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Ioga ou Pilates?

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Conheça as diferenças.

Você certamente já ouviu falar que Ioga e Pilates são duas maneiras de se exercitar e trazer benefícios ao corpo. As duas práticas têm em comum a promessa de fazer você se sentir melhor através do controle da respiração e da concentração em determinados movimentos e posturas. Mas você sabe qual a diferença entre uma e outra?

A Ioga e a sabedoria oriental

A Ioga baseia-se na sabedoria oriental segundo o qual existe um fluxo de energia que leva vitalidade ao corpo como um todo. Quanto mais livremente essa energia transita pelo corpo, mais saúde e energia você sente.

Acredita-se que as tensões físicas bloqueiam esse fluxo de energia e com o passar do tempo, as áreas de maior tensão do seu corpo podem se tornar rígidas e doloridas. Como grande parte das tensões físicas que sentimos está ligada àquilo que pensamos, um dos objetivos da Ioga é unir a mente ao corpo e espírito.

A Ioga é uma disciplina holística espiritual com origem em formas de meditação oriental. As posturas, ainda que condicionem o corpo, também visam atuar sobre a mente. Elas simbolizam o objetivo de viver a vida num estado equilibrado e sereno.Os adeptos da prática acreditam que a mente e o corpo são um só e se forem conduzidos de maneira correta, encontrarão harmonia e cura para muitos de seus males. Por isso, a Ioga é considerada também como terapia, pois faz com que o corpo fique naturalmente mais relaxado.

Uma das principais razões pela qual as pessoas começam a praticar Ioga é para sentir mais energia, paz e relaxamento proporcionados pelo controle da respiração e a execução de determinadas posturas e alongamentos.

O próprio peso do corpo é usado para criar resistência muscular e é preciso dedicar atenção também aos movimentos de mudanças de posturas.

Existem vários estilos de Ioga e a grande diferença entre eles está na ênfase dada a cada aspecto da prática. A Vinyaso Ioga, por exemplo, prioriza a coordenação entre respiração e movimento; já a Hatho Ioga tem como objetivo principal fortalecer o corpo, interna e externamente. Nenhum estilo pode ser considerado melhor que outro. O estilo a ser praticado é uma questão de necessidade ou preferência pessoal.

Pilates e o uso de aparelhos

A técnica do Pilates, por outro lado, é principalmente um condicionamento físico. O criador do método, Joseph Pilates, usou seus conhecimentos para ajudar soldados a se recuperarem de ferimentos de guerra.

Pilates desenvolveu máquinas com cabos e roldanas que ajudam o corpo a se manter em posturas que fortaleçam e alongam os músculos. Assim, além de uma completa série de exercícios no solo, a execução dos movimentos segundo o método, demanda o uso de aparelhos apropriados.

A ênfase dos exercícios do Pilates está em fortalecer o abdômen, melhorar a postura, estabilizar e fortalecer a espinha dorsal, melhorar o equilíbrio e, sobretudo a força.

A natureza de ser uma atividade de baixo impacto faz com que seja ideal para prevenir ou reabilitar distensões provocadas por exercícios com carga. A finalidade básica dessa prática é a concentração, o equilíbrio entre força e flexibilidade porque cria saúde e vigor para os grupos de músculos resultando num corpo esguio e forte.

Pilates X Ioga: a escolha é sua

O Pilates baseia-se em movimentos orientados por máquinas, sendo assim, a técnica se aproxima mais dos treinamentos com cargas do que com a Ioga, no sentido de que o corpo é trabalhado utilizando movimentos de resistência que objetivam também a aumentar os músculos. Porém, alguns movimentos realizados no solo se aproximam mesmo dos movimentos da Ioga, mas as ênfases são diferentes: o Pilates não envolve desenvolvimento espiritual.

A Ioga concentra-se mais no que sentimos ao nos relaxarmos e o Pilates está mais focado na força do corpo e em como ele se movimenta. Sendo assim, se seu objetivo é exercitar seu corpo enquanto acalma e domina sua mente, então Ioga é a sua opção. Se você está mais interessado em um sistema de condicionamento, ou se recuperando de alguma lesão, o melhor é praticar Pilates.

Outra solução é combinar as duas técnicas: enquanto a Ioga traz mais elasticidade ao corpo, o Pilates pode tornar seus efeitos mais duradouros. As técnicas respiratórias do Pilates e o aspecto meditativo da Ioga ajudam a aliviar o estresse da rotina diária. Ambos os métodos são eficazes e com a ajuda de um bom instrutor, certamente seu corpo se beneficiará.

Fonte: bbel.uol.com.br

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1 Comment

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  1. Pedro Cademartori Jr

    10 de agosto de 2011 at 12:02

    Muito bem explicado, lembrando sempre que pilates é uma compilação entre a força e alongamento. Tendo diversos resultados benéficos ao corpo, também enfatizando que é uma ótima técnica tanto para condicionamento físio quanto para reabilitação.
    Muito obrigado!

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Fernanda D’avila ostenta barriga seca de biquíni nas Bahamas e dá dicas para reduzir “inchaço”

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Conhecida merecidamente como ‘musa da cinturinha fina’, a apresentadora e influenciadora digital Fernanda D’avila mostrou que continua com tudo em cima e com a barriga sequinha em fotos de biquíni nas Bahamas, numa gruta artificial de um famoso hotel da região.


No entanto, Fernanda conta que é preciso cuidados adicionais quando se tem uma rotina que inclui muitas viagens de avião, mudança de fuso horário e na rotina para evitar a retenção de líquidos e o inchaço: “Com os voos, mudança de fuso horário e alimentação diferente o nosso corpo acaba sofrendo alguns danos, e um deles é a retenção hídrica. Sempre todo chá de hibisco durante as viagens e me ajuda demais na diminuição da retenção de líquido. O famoso “inchaço” que toda mulher reclama.”


Além das viagens, a musa conta que mantém a rotina de tomar o chá de hibisco para manter a retenção longe: “Todos os dia pela manhã e antes de dormir eu tomo o chá e já faz parte da minha rotina diária. É um dos meus segredos para manter o abdômen sequinho”.

Fotos de: Reprodução / MF Press Global Por: Hebert Neri

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Natacha Horana revela segredo da boa forma e conta detalhes do seu treino fitness

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A bailarina do Faustão e atriz Natacha Horana é uma referência de beleza e boa forma. Admirada por seus quase 700 mil seguidores na rede social onde exibe um corpo sarado e mostra um pouco da sua rotina fitness.


Natacha revela os seus segredos para manter a boa forma e os treinos que faz para manter o percentual de gordura baixo e o corpo definido: “ Eu aposto em um treino que trabalha todos os músculos do core em um treino que foi montado para as minhas necessidades, totalmente individualizado, feito pelo meu personal trainer. Este treino me ajuda a secar e manter a forma o ano todo”.


Diogo Carmello, personal de Natacha Horana, revela os pormenores deste treino que é o segredo da bailarina para manter o corpão: “uso com ela um método de treino chamado 1k, que seria um treino que gasta 1000kcal em torno de 60 minutos de atividade. Ela faz o uso do método de 2 a 3 vezes na semana. Natacha não trabalha com cargas excessivas na musculação, apenas qualidade na execução, intervalos curtos, é uma série de fatores que levam em consideração a rotina dela. Também entram as atividades aeróbicas, muitas vezes praticadas em jejum, alem de claro, a prática frequente de dança, já que ela tem a formação de bailarina”.  


Natacha conta que os ensaios do balé chegam a durar 3 horas, além do tempo em que ficam ao vivo no ar no Domingão: “a base principal e segredo pra eu manter a forma é o método 1k, e algumas atividades complementares. Dançar pra mim é mais do que uma atividade física, é um prazer, além de também ser uma atividade de impacto que trabalha todo o meu corpo”.

Fotos de:  Davi Borges / MF Press Global Por: Hebert Neri

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Influencer plus size vai na contra mão e ensina a comer sem culpa

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Débora Porto chegou às redes sociais como nova influencer em ascensão afim de encerrar o tabu em relação ao mundo plus size. Com milhares de seguidores nas redes sociais e até no canal do YouTube, a modelo, agora, quer ensinar a comer sem culpa. “É possível sim, ser feliz comendo o que quisermos. Já vi muitos amigos deixarem de comer algo por causa do número de calorias, ou porque está comendo demais, e no fim fica morrendo de vontade. Isso é errado, devemos acabar com isso”, explica.


Nas redes sociais, ela faz posts mostrando o seu corpo, sem pudores, sempre com frases motivacionais, inclusive, falando sobre comer sem culpa.  “O resultado são todos envolvidos em uma alimentação consciente, que gera prazer e não culpa”. Suas dicas estão fazendo sucesso com os seus fãs, que sempre a responde positivamente. “Sempre autêntica”, comentou um seguidor.
Fotos: Divulgação | CO Assessoria

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