Connect with us

Destaque

Musculação x Nutrição: longevidade e qualidade de vida

Published

on

Nos últimos anos houve um interesse científico representativo pela temática do envelhecimento, destacando a importância da prática regular de exercícios físicos e uma intervenção nutricional adequada, resultando em uma influência favorável sobre a condição funcional do organismo, proporcionando a síntese de novos tecidos e o reparo das células existentes. Assim sendo, a junção do treinamento de força com a correção das inadequabilidades ou deficiências nutricionais, vem se mostrando bastante eficientes para maximizar o aspecto da saúde e qualidade de vida em indivíduos de meia idade e idosos. Fleck (1997:217).

A idade de mudança ou meia idade (46 – 60) como cita Weineck (1991:330) é descrita como a idade da involução caracterizada por uma quebra no desempenho e alterações nos mecanismos de regulação. Campos (2000:81) classifica como idosos o grupo entre (60 – 74) anos, tendo como característica a grande variação nas capacidades fisiológicas, mentais e funcionais.

Entre as modificações degenerativas ocorridas no processo de envelhecimento, a redução acentuada da massa corpórea magra, juntamente com o crescimento do percentual de tecido adiposo ocasionam a redução da taxa do metabolismo basal em torno de 20% nas idades de 30 a 90 anos. Esta alteração na composição corporal tem sido apontada como a mudança mais significativa no aspecto funcional dos adultos mais velhos. Krause (1998:298).

Conforme Katch (1996:516), a diminuição da massa muscular está diretamente relacionada com o declínio da força associada à idade, refletindo de forma direta na perda protéica muscular total, levando as pessoas nas faixas etárias mais elevadas a uma evolução rápida para a inaptidão total Santarém (1999:46), conseqüência do sedentarismo prolongado e das alterações biológicas irreversíveis em função do tempo, que leva a um encurtamento da expectativa de vida com o aumento da idade.

O treinamento regular contra resistências proporciona a manutenção das proteínas, retardando a perda de massa muscular e da força ocasionadas pela ancianidade. Homens sadios entre 60 e 72 anos foram submetidos a um programa de treinamento de 12 semanas e a cada semana de treino o aumento progressivo da for a foi da ordem de 5%, sendo acompanhados de uma hipertrofia bastante significativa. Katch (1996:517).

Estudos citados por Santarém (1999:47) com idosos que envelheceram praticando exercícios com peso alcançaram a manutenção do tecido muscular, e os que envelheceram praticando corrida ou natação, não obtiveram o mesmo êxito.

  • Não houve diferenças entre nadadores, corredores e controles idosos.
  •  Não houve diferenças entre idosos treinadores com pesos e controles jovens.

Fonte: Ghorayeb N., Barros LT. O Exercício – Preparação Fisiológica, Avaliação Médica, Aspectos Especiais e Preventivos, Atheneu, SP

Outro aspecto relevante do treinamento com pesos citado por Santarém (1999:45) é a segurança. Dados estatísticos relacionados às lesões na prática desta atividade demonstram que o treino contra resistência é seguro e apresenta um alto grau de confiabilidade. As cargas utilizadas e as amplitudes dos movimentos são bem controladas e adaptadas ao nível de aptidão física de cada indivíduo.

Westcott (1998) relata um programa básico de treinamento de força em 12 semanas com 1132 participantes, sendo 238 adultos jovens (21 a 40 anos), 552 de meia idade (41 a 60 anos) e 341 senhores (61 a 80 anos). Todos os grupos apresentaram modifições na composição corporal aproximadas. Alterações de redução no peso gordo: de 21 a 40 anos 2,205 Kg, 41 a 60 anos 1,980 Kg e 61 a 80 anos 1,845 Kg. Aumento no peso magro: de 21 a 40 anos 1,035 Kg, 41 a 60 anos 1,035Kg e 61 a 80 anos 1,080 Kg. Estes achados indicam que adultos mais velhos obtiveram resultados próximos dos adultos jovens em resposta aos exercícios resistidos. Levando em conta que em cada década de vida adulta os indivíduos sedentários perdem cerca 2,250 Kg de tecido magro, neste estudo de dois meses, os participantes inverteram em quase 5 anos o processo de envelhecimento.

O estado nutricional do idoso é modificado ao longo do tempo,onde o excesso de energia ingerida aumenta o armazenamento de gordura. O balanço energético positivo e a ausência de atividade física contribuem de forma contundente para acréscimo do percentual de tecido adiposo e redução da massa muscular. Logo, as necessidades dietéticas na velhice podem ser influenciadas por diversos fatores como: estado geral de saúde, grau de atividade física, eficiência no aproveitamento de nutrientes pelos tecidos alterações no sistema endócrino e na capacidade de mastigar, digerir e absorver os alimentos. No entanto, a principal modificação fisiológica conforme Snowman, citado por Anderson (1988:319) a diminuição no número de células metabolicamente ativas, resultando em uma maior lentidão nos processos metabólicos. Esse fenômeno, associado ao sedentarismo, pode reduzir as necessidades energéticas no adulto mais velho.

Após os 51 anos de idade a redução média de recomendações energéticas deve ser de 600 Kcal/dia para homens e 300Kcal/dia para mulheres. Dietas abaixo de 1.800 K/dia freqüentemente fornecem quantidades inadequadas de proteína, cálcio, ferro e vitaminas. Krause (1998:301).

Uma orientação nutricional adequada se constitui como um alicerce para o desempenho físico do idoso, proporcionando o combustível para o trabalho biológico. Fleck (1999:206) relata um estudo realizado com dois grupos, onde um foi submetido a uma dieta adaptada às exigências referentes a idade e tipo de atividade aplicada (exercícios resistidos), contendo um adicional de 8 Kcal e 0,33 g de proteína por quilograma de massa corporal ideal por dia. O outro grupo não recebeu os nutrientes adicionais. Foi aplicado um programa de treinamento de força de 12 semanas. O grupo que utilizou dieta com nutrientes adicionais obteve um aumento considerável na força e massa muscular, sendo as modificações proporcionais à ingestão calórica. Desta forma, a nutrição ajustada e bem administrada deve maximizar as adaptações ocasionadas pelo treinamento de força em anciões.

Portanto, associar um plano dietético com um programa de treinamento de força bem orientado e adaptado ás condições orgânicas dos indivíduos de meia idade e idosos, no sentido de aprimorar o desempenho físico, parece ser uma ótima estratégia no combate às modificações fisiológicas, morfológicas e patológicas, reduzindo a influência de diversos fatores de risco responsáveis por doenças degenerativas e alterações nos aparelhos locomotores passivo e ativo, resultando em proteção para a saúde e uma possível longevidade nas fases subseqüentes da vida, culminando com a melhor qualidade de vida.

Fonte: metamorfosemuscular.blogspot.pt

Comments

comments

Destaque

15 dicas para manter a boa forma durante as festas de final de ano

Published

on

By

A diva fitness Gabi Lubies traz 15 dicas para manter a boa forma durante as festas de fim de ano, e passar a semana sem peso na consciência
Com a aproximação do verão no Brasil, corpos sarados desfilam pelas praias e nas redes sociais, lembrando que todos querem estar bem consigo mesmo e fazer bonito na nova estação, no que se refere a boa forma e estética.
Mas ai, as festas de final de ano estão chegando e você pensa: “vou comer demais e perder tudo que conquistei até agora” ou “vou aproveitar tudo que puder, e ano que vem corro atrás do prejuízo”. E agora? Como passar pelas festas e ainda estar com tudo em cima para o verão?
A diva fitness Gabi Lubies ressalta que ambos pensamentos, na verdade, não precisam se concretizar: “acredite, você pode perfeitamente sobreviver a esse período de verdadeira orgia gastronômica sem estragos, e não por a perder tudo pelo qual lutou durante o ano para estar em boa forma”.
Para ajudar aos que querem manter a boa forma durante o fim de ano, Gabi Lubies  listou 15 de suas preciosas dicas de “sobrevivência”:
1- Realidade: não pense em progresso no fim de ano, pense em manutenção. Não se desespere e não se cobre. Se você se mantiver do jeito que está, já está ótimo. Pense que nessa disputa você joga pelo empate
2- Fique firme e aja naturalmente: não precisa falar para todo mundo que está em dieta e que não come isso ou aquilo. Aja com naturalidade, de preferência de modo que as pessoas não percebam as suas escolhas ou fiquem de olho em você. As pessoas não entendem muito que as pessoas não “se joguem” e não comam como se não houvesse amanhã. Se você não fizer alarde, passará mais facilmente por esse período.
3- Boas escolhas: uma das refeições para ser a livre – não precisa sair da dieta em todas as refeições do dia. Vai sair da dieta no jantar e no almoço do dia seguinte, as outras refeições desses dias podem e devem ser as suas de rotina.
4- Experimente inovar: em geral as famílias optam em solicitar que cada um leve uma opção de prato doce e ou salgado. Por que você não escolhe um prato de receita fit para levar? Você pode se surpreender e surpreender a todos. Ah, dica: não precisa para dizer para ninguém que é fit ou se o fizer, conte só depois que as comemorações passarem.
5- Não vá paras as festas de barriga vazia: faça um lanche prévio em casa. As festas costumam começar bem antes do horário do jantar, então já chegue preparado.
 
6- Evite ficar beliscando: não fique beliscando os petiscos ofertados. Guarde para comer de fato a ceia/almoço ou qualquer que seja a refeição principal. É bacana também depois de comer sair da mesa, converse com a família, interaja em outro espaço, assim reduz a possibilidade das tentações.
 
7- Comece com uma boa salada: ela ajuda a dar saciedade e, quando for comer o prato principal, comerá menos. Prepare um bom e belo prato de salada para iniciar os trabalhos é a melhor forma de começar.
 
8- Escolhas inteligentes: aqui é importante dizer que a boa escolha não é só escolher coisas saudáveis, preferindo por exemplo assados do que frituras. Estamos falando de um período de festas e de onde combinamos lá em cima de você ter essa refeição livre, não? Então, seja esperto, opte por comer os pratos típicos e específicos dessa época, afinal comida “trivial” você pode comer em qualquer outra ocasião.
9- Coma pequenas porções: não precisa colocar grandes porções de tudo, você também não precisa comer todos os pratos da mesa. Fracione as porções.
10- Deguste a comida, coma devagar: essa prática ajuda na questão da saciedade, além de melhorar no processo de digestão.
11- Fique de olho na quantidade ingerida de álcool: as pessoas gostam de brindar, beber nas festas. Beba, mas não precisa extrapolar. Boa parte das bebidas alcoólicas  são muito calóricas, além de poderem trazer alguns problemas de outras ordens para você.
12- Hidrate-se: a agua ajuda na digestão, na hidratação. Chás sem açúcar também são bem-vindos
13- Durma bem: as festas costumam durar até um pouco mais tarde nas festas, portanto tente dormir um pouco até mais tarde também. Mantenha a qualidade do seu sono, pois é durante esse período que muitos processos importantes para o seu organismo ocorrem.
 
14- Exercícios antes das festas: em geral as ceias e comemorações começam à noite, então opte em manter sua rotina de treino de manhã ou à tarde. Esse treino é como se você ganhasse um “vale night” gastronômico.
15- Exercícios no dia seguinte: você provavelmente não vai para a academia e não precisa ir, mas não quer dizer que precisa ficar largado no sofá. Vá caminhar antes do almoço, leve o cachorro pra passear, vá brincar com as crianças com os presentes que eles receberam. Enfim, movimente-se.
Fotos de:   / MF Press Global 
Por: Hebert Neri

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Playmate brasileira estampa segunda capa de Playboy em busca do recorde mundial

Published

on

By

A playmate Poliana Paula, que tomou conta dos noticiários portugueses revelou “Fechei mais duas capas de Playboys para 2019”

A modelo internacional Poliana Paula, 30 anos, surpreendentemente passou o seu 2018 correndo atrás do seu primeiro recorde em ser a primeira mulher do mundo a posar nua para mais revistas masculinas. Sua coleção de capas, entre elas Playboy Itália e Diamond Brazil, agora conta com a Playboy Portugal, uma edição especial de Natal. Essa nova publicação marca o seu terceiro ensaio fotográfico para revistas masculinas realizado em menos de três meses de intervalo. “Vou ser a primeira Playmate brasileira no livro dos recordes”, disse Poliana, que também já revelou fazer da nudez o seu trabalho e vai fechar mais duas capas para 2019.

Além disso, o lançamento, combinado com a ousadia de posar com pouca roupa no frio de 15 graus negativos na Áustria, trouxe um enorme destaque para Poliana. Em um jornal esportivo da TVI, uma das maiores emissoras de televisão de Portugal, a modelo foi assunto entre os comentaristas jogadores do famoso talk show. “Eles mostraram a minha capa para toda a Europa, e esse é o resultado quando a gente ama o que faz”.

Durante o programa, além de exibirem em close a capa com Poliana, eles também comentaram sobre as fotos na Áustria e a coragem da modelo para enfrentar o frio negativo da região usada como uma estação de esqui.

Fotos: Bernardo Coelho | Playboy Portugal | CO Assessoria

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Modelo Ellen Santana posa só de camiseta molhada em clique sensual

Published

on

By

A modelo e vencedora do concurso miss Bumbum Brasil Ellen Santana , “do último miss bumbum” decidiu dividir com os seguidores um clique sensual feito à beira-da piscina. Na imagem,miss Bumbum Brasil ,fez ensaio sensual ,mostrando toda sensualidade apenas com uma blusa branca molhada e transparente que está sem peça de baixo, ficou com o seios completamente à mostra.

Fotografada por Marcos Alves, a modelo e dançarina e campeã do ultimo miss Bumbum na imagem: ela fez as Fotos à noite,  e  a água da piscina estava fria demais  . O fotógrafo pediu pra ela molhar só as pontas dos cabelos . E ela disse : não . Já que é pra fazer as coisas então vamos fazer direito,”Disse ela . mergulhou de cabeça  e tudo . “Tudo para aquele “clic” aquela foto ficar perfeito .
Para acompanhar um pouco mais sobre a carreira da modelo, basta segui-la no instagram @ellensantanaoriginal ou  assessoria @lmpartisticaseassessoria

Instagram fotógrafo (Marcos Alves ) @mtalvesfoto

Modelo e miss Bumbum Brasil Ellen Santana  /foto: Marcos Alves /Divulgação/Lau moreno produções art.e assessoria

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados