. Além de todos os outros que você já ouviu, aí esta mais um motivo para você se hidratar corretamente neste verão!


É sabido que a pratica de atividades físicas é importante para uma boa saúde e melhora na qualidade de vida. Sua prática regular pode trazer muitos benefícios, como por exemplo, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora na capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse, redução do risco de doença (obesidade, hipertensão, diabetes).

A água perfaz de 40 a 60% da massa corporal de um individuo e constitui de 60 a 75% do peso dos músculos e aproximadamente 50% do peso da gordura. Conseqüentemente, as diferenças na água corporal total entre os indivíduos são devidas essencialmente a variações na composição corporal. (McArdle 2000).

Para um bom desempenho, um ótimo funcionamento cardiovascular e uma regulação térmica do corpo durante as competições é importante que o atleta mantenha uma boa hidratação. Grande quantidade de líquido é perdido durante a competição e que se o organismo não estiver bem hidratado, dentre inúmeras complicações, pode ocorrer uma dissipação insuficiente de calor, ocasionando uma queda no desempenho físico e sensação de mal-estar e a desidratação.

Dentre diversas modalidades esportivas, o judô,jiu-jitsu,karate,etc pode ser citado como a que tem grande perda hídrica, e essa perda hídrica pode ser enfatizada principalmente pelo seu tipo de vestimenta, que não permite uma boa regulação da temperatura (termorregulação).

É de grande importância que o atleta mantenha uma hidratação adequada antes da competição, pelos seguintes fatos:

  • Aumento da sudorese, evitando significativamente grandes elevações da temperatura interna durante a competição, podendo chegar a uma hipertemia quando o atleta chega a uma temperatura central acima de 41ºC.
  • Evitar um aumento da sobrecarga cardiovascular, conforme o indicado por uma elevação desproporcional da freqüência cardíaca durante a competição.
  • Evitar a queda na performance durante a competição pelo fato de ser um esporte de resistência.
  • Retarda o processo de fadiga.

Segundo o American College of Sports Medicine (2002), recomenda-se que os indivíduos devem consumir uma dieta nutricionalmente balanceada e ingerir líquidos adequados durante o período de 24 horas antes de um evento, especialmente durante o período que inclui a refeição que procede ao exercício, a fim de promover uma boa hidratação antes do exercício ou da competição.

Um atleta que mantem uma hidratação inadequada durante a pratica dos exercícios pode entrar em processo de hipohidratação, que pode ser definido como a perda de água e eletrólitos (sódio, cloro, potássio, magnésio) durante o exercício, predominantemente pelo suor, onde seus efeitos são muito mais notórios quando o exercício é praticado em ambientes quentes. O grau de sudorese varia de acordo com a quantidade de liquido ingerido, ambiente, intensidade do exercício, condições climáticas e vestuário.

Em relação a os eletrólitos também são conhecidos como sais minerais, um dos mais importantes e em maior quantidade no organismo é o sódio, que contribui na absorção dos líquidos pelo organismo e equilíbrio orgânico, que quando não reposto adequadamente pode vir a desencadear a hiponatremia que é a concentração baixa de sódio no sangue sendo mais freqüente em atividades que durem mais de 4 horas ou ingestão de grande quantidade de água sem adição de sódio.


É recomendável que atleta faça uso de bebidas isotônicas durante os treinos e eventos, com intuito de repor tudo aquilo que ele perde no suor durante a transpiração, essas bebidas apresentam concentração semelhante ao liquido fisiológico com uma pequena quantidade de carboidrato (glicose e/ou frutose) e que não sobrecarrega o aparelho digestivo e são assimiladas rapidamente pelo organismo, retardando a fadiga.

Se o atleta não manteve um bom nível de hidratação durante os exercícios, o ideal era após os exercícios, ele fazer uma hidratação com isotônicos para repor tudo aquilo que perdeu de eletrólitos, reabastecer o deposito de glicogênio muscular, evitar cãibras, minimizar a desidratação e estabilizar a volemia.

É importante que o atleta se habitue ao seu esquema de hidratação durante o período de treinamento e competição para evitar transtorno durante a competição.

Referencias bibliográfica:

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Position Stand on Exercise and Fluid Replacement. Medicine and Science in Sports and Exercise, Madison, v. 28, n. 1, p. i-vii, 1996.

