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Alimentação e Nutrição

Musa fitness dá cardápio para mudar o corpo: de magrinha a “gostosa”

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Quem olha para Aline Barreto hoje em dia nem imagina que a musa fitness, dona de um corpão, já foi bem magrinha e teve anorexia. Foi o que ela contou em entrevista ao canal fitness de Kelly Key, o Projeto Baba Baby. Aline disse que sempre foi magra, mas engravidou aos 18 anos e engordou 25 kg na gestação. Depois, mesmo já tendo perdido todo o peso, ainda assim se via “gorda” no espelho e acabou desenvolvendo o transtorno alimentar, chegando a ficar com apenas 40 kg, com 1,58 metro. No entanto, a musa conseguiu se libertar do problema e, com quase um milhão de seguidores no Instagram, se tornou fonte de inspiração para quem quer transformar o corpo. Hoje em dia, Aline oscila entre 54 e 60 kg, dependendo do campeonato que disputa. Ela é dez vezes campeã da categoria Wellness de fisiculturismo e bicampeã do Arnold Classic Brasil.

Como ganhar músculos?

Aline garante que a mudança em seu corpo foi lenta e gradual, sempre à base de muita disciplina nos treinos – em que ela faz as repetições até a falha – na alimentação e no descanso. Ela explica que ela não pensa em comer café da manhã, almoço, lanches, jantar e assim por diante – e sim em refeições, pura e simplesmente, que precisam estar adequadas à rotina de treinos dela. O cardápio passado para Kelly Key é dos dias em que a musa treina membros inferiores (pernas e bumbum). É importante lembrar que cada um tem necessidades individuais bastante específicas, e o que dá certo para Aline, pode não dar para outras pessoas. O mais indicado é consultar um nutricionista.

Aline Barreto antes, à esquerda, e depois, quando passou a treinar "sério" e a fazer dieta

Aline Barreto antes, à esquerda, e depois, quando passou a treinar “sério” e a fazer dieta

A alimentação de Aline é rica em proteínas, importantes para a construção e manutenção de músculos. Os carboidratos são de boa qualidade –batata-doce e arroz integral, por exemplo – e não há açúcar. As gorduras são as chamadas “gorduras boas”, como o azeite extravirgem e o abacate. Para completar a nutrição, ela aposta também em verduras, frutas e legumes.

Cardápio para ganhar massa magra

Refeição 1
Panqueca proteica: leva um ovo inteiro, cinco claras, 30 gramas de aveia e uma banana. Às vezes, Aline coloca uma dose de whey protein, quando quer que fique mais docinho. Basta bater tudo e colocar na frigideira até dar o ponto.

Refeição 2
30 gramas de whey protein em pó, misturados com água e 30 gramas de castanha.

Refeição 3
50 gramas de arroz integral, 150 gramas de patinho e legumes e verduras temperados com azeite extravirgem e limão.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM Aline Barreto foge dos industrializados e investe em proteínas para manter a forma

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Aline Barreto foge dos industrializados e investe em proteínas para manter a forma

Refeição 4
Shake de whey protein com água e alguma fruta. Aline normalmente usa maçã ou pera.

Refeição 5
150 gramas de batata doce cozida e 150 gramas de peito de frango. Esta refeição é também o pré-treino de Aline. Enquanto está na academia, ela toma 5 gramas de BCAA em pó, misturado com água.

Refeição 6
É também o pós-treino: água com 30 g de whey e 30 g de glutamina.

Refeição 7
150 gramas de tilápia, 100 gramas de abacate, legumes e verduras, temperados com limão e azeite.

Outras informações e dicas

  • Aline toma, de noite, um multivitamínico e cápsulas de ômega 3;
  • Muito de vez em quanto, Aline abre uma exceção para comer alguma “bobagem”. Mas ela acredita que abrir essa exceção não pode virar um hábito.
  • Ela diz que bebe muita água – em média, de dois a quatro litros por dia. Durante o treino, é regra que ela bata pelo menos um litro.
  • Na opinião da atleta, não existe uma porcentagem do que é mais eficaz para ganhar músculos. Para ela, tem que dar 100% de si na dieta, no treino e no descanso.
  • Ela não usa sal na preparação de seus pratos. O tempero é feito com limão e azeite extravirgem, sempre.

