Connect with us

Destaque

Ioga ou Pilates?

Published

on

Conheça as diferenças.

Você certamente já ouviu falar que Ioga e Pilates são duas maneiras de se exercitar e trazer benefícios ao corpo. As duas práticas têm em comum a promessa de fazer você se sentir melhor através do controle da respiração e da concentração em determinados movimentos e posturas. Mas você sabe qual a diferença entre uma e outra?

A Ioga e a sabedoria oriental

A Ioga baseia-se na sabedoria oriental segundo o qual existe um fluxo de energia que leva vitalidade ao corpo como um todo. Quanto mais livremente essa energia transita pelo corpo, mais saúde e energia você sente.

Acredita-se que as tensões físicas bloqueiam esse fluxo de energia e com o passar do tempo, as áreas de maior tensão do seu corpo podem se tornar rígidas e doloridas. Como grande parte das tensões físicas que sentimos está ligada àquilo que pensamos, um dos objetivos da Ioga é unir a mente ao corpo e espírito.

A Ioga é uma disciplina holística espiritual com origem em formas de meditação oriental. As posturas, ainda que condicionem o corpo, também visam atuar sobre a mente. Elas simbolizam o objetivo de viver a vida num estado equilibrado e sereno.Os adeptos da prática acreditam que a mente e o corpo são um só e se forem conduzidos de maneira correta, encontrarão harmonia e cura para muitos de seus males. Por isso, a Ioga é considerada também como terapia, pois faz com que o corpo fique naturalmente mais relaxado.

Uma das principais razões pela qual as pessoas começam a praticar Ioga é para sentir mais energia, paz e relaxamento proporcionados pelo controle da respiração e a execução de determinadas posturas e alongamentos.

O próprio peso do corpo é usado para criar resistência muscular e é preciso dedicar atenção também aos movimentos de mudanças de posturas.

Existem vários estilos de Ioga e a grande diferença entre eles está na ênfase dada a cada aspecto da prática. A Vinyaso Ioga, por exemplo, prioriza a coordenação entre respiração e movimento; já a Hatho Ioga tem como objetivo principal fortalecer o corpo, interna e externamente. Nenhum estilo pode ser considerado melhor que outro. O estilo a ser praticado é uma questão de necessidade ou preferência pessoal.

Pilates e o uso de aparelhos

A técnica do Pilates, por outro lado, é principalmente um condicionamento físico. O criador do método, Joseph Pilates, usou seus conhecimentos para ajudar soldados a se recuperarem de ferimentos de guerra.

Pilates desenvolveu máquinas com cabos e roldanas que ajudam o corpo a se manter em posturas que fortaleçam e alongam os músculos. Assim, além de uma completa série de exercícios no solo, a execução dos movimentos segundo o método, demanda o uso de aparelhos apropriados.

A ênfase dos exercícios do Pilates está em fortalecer o abdômen, melhorar a postura, estabilizar e fortalecer a espinha dorsal, melhorar o equilíbrio e, sobretudo a força.

A natureza de ser uma atividade de baixo impacto faz com que seja ideal para prevenir ou reabilitar distensões provocadas por exercícios com carga. A finalidade básica dessa prática é a concentração, o equilíbrio entre força e flexibilidade porque cria saúde e vigor para os grupos de músculos resultando num corpo esguio e forte.

Pilates X Ioga: a escolha é sua

O Pilates baseia-se em movimentos orientados por máquinas, sendo assim, a técnica se aproxima mais dos treinamentos com cargas do que com a Ioga, no sentido de que o corpo é trabalhado utilizando movimentos de resistência que objetivam também a aumentar os músculos. Porém, alguns movimentos realizados no solo se aproximam mesmo dos movimentos da Ioga, mas as ênfases são diferentes: o Pilates não envolve desenvolvimento espiritual.

A Ioga concentra-se mais no que sentimos ao nos relaxarmos e o Pilates está mais focado na força do corpo e em como ele se movimenta. Sendo assim, se seu objetivo é exercitar seu corpo enquanto acalma e domina sua mente, então Ioga é a sua opção. Se você está mais interessado em um sistema de condicionamento, ou se recuperando de alguma lesão, o melhor é praticar Pilates.