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE; AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION; DIETITIANS OF CANADA. Joint statement position: Nutrition and athletic performance. Medicine and Science in Sports and Exercise, Madison, v. 32, n. 12, p. 2130-2145, 2000.

McARDLE, M.D; KATCH, F.I; KATCH, V.L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 3º ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2000.

Fonte: anabolismo.org

Comments

comments

Destaque

Modelo Ellen Santana posa só de camiseta molhada em clique sensual

Published

on

By

A modelo e vencedora do concurso miss Bumbum Brasil Ellen Santana , “do último miss bumbum” decidiu dividir com os seguidores um clique sensual feito à beira-da piscina. Na imagem,miss Bumbum Brasil ,fez ensaio sensual ,mostrando toda sensualidade apenas com uma blusa branca molhada e transparente que está sem peça de baixo, ficou com o seios completamente à mostra.

Fotografada por Marcos Alves, a modelo e dançarina e campeã do ultimo miss Bumbum na imagem: ela fez as Fotos à noite,  e  a água da piscina estava fria demais  . O fotógrafo pediu pra ela molhar só as pontas dos cabelos . E ela disse : não . Já que é pra fazer as coisas então vamos fazer direito,”Disse ela . mergulhou de cabeça  e tudo . “Tudo para aquele “clic” aquela foto ficar perfeito .
Para acompanhar um pouco mais sobre a carreira da modelo, basta segui-la no instagram @ellensantanaoriginal ou  assessoria @lmpartisticaseassessoria

Instagram fotógrafo (Marcos Alves ) @mtalvesfoto

Modelo e miss Bumbum Brasil Ellen Santana  /foto: Marcos Alves /Divulgação/Lau moreno produções art.e assessoria

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Viviane Araújo esquenta o clima na web

Published

on

By

Viviane Araújo esquentou o clima nas redes sociais neste domingo (9). A estrela pousou para o clique com um biquíni preto e branco e exibiu um corpo impecável. Dona de curvas irretocáveis, a morena mostrou o quanto está em dia com os cuidados que realiza diariamente com a saúde.

Na legenda, a atriz escreveu: “Acho que vou me bronzear”. Isso foi o suficiente para os seguidores deixarem milhares de elogios:

“Mulherão da Po***”, “Uma idade dessa, uma deusa”, “É gata que se fala?”, “Você é a melhor de todas”, escreveram alguns internautas.

Atualmente, ela está em uma preparação fortíssima para o Carnaval 2019. No Rio de Janeiro, ela virá a frente da Bateria Furiosa do Salgueiro e, em São Paulo, na Bateria Puro Balanço, da Mancha Verde.

Além disso, a diva vive um momento espetacular. Por meio das redes sociais, ela revelou que fará parte da mais recente produção da Rede Globo, a próxima trama, Verão 90 Graus.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Acho q vou me bronzear!!! @rygy_oficial ?

Uma publicação compartilhada por Viviane Araujo (@araujovivianne) em

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Cleo Pires posa sexy na cozinha e arranca elogios dos internautas

Published

on

By

Cleo Pires ousou em cliques compartilhados em seu perfil no Instagram na última quarta-feira (5). Entre elas, a atriz posou sexy na bancada de uma cozinha para divulgar o seu novo clipe.

A atriz, que está no ar em “O Tempo Não Para”, apareceu de meião e camisa masculina. Em outro clique, a atriz fez uma selfie caracterizada como a sua personagem na trama das 19h, Betina.

Alguns seguidores se identificaram com a imagem de Cleo na cozinha. “Exatamente eu quando chego cansada do trabalho e tenho que cozinhar”, brincou uma. “Ressaca”, observou um perfil. “Gata demais”, elogiou um internauta. “Lindona”, escreveu mais um.

Você não é Medusa, mas hipnotiza com esse olhar”, afirmou uma fã. “Que mulher”, babou um internauta. “Minha deusa grega”, descreveu um perfil.

Queria entrar na cozinha e me deparar com a Cleo que eu gosto”, declarou uma seguidora, ao risos. “Eu após acordar, esperando o meu misto quente ficar pronto e o café passar”, observou outro.

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados