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Alimentação e Nutrição

Melhore a sua alimentação no Verão

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Com certeza esta é a melhor época do ano. A maioria das pessoas está de férias, e nada é mais gostoso do que curtir um clube ou uma prainha. Mas, todo cuidado é pouco já que os dias estão muito quentes. Na sombra, a temperatura em algumas cidades pode chegar até os 35 graus ou mais!

Nesta época do ano, as pessoas tendem a se descuidar e o resultado é sempre o mesmo: insolação, desidratação, pele queimada, bolhas, náuseas! Muitos acham que os cuidados com o sol se restringem a filtros solares, sombra, chapéu ou boné e acabam se esquecendo da alimentação. A escolha certa dos alimentos pode ser sua aliada, tanto para realçar e preservar o bronzeado como para evitar possíveis desidratações. Por isso, fique atento!

Uma hidratação balanceada não pode ser lembrada somente quando aquela roupa ficou mais apertada! Este deve ser um hábito diário que só lhe trará benefícios.

O betacaroteno, precursor da vitamina A, tem sido relacionado com um bronzeado melhor, mais uniforme e duradouro. Isto porque se acredita que ele auxilia na produção da melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Para obter a cor desejada, recomenda-se a ingestão de alimentos fontes desta substância de 15 dias a um mês antes da exposição ao sol. Portanto, aproveite que é verão e consuma bastante salada a base de cenoura, beterraba e folhas escuras, como espinafre, rúcula, brócolis, agrião e couve.

Consuma alimentos leves, evitando aquele famoso “peso no estômago”. Isto intensifica a sensação de moleza e sonolência, comuns durante o verão. Para tanto, diminua a quantidade de gordura e frituras em suas preparações, dando preferência a alimentos ricos em carboidratos, como macarrão com molhos leves, cereais, arroz e muita salada. Além disso, fracione ao máximo as refeições e mantenha intervalos regulares entre elas, evitando longos períodos de jejum.

Beba 2 litros, ou mais de líquidos diariamente para repor o que é perdido pelo suor, evitando a desidratação. Dê preferência à água, suco de frutas e água de coco. E lembre-se, não exagere nos refrigerantes, pois além de calóricos, possuem uma baixa capacidade de hidratação.
Se não resistir à cerveja, tome cuidado com os petiscos e tira-gostos. Consuma-os moderadamente e dê preferência aos assados ao invés dos fritos, já que são menos calóricos e possuem menos gordura.

As frutas são a melhor pedida para o verão. Além de apresentarem um alto teor de água, são fontes de vitaminas e minerais, indispensáveis para um bom funcionamento do organismo. Para ficarem ainda mais gostosas e refrescantes, consuma-as bem geladinhas ou na forma de sucos. Mas lembre-se de higienizá-las com cuidado e de consumi-las rapidamente após abertas, preservando assim os seus nutrientes.

É muito comum, nesta época do ano, ocorrer intoxicações alimentares, levando a diarréias e conseqüente desidratação. Por isso, o cuidado com a higiene deve ser redobrado. Ao consumir bebidas em lata, lave bem as suas bordas ou use em canudinho.

O calor aumenta as chances de deterioração dos alimentos. Como é de costume consumir muito peixe e frutos do mar nesta época, deve se estar sempre atento ao aspecto, cheiro, cor e, principalmente, a sua procedência. Também não consuma maionese de procedência desconhecida nem água de torneira.

Não manipule limão ou laranja quando se expuser ao sol. Eles possuem substâncias que ativadas pelos raios solares, provocam queimaduras e até mesmo bolhas na pele. Portanto, após consumir aquela deliciosa caipirinha, lave bem as mãos e a boca.

Por: Isabella A. Campolina Cançado
Nutricionista, Mestre em tecnologia de Alimentos

Fonte: news.slnutrition.com

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Afinal, tapioca engorda ou emagrece?

