Connect with us

Destaque

Ioga ou Pilates?

Published

on

Conheça as diferenças.

Você certamente já ouviu falar que Ioga e Pilates são duas maneiras de se exercitar e trazer benefícios ao corpo. As duas práticas têm em comum a promessa de fazer você se sentir melhor através do controle da respiração e da concentração em determinados movimentos e posturas. Mas você sabe qual a diferença entre uma e outra?

A Ioga e a sabedoria oriental

A Ioga baseia-se na sabedoria oriental segundo o qual existe um fluxo de energia que leva vitalidade ao corpo como um todo. Quanto mais livremente essa energia transita pelo corpo, mais saúde e energia você sente.

Acredita-se que as tensões físicas bloqueiam esse fluxo de energia e com o passar do tempo, as áreas de maior tensão do seu corpo podem se tornar rígidas e doloridas. Como grande parte das tensões físicas que sentimos está ligada àquilo que pensamos, um dos objetivos da Ioga é unir a mente ao corpo e espírito.

A Ioga é uma disciplina holística espiritual com origem em formas de meditação oriental. As posturas, ainda que condicionem o corpo, também visam atuar sobre a mente. Elas simbolizam o objetivo de viver a vida num estado equilibrado e sereno.Os adeptos da prática acreditam que a mente e o corpo são um só e se forem conduzidos de maneira correta, encontrarão harmonia e cura para muitos de seus males. Por isso, a Ioga é considerada também como terapia, pois faz com que o corpo fique naturalmente mais relaxado.

Uma das principais razões pela qual as pessoas começam a praticar Ioga é para sentir mais energia, paz e relaxamento proporcionados pelo controle da respiração e a execução de determinadas posturas e alongamentos.

O próprio peso do corpo é usado para criar resistência muscular e é preciso dedicar atenção também aos movimentos de mudanças de posturas.

Existem vários estilos de Ioga e a grande diferença entre eles está na ênfase dada a cada aspecto da prática. A Vinyaso Ioga, por exemplo, prioriza a coordenação entre respiração e movimento; já a Hatho Ioga tem como objetivo principal fortalecer o corpo, interna e externamente. Nenhum estilo pode ser considerado melhor que outro. O estilo a ser praticado é uma questão de necessidade ou preferência pessoal.

Pilates e o uso de aparelhos

A técnica do Pilates, por outro lado, é principalmente um condicionamento físico. O criador do método, Joseph Pilates, usou seus conhecimentos para ajudar soldados a se recuperarem de ferimentos de guerra.

Pilates desenvolveu máquinas com cabos e roldanas que ajudam o corpo a se manter em posturas que fortaleçam e alongam os músculos. Assim, além de uma completa série de exercícios no solo, a execução dos movimentos segundo o método, demanda o uso de aparelhos apropriados.

A ênfase dos exercícios do Pilates está em fortalecer o abdômen, melhorar a postura, estabilizar e fortalecer a espinha dorsal, melhorar o equilíbrio e, sobretudo a força.

A natureza de ser uma atividade de baixo impacto faz com que seja ideal para prevenir ou reabilitar distensões provocadas por exercícios com carga. A finalidade básica dessa prática é a concentração, o equilíbrio entre força e flexibilidade porque cria saúde e vigor para os grupos de músculos resultando num corpo esguio e forte.

Pilates X Ioga: a escolha é sua

O Pilates baseia-se em movimentos orientados por máquinas, sendo assim, a técnica se aproxima mais dos treinamentos com cargas do que com a Ioga, no sentido de que o corpo é trabalhado utilizando movimentos de resistência que objetivam também a aumentar os músculos. Porém, alguns movimentos realizados no solo se aproximam mesmo dos movimentos da Ioga, mas as ênfases são diferentes: o Pilates não envolve desenvolvimento espiritual.

A Ioga concentra-se mais no que sentimos ao nos relaxarmos e o Pilates está mais focado na força do corpo e em como ele se movimenta. Sendo assim, se seu objetivo é exercitar seu corpo enquanto acalma e domina sua mente, então Ioga é a sua opção. Se você está mais interessado em um sistema de condicionamento, ou se recuperando de alguma lesão, o melhor é praticar Pilates.

Outra solução é combinar as duas técnicas: enquanto a Ioga traz mais elasticidade ao corpo, o Pilates pode tornar seus efeitos mais duradouros. As técnicas respiratórias do Pilates e o aspecto meditativo da Ioga ajudam a aliviar o estresse da rotina diária. Ambos os métodos são eficazes e com a ajuda de um bom instrutor, certamente seu corpo se beneficiará.