 

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Vai encarar? A nova tendência fit é ovo cru no café

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Especialistas não recomendam a prática

Para os amantes do mundo fitness, pode ser um hábito comer ovos crus batidos e beber café antes do treino, mas será que já pensaram em combinar os dois? Esta parece ser a nova técnica do fitness, adotada por maratonistas e por quem quer juntar a potência dos dois ingredientes numa só bebida para ter mais energia para treinar.

Na verdade a técnica é bastante antiga, pois há séculos húngaros, escandinavos e vietnamitas juntam ovo cru ao café para obter uma bebida potente e cremosa, segundo a revista Runner’s World.

Os estudos já comprovaram que beber café antes do treino pode contribuir para melhorar o desempenho, devido ao efeito estimulante da cafeína. Quanto aos ovos, a proteína e a gordura ajudam os músculos a se recuperar.

Portanto, apesar de várias pessoas do mundo fitness estarem aderindo à tendência de aliar ovo cru e café, esta pode não ser a forma mais benéfica de consumir estes ingredientes. Isto porque o café deve ser consumido antes do treino, para melhorar a performance, e os ovos devem ser consumidos depois, para ajudar os músculos a se recuperar do treino.

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Afinal, beber água morna com limão em jejum faz bem para a saúde?

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Especialista destaca quais são os benefícios de incluir o limão na alimentação diariamente

Épossível adotar uma alimentação nutritiva e balanceada sem gastar fortunas no supermercado toda semana. Entre os alimentos mais ricos em nutrientes e disponível em abundância está o limão, que possui um poderoso conjunto de benefícios para a saúde.

Rico em vitamina C e antioxidantes, o limão ajuda na perda de peso, aumento da imunidade, ajuda na absorção de ferro, atua na prevenção de cálculos renais, melhora a saúde do coração e até mesmo pode ser um importante aliado no combate ao desenvolvimento de câncer.

“O limão é uma das frutas mais ricas em vitaminas e minerais, além disso, tem potentes antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do organismo. Outro ponto muito importante é que é uma fruta acessível e fácil de encontrar, portanto, é bastante fácil inclui-la na alimentação”, explica Dr Rocha, médico pesquisador na área de nutrição e Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), autor do livro “Diabetes Controlada: o programa para controlar a diabetes e voltar a viver bem”.

Para o médico, entre as melhores maneiras de consumo está a ingestão de água com limão em jejum, diariamente. Segundo ele, essa maneira de consumo potencializa a absorção de vitamina C e demais compostos da fruta pelo organismo. Outra maneira de colher os benefícios da fruta, segundo Rocha, é utilizá-la como tempero em saladas, ou até mesmo em acompanhamentos de carnes, uma vez que sua presença potencializa a absorção de ferro pelo organismo.

Confira aqui os benefícios mais incríveis que o consumo diário de limão pode trazer para a sua saúde:

  1. Colabora com a perda de peso: O limão realmente pode ajudar no emagrecimento. Rica em minerais e antioxidantes, a fruta possui em sua composição os chamados polifenóis, um tipo de substância que é capaz de diminuir a resistência à insulina de pessoas eutroficas, ou que estejam em sobrepeso, obesidade ou que sejam portadores de diabetes. Essa diminuição de resistência à insulina, faz com que o hormônio seja menos liberado na corrente sanguínea, o que faz com que o organismo use mais gordura como fonte energética, o que consequentemente pode colaborar com o emagrecimento. Além disso, a fruta é rica em fibra e pectina, o que proporciona saciedade e reduz a vontade ingerir qualquer outro tipo de alimento. Porém aqui vai um alerta do Dr Rocha, uma dieta a base unicamente de limão pode ser perigosa. O consumo excessivo pode causar uma série de complicações e até mesmo ser tóxico para o organismo.