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A resposta para saber se a tapioca engorda ou emagrece é relativa, já que vai depender principalmente do modo de preparo e recheio da tapioca

tapioca virou mania entre milhares de brasileiras. Afinal de contas, é dito por ai que ela ajuda no emagrecimento. Mas será que a tapioca engorda ou é uma aliada para a perda de peso?  “A forma de preparo da massa e o recheio utilizado serão as peças-chaves para que ela seja aliada ou vilã do emagrecimento”, aponta Thais Souza, nutricionista do Mundo Verde.

A tapioca é feita com a fécula da mandioca, que é aquecida na frigideira e forma uma massa que pode ser recheada. “O principal macronutriente presente nesse alimento é o carboidrato, que após ser digerido, gera glicose, ou seja, se o consumo não for dosado, ela pode favorecer o ganho de peso”, alerta a nutricionista.

Tapioca engorda?

Como a goma possui alto índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entra no organismo, este fator também pode ser responsável pelo ganho de peso. “O uso de recheios calóricos também aumentará esse risco. Principalmente quando algumas opções utilizadas são: leite condensado, doce de leite e geleias com açúcar”, afirma Thais.

Mas, mesmo assim, é possível emagrecer comendo tapioca. O ponto de partida é reduzir o índice glicêmico do alimento. “A maneira para isso é adicionar à goma, antes do preparo, algum alimento fonte de fibra, como semente de chia, de linhaça, farinha de banana verde, entre outros”, ensina Raisa Barragam, nutricionista clínica e infantil da Dieta Vitória, em Santos.

Outra boa ideia é preparar uma crepioca. “Basta incluir ovo à goma e fazer como uma panqueca”, conta Daniela Lasman, nutricionista da academia Bodytech, em São Paulo. Ao incluir boas fontes proteicas no preparo ou recheio da tapioca, é possível diminuir o índice glicêmico da preparação.

De olho no complemento

Como dito anteriormente, o que for colocado como recheio também pode contribuir para a tapioca engordar. Então, o ideal é recheá-la com ovos mexidos, banana com canela, geleias de frutas sem adição de açúcares, cottage, e outros elementos saudáveis.

Além disso, é bom saber que a tapioca deve ser consumida no café da manhã para dar mais energia e disposição para as atividades diárias. “É ainda uma opção de lanche pré-treino para dar mais gás para realizar o exercício físico, por ser boa fonte de carboidratos”, completa Thais.

Muitos benefícios

Com todas essas dicas, as chances da tapioca engordar são mínimas. E além de evitar o ganho de peso, o alimento também trará diversas benfeitorias ao corpo. Veja a lista:

  • Como é feita da goma de mandioca, a tapioca é considerada um alimento natural, pouco processada, com baixo teor de sódio e sem gordura;
  • É um carboidrato de rápida absorção e digestão, sendo uma ótima opção para um pré ou pós treino, por exemplo;
  • É de fácil preparo, sendo uma opção prática e rápida que ajuda muito na correria do dia a dia e que pode substituir pães, que costumam ter uma quantidade considerável de conservantes;
  • Não contém glúten, sendo uma opção também para pessoas com alergia (doença celíaca) ou mesmo com intolerância a este alimento.

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Restrição de açúcar ou gordura têm mesmo efeito na perda de peso

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As descobertas do estudo podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares

Os conselhos para perder peso costumam ser consumir menos carboidratos (e, portanto, açúcares), ou menos lipídios (gorduras). Mas qual a melhor opção? Um estudo publicado nesta terça-feira demonstra que nenhum é melhor que o outro.

Além disso, fatores como genética e o metabolismo de insulina tampouco são fundamentais para os resultados de uma dieta, segundo conclusões publicadas no Journal of the American Medical Association (Jama).

Essas descobertas podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares -, sobretudo na última tendência do setor: a dieta do DNA, que pretende determinar o melhor regime em função da genética individual.

“Todos escutamos histórias de um amigo que fez uma dieta que deu muito certo, e de outro que tentou o mesmo regime, mas não funcionou”, disse Christopher Gardner, professor de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia.