Outra solução é combinar as duas técnicas: enquanto a Ioga traz mais elasticidade ao corpo, o Pilates pode tornar seus efeitos mais duradouros. As técnicas respiratórias do Pilates e o aspecto meditativo da Ioga ajudam a aliviar o estresse da rotina diária. Ambos os métodos são eficazes e com a ajuda de um bom instrutor, certamente seu corpo se beneficiará.

Fonte: bbel.uol.com.br

Comments

comments

1 Comment

1 Comment

  1. Pedro Cademartori Jr

    10 de agosto de 2011 at 12:02

    Muito bem explicado, lembrando sempre que pilates é uma compilação entre a força e alongamento. Tendo diversos resultados benéficos ao corpo, também enfatizando que é uma ótima técnica tanto para condicionamento físio quanto para reabilitação.
    Muito obrigado!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Dieta e Treino da Juju Salimeni

Published

on

By

er um corpo bonito e saudável é sem sombra de dúvidas a vontade de todas as mulheres do planeta. Afinal das contas, quem não gostaria de vestir uma roupa sem ter de se preocupar com a aparência?

A modelo Juliana Salimeni, mais conhecida como “Juju” em sua atuação no programa da rede Record  Legendários, oferece as chaves para manter um corpo perfeito e saudável. A loira revela que possui muita disciplina e um cardápio bem variado para manter sua beleza e forma em dia: “Além dos exercícios físicos, adoto uma séria disciplina alimentar. De carnes vermelhas, doces e alimentos gordurosos, eu realmente passo longe” – afirma Juju Salimeni.

Portanto, se você deseja ter um corpo perfeito e bem definido então, siga a dieta da Juju Salimeni  e prepare-se para conquistar uma silhueta perfeita:

 

Café da manhã, Pré treino Juju Salimeni

  • 4 fatias de pão integral com margarina light + 1 copo de leite desnatado com uma colher pequena de achocolatado em pó, ou;
  • Salada de frutas à vontade + 2 copos de suco de soja Ades.

Lanche da manhã

  • Frutas à vontade, ou;
  • Duas batatas cozidas com azeite e sal, ou;
  • 1 dose de Whey Protein.

Almoço da Juju Salimeni

  • Dois pratos de macarrão integral com molho de tomate natural, ou;
  • Um prato grande de arroz integral com um filé de frango grelhado, ou;
  • 4 claras de ovos com 2 batatas assadas e arroz integral.

 

Na dieta da Juju Salimeni, as saladas são totalmente liberadas, porém o mesmo não ocorre com as sobremesas: “Não dá para comer doce. Os sucos, só tomo ao natural ou com adoçante.” – revela.

Café da tarde

  • 1 copo de café com leite desnatado e bolachas água e sal;
  • Salada de frutas à vontade acompanhada com suco de frutas natural;
  • 1 copo de iogurte com aveia, banana e mel.

 

Todos os dias Juju faz rigorosos treinos pela parte da noite. Portanto, antes de malhar, a loira também complementa sua alimentação com Maltodextrina e BCAA. Ao chegar do treino ela repõe as energias com uma dose isolada de Whey Protein.

Jantar da Juju Salimeni

  • Salada à vontade com um filé de frango grelhado, ou;
  • 4 claras de ovos e duas batatas assadas.

Ceia

  • 2 fatias de pão integral com chá, ou;
  • 1 copo de leite desnatado com bolachas água e sal.

 

Em sua entrevista, Juju Salimeni ressalta a importância dos exercícios físicos. Como sua dieta é rica em carboidratos, é extremamente importante a ingestão de fibras, para regularizar o organismo e manter uma aparência saudável e atraente.

Divisão de treino

Segundo o personal trainer dela, não há uma rotina de treino, ela treina até a falha total, sempre mudando a rotina para não haver adaptações fisiológicas. Em todo treino, utiliza diversas variações de treinamento: amplitude, carga, força, velocidade de execução, métodos de treino, etc.

Segunda: Quadríceps e panturrilhas = 5 exercícios e 3 séries de cada.
Terça:Superiores e abdômen = 2 exercícios para cada grupo, 3 séries de 15-20 repetições.
Quarta: Posterior de coxa e glúteos = 3 exercícios, 3-4 séries de 8-10 repetições.
Quinta: Descanso
Sexta: Quadríceps, posterior e glúteos = 6 exercícios de intensidade alta – as séries são decididas de acordo com a falha concêntrica da musculatura.

