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A Importância da Água no Emagrecimento

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Nesta época do ano seria repetitivo dizer-lhe para ingerir quantidades adequadas de água ou hidratar-se de maneira adequada, enfim você já deve estar cansado de ouvir frases do tipo “beba bastante líquido”. Certamente a reposição hídrica é vital, mas hoje pretendo mostra o papel que a ingestão de líquido pode ter no emagrecimento.

O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (vontade de comer) e pelo sistema digestivo (“barriga cheia”). É justamente no segundo caso que a ingestão de líquidos lhe 600 ml de líquidos 30 minutos antes do almoço (feito no estilo self-service, com comida a vontade), depois do almoço todos foram orientados a não ingerir nada calórico por mais de 4 horas, quando foi servido o jantar. O número de calorias consumidas nas duas refeições foi o seguinte:

Volume de líquido / Calorias no almoço (kcal) / Consumo no jantar (kcal)

Sem líquido ————————1033 —————————1291
300ml ——————————–758———————— 1205
450ml ——————————–698—————————–1135
600ml ——————————–625—————————–1124

Estes resultados corroboram a idéia que o volume de alimento ingerido (líquido + sólido) regula o apetite independentemente das sensações geradas através do paladar. Além de todos os outros que você já ouviu, aí esta mais um motivo para você se hidratar corretamente neste verão!


É sabido que a pratica de atividades físicas é importante para uma boa saúde e melhora na qualidade de vida. Sua prática regular pode trazer muitos benefícios, como por exemplo, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora na capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse, redução do risco de doença (obesidade, hipertensão, diabetes).

A água perfaz de 40 a 60% da massa corporal de um individuo e constitui de 60 a 75% do peso dos músculos e aproximadamente 50% do peso da gordura. Conseqüentemente, as diferenças na água corporal total entre os indivíduos são devidas essencialmente a variações na composição corporal. (McArdle 2000).

Para um bom desempenho, um ótimo funcionamento cardiovascular e uma regulação térmica do corpo durante as competições é importante que o atleta mantenha uma boa hidratação. Grande quantidade de líquido é perdido durante a competição e que se o organismo não estiver bem hidratado, dentre inúmeras complicações, pode ocorrer uma dissipação insuficiente de calor, ocasionando uma queda no desempenho físico e sensação de mal-estar e a desidratação.

Dentre diversas modalidades esportivas, o judô,jiu-jitsu,karate,etc pode ser citado como a que tem grande perda hídrica, e essa perda hídrica pode ser enfatizada principalmente pelo seu tipo de vestimenta, que não permite uma boa regulação da temperatura (termorregulação).

É de grande importância que o atleta mantenha uma hidratação adequada antes da competição, pelos seguintes fatos:

  • Aumento da sudorese, evitando significativamente grandes elevações da temperatura interna durante a competição, podendo chegar a uma hipertemia quando o atleta chega a uma temperatura central acima de 41ºC.
  • Evitar um aumento da sobrecarga cardiovascular, conforme o indicado por uma elevação desproporcional da freqüência cardíaca durante a competição.
  • Evitar a queda na performance durante a competição pelo fato de ser um esporte de resistência.
  • Retarda o processo de fadiga.

Segundo o American College of Sports Medicine (2002), recomenda-se que os indivíduos devem consumir uma dieta nutricionalmente balanceada e ingerir líquidos adequados durante o período de 24 horas antes de um evento, especialmente durante o período que inclui a refeição que procede ao exercício, a fim de promover uma boa hidratação antes do exercício ou da competição.

Um atleta que mantem uma hidratação inadequada durante a pratica dos exercícios pode entrar em processo de hipohidratação, que pode ser definido como a perda de água e eletrólitos (sódio, cloro, potássio, magnésio) durante o exercício, predominantemente pelo suor, onde seus efeitos são muito mais notórios quando o exercício é praticado em ambientes quentes. O grau de sudorese varia de acordo com a quantidade de liquido ingerido, ambiente, intensidade do exercício, condições climáticas e vestuário.

Em relação a os eletrólitos também são conhecidos como sais minerais, um dos mais importantes e em maior quantidade no organismo é o sódio, que contribui na absorção dos líquidos pelo organismo e equilíbrio orgânico, que quando não reposto adequadamente pode vir a desencadear a hiponatremia que é a concentração baixa de sódio no sangue sendo mais freqüente em atividades que durem mais de 4 horas ou ingestão de grande quantidade de água sem adição de sódio.


É recomendável que atleta faça uso de bebidas isotônicas durante os treinos e eventos, com intuito de repor tudo aquilo que ele perde no suor durante a transpiração, essas bebidas apresentam concentração semelhante ao liquido fisiológico com uma pequena quantidade de carboidrato (glicose e/ou frutose) e que não sobrecarrega o aparelho digestivo e são assimiladas rapidamente pelo organismo, retardando a fadiga.

Se o atleta não manteve um bom nível de hidratação durante os exercícios, o ideal era após os exercícios, ele fazer uma hidratação com isotônicos para repor tudo aquilo que perdeu de eletrólitos, reabastecer o deposito de glicogênio muscular, evitar cãibras, minimizar a desidratação e estabilizar a volemia.

É importante que o atleta se habitue ao seu esquema de hidratação durante o período de treinamento e competição para evitar transtorno durante a competição.

Referencias bibliográfica:

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Position Stand on Exercise and Fluid Replacement. Medicine and Science in Sports and Exercise, Madison, v. 28, n. 1, p. i-vii, 1996.

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE; AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION; DIETITIANS OF CANADA. Joint statement position: Nutrition and athletic performance. Medicine and Science in Sports and Exercise, Madison, v. 32, n. 12, p. 2130-2145, 2000.

McARDLE, M.D; KATCH, F.I; KATCH, V.L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 3º ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2000.

Fonte: anabolismo.org

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Gracyanne Barbosa aparece irreconhecível em foto e impressiona fãs

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A mãe de Gracyanne Barbosa, Ledir Jacobina, impressionou os fãs da ex-dançarina ao prestar sua homenagem ao aniversário da filha. Em um post no seu perfil de Instagram, Ledir mostrou fotos da moça quando mais jovem e surpreendeu os fãs com as diferenças . Conhecida por seu corpo definido, Gracyanne aparece irreconhecível: ainda que magra, a mulher de Belo estava com um corpo bem diferente do atual.

Na mensagem, Ledir elogia filha, que completou 35 anos nessa quinta (20). “Você sonhou, arregaçou as mangas e foi à luta, com seu coração cheio de esperança e amor”, diz parte da legenda.

Nos comentários, só elogios. “Amo ver essas fotos ‘antigas’. Mostram exatamente a menina-mulher que Gracyanne se tornou”, diz uma das seguidoras.

Confira as imagens:

Veja como ela está hoje:

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Toda decotada e esbanjando sensualidade, Nat Tanajura dispara: “Aceita, amor”

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A dona do bumbum do momento está concorrendo ao título de Musa do Brasil 2018 representando o estado do Mato Grosso do Sul. Sempre cheia de atitude e muita sensualidade, a gata é cheia de si e não ‘deita’ jamais. Ao posar para mais um ensaio evidenciando suas curvas e o famoso popozão, Nat detonou geral.

“Meu bem, acordo cedo, malho firme, pego peso e abro mão de comer muita coisa para manter a boa forma. Fico indignada quando vejo essas meninas fazendo qualquer coisa pra deixar o bumbum grande e ‘perfeito’. Vai malhar, criatura! Vai correr na esteira! Aceita, amor, não tem como deixar natural o que foi visivelmente comprado”, disparou a dona do bumbum de 112 cm.

Nat Tanajura não revelou o nome da endereçada, mas fez questão de mandar outro recado para a possível musa.

“Vai estudar, ler um livro, procurar alguma coisa mais interessante pra fazer. Esse negócio de ‘bunda de plástico’ não tá legal, não, amiga, sai disso. Tá passando vergonha sozinha”, cutucou ela, dizendo ainda “quem é sabe, não vou dar ibope para essa aberração”.

 Fotos: Ricardo Sakai / M2 Mídia

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Priscila Soares posa de biquíni e comemora sucesso entre as musas

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Modelo fitness posou para novo ensaio e contou que vem sendo reconhecida no mercado fitness entre as musas mais populares.

Nada como o tempo para mudar as coisas… Prova disto é a modelo e musa fitness Priscila Soares que, quando começou não imaginava chegar entres a musas fitness mais popular do mercado entre elas a Juju salimeni e Gracyanne barbosa, não era conhecida no universo fitness . Já hoje a loira diz ser reconhecida no país e no mercado Brasileiro e no exterior.

“É engraçado isso né? eu me dedicava  e não era reconhecida. Mesmo assim não deixava de lutar pelos meus sonhos e hoje estou sendo recompensada”, afirma a beldade que atualmente mora balneário Camboriu em  , Santa Catarina.

Modelo e Fitness Priscila Soares /Fotografo Emerson Fotos / Divulgação/Lau moreno produções art.e assessoria

“O mercado fitness está crescendo a cada dia e fico muito feliz em servir de exemplo para as modelos que estão começando nesse mercado”, completa Priscila Soares, que recentemente foi garota propaganda de marca de suplementos”. A propaganda lançada no mês pasado é conhecida por trazer celebridades de grande repercussão e mulheres com lindos corpos.

No ensaio feito com o renomado fotógrafo Emerson Fotos, a loira mostrou a moda do “Body rose moser
” (ou “Biquíni  Body”) que virou febre entre as celebridades. Ela posou de biquíni, mostrou sua cintura fininha e seu bumbum de 105cm o ensaio foi feito na
Pousada Morada do Estaleiro. “Toda vez que vou  fazer alguma campanha ou feira fitness comentam sobre meu bumbum. Agora, principalmente por causa da Kim Kardashian, o bumbum está na moda”, conta Priscila Soares.

A musa fitness está satisfeita com o  seu ‘corpo’, mas admite que os brasileiros gostam de mulheres com corpo definidos. “Gosto do tamanho que está e da proporção do meu bumbum com minha cintura. Recebo muitos elogios , mas sei que valorizam bumbuns ainda maiores”. Priscila também explica como mantém o seu bumbum escultural: “Faço treino na musculação específico para o bumbum. São exercícios com carga elevada no leg press, agachamento, passadas. Faço aeróbios diários para perder gordura e não ter celulite. Também faço escada, que é o mais eficiente para manter o bumbum durinho”.

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