2. Aumento da Imunidade: Os limões são uma excelente fonte de vitamina C. Consumir um limão por dia pode eliminar quase um terço das necessidades diárias de vitamina C. Obter quantidade suficiente de vitamina C através da alimentação é importante para muitos aspectos da saúde, entre eles a imunidade. Além de rico da vitamina C, o limão contém altas doses de potássio que estimula células cerebrais e nervosas. O ácido ascórbico presente no interior do fruto ainda possui efeitos anti-inflamatórios benéfico para todo o organismo, alie isso a potencialização da absorção de ferro e temos como resultado um fortalecimento total do sistema imunológico, por isso é comum, quem ingere limão ter poucos episódios de gripes, resfriados e demais doenças.

3. Melhora absorção de ferro: Casos de anemia por deficiência de ferro é bastante comum e ocorre geralmente pela ingestão insuficiente de ferro através da alimentação. A vitamina C e o ácido cítrico presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

4. É bom para a saúde do coração: As complicações cardíacas são um problema de saúde de ordem mundial. Estudos recentes mostram que comer frutas como o limão e hortaliças pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doença cardíaca. Os compostos presentes na fruta, agem diretamente nos neurotransmissores funcionando como antidepressivo natural, o que reduz a ansiedade e melhora o humor.

5. Reduz Risco de Desenvolvimento de Câncer: Assim como as demais frutas cítricas, o limão contém altos níveis de flavonas, que são compostos antioxidantes. Esses compostos, agem exatamente como protetores que dificultam a errônea multiplicação de células o que diminui drasticamente as chances de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

6. Ajuda na Digestão: O sumo presente no limão auxilia o organismo a eliminar toxinas e sua composição é semelhante à da saliva e outros fluídos digestivos, tais como enzimas. O fruto estimula o fígado a produzir bile, um ácido essencial para a digestão. Além disso, a vitamina C presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

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Suplemento da gema do ovo promete saciar e emagrecer

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com proteínas e aminoácidos, suplemento ainda ajuda a fixar massa magra e ativar o metabolismo, ao mesmo tempo em que também traz benefícios para a pele

Para quem faz musculação e adicionou o treino HIIT (intervalado de alta intensidade) à rotina, agora já existe mais um nutracêutico que promete dar mais um empurrãozinho para o resultado final. É o In.Cell, um ingrediente preparado a partir da gema do ovo esterilizada e que tem grande eficácia para proporcionar alto poder de saciedade.

De acordo com Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, o In.Cell foi desenvolvido há alguns anos com o objetivo de repor as carências proteicas da perda de massa muscular (que acarreta na doença conhecida como sarcopenia, decorrente de diversos fatores, principalmente o envelhecimento), mas o suplemento tem grande eficácia como aliado de dietas emagrecedoras.

“Isso acontece por conta da composição do In.Cell, que tem grande aporte proteico e, dessa forma, além da indicação habitual (reparação tissular, ou restauração de tecidos – a nível hepático), pode ser usado para promover saciedade”, destaca a especialista. “Vários estudos já demonstraram que a proteína tem efeito sacietógeno e também ativa o metabolismo de queima”, explica.

In.Cell, segundo Mika, traz alta concentração de aminoácidos bioidênticos (oito aminoácidos essenciais e quatro condicionalmente essenciais), lipídeos funcionais, como ômega-3, ômega-7 e ômega-9, além de um perfil variado de vitaminas e minerais. O ingrediente pode ser tomado em doses antes dos lanches da manhã e da tarde, com o objetivo de contribuir para a saciedade, que é essencial nesses períodos.

A composição é indicada sem restrição e tem melhor efeito quando se faz atividade física. “A proteína ainda ajuda a fixar a massa magra”, diz.

Outros benefícios – O ingrediente ainda é importante por ajudar na formação das proteínas da matriz extracelular, como colágeno e elastina. Dessa forma, além de fornecer nutrição celular intensa (por conta dos aminoácidos essenciais), In.Cell ainda confere hidratação da pele (por fornecer ácidos graxos essenciais) e tem poderoso efeito anti-idade, principalmente por ajudar na síntese de colágeno.

“Por contar com DHA biodisponível, o nutracêutico também melhora a performance física, controlando o estresse oxidativo e inflamação, contribuindo para a recuperação da fibra muscular”, finaliza.

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