Objetivo
Há 4 anos, Juliana pesava 52 kg, ou seja, ela ganhou 16kgs de massa muscular nos últimos anos, segundo seu personal.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Personal das famosas explica rotina de treinos que fez gaby amarantos perder 16 quilos

Published

on

By

Conheça o treino montado por Cau Saad que fez Gaby Amarantos perder 16 quilos

Está precisando dar um gás nos exercícios físicos? Que tal se inspirar no treino da musa Gaby Amarantos, montado pela personal dos famosos Cau Saad? O conjunto de exercícios fez com que a cantora perdesse mais de 16 quilos em menos de um ano.

“A atividade física que dá ainda mais energia para Gaby é o treino funcional, realizado três vezes na semana com uma hora de duração”, explica Cau. O método realizado pela personal é divido em quatro partes e trabalha de forma integrada as capacidades e habilidades físicas da cantora.

“Para finalizar, ela faz o ‘descanso da mente’. Trata-se da restauração energética essencial para recuperação do corpo e mente. O relaxamento muscular promove a liberação de tensão dos grupos musculares. À medida que a tensão diminui a sensação de ansiedade geralmente é reduzida”, explica.

ROTINA
Gaby malha com a personal há mais de um ano. “Cau me motiva muito. Sinto que não estamos malhando só o corpo, mas também malhando a mente. E isso é muito importante pra mim, pois sou uma pessoa muito conectada com o superior, o divino”, conta Gaby.

Quando Gaby está em viagem, Cau sugere que ela faça alongamentos pós-show e caminhadas. “Cau me ensinou a conseguir fazer exercício em qualquer lugar que eu esteja então, eu tenho kits de acessórios como corda, por exemplo, e isso me ajuda muito”, finaliza.

Animou? Então o cronograma de exercícios da Gaby!

1º dia – Entre as séries integradas de peito, tríceps e ombro, nós usamos o abdôme como estratégia para pausa ativa. Trabalhamos também o quadríceps, abdutores e tibial anterior —  a corda infinita como pausa ativa.

2º dia – Séries integradas com costas, bíceps e posterior de ombro com pausa ativa com tiro no transport. Posterior de perna, abdutor e panturrilha. Pausa ativa com boxe.

3º dia – Boxe com abdome.

Não há descanso entre as séries integradas de grande músculos e pequenos músculos — apenas na pausa ativa: boxe, transport e tiro no transport e corda infinita.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Fani Pacheco posa nua e desabafa sobre padrões; confira!

Published

on

By

Em luta constante contra os padrões de beleza impostos pela sociedade, Fani Pacheco decidiu postar uma foto nua, nesta terça-feira (27), para encorajar suas seguidoras. Na legenda do post, a ex-BBB aproveitou para desabafar sobre suas novas curvas.

“Quando eu falo de autoestima, eu não falo de corpo e aparência física. Eu vou muito além. O pensamento é o inverso. Falo da parte emocional que transcende qualquer mero padrão. Eu não costumo escrever sobre a ditadura da beleza e sim sobre a plenitude do amor próprio”, escreveu a loira.

E continuou: “A conquista real do nosso amor próprio desbanca qualquer tipo de rótulo imposto. Se autoconhecer é estar feliz consigo mesmo, ser significante na vida”.

Acima do peso, a beldade relatou que não é fácil se gosta aceitar. “Estar no tal ‘padrão’ não é sinônimo e nem vantagem nenhuma para satisfação pessoal. Repito: o autoconhecimento sim é o nosso maior desafio. Mergulhar no processo mais trabalhoso de nossas vidas. Rever traumas, crenças, compensações e nossas distorções cognitivas. Para mim, está aí a fórmula para felicidade”.

Os fãs de Fani, é claro, rasgaram elogios. “Você é um exemplo a todas as mulheres! Parabéns”, comentou uma. “Seus posts tem me ajudado muito! Muito obrigada, você é maravilhosa em todos os sentidos”, afirmou outra. Já uma terceira postou: “Você está mais linda do que em qualquer outro momento!”.

 

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook

Mais Acessados