Fonte: bbel.uol.com.br

Comments

comments

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pedro Cademartori Jr

    10 de agosto de 2011 at 12:02

    Muito bem explicado, lembrando sempre que pilates é uma compilação entre a força e alongamento. Tendo diversos resultados benéficos ao corpo, também enfatizando que é uma ótima técnica tanto para condicionamento físio quanto para reabilitação.
    Muito obrigado!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sertaneja Maraisa emagreceu 13 kg: ‘Não estou fazendo dieta e furei treinos’

Published

on

By

Cantora e a irmã, Maiara, vão desfilar pela Rosas de Ouro no Carnaval de São Paulo

Dupla de Maiara, Maraisa impressionou ao exibir a silhueta mais magra em foto publicada em seu Instagram, de um show realizado em Penedo, Alagoas, no último domingo (14). De acordo com o “TV Fama”, a sertaneja emagreceu 13 quilos sem esforços. “Fiquei surpresa porque não estou fazendo dieta nenhuma e fiquei furando os treinos. Os shows são meio puxados e não engordei. Tem dias que a gente está mais sequinha, outros mais cheinha. Muito obrigada pelos elogios, que bom!”, declarou a cantora, que admitiu ter passado por procedimento cirúrgico em 2017: “Em fevereiro do ano passado eu fiz uma lipo e tentei segurar para não perder”.

MAIARA COMEMORA BOA FORMA DA IRMÃ: ‘A AUTOESTIMA DELA É TUDO’

Maiara, sua irmã, também conseguiu eliminar 13 quilos. No bate-papo, ela comemorou a boa fase da irmã com o shape mais sequinho. “Estou feliz demais. A autoestima dela é tudo! Ela está uma outra pessoa, está num momento da carreira tranquila, com namorado lindo e está tudo certo”, vibrou a ruivinha. Intérpretes do hit “Sorte que Cê Beija Bem”, as duas estão ansiosas para desfilar no Carnaval 2018. “A gente vai estar na Rosas de Ouro, no meio da galera, a gente vai se fantasiar”, adiantou Maraisa. “Só de imaginar a galera cantando e a bateria, já quero chegar no dia”, completou a outra artista.

MARAÍSA EXPLICA FOTOS APAGADAS COM O NOIVO: ‘A VIDA REAL É MAIS IMPORTANTE’

Noiva de Wendell Vieira, Maraisa voltou a explicar os motivos que a levaram a apagar as fotos com o empresário das redes sociais. “Eu resolvi não ficar postando tanto porque percebi que a vida real mesmo, que acontece, é mais importante”, justificou. No dia seguinte após polêmica, Maiara publicou foto do casal e declarou se inspirar na relação deles. “Meu casal, gente! Um dia vou ser igual aos dois. Amo”, afirmou.

(Por Rahabe Barros)

Comments

comments

Continue Reading

Destaque

Ex-BB Tatiele Polyana posta foto do corpo antes de iniciar dieta: “Abdômen rasgado”

Published

on

By

Modelo compartilhou clique de biquíni com o corpão à mostra, antes de iniciar treinamento intensivo para perder gordura

Tatiele Polyana surpreendeu os seus seguidores no Instagram ao compartilhar uma foto sua de biquíni para mostrar como o corpo dela estava antes de iniciar uma dieta rigorosa e se dedicar a uma pesada rotina de exercícios. Apesar da silhueta impecável na imagem, a ex-BBB garante que precisou emagrecer mais e ficar com a musculatura definida ára participar de um campeonato fitness.

“Passando pra mostrar essa foto de uns 45 dias atrás, poucos dias antes de iniciar a dieta para o campeonato. Olhem a diferença do abdômen nessa foto para as atuais de hoje. É muito em 45 dias. Treino é essencial, mas a alimentação é tudo, meninas. Foco que o abdômen rasgado vem”, escreveu a musa fitness na legenda da publicação na rede social.

Comments

comments

Continue Reading

Destaque

Solange Frazão celebra 55 anos com ensaio de lingerie: “A idade nunca foi um problema”

Published

on

By

Musa fitness, que é mãe de Thabata, Bruna e Lucca, se tornou avó neste ano

Solange Frazão está celebrando nesta quinta-feira (28) seu aniversário de 55 anos. A musa fitness divulgou um ensaio de lingerie na data especial e falou com QUEM sobre a nova idade. “Realizar esse ensaio na véspera dos 55 anos foi incrível. A idade nunca foi um problema para mim e jamais será! Idade é um número e maturidade é uma escolha”, afirmou Solange.

Mãe de ThabataBruna e Lucca, Solange se tornou neste ano avó. Thiago, filho de Thabata e Thiago Mattar, nasceu no dia 17 de fevereiro. “Me sinto plena, linda, madura, independente, segura, mais sábia, mais provocante, mais filha, mais mãe, mais avó…Me sinto mais mulher do que nunca. Hoje, posso dizer que vivo um dos melhores momentos de uma mulher. Realizada e feliz.”

Para manter o corpaço, a musa fitness conta que teve que redobrar os cuidados após os 50. “Confesso que os cuidados estão redobrados com relação à pele e ao corpo. Mas estou atenta e, com certeza, o histórico de uma vida de atitudes saudáveis são pontos a meu favor. Mas quero me manter natural enquanto for possível. Lutarei contra o tempo de forma leve e saudável. Acho lindo a mulher ter algumas marquinhas do tempo que mostram nossas vivências e experiências.”

 

Comments

comments

Continue Reading
Advertisement

Facebook

Mais Acessados