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Mudança de vida – Por onde começar?

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Que os hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, horas de sono adequadas auxiliam na nossa saúde e bem estar, todo mundo já está cansado de ouvir! Mas se eu vivo correndo, não tenho tempo direito nem para comer, como vou fazer tudo isso?! Impossível?? Não!!!  Então por onde devo começar? Comece decidindo! Escolhendo! Já escutou aquela frase: Quem não tem tempo para cuidar da saúde terá que arrumar tempo para cuidar da doença? – Pois é, o que você prefere?

Realmente não é nada fácil, e nós mulheres então que além das responsabilidades fora de casa ainda temos os filhos e a rotina do lar? Mas dá, tenha certeza! Depois que decidir que você quer essa mudança, comece com pequenos passos, na alimentação  aprenda a ler os rótulos dos alimentos , minha filha mais velha sempre brincava comigo no supermercado , dizia : – Mãe , acho que inventaram isso aí só pra você ! Só vejo você lendo! rs Mas isso é muito importante , muitas vezes não conseguimos fugir dos produtos industrializados, então vale à pena conferir o que estamos levando pra casa . Fique atenta ao sódio, gorduras saturadas, o mínimo possível, e se tiver a grande vilã que é a gordura trans, deixe na prateleira!!Outra dica é, se tiver ingredientes demais, fuja, com certeza está lotado de conservantes, estabilizantes e outros “antes” que não são legais. Mais uma coisa importante: Os ingredientes são escritos na ordem de sua quantidade, ou seja se você pegar um pão integral que  o primeiro ingrediente da lista é farinha trigo enriquecida com ferro e ácido fólico por exemplo, então esse pão se finge de integral , tem muito mais farinha branca .

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Existem coisas que você já deve eliminar da sua dieta como os refrigerantes, de qualquer tipo, e as frituras, e se os seus filhos já estão grandinhos e acostumados com a bebida, negocie, aqui em casa é assim,  eles só tomam  um dia no fim de semana. Não sou muito a favor de imposições, prefiro ir educando e eles irem tomando consciência, cortar de vez é mais complicado.

E a fritura nada como um forno bem quente com um pouquinho de azeite na assadeira que não resolva ou então aquela máquininha que já é sucesso por aí ! O açúcar branco também deve ser banido ao máximo, os adoçantes sintéticos não fazem bem, aqui estamos usando sucralose  e a garotada já acostumou .

Entenda que existe uma diferença entre comer e se alimentar,  quando compreender isso  tudo vai começar a fluir naturalmente  e não se esqueça de não passar mais de 3 horas sem se alimentar, se der um espaço muito grande entre as refeições, além de ir  com muita “sede ao pote” e exagerar, seu corpo vai entender que precisa guardar o máximo possível pra não passar fome, e vai acumular gordurinhas !

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E o que fazer se não tenho tempo para exercícios? Tente encaixar uma caminhada pra começar, nem que seja para fazer as coisas que costuma ir resolver de carro e um passeio com a família nos finais de semana. Mas se você quiser começar de vez, melhor ainda, consulte um médico antes, vá até uma academia próxima e tente encaixar alguma opção nos seus horários, você pode começar com coisas simples em casa também, depois eu volto dando umas sugestões, mas já existem profissionais ensinando na rede ! Nunca faça nada sem nenhuma orientação, seu corpo pode reclamar! E a ideia aqui é prevenir e também ficar bem né?! Não faça loucuras, nem nada radical em nenhum dos aspectos , seja alimentação ou exercício físico… é tanta coisa pra falar … rsrs até a próxima …  😉

*Quem tiver interesse, acabei de criar  uma página nova no facebook, com dicas e mostrando como me viro no dia a dia !

https://www.facebook.com/mamaeemforma5?ref=hl

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Diva Fitness dispara: “não é porque sou mãe que deixei de ser mulher”

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Gabi Lubies, Diva Fitness WBFF, fala sobre auto-estima, boa forma e beleza  após a maternidade, e afirma que não deixou de ser mulher porque tornou-se mãe

A mulher é sempre um símbolo da beleza, e tem de fato a sua auto-estima interior, que a faz cuidar de si, maquiar-se, e estar de bem com o corpo. Em sua maioria, as mulheres gostam de ser notadas e elogiadas, e isso as faz sentirem-se mais vivas, e mais de bem consigo mesmas. 

A Diva Fitness WBFF (World Beauty Fitness Fashion) Gabi Lubies acredita que mesmo após ter filhos, a mulher não precisa se anular, e pode sim cuidar de si: “Quando nasce uma criança, nasce uma mãe, mas não precisa morrer uma mulher. É comum que fiquemos nesse quadro de dedicação quase que exclusiva aos filhos durante muito tempo, e muitas vezes, acabamos esquecendo de nós mesmas e entrando no automático. Antes de sermos mãe, somos mulheres, e acho complicado e arriscado esquecer o que somos e até mesmo o que nos levou até ali”, comenta.

Gabi Lubies aponta que o instinto materno fala muito alto, acima dos interesses pessoais: “Estou pra ver a mulher que, consciente ou não, não tenha esquecido de si, ainda que só um pouquinho, depois da maternidade. Quando um bebê nasce, ficamos tão ligadas a ele que esquecemos de olhar para nós mesmas. No começo, acho até natural, afinal não sabemos como ser mãe e vamos aprendendo e vendo que somos capazes de criar e cuidar de uma criança dia após dia”. 

Para a Diva Fitness, cuidar de si não é sinônimo de ser uma mãe ruim: “respeito quem decide fazer isso, mas particularmente acho que existem outros caminhos e que não é isso que fará uma pessoa ser boa ou má mãe. Não posso jogar a culpa neles por eu ter que trabalhar pra sustentá-los, nem a responsabilidade por ter engordado pra gerá-los, nem a responsabilidade por não cuidar de mim, por não ir atrás dos meus sonhos, por não ter tempo, etc. Eu escolhi ser mãe, a responsabilidade é toda minha e não deles. Penso que quando cuido de mim, em especial da minha saúde, estou também, de algum modo, dando a eles a oportunidade de ter a mãe dos meus filhos na Terra por mais tempo”.

Gabi acredita que ser mãe só acrescenta à vida de uma mulher, e que forma física e estética são recuperáveis depois da gravidez, e que a mulher não precisa abdicar da auto-estima para ser mãe: “Sou exemplo vivo disso. Optei que seria mãe e que continuaria sendo uma mulher que buscaria a felicidade e realização pessoal, pois acredito que a maternidade não subtrai nada da mulher, ao contrário, ela soma. A maternidade não nos diminui, ela nos torna mais fortes, mais capazes. É só uma questão de canalizarmos todo esse potencial para sermos as mulheres que queremos ser”, conclui

Fotos de: Dan Galic / MF Press Global Por: Hebert Neri

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Bella Falconi esclarece o que pode te impedir de emagrecer em 2019

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A nutricionista e influenciadora digital Bella Falconi aponta os principais inimigos de uma vida mais saudável e meios de seguir rumo a melhor saúde e forma física

Bella sempre compartilha dicas com seus seguidores e leitores do blog para ter uma vida melhor, com mais saúde e qualidade de vida. A influenciadora esta semana trouxe dicas de como alcançar os objetivos no fitness e evitar a auto-sabotagem

Em seu blog no UOL (bellafalconi.blogosfera.uol.com.br) ela falou sobre como, de fato a pressa pode ser “inimiga da perfeição”, como diria o dito popular: “O problema em nossa era é que as pessoas buscam resultados “a jato”. Querem construir músculos densos e hipertrofiados em apenas 3 meses, querem alcançar um dígito de percentual de gordura corporal em 40 dias, e para isso submetem-se a loucuras”.

A pressa em obter resultados pode ser ainda mais prejudicial do que outros fatores na obtenção de maior qualidade de vida: “existe algo que pode ser tão ou mais prejudicial do que o sedentarismo e os maus hábitos alimentares: a pressa”. Bella afirma que isto pode, na verdade, causar frustração e impedir as pessoas de alcançarem seus objetivos no fitness e de manter um estilo de vida e dieta sustentável.

Como conselho para começar o ano já cumprindo aquela promessa de ano novo de emagrecer, Bella afirma: “independente das suas resoluções pessoais para o novo ano, uma dieta saudável e equilibrada sempre irá trazer benefícios: menos sal, açúcares e gorduras, e mais produtos frescos, vegetais e integrais são a fórmula infalível para emagrecer em 2019 e melhorar a saúde geral. E isto sempre tenho dito”.

Fotos de:  ReproduçãoPor: Hebert Neri

Leia o artigo original no UOL em: bellafalconi.blogosfera.uol.com.br

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Nilton Bala ensina treino de apenas 15 minutos para ter pernas e glúteos hipertrofiados

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Muitos praticantes de musculação e atividades físicas não gostam de treinar pernas, o chamado “leg day”. No entanto, estudos apontam que que os membros inferiores são de fundamental importância no processo de condicionamento físico global para a manutenção da performance de atletas ou de indivíduo comum.  

Nilton Bala, personal trainer das celebridades em Portugal, afirma que treinar membros inferiores é fundamental para o condicionamento físico: “um dos erros mais frequentes dos praticantes de treinamento resistido é focarem-se muito nos músculos mais apelativos, que saltam mais aos olhos, como é o caso do bíceps e dos peitorais, e deixarem os membros inferiores de lado, ocorrendo quase sempre uma assimetria muscular”, afirma. 

Com base nesta necessidade, Nilton Bala preparou um plano de treino simples e eficaz com duração máxima de apenas 15 minutos, para rentabilizar o vosso precioso tempo e deixar-vos com pernas fortes e musculadas.

Construa pernas fortes em 15 minutos apenas

A) Cadeira Extensora (Grupo Muscular Alvo: Quadríceps)

Este é o exercício que mais favorecerá o isolamento do quadríceps. O quadríceps é o músculo que forma a parte anterior da coxa, e é chamado assim porque é composto por 4 músculos que funcionam como um só. Você conseguirá maior acção do quadríceps se utilizar todo o arco do movimento. Realize o movimento explosivo na parte positiva do exercício e quando a articulação do joelho estiver totalmente estendida trave o movimento por um ou dois segundos e libere o peso na fase negativa controladamente.

B) Cadeira Flexora (Grupo Muscular Alvo: Bíceps Femural)

Este exercício trabalha um grupo de músculos localizados na parte posterior da coxa denominados flexores da perna. Deitado em decúbito ventral certifique-se de que a articulação do joelho esta trabalhando na mesma direção do prolongamento imaginário do eixo do aparelho o que permitirá que o seu joelho trabalhe livremente num movimento anatómico. Procure realizar o  movimento com máximo de amplitude

C) Agachamento com Barra no Suporte (Grupo Muscular Alvo: Quadríceps) 

Agache devagar aproximadamente um angulo de 90 graus. Retome a posição inicial, não deixe com que os joelhos ultrapassem a ponta dos pés e apoie a barra no trapézio e não no pescoço. Só agache pesado e a fundo se tiver confiança e treinamento suficiente.Preferencialmente realize o exercício dentro de um suporte que ampare a barra caso você falhe na hora do movimento.

D) Extensão de Pé em posição hortostática (Grupo Muscular Alvo: Gémeos)

Neste exercício os gémeos são activados preferencialmente. 

Cuidados Especiais.

1) Mantenha o quadril encaixado durante todo o curso do movimento

2) Mantenha os joelhos estendidos

Como executar

Estenda os pés até a posição mais superior possível e flexione controladamente até a posição mais inferior possível.

Faça a amplitude máxima do movimento em cada repetição

Realizar 4 passagens em forma de circuito de cada exercício, após a realização de cada volta descansar 60 segundos.

Exemplo:

1)Cadeira Extensora 

2)Cadeira Flexora

3)Agachamento com Barra

4)Gémeos em Posição Hortostática

Fotos de:  MF Press Global Por: Hebert Neri

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