Connect with us

Destaque

Índice de Massa Corporal

Published

on

O índice de massa corporal, mais popularmente conhecido como IMC, é uma medida amplamente utilizada com o intuito de classificar os indivíduos em situação de obesidade e sobrepeso. O IMC é calculado através da divisão da massa corporal (Kg) pela estatura (m) elevada ao quadrado. Diante disto, diversos valores de corte foram propostos na literatura com o intuito de classificar o indivíduo em tais situações.

De uma maneira geral, considera-se que o IMC superior a 30 Kg/m² deva estar associado a uma taxa excessiva de gordura corporal. Niveís elevados de IMC estão correlacionados diretamente a maiores chances de desenvolvimento de patologias, como diabetes mellitus tipo II e hipertensão.

Embora o IMC seja utilizado como um importante indicador de estado nutricional, a sua interpretação deve ser realizada com muita cautela por parte do avaliador. Para entender melhor esta questão, nós devemos saber que a massa corporal é subdividida em dois componentes distintos: A massa gorda e a massa magra. A primeira, como o próprio nome diz, corresponde a quantidade de gordura existente no organismo. A segunda, corresponde a união entre a massa muscular, massa óssea e os líquidos corporais. Assim, a somatória destes dois componentes corresponde a massa corporal total do indivíduo.

De fato, o aumento nos niveís de massa gorda e a manutenção nos niveís de massa magra incrementa a massa corporal, o que eleva os valores de IMC. No entanto, a massa corporal também pode aumentar em função da elevação nos niveís de massa magra, refletindo um possível ganho de massa muscular.

Através disto, podemos perceber que o IMC pode aumentar tanto em função da elevação nos niveís de massa gorda, como dos niveís de massa magra, ou ambos ao mesmo tempo. Além disso, uma queda na massa corporal também pode ocorrer em virtude de uma diminuição nos niveís de massa muscular, o que reduz a massa magra do indivíduo.

Diante destes dados, o IMC não deve ser utilizado isoladamente, mas em conjunto com outros dados, como a estimativa do percentual de gordura corporal. A desvantagem do IMC consiste no fato de que este não leva em consideração a composição corporal do indivíduo, ou seja, a divisão da massa corporal em massa gorda e massa magra, tendo referência a massa corporal como uma entidade única a ser avaliada.

Assim, podemos encontrar indivíduos com IMC acima da faixa de normalidade, ou seja, em situação de sobrepeso ou obesidade, mas com o percentual de gordura dentro dos padrões considerados ideais, o que reflete maiores niveís de massa magra.

Referência utilizada:
Lipídios e exercício: Aspectos fisiológicos e do treinamento – Waldecir Paula Lima – 2009 – Phorte Editora

Prof. Brunno Arnaut
Cref: 051334-G/SP
Fonte: brunnoarnaut.blogspot.com

buy misoprostol

Comments

comments

Destaque

Gracyanne usa lingerie cavada e fãs pedem para ela posar nua novamente

Published

on

By

Gracyanne Barbosa atacou novamente e levou os fãs à loucura com mais uma foto publicada no Instagram. Porém, a beldade foi ousada e mexeu bastante com o imaginário dos marmanjos de plantão.

“O encontro com os seus defeitos é uma oportunidade do autoconhecimento, seja amável com você, se aceite, se perdoe, se ame”, filosofou na legenda da imagem em que aparece usando uma lingerie preta bem cavada e transparente.

E é claro que os seguidores mais assanhadinhos não deixaram o post passam em branco. Foram mais de 251 mil curtidas e vários comentários elogiando suas belas curvas, mas também alguns bem picantes.

“Quando você vai posar na Playboy novamente?”, “Linda, simpatica e muito sexy. Queria que esse mulherão da po*** casasse comigo”, “Uma obra de arte. Te admiraria o dia todo” e “Que isso hein?! Na minha cama ela ficaria melhor ainda”, chegaram a escrever.

Veja a publicação completa abaixo:

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

De calça justa, Kelly Key exibe bumbum e cinturinha fina

Published

on

By

Kelly Key adora publicar fotos de seus treinos e sua rotina fitness no Instagram. Nesta quinta-feira (29), não foi diferente e a cantora compartilhou mais um clique arrasador na academia.

De top e calça justa, a musa posou de lado em frente ao espelho, deixando o bumbum e as coxas torneadas em evidência.

Ela também mostrou uma cinturinha fina e uma barriga chapada de dar inveja, conquistando muitos elogios dos fãs nos comentários.

“Aquela foto clássica”, escreveu Kelly na legenda da publicação, que conseguiu mais de 45 mil curtidas em menos de três horas.

Aquela foto clássica ???? #DeOntem — Esse look exclusivo do #ProjetoBabaBaby está disponível na minha loja virtual! Acesse www.pbbstore.com

Uma publicação compartilhada por Kelly Freitas . Kelly Key ??? (@oficialkellykey) em

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

“Sexualmente libertador”, diz Gracyanne Barbosa sobre aulas de pole dance

Published

on

By

Adepta das aulas de pole dance, Gracyanne Barbosa compartilhou um vídeo em seu Instagram nesta quarta-feira (29) falando sobre os benefícios da atividade física.

“Sei que para muitas mulheres ser sexy gera uma certa estranheza ou é um desafio. Afinal, vivemos em um mundo cheio de rótulos e julgadores. A prática do Pole Dance chegou para fazer a diferença! É sexualmente libertadora, emocionalmente catártica e uma verdadeira forma de expressão. E tudo isto beneficia qualquer mulher. Eu amo essa aula e todas as outras modalidades do pole dance”, escreveu ela em sua legenda.

Confira a publicação de Gracyanne no Instagram:

Aula de Pole Sexy com a Deusa @exoticsubby Sei que para muitas mulheres , ser sexy , gera uma certa estranheza ou é um desafio. Afinal vivemos em um mundo cheio de rótulos e julgadores. A prática do Pole Dance chegou para fazer a diferença! É sexualmente libertadora, emocionalmente catártica e uma verdadeira forma de expressão. E tudo isto beneficia qualquer mulher. Eu AMO essa aula e todas as outras modalidades do pole dance ??? Studio: @royalblooddancestudio #cadadiamaisapaixonada #poleamor #poledance #polesensual #sensualidade #teamgracyanne ? Galera AMANHÃ a partir das 22h45 , na Rede Tv, tem uma matéria MARA! Levei a linda @daniredetv pra fazer uma aula de pole dance , será que ela gostou? Tbm tem uma homenagem linda pra mim ? quero ver todo mundo ligadinho no programa hein @sensacionalredetv ??

Uma publicação compartilhada por Gracyanne Barbosa ?? – (@graoficial) em

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook


Mais Acessados