“É porque todos somos diferentes e acabamos de começar a compreender as razões desta diversidade”, acrescentou.

Participaram do estudo 609 pessoas de entre 18 e 50 anos, 57% delas mulheres. Elas foram separadas em dois grupos ao acaso. Durante um ano, uma delas fez o regime de restrição de gordura, e o outro, o de açúcar.

Em média, cada pessoa perdeu cerca de 5,9 quilos nos dois grupos. Alguns perderam muito mais – até 27 quilos -, enquanto outros engordaram até 9 quilos.

Os cientistas não encontraram uma relação entre o regime realizado e uma perda de peso mais significativa.

“Não há uma diferença destacável na evolução de peso entre uma dieta equilibrada e leve em gorduras e uma dieta equilibrada leve em açúcares”, concluíram os pesquisadores.

“Uma parte dos genomas dos participantes foram sequenciados, o que permitiu aos cientistas buscar a presença de genes associados à produção de proteínas que modificam o metabolismo de carboidratos e lipídios”, segundo o relatório.

Os participantes ainda consumiram açúcar em jejum para medir a produção de insulina.

“Nenhum perfil genético e nenhuma secreção de insulina foram associador aos efeitos das dietas sobre a perda de peso”, concluíram.

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Dieta simples com o que você tem em casa para emagrecer rápido e saudável

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Esta dieta para emagrecer em 15 dias permite uma rápida perda de peso, podendo-se reduzir cerca de 5 Kg em apenas duas semanas e sem muito sacrifício.

Porém, quanto maior for peso que se tem para perder maior deverá ser a velocidade de emagrecimento, por isso normalmente as primeiras semanas de dieta o emagrecimento é maior.

Cardápio completo para um emagrecimento rápido

A tabela a seguir traz um exemplo de 3 dias de cardápio da dieta para emagrecer.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 240 ml de leite desnatado + omelete feita com 1 ovo e tomate Vitamina de frutas sem açúcar + 1 col de sopa de chia Iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça + 2 fatias de queijo assado com alface e tomate
Lanche da manhã 1 maçã + 3 castanhas 2 fatias de queijo e presunto + 1 taça de gelatina 1 pêra + 3 amendoins
Almoço/Jantar 150 g de filé de peixe + 2 col de sopa de grão de bico + salada cozida + 2 fatias de abacaxi 150 g de peito de frango + 2 col de sopa de feijão + salada crua refogada + 1 laranja Sopa de legumes com quinoa + 1 ovo cozido + 1 fatia de melão
Lanche da tarde 1 iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça 2 fatias de melancia + 3 castanhas 1 xícara de chá sem açúcar + omelete de legumes

As dietas que prometem resultados rápidos devem ser feitas por um tempo limitado e qualquer dieta deve ser feita com supervisão do nutricionista, especialmente se a pessoa tiver alguma doença como diabetes e hipertensão.

2 Regras simples para esta dieta funcionar

  1. Alimentos permitidos: carnes magras, peixes, ovos, frutos do mar, leite e derivados desnatados, sementes, castanhas, legumes, verduras e frutas.
  2. Alimentos proibidos: açúcar, batatas, macarrão, pão, arroz, farinhas, maionese, manteiga, óleo, azeite, banana, uva, abacate e carnes processadas como linguiça, salsicha, bacon e presunto.
  3. Começar a dieta desintoxicando melhora os resultados, por isso veja uma receita excelente de sopa detox para completar esta dieta.
Esta dieta pode ser complementada com chás para emagrecer, como de limão e gengibre ou chá verde, que ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, diminuindo o apetite e acelerando o metabolismo.

Os remédios como sibutramina ou orlistat ajudar a emagrecer mais rápida são uma opção, especialmente quando a obesidade coloca em risco a saúde, mas só devem ser tomados com indicação do gastroenterologista ou do endocrinologista, caso contrário, quando o remédio acabar é muito possível que se engorde novamente.

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