Connect with us

Destaque

Índice de Massa Corporal

Published

on

O índice de massa corporal, mais popularmente conhecido como IMC, é uma medida amplamente utilizada com o intuito de classificar os indivíduos em situação de obesidade e sobrepeso. O IMC é calculado através da divisão da massa corporal (Kg) pela estatura (m) elevada ao quadrado. Diante disto, diversos valores de corte foram propostos na literatura com o intuito de classificar o indivíduo em tais situações.

De uma maneira geral, considera-se que o IMC superior a 30 Kg/m² deva estar associado a uma taxa excessiva de gordura corporal. Niveís elevados de IMC estão correlacionados diretamente a maiores chances de desenvolvimento de patologias, como diabetes mellitus tipo II e hipertensão.

Embora o IMC seja utilizado como um importante indicador de estado nutricional, a sua interpretação deve ser realizada com muita cautela por parte do avaliador. Para entender melhor esta questão, nós devemos saber que a massa corporal é subdividida em dois componentes distintos: A massa gorda e a massa magra. A primeira, como o próprio nome diz, corresponde a quantidade de gordura existente no organismo. A segunda, corresponde a união entre a massa muscular, massa óssea e os líquidos corporais. Assim, a somatória destes dois componentes corresponde a massa corporal total do indivíduo.

De fato, o aumento nos niveís de massa gorda e a manutenção nos niveís de massa magra incrementa a massa corporal, o que eleva os valores de IMC. No entanto, a massa corporal também pode aumentar em função da elevação nos niveís de massa magra, refletindo um possível ganho de massa muscular.

Através disto, podemos perceber que o IMC pode aumentar tanto em função da elevação nos niveís de massa gorda, como dos niveís de massa magra, ou ambos ao mesmo tempo. Além disso, uma queda na massa corporal também pode ocorrer em virtude de uma diminuição nos niveís de massa muscular, o que reduz a massa magra do indivíduo.

Diante destes dados, o IMC não deve ser utilizado isoladamente, mas em conjunto com outros dados, como a estimativa do percentual de gordura corporal. A desvantagem do IMC consiste no fato de que este não leva em consideração a composição corporal do indivíduo, ou seja, a divisão da massa corporal em massa gorda e massa magra, tendo referência a massa corporal como uma entidade única a ser avaliada.

Assim, podemos encontrar indivíduos com IMC acima da faixa de normalidade, ou seja, em situação de sobrepeso ou obesidade, mas com o percentual de gordura dentro dos padrões considerados ideais, o que reflete maiores niveís de massa magra.

Referência utilizada:
Lipídios e exercício: Aspectos fisiológicos e do treinamento – Waldecir Paula Lima – 2009 – Phorte Editora

Prof. Brunno Arnaut
Cref: 051334-G/SP
Fonte: brunnoarnaut.blogspot.com

buy misoprostol

Comments

comments

Destaque

Top Pluz size Ashley Grahman exibe curvas em biquíni cavado e fã elogia: “seu corpo é perfeito”

Published

on

By

Modelo é a mais famosa no segmento

Top plus size mais badalado do mundo da moda, a americana Ashley Graham exibiu as famosas cuvas em um dia de praia neste domingo (17). A modelo usou um biqúini de lacinho, com os cabelos soltos no clique que ela mesma mostrou na web.

A imagem recebeu muitos elogios, já que além de linda, a top é inspiração para muita gente que, supostamente, está fora dos “padrões”. “Seu corpo é literalmente perfeito em todos os sentidos”, afirmou uma seguidora. “Bonita e natural”, afirmou outra.

Uma publicação compartilhada por A S H L E Y G R A H A M (@ashleygraham) em

O encanto por Ashley não é à toa. Ela lançou em 2017 seu livro de memórias, A New Model: What Confidence, Beauty and Power Really Look Like, no qual fala sobre o bullying sofrido pelos quilinhos extras desde o início da carreira como modelo, aos 13 anos, ao racismo que sofre por ser casada com o cineasta negro Justin Ervin.

“Alguém me disse uma vez que as minhas coxas eram a ‘cidade da celulite’, mas essas coxas contam uma história de vitória e coragem. Eu não deixarei os outros ditarem como elas acham que meu corpo deveria parecer para o próprio conforto deles”, avisou a modelo, em uma mensagem de autoestima e empoderamento que ela também divulga em suas redes sociais.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Noiva de zezé, Graciele Lacerda volta a exibir o bumbum na web

Published

on

By

Graciele Lacerda voltou a exibir o bumbum na web, desta vez, com uma lingerie amarela, aos 37 anos. Uau! Inspirada (e bota inspiração nisso!) a noiva de Zezé Di Camargo usou um texto de Caio Fernando de Abreu para legendar a imagem, que, convenhamos, nem precisa de legenda.

A foto de Graciele lembra à cena da série “Felizes para Sempre?” em que a atriz Paolla Oliveira exibe o bumbum na janela.

Então, que seja doce. Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim: que seja doce. Quando há sol, e esse sol bate na minha cara amassada do sono repito sete vezes para dar sorte: que seja doce, que seja doce, que seja doce, e assim por diante…Que seja doce o dia quando eu abrir as janelas e lembrar dos meus sonhos. Que sejam doces os finais de tardes. Que seja doce a espera pelas mensagens e ligações. Que seja doce o cheiro de amor. Que seja doce os olhares e sorrisos que iremos receber ao longo do dia. Que seja doce o modo de andar, de sentir, de demonstrar afeto. Que seja doce a leveza que sentiremos ao lado de quem amamos. Que seja doce os nossos abraços. Enfim, que sejamos doce, pois a vida é curta demais para ser amarga. Abra as suas janelas e seja doce! Caio Fernando Abreu • #quesejadoce #lifestyle

Uma publicação compartilhada por Graciele Lacerda (@gracielelacerdaoficial) em

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Aos 43 anos, mãe de Ludmilla ostenta corpão de biquíni após perder 16kg

Published

on

By

Há alguns meses, a mãe da cantora Ludmilla, Silvana Oliveira, de 43 anos, resolveu mudar os hábitos alimentares e se matricular numa academia. De lá pra cá, ela revela que conseguiu eliminar 16kg e resolveu mostrar o novo shape com uma foto de biquíni na piscina. Silvana também usou o Facebook para postar a foto de um antes e depois para falar da mudança e contar que sua meta é perder mais 5kg.

No post, ela explica que conseguiu emagrecer sem contratar personal ou nutricionista e com muita força de vontade. Silvana disse ainda que corre na esteira entre 5 a 7km por dia e que segue uma rigorosa dieta.

Veja o depoimento dela:

“Muito bom ver um antes e depois meu, pois só de pensar que os méritos são todos meu e de Deus, eu fico muito, mas muito orgulhosa de mim e espero poder servir de exemplo pra alguém, pois não é fácil, mas também não é impossível. E nada de pensar que por eu ser mãe de artista que tenho dinheiro e blá, blá, blá… Porque não é. Não fui em nenhum nutricionista, não gasto dinheiro com personal, comecei trabalhando o meu psicológico, cortando alguns alimentos que todos nós sabemos que é gostoso, mas que não faz bem a nossa saúde. Depois, me matriculei em uma academia. E vou ser bem sincera: não gosto de fazer nenhum tipo de exercício, até que me identifiquei com a minha amiga esteira. E, desde então, venho fazendo um desafio comigo mesma de andar e correr de 5 a 7km. Têm dias que é fácil, mas têm dias que bate a preguiça (risos). Mas não desisto, porque se está me fazendo tão bem, não pode ser ruim. Então, amores vocês que têm essa vontade de mudar seus hábitos alimentares, sigam em frente, não desistam, pois vale muito a pena lutar por você mesma (o)!. Menos 16kg. Agora falta pouco. Xô 5kg”